BF-109E 1/48 finalizado

Debates sobre plastimodelismo e aeromodelismo.
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

BF-109E 1/48 finalizado

Post by 01_Urubu »

Pessoal, estou participado de um grupo de montagem sobre a Batalha da Inglaterra. Neste grupo, cada um deve montar e terminar algo sobre o tema em 4 meses. Escolhi o BF-109E Hasegawa que tenho há anos guardado.

Conforme postar o desenvolvimento na Webkits, posto aqui também.


Eis meu projeto!

Este foi o primeiro kit de alta qualidade que comprei, isso em 1988, lá na Red Coat com o Beto. Fiquei alguns dias sem almoçar no bandejão da faculdade para pagar essa criança... Até então, só havia comprado e montado Revell e Monogram com seus alto relevos. Enfim chegou a hora dele ser montado!

Acabo de receber os primeiros sets de resina do Richthofen: cockpit, superfícies de controle e rodas para meu BF-109E. Para semana devo receber o hélice e escapamentos. Quero salientar que fiquei bem impressionado com a qualidade das cópias, além do que, adorei a apresentação das mesmas em caixinhas bem prduzidas. Isso sem falar na atenção que o Lourival teve comigo. Recomendo!

Este Emil será meu primeiro kit multimidia, montado e finalizado (assim espero), e também o primeiro kit pintado com automotivas. Adquiri cores da Pterocolors e já está tudo pronto para começar os trabalhos. Conto com a ajuda de todos com dicas e truques ;)

As superfícies de controle são desenhadas para o 109E da Tamiya, mas pela primeira medição rápida que fiz, caberão sem susto no Hasegawa, entretanto vou medir direito e informo a todos.
Image
Last edited by 01_Urubu on 29 Aug 2005 09:31, edited 1 time in total.
*Alis Grave Nil*
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 01_Urubu »

Continuando, este fim de semana darei encaminhamento ao cockpit de resina. Já separei as peças dos blocos usando serrinhas e lâminas, lixei e pesquisei fotos de referência.

O set de resina foi desenvolvido para utilizar algumas peças do kit, como os pedais e a parede que separa o motor do cockpit.

Inicialmente achei os pedais toscos demais, e ia preparar um scratch, fradinho, de um modelo que encontrei pelas minhas pesquisas, mas acabo de encontrar uma foto para minha referência que acaba com minha dúvida. O pedal do kit Hasegawa é perfeito, só é groso demais, mas esta espessura será um detalhe invisível no kit montado, então, vai assim mesmo ;)

Oia a foto!
Image

Site referêcia para todos os pesquisadores sobre a Batalha da Inglaterra: http://www.raf.mod.uk/bob1940/bobhome.html

E vamos andando :D
*Alis Grave Nil*
User avatar
08_Goose
Manicaca
Manicaca
Posts: 584
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: 1º GAvCAvi
Contact:

Post by 08_Goose »

S!


Show de bola Uruba! Ta vindo um kitão ai!!



SP!
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 01_Urubu »

Valeu Gansolino :ok

Recomeçando...

Domingo de chuva na terra de Araribóia, muita umidade, nada de pintura hoje :(

Mas, animado pela reunião da Asgard de ontem, resolvi fazer algo no meu Emil, então, contrariando todas as estimativas, paratí para um scratch buil das pedaleiras. O medelo da foto acima é o mesmo do kit, mas em outra referência que tenho aqui, tem um mais interessante :D

Primeiras experiências: Ficou meio torto....
http://webkits.infopop.cc/evefiles/atta ... ts_061.jpg

Depois de mais algumas tentativas consegui algo aceiável, aí então cortei os pedais originais mantendo o restante do conjunto e colei no lugar, adicionando também os prenderes de pé, tudo feito com folhas de acetato.

http://webkits.infopop.cc/evefiles/atta ... ts_064.jpg

Dry fit com tudo no lugar, e tudo bem encaixadinho. As laterias de resina estão coladas ao modelo, e para encaixar o painel fiz um desbaste no plástico do kit, pois o memso ficou um tantinho para frente.

Acho que farei um manche mais fino em scratch também.
http://webkits.infopop.cc/evefiles/atta ... ts_062.jpg
*Alis Grave Nil*
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 01_Urubu »

Mais um updatezinho da minha montagem.

Apliquei primer e RLM02 nas partes internas e vou começar o detalhamento da pintura em breve.

Recebi mais sets de resina do Richtoffen: hélice e escapamentos.

Estes escapamentos são destinados ao kit da Tamyia, mas se adaptaram bem no Hasegawa, gostei do resultado.

Entretanto, as superfícies de controle, também feitas para o Tamyia, não ficaram boas. O Flap é maior e o aileron é menor... O kit da Hasegawa trás todas as suerfícies de controle preparadas para o corte, e foi muito simples retirar tudo, e com uma lixadinha estão prontas. Inclusive, os flaps e slats já vem separados.

Eis duas fotos do dry fit test:

Image

Image
*Alis Grave Nil*
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 01_Urubu »

Pintura do cockpit completa, falta apenas detalhar os cintos de segurança e envernizar, mas não está me agradando não...

Fiz um pequeno scratch na saida do radiador para mostrar aberto. Segue a foto provando que o projeto não tá morto :-P

Image
Last edited by 01_Urubu on 14 Jun 2005 23:02, edited 1 time in total.
*Alis Grave Nil*
Fw-190

Post by Fw-190 »

S!

Legal Urubu

Gostei tambem do projeto de vocês sobre um tema

bastante isteressante!
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 01_Urubu »

Mais um passinho, ou melhor seria dizer, mais recortes, porque andar não anda :-P
Image

Decidi abrir e detalhar em scratch o oil cooler. Na foto mostro a aleta provisória da saída e o furo da troca de óleo (acho que é isso), faltando dar forma correta pois ele é mais retangular.

No primeiro, assim como nos coolers da asa que mostrei anteriormente, o corte foi feito com Olfa e bisturi. O menor foi feito na Dremel usando brocas de dentista (roubo todas as brocas velhas da minha esposa e da minha irmã :D )

Mostro ainda a parte interna da asa que ganhou longarinas em plasticard.
*Alis Grave Nil*
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 01_Urubu »

Quase um mês depois, mais evoluções, agora mais concretas :p

Tive sérios problemas na área do escapamento. Vejam uma das primeiras fotos que postei com o recorte da saída do escape... Com o manuseio e meu eterno problema com lixas, acabei danificando as aletas de proteção do escapamento, e também quebrei um parte fina que tem alí, unindo a nacele do motor à fuselagem... enfim, uma caca geral. Como estava sem máquina fotográfica esses dias, mostro agora a finalização feita com tiras de plasticard.
Image

Agora, já com primer Farben. Achei muito bom de usar, mas tô grilado com essa cor cheguei... gosto de branco ou cinza claro, sei lá, to achando que vou ter que dar é tinta pra cobrir bem isso...vamos ver...

Nesta foto, notem o tampo do "porta-luvas" que fiz com plasticard atrás do encosto de cabeça ;)
Image

Agora a parte de baixo, com o scratch das saídas dos filtros e do cooler do motor. Este último receberá a aleta depois, pois é melhor todo aberto para pintura.

Também coloquei longarinas aparentes, feitas com plasticard no porão de rodas.
Image

Vamos ver se consigo finalizar até o dia 30, prazo do GB :)
*Alis Grave Nil*
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!


Tá começando a tomar forma!!! :ok

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 01_Urubu »

Obrigado pela força pessoal!

Dando sequência, dei duas camadas finas de RLM65 para reduzir o fundo azul e mandei o pre-shading.
Image
Image
*Alis Grave Nil*
User avatar
38_Soares
Marraio
Marraio
Posts: 1163
Joined: 25 May 2005 21:00
Location: Ponta Grossa PR
Contact:

Post by 38_Soares »

um dia eu aprendo a montar um quit assim, parabens urubas!!! :ok
Senta á Pua! Quem vai Sentar a Pua não tergiversa, arremete de ferro em brasa e verruma o bruto.
Austregésilo de Athayde
User avatar
08_Goose
Manicaca
Manicaca
Posts: 584
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: 1º GAvCAvi
Contact:

Post by 08_Goose »

S!


Ta ficando ótimo Uruba!! Mó vontade de montar meu mustangão vendo essas fotos!


SP!
Hades

Post by Hades »

:s:

Uruba!!!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Eu ainda vou montar assim.

Abraços
SP!
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 01_Urubu »

:bang: :bang: :bang: :bang:

Se me conheço bem, este projeto acabou e vai para o arquivo morto...vamos ver se volta o tesão depois dessa broxada retumbante :sad:

Image
Image
Image
*Alis Grave Nil*
Post Reply