Primeira Guerra

Papos e avisos genéricos para a comunidade simuleira.
Post Reply
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Primeira Guerra

Post by 28_Condor »

S!

Image
http://www1.folha.uol.com.br/livrariada ... rvia.shtml

Nunca entendi direito como esse pequeno incidente deu na WWI, acho que vou comprar esse livro para saber.

É verdade que a WWI atraiu pouquíssima atenção da cultura de massa (é só ver os poucos FPS baseados nela, e como é minguado o público do RoF :P ) e é estranho, já que o século 20 começou aí.


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Oscarito

Re: Primeira Guerra

Post by Oscarito »

Aquele período da História sempre exerceu enorme fascínio sobre mim. Na verdade, eu li muito mais sobre a Grande Guerra (como eu prefiro chama-la) do que sobre a outra que viria logo depois, e que na minha opinião foi mera consequência, ou quem sabe, a continuação daquele conflito após uma trégua de duas décadas.
Sim, o século XX começa ali! Tudo o que o mundo é hoje foi determinado naquela instância. Mas o atentado contra o arquiduque por si só tem pouco significado neste contexto. Qualquer outro fato político de relevância naquele momento teria tido o mesmo poder catalisador. O caldo de cultura estava borbulhando, e a casca do ovo da serpente pronta para ser quebrada...
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Primeira Guerra

Post by 28_Condor »

S!

Olha aí Oscarito, um game novo em WWI:

http://store.steampowered.com/app/27914 ... teredDLC_3


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Oscarito

Re: Primeira Guerra

Post by Oscarito »

Meu bisavô estudava medicina em Leipzig quando a guerra começou. Foi recrutado em 1916 como enfermeiro. Serviu na frente ocidental onde contraiu tuberculose. Após o término do conflito foi aconselhado a se mudar para algum lugar de clima quente onde poderia, quem sabe, ter uma sobrevida de uns dez anos. Veio para o Brasil e viveu até os 93 anos... :rofl:
Eu ainda me lembro bem daquelas noites de verão na praia de Tramandaí onde tínhamos uma casinha de madeira que nem existe mais. Eu era muito pequeno para sair na "balada" junto com meu irmão, irmã, primos e primas. Então eu ficava junto com meu bisavô depois do jantar, ele sentado numa cadeira de balanço feita de vime, eu numa cadeirinha de camping. Ele me falava sobre a Grande Guerra, sobre suas experiências, sempre com um brilho no olhar distante, como se estivesse revivendo tudo aquilo.
Acho que fui um privilegiado...
--------------------------------------------------------------------------------------
Um dos muitos "causos" que ele contava, foi quando a princesa Viktoria Louise, filha caçula do Kaiser resolveu dar as caras no hospital de campanha onde ele servia. O lugar não ficava muito longe das trincheiras, mas o setor era considerado "seguro".
Ela chegou vestida num impecável traje de enfermeira (pura "lorota", segundo meu bisavô), e participou do almoço.
Havia chovido muito dias antes de modo que improvisaram um caminho com tábuas, tipo uma passarela, que no entanto ela acabou dispensando, para desespero das damas de companhia que vieram a tiracolo, a condessa fulana, a baronesa etc. e tal, todas igualmente trajadas de "enfermeiras" e que obviamente também se viram obrigadas a meter o pezinho na lama. :rofl:
No dia anterior todos tiveram que por em ordem seus uniformes. Então era só gente lavando roupa, engraxando botas, pregando botões, remendando túnicas e é claro, cortando o cabelo e fazendo a barba.
Para o almoço foram armadas compridas mesas de madeira ao ar livre pois fazia sol no dia da visita.
Ele lembrava que tinha de tudo naquela ocasião, desde costeletas de porco, salsichas, pão de "verdade" e até "apfelstrudel", sidra e charutos. Tudo foi trazido pela comitiva da princesa...
E chegou a sobrar comida! Os médicos evidentemente ficaram com as garrafas de sidra e os charutos. Os enfermeiros conseguiram ficar com algumas garrafas de "schnapps" e cigarros que acabaram dividindo com os pacientes.
Meu bisavô dizia que a princesa era bem "bonitinha". Ela e as damas de companhia estavam sorridentes o tempo todo, como se não tivessem uma noção clara de tudo o que estava acontecendo em volta. Para elas aquilo devia ser apenas uma espécie de piquenique ou algo parecido.
Depois do almoço ela tirou fotos e conversou com alguns pacientes escolhidos com antecedência pelo comandante, e instruídos para não fazer qualquer tipo de queixa. Claro que eles eram aqueles mais "apresentáveis", com ferimentos leves. Os feridos graves foram convenientemente deixados nas barracas, longe da vista, e sedados com clorofórmio para que não ficassem gemendo à toa... :D
A banda regimental dos "Jägers" de Bremenhaven também veio, e tocou o "Preussens Gloria", a "Badenweiler" e outras músicas.
Em seguida ela cumprimentou os médicos um por um e deu de presente à cada um deles uma medalhinha comemorativa do evento. Já os enfermeiros, perfilados mais atrás tiveram que se contentar apenas com um aceno de mão da princesa, mas também receberam as tais medalhinhas que foram entregues depois pelo comandante. Este por sinal também repassou à princesa uma lista de pedidos elaborada pelos médicos e que certamente nunca foi atendida.
Por fim, a banda tocou o Hino Alemão, todos saudaram o Kaiser e a princesa se mandou junto com sua comitiva.
Logo em seguida começou a chover de novo...
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Primeira Guerra

Post by 28_Condor »

S!
e cigarros que acabaram dividindo com os pacientes
Muito saudável :rofl:



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Oscarito

Re: Primeira Guerra

Post by Oscarito »

Pois é! Mas os tempos eram outros. Com certeza não havia essa "neura" com relação ao cigarro. E naquela situação acho que ninguém devia estar muito preocupado... :lol:
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Primeira Guerra

Post by 44_Santo »

Com certeza cigarro faz menos mal que bomba e bala. :P :D



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Post Reply