WWII Trivia

Papos e avisos genéricos para a comunidade simuleira.
21_Sokol1
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Re:

Post by 21_Sokol1 »

21_Sokol1 wrote: ... as armas do Zero era disparadas através daquela alavanca tipo "freio de carroça" existente na frente da manete de potência.

No documentário do History Chanel (que não é lá muito histórico) "Dogfight over Guadalcanal", sobre um combate de Saburo Sakai contra Pub Suterland, a dramatização mostra o acionamento da citada alavanca:
http://video.google.com/videoplay?docid ... 3164&hl=en

É difícil encontrar referencia a este sistema na Internet.

“The Zero carried many rounds of 7.7mm for the two fuselage guns and only 80 to 100 for each of the 20mm wing guns. Ergo, sight in with the 7.7 then cut in the two 20s for telling shots. I dimly remember there was a trigger lever you could pull up and squeeze on the front edge of the throttle. If you were not in combat, this lever would drop down where inadvertent firing was precluded (we had sad events because the trigger on the stick of U.S. fighters was easily squeezed in excitement)."
Video do gatilho "freio de carroça" no acelerador do Zeke - o botão vermelho no topo de acelerador é o seletor 7.7mm - 20mm. :)

https://www.youtube.com/watch?v=rnkurbdl2f4[/video]

https://youtu.be/24aKfz9xwdw?t=318
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40_Griffon
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Re: WWII Trivia

Post by 40_Griffon »

Show, grande achado! Eu sempre achei que o Zeke só dava possibilidades de atirar com as duas armas, não sabia que era possível escolher uma e outra. :)
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Re: WWII Trivia

Post by 21_Sokol1 »

Num dos relatos de combate do Sakai no Samurai ele menciona ter mudado o seletor para canhão para finalizar a vítima.

"Alvejei cuidadosamente o motor e simplesmente toquei o gatilho do canhão. Um tiro e chamas e fumaça explodiram por fora do motor. "
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Re: WWII Trivia

Post by 21_Sokol1 »

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Re: WWII Trivia

Post by 21_Sokol1 »

Em 01 de Março de 1942, durante a ataque contra posições da artilharia alemã na colina 157.5. em Sevastopol, o IL-2 do Tenente Nikolai Fedorovich Evgrafov foi atingido e caiu matando o piloto.

A cena foi capturada por um cameraman alemão, em 2017 baseado nesta imagens, o local foi identificado e um pequeno monumento ao piloto instalado ali.

As memórias do veterano alemão que fala no vídeo (em um documentário dos anos ~80) diz que não havia Flak no local e o IL-2 foi atingido pelo fogo de armas portatéis, mas aos 0:36 aparece o que parece ser um "puft" de granada no ar.

https://www.youtube.com/watch?v=ITGArKa_85o
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Re: WWII Trivia

Post by 21_Sokol1 »

The U.S. suffered 52,173 aircrew combat losses.
But another 25,844 died in accidents. More than half of these died in the continental U.S.
The U.S. lost 65,164 planes during the war, but only 22,948 in combat.
There were 21,583 lost due to accidents in the U.S., and another 20,633 lost in accidents overseas.

https://www.realclearhistory.com/articl ... i_412.html
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Re: WWII Trivia

Post by 21_Sokol1 »

"If We'd lost the war, we'd all have been prosecuted as war criminals."
"Se tivéssemos perdido a guerra, todos nós teríamos sido processados como criminosos de guerra."
General C. Le May.

Image

O ataque incendiário ao centro de Tóquio na noite de 9/10 de março de 1945, que resultou numa tempestade de fogo com vento sugando pesssoas para a fogueira, que atingiu aproximadamente 1000º, foi uma mudança na estratégia de bombardeiro - de alto nível para baixo nível, que deu resultado positivo.

Apesar na baixa altitude ~2.500 pés teoricamente aumentar o risco dos aviões serem atingidos, a FLAK Japonesa não era efetiva nesta altidude, era apenas abaixo ou no nível utilizado anteriormente pelas B-29's, de 28.000 pés.

https://nationalinterest.org/blog/buzz/ ... eded-50982

Na área de 15.8 milhas quadradas "reduzida a cinzas" viviam aproximadamente 1.5 milhões de pessoas - a maioria mulheres, crianças e idosos.

As estatísticas oficiais são de 100.000 vítimas, o autor do artigo sugere que o número real foi reduzido por conveniência política, dos EUA e do Japão.

"De volta da missão, na manhã ensolarada, o 1º Tenente Bill Lind, do 497º Grupo de Bombardeios, taxiou para seu de estacionamento, abriu a janela ao lado de seu assento e gritou para sua equipe de solo: “Ei, garotos! subam na aeronave e sinta o cheiro de Tóquio!” Os aviões cheiravam carne queimada.

Na opinião do autor estes ataques incendiários teriam sido o real motivo do Japão se render.

As bombas atômicas foram um show de força para os Russos - que gostaram da idéia e em 4 anos já tinham a sua pronta. ;)
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Re: WWII Trivia

Post by 28_Condor »

S!
Apesar na baixa altitude ~2.500 pés teoricamente aumentar o risco dos aviões serem atingidos, a FLAK Japonesa não era efetiva nesta altitude, era apenas abaixo ou no nível utilizado anteriormente pelas B-29's, de 28.000 pés.
São 2.500 pés ou 25.000? 2.500 pés não poderia ter sido a altitude anterior das B-29 :!:


SP!
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Re: WWII Trivia

Post by 21_Sokol1 »

Na verdade o bombardeiro foi em altitudes entre 5000 e 7.800 pés (~1.500 - 2.300 metros), altitudes que teroricamente ficavam acima do alcançe da FLAK leve e abaixo da FLAK pesada, ajustada para o nível abitual de 28.000 pés (8.500 metros).

2.500 pés (~750 metros) é a altitude em que os cachos das bombas incêndiárias M69 eram ejetados.

Interessante é que neste ataque as B-29's não voaram em formações arrumadas, mas só agrupadas, vindas de 3 diferente bases, com diferentes horários sobre o alvo.
279 B-29 chegaram sobre o alvo, e entre as primeiras e as últimas duas horas e 40 minutos se passaram.
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Re: WWII Trivia

Post by 21_Sokol1 »

Gun cam do Lt. Steve Wallance Andrews do 352nd Fighter Group, em April 30th 1944.

O piloto do Fw 190 salta e vai de encontro a hélice do atacante.

https://www.youtube.com/watch?v=E1F5JuuwgFc
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Re: WWII Trivia

Post by 21_Sokol1 »

Fato curioso, em 1944 os Japoneses começaram a desenvolver uma cópia do M-1 Garand americano, adaptada para seu cartucho padrão 7.7mm, dada a desesperada necessidade por um rifle automático.
Mas só conseguiram terminar 100 unidades até o final da guerra do Type 4.

https://en.wikipedia.org/wiki/Type_4_ri ... ar_culture

https://www.youtube.com/watch?v=ng15MmxGLgI
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Re: WWII Trivia

Post by 28_Condor »

S!

Se Japão e Alemanha tivessem feito efetivas trocas tecnológicas teriam sido um inimigo muito mais perigoso para os aliados. Graças a Deus ditaduras não se dão umas com as outras!


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Re: WWII Trivia

Post by 21_Sokol1 »

Curioso, na lista de "Mig killers" consta o P-47N:

"22 May 1954 In combat with six People's Republic of China PLAAF aircraft, Republic of China Air Force (Taiwan) pilots Chien and Yen, flying P-47 Thunderbolts, shared in the downing of a MiG-15 Fagot".
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Re: WWII Trivia

Post by 28_Condor »

Vai ver que foi no mergulho, no mergulho o Jug alcançaria qualquer coisa 8)
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Re: WWII Trivia

Post by 28_Condor »

Tem a fonte aí Sokol?
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