Page 2 of 4

Posted: 25 Feb 2006 22:57
by 11_Aerroc
E agora com hat switch :twisted:

Image

Posted: 28 Feb 2006 13:33
by 21_Sokol1
Bom trabalho, continue firme!

O meu já esta pronto? :D :-D

Aerroc, ha uma grande carência deste tipo de dispositivo na comunidade simuleira tupiniquim - o pessoal da Aerovirtual (que pode importar) geralmente compra o USBAxis da Opencockpit, mas ele é muito limitado, 5 eixos, 24 botões, não pertimite botões simultâneos.

Tem um caso curioso, para montar um painel de botões o garoto usou o circuito de tres gamepades USB, imagine a confusão de fios. :)

O circuito do LBodnar esta tendo boa receptividade na comunidade simuleira - fiz a maior propaganda dele nos foruns gringos. :)

No inicio do seu projeto voce falou em 64 botões, mas viu que o Windows só reconhece 32 (limitação imposta pelo Direct Imput do DX), viu como
o Mindaugas usa os outros 32? Com um software que emula teclado. A varios freware que faz isto (Autohotkeys, JoyToKey...).

Outra coisa a incorporar no seu circuito: suportar chaves toggle - aqueles interruptores ON-OF-ON, que ficam sempre ligados ou desligados. Encoders tambem são desejáveis.

Estou com um TQS parado (já que não funciona stand-alone) aqui, comprado justamente paa experiências - ia usar nele o circuito de um gamepade USB Clone Twin Shock, mas quero um que incorpore mais eixos: trimagem de profundor, aileron, leme. Just for fun!

Sokol1

Posted: 26 Apr 2006 22:44
by 11_Aerroc
CARACA!!! Agora que eu vi que ja passaram quase 2 anos que eu criei este post... vai ser enrolado assim na PQP!

Preciso saber como colocar um video aqui...

Vai umas fotinhas

Image
Image
Image
Image
Image

Ainda tem bastante coisa pra fazer, mas o básico já está funcionando.

:ok[/img]

Posted: 26 Apr 2006 22:48
by 31_CrossBones
:skull:

S!

11_Aerroc wrote:
Ainda tem bastante coisa pra fazer,
:ok
E tem mesmo!!! Aproveita e começa limpando esse monitor!

:lol: :lol: :lol: :lol:

SP!

Posted: 26 Apr 2006 23:23
by 33_Costa
Só pra constar:

Xiter pra caralho!

Posted: 26 Apr 2006 23:57
by 11_Aerroc
Coloquei um video do LCD AQUI

Posted: 27 Apr 2006 11:12
by 36_Killer-Ants
S!

Aerroc, o lcd pode ser configurado com qualquer variável (por exemplo quantidade de munição) ou só aquelas que aparecem no HUD do IL-2?

A propósito quando você tiver terminado o seu, quanto tempo levaria para "replicar" mais uns e por quanto sairia :-D

:drink:
K-A

Posted: 27 Apr 2006 21:32
by 11_Aerroc
KA, as variáveis são disponibilizadas pelo DeviceLink, um recurso do game, e estão listadas abaixo.

Quanto as replicas, meu maior problema é tempo, vamos ver o que eu conseguirei fazer. Mas eu disponibilizarei todos os esquemas, pois a montagem é muito simples pra quem conhece o mínimo de eletrônica.

1. Parameters - common.
Podem ser configurados para mostrar no LCD

DeviceLink version id.

time of day - current time of the day within the game.

plane - string identifying the player plane.

cockpits - quantity of cockpits in the player aircraft.

cockpit current - number of the cockpit the player is currently in, starting
with 0. The cockpit # 0 is always the pilot in command's cockpit.
Returns -1 if the camera is on an external view.

engines - quantity of engines on the player aircraft.

2. Parameters - instruments readings.
Podem ser configurados para mostrar no LCD

speedometer_indicated [km/h]

variometer [m/s]

slip [deg.]

turn [-1.00 +1.00]

angular_speed [deg./s]

altimeter [m]

azimuth [deg.]

beacon_azimuth [deg.]

roll [deg.]

pitch [deg.]

fuel [kg.]

overload [-inf +inf]

shake_level [+0.00 +1.00]

gear_pos_l - left gear "leg" position

gear_pos_r - right gear "leg" position

gear_pos_c - central gear position

magneto [+0 +3]

rpm [rpm]

manifold [bar]

temp_oil in [deg.C]

temp_oil out [deg.C]

temp_water [deg.C]

temp_cylinders [deg.C]

3. Parameters - controls.
3.1. Analog controls (joy axis).
"Value" is limited to -1.00 +1.00.

Podem ser configurados para mostrar no LCD e/ou controlar por um dos 8 eixos

Power

Flaps

Aileron

Elevator

Rudder

Brakes

Prop Pitch

Aileron Trim

Elevator Trim

Rudder Trim

Todos os comandos no menu Control estão disponíveis para ser controlados por qualquer um dos botões.

Posted: 28 Apr 2006 10:55
by Hades
:s:

Cara desde que vi aquele controle inspirado no do Spit que o Sokol postou, fiquei imaginando como montar um daqueles, não parece ser difícil, porém também não é fácil, principalmente achar o material, onde montar e como produzir as conexões, fazer um FFB e coisas assim.

Se tiver dicas de como eu acho que com meu cunhado "meio professor pardal" conseguimos fazer uma base parecida com aquela.

Abraços
SP!

Posted: 28 Apr 2006 20:38
by 21_Sokol1
Aerroc,

Estava quase comprando um BU0836. :)

Voce venderia só PIC gravado?

Meu interesse maior é por um controlador USB de eixos e botões, que são limitados pelo rWin em 10 eixos e 32 botões, superaveis por softwares que fogem ao principio de simplicidade desejado.

Tenho alguns joys/volantes gameporte que quero converter para USB, bem como montar um "piano de manetes" tipo WWII - inspirado do F4F-U5 (post-war).

Como já postei, a uma grande carência deste tipo de circuito no Brasil.

Até arrumei um gravador de PIC emprestado, baixei o MPLAB, mas não entendo bulufas de programar. :roll:

Ah, para os "xiter" em potencial vale lembrar que o DeviceLink só funciona offline. ;)


Sokol1

Posted: 29 Apr 2006 19:36
by 13_Diniz
Caraca!!!!! Vcs são malucos!! :shock: E eu achando que era apaixonado por aviação :lol: :lol: depois dessa do Aerroc!!! Jesus!! :shock: Queria eu ter essa paixão e paciência!! :ok

Parabéns Aerroc :ok

Posted: 27 Jun 2006 10:43
by 21_Sokol1
Aerroc,

Revivendo o tópico. ;)

Não tem uns 3 destes PICs pontos? :)

Outra coisa, com sua experiência voce não faria um mais simples, só com 3 eixos, para se colocar pedais de leme (independentes)?

Obrigado.

Sokol1

Posted: 04 Jan 2009 10:18
by MaGOid
E como vai o projeto? Parou?
Me interessei porque parece mais avançado que o Mjoy16 e com menos peças.

Posted: 04 Jan 2009 12:07
by 33_Costa
O Aerroc tá sumidão MaGOid, deve ter se perdido em algum recife de coral por ai.

Mas não esquenta que uma hora ele precisa voltar para a superficíe para pegar um ar ai ele te responde.

Posted: 04 Jan 2009 13:54
by 21_Sokol1
MaGoid,

Um controlador baseado em PIC é muito mais avançado do que um baseado no ATMEGA, que segundo os entendidos nem é USB real, e sim um dispositivo serial que emula USB. Por isso a necessidade de mais componentes passivos externos, na forma de filtros - mas seu impacto no custo final é desprezível.
Por ex. os PICs trabalham com frequência de 100 MHZ ou mais, 10 ou 12 bits de resolução, etc.

O problema é o custo, por estas bandas um 18F2550 custa uns R$ 50,00 aai é mais vantagem para entusiasta DIY local investir num Bu0836 que é entregue na sua casa por ~U$ 45,00.

O custo foi umas das razões do Mjoy ter sido adotado pela comunidade do leste europeu.

Existem alguns projetos de "joystick" freeware para PIC, como o controlador de 60 botões + display do MMos, mas que não inclui eixos, para não concorrer com o Bu0836, disponivel na Racing Sim Central.
http://forum.racesimcentral.com/showthread.php?t=277873

Ou o AntJoy de cara da Russia, 8 eixos, HAT e 12 botões (4x3).

No forum da Aerovirtual tinha um sujeito trabalhando numa interface com PIC, com entradas (eixos e botões) e saídas (display). Se não me engano era o Sabilata, mas o projeto também é bem datado, e fora uns protótipos iniciais não vi mais nada...

Sokol1