HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)
HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)
HOTAS WARTHOG
(Comportamento, Dicas e Opiniões)
A competição entre as empresas que fabricam Joystick de 1ª linha para simulação aérea, teve como foco os Hotas (por formar um conjunto) e como estilo os comandos do A-10 Warthog. Como a simulação aérea também é formada por jatos/supersônicos que exigem maior número de controles, isto acaba justificando o preço $$$ dos joys.
No entanto na área de combate aéreo existem muitos simuladores de aviões a hélice da 1ª e 2ª Guerra Mundial como ROF, IL-2 e outros lançados nestes ultimos anos ou em "2 weeks"...
Para os que pilotam de aviões a hélice aos jatos e são aficionados pelos joysticks de vôo "Thrustmaster HOTAS", o tópico está aberto para opiniões e informações.
DocFlyer
(Comportamento, Dicas e Opiniões)
A competição entre as empresas que fabricam Joystick de 1ª linha para simulação aérea, teve como foco os Hotas (por formar um conjunto) e como estilo os comandos do A-10 Warthog. Como a simulação aérea também é formada por jatos/supersônicos que exigem maior número de controles, isto acaba justificando o preço $$$ dos joys.
No entanto na área de combate aéreo existem muitos simuladores de aviões a hélice da 1ª e 2ª Guerra Mundial como ROF, IL-2 e outros lançados nestes ultimos anos ou em "2 weeks"...
Para os que pilotam de aviões a hélice aos jatos e são aficionados pelos joysticks de vôo "Thrustmaster HOTAS", o tópico está aberto para opiniões e informações.
DocFlyer
Last edited by DocFlyer on 24 Sep 2013 01:53, edited 5 times in total.
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões) - Parte1
AVALIAÇÃO GERAL E COMPORTAMENTO DO HW
SIMULAÇÃO E REALIDADE
Logicamente quem já pilotou sabe que a sensação de tração e resposta do joy (manche) são diferentes num simulador. Não existe no mercado um joy perfeito, até porque os simuladores tem suas limitações também em vários aspectos.
Coloco abaixo uma avaliação, a mais próxima que pude fazer das características:
ÓTIMAS
-É visualmente muito bonito, bem acabado e mais próximo do HW original (mas gosto não se discute).
-Grande quantidade de comandos tanto nos controles quanto no painel de forma relativamente acessível.
-Manual básico de instalação em Potuguês (achei que foi uma atitude correta da TM, mandei um email de elogio).
-Indiscutível melhora na estabilidade e movimentação em relação ao "Hotas Cougar" que tinha um mecanismo problemático.
-Movimenta-se com suavidade em todo seu curso.
-Resolução (Fig ) muito precisa.
-Permite utilizar e calibrar o Controlador de Jogos do Win7 quanto não esta na "GUI do TARGET".
-Software de Configuração e Programação "T.A.R.G.E.T" com modos Simples e Avaçados incluindo uma configuração básica para o "IL-2 1946".
BOAS
-Não percebí uma tração maior. A força é quase a mesma e contínua em todo o curso do joy.
-Até o momento não apresentou qualquer erro de movimentação e posição (saltos na leitura)
-Até o momento, ausência de transição de eixo (erro na leitura do sensor em seu ponto central ocasionado pelo retorno da mola e/ou assentamento do mecanismo no caso do HW)
-Como todo carro novo leva-se um tempo pra se acostumar, no entanto a precisão auxilia muito ao fixar um alvo (facilitando o tempo de mira e tiro) e manter-se em formação.
-Desarticulando o joy da base e comparando entre o "Cougar e o Warthog", o "Warthog" é mais delgado no design e mais leve.
-O manual do Software de Configuração e Programação "T.A.R.G.E.T" e do Gerador de Scripts são "FANTÁSTICOS", dá pra fazer milhões de coisas. Mas para quem tem difuculdade só em criar umas linhas de comando e não domina uma das 3 línguas, poderá desanimar.
Obs *Pretendo fazer uma tradução deste manual e disponibilizar aqui
RAZOÁVEIS
-Apresenta um certo peso e demora na resposta para voltar ao centro.
-Até o momento apresenta uma centralização normal dos eixos X-Y, mas por razão da sensinbilidade e resolução, apenas a mão apoiada já o mantem alguns pontos fora de centro (no meu ver muito aceitável).
-Ainda quanto a centralização, um mínimo ajuste da "dead zone" resolve totalmente o o que eu não chamaria de problema.
*Obs. para quem quer um joy que movimente, é isso aí... por este motivo os joys como o X-65 não apresentam mecanismo.
RUINS
-O Throttle apresenta uma folga lateral que não afeta a aceleração mas fica aquela sensação que tem algo solto.
-Não gostei do sistema de trava para os aceleradores dúplos, ruím de travar e destravar (parece fecho de porta de banheiro de posto de gasolina).
-Os "Drivers, Softwares e Utilities" precisam ser baixados
-Não tem manual do Software de Configuração e Programação "T.A.R.G.E.T" e do Gerador de Scripts. (no mesmo e-mail que elogiei, apontei a necessidade destes em português).
*Obs. Não vejo problema com o inglês e alemão, mas acho que é um desrespeito e falta de visão de mercado global.
TESTES REALIZADOS COM O HOTAS WARTHOG
Continua...
SIMULAÇÃO E REALIDADE
Logicamente quem já pilotou sabe que a sensação de tração e resposta do joy (manche) são diferentes num simulador. Não existe no mercado um joy perfeito, até porque os simuladores tem suas limitações também em vários aspectos.
Coloco abaixo uma avaliação, a mais próxima que pude fazer das características:
ÓTIMAS
-É visualmente muito bonito, bem acabado e mais próximo do HW original (mas gosto não se discute).
-Grande quantidade de comandos tanto nos controles quanto no painel de forma relativamente acessível.
-Manual básico de instalação em Potuguês (achei que foi uma atitude correta da TM, mandei um email de elogio).
-Indiscutível melhora na estabilidade e movimentação em relação ao "Hotas Cougar" que tinha um mecanismo problemático.
-Movimenta-se com suavidade em todo seu curso.
-Resolução (Fig ) muito precisa.
-Permite utilizar e calibrar o Controlador de Jogos do Win7 quanto não esta na "GUI do TARGET".
-Software de Configuração e Programação "T.A.R.G.E.T" com modos Simples e Avaçados incluindo uma configuração básica para o "IL-2 1946".
BOAS
-Não percebí uma tração maior. A força é quase a mesma e contínua em todo o curso do joy.
-Até o momento não apresentou qualquer erro de movimentação e posição (saltos na leitura)
-Até o momento, ausência de transição de eixo (erro na leitura do sensor em seu ponto central ocasionado pelo retorno da mola e/ou assentamento do mecanismo no caso do HW)
-Como todo carro novo leva-se um tempo pra se acostumar, no entanto a precisão auxilia muito ao fixar um alvo (facilitando o tempo de mira e tiro) e manter-se em formação.
-Desarticulando o joy da base e comparando entre o "Cougar e o Warthog", o "Warthog" é mais delgado no design e mais leve.
-O manual do Software de Configuração e Programação "T.A.R.G.E.T" e do Gerador de Scripts são "FANTÁSTICOS", dá pra fazer milhões de coisas. Mas para quem tem difuculdade só em criar umas linhas de comando e não domina uma das 3 línguas, poderá desanimar.
Obs *Pretendo fazer uma tradução deste manual e disponibilizar aqui
RAZOÁVEIS
-Apresenta um certo peso e demora na resposta para voltar ao centro.
-Até o momento apresenta uma centralização normal dos eixos X-Y, mas por razão da sensinbilidade e resolução, apenas a mão apoiada já o mantem alguns pontos fora de centro (no meu ver muito aceitável).
-Ainda quanto a centralização, um mínimo ajuste da "dead zone" resolve totalmente o o que eu não chamaria de problema.
*Obs. para quem quer um joy que movimente, é isso aí... por este motivo os joys como o X-65 não apresentam mecanismo.
RUINS
-O Throttle apresenta uma folga lateral que não afeta a aceleração mas fica aquela sensação que tem algo solto.
-Não gostei do sistema de trava para os aceleradores dúplos, ruím de travar e destravar (parece fecho de porta de banheiro de posto de gasolina).
-Os "Drivers, Softwares e Utilities" precisam ser baixados
-Não tem manual do Software de Configuração e Programação "T.A.R.G.E.T" e do Gerador de Scripts. (no mesmo e-mail que elogiei, apontei a necessidade destes em português).
*Obs. Não vejo problema com o inglês e alemão, mas acho que é um desrespeito e falta de visão de mercado global.
TESTES REALIZADOS COM O HOTAS WARTHOG
Continua...
Last edited by DocFlyer on 17 Apr 2011 23:43, edited 7 times in total.
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
Re: HOTAS WARTHOG - WWI & WWII
Essa transição central de eixo seria a mecanica: o assentamento da cruzeta no centro devido a ação das molas - este problema era acentuado no Cougar, fazendo um "clunck" (e tambem no X-52 devido ao cone usado e em menor grau nos CH). Esse efeito é presente nos sticks dos radios controle Futaba (por exemplo).-até o momento, ausência de transição de eixo (ponto central de erro na leitura do sensor)
Quanto a precisão mira um track do IL-2 "diz" mais que 1000 palavras (ou quem sabe um video no Youtube).
Sokol1
HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões) - Parte2
MAIS TESTES
Apesar da minha veia artística não ser boa, assinei a obra para amaciar o mecanismo e observar algum afrouxamento ou algo diferente.
Até o momento tudo ok.
-Na 2ª imagem não se nota qualque transição do eixo e como já havia falado, mesmo no joy não sentí quanquer estálo.
-Depois destes testes percebí que existe uma tensão, provavelmente pelo cansaço no punho, mão e braço.
-Como em vôo existem intervalos em que não movimentamos o joy intensamente, acredito que não se perceberá a tensão das molas de retorno.
-Lógicamente é mais pesado e lento que os joys não metálicos.
DocFlyer
Apesar da minha veia artística não ser boa, assinei a obra para amaciar o mecanismo e observar algum afrouxamento ou algo diferente.
Até o momento tudo ok.
-Na 2ª imagem não se nota qualque transição do eixo e como já havia falado, mesmo no joy não sentí quanquer estálo.
-Depois destes testes percebí que existe uma tensão, provavelmente pelo cansaço no punho, mão e braço.
-Como em vôo existem intervalos em que não movimentamos o joy intensamente, acredito que não se perceberá a tensão das molas de retorno.
-Lógicamente é mais pesado e lento que os joys não metálicos.
DocFlyer
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)
Possível MOD nas travas do acelerador
Estou pensando num modo de aplicar uma peça sem mexer na estrutura original do "HW"
No antigo Hotas Cougar o acelerador tinha dois pontos de aceleração que davam uma travadinha nos pontos de 20% e Afterburner.
No Hotas Warthog quando você tenta levantar para avançar ou recuar os aceleradores o conjunto as vezes levanta um pouco do local onde está apoiado (mesa ou suporte)
Como isto já tá muito chato estou tentando uma solução que não danifique e logicamente perder a garantia.
Logo posto umas fotos...
DOC
Aviso* Já está num preço competitivo o Hotas Warthog no ML quase o que paguei com tudo certinho. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -force-_JM
Estou pensando num modo de aplicar uma peça sem mexer na estrutura original do "HW"
No antigo Hotas Cougar o acelerador tinha dois pontos de aceleração que davam uma travadinha nos pontos de 20% e Afterburner.
No Hotas Warthog quando você tenta levantar para avançar ou recuar os aceleradores o conjunto as vezes levanta um pouco do local onde está apoiado (mesa ou suporte)
Como isto já tá muito chato estou tentando uma solução que não danifique e logicamente perder a garantia.
Logo posto umas fotos...
DOC
Aviso* Já está num preço competitivo o Hotas Warthog no ML quase o que paguei com tudo certinho. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -force-_JM
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)
santo.
Senta a Pua!
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)
Pois é... Até que enfim alguém deu uma opinião sobre o HW.44_Santo wrote:
santo.
Mas acho que ele vai ficar nesta faixa até esgotar no ML,
depois só importando ou pagando um absurdo na Submarino e outros.
DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)
Bom, esse joy está totalmente fora da minha realidade, infelizmente.
Mas sou totalmente desencanado disso, não fico triste porque não pretendo me tornar um piloto profissional de IL-2, para mim é só diversão.
Estou parado neste momento porque estou sem joy e estou tentando montar um DIY para mim, nada muito profissional, não procuro a perfeição, mas que possa apenas me proporcionar bons momentos na aviação virtual.
Agora, quem não gostaria de ter um brinquedinho desses?
Realmente é um fantástico joystick!
santo.
Mas sou totalmente desencanado disso, não fico triste porque não pretendo me tornar um piloto profissional de IL-2, para mim é só diversão.
Estou parado neste momento porque estou sem joy e estou tentando montar um DIY para mim, nada muito profissional, não procuro a perfeição, mas que possa apenas me proporcionar bons momentos na aviação virtual.
Agora, quem não gostaria de ter um brinquedinho desses?
Realmente é um fantástico joystick!
santo.
Senta a Pua!
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
- VF-1_BRAVO
- Posts: 209
- Joined: 23 Apr 2006 21:00
Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)
fala cmdt .. dentro de 1 mes chega o meu warthog... Doc, me tira uma duvida.. o Warthog esta se saindo bem no il2? qual a sua avaliação sobre isso? outra pergunta, esse joystick possui HAT?
OBS: parabens pela iniciativa
obrigado
OBS: parabens pela iniciativa
obrigado
Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)
Grande Cmte. BRAVOVF-1_BRAVO wrote:fala cmdt .. dentro de 1 mes chega o meu warthog... Doc, me tira uma duvida.. o Warthog esta se saindo bem no il2? qual a sua avaliação sobre isso? outra pergunta, esse joystick possui HAT? OBS: parabens pela iniciativa obrigado
Os testes acima apresentam uma excelente resposta segundo o Sokol, comparado aos melhores joybuilders russos. Mesmo com o braço sem apoio nenhum e minha coordenação motora não estava preparada para estes testes , fiquei muito impressionado pois ví os testes com o T1600M abaixo que também usa um sensor hall e software TARGET.
PRECISION TESTER COM T1600M
PRECISION TESTER COM HOTAS WARTHOG
No IL-2 tenho usado ajustes "Default" para os controles e sentí enorme diferença e qualidade nas respostas em vôo.
Vôo na maior parte do curto tempo que tenho disponível off-line, joguei missões simples costumeiras e percebí melhora, não foi só a emoção de um joy novo. A sensação de nivelamento ao mirar para atingir outro avião foi suave e precisa. Não tive tempo para fazer um vídeo, mas percebo que quando movimento o joy picando ou cabrando não dá nenhum salto. O avião responde suavemente.
Quanto ao Throttle funciona muito bem, inclusive o ajuste de fricção. Mas pretendo fazer um MOD no Afterburner pois é chato pra levantar. O Painel é muito bonito e os botões de boa qualidade.
Tem Hat sim e um ministick que ainda estou me adaptando (também vou tentar um MOD com uma película de borracha).
Até agora está tudo funcionando perfeito.
Att: DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
- VF-1_BRAVO
- Posts: 209
- Joined: 23 Apr 2006 21:00
Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)
Grande amigo DOC..continue postando os testes.. é muito legal isso.. o seu tópico foi um dos responsaveis por eu mudar de Joy
DOC, me responda uma coisa..quantos HATs ele tem? estive vendo alguns videos, sobre a possibilidade de limitar o movimento do throttle .. vc usa aquela chave?
abraços
DOC, me responda uma coisa..quantos HATs ele tem? estive vendo alguns videos, sobre a possibilidade de limitar o movimento do throttle .. vc usa aquela chave?
abraços
Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)
Grande Cmte.
Tem o tradicional TRIM e + 5 hats.
Qual é a chave que você está falando?
Att. DocFlyer
Tem o tradicional TRIM e + 5 hats.
Qual é a chave que você está falando?
Att. DocFlyer
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
- VF-1_BRAVO
- Posts: 209
- Joined: 23 Apr 2006 21:00
Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)
vi em um video, que há uma pequena peça dentro do throttle que limita o movimenta do mesmo... é essa peça que chamo de "chave "
Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)
Bravo,
A peça removível limita o curso dos throttles no inicio e no final, nas chamadas zonas de "idle" e "afterburner" nos jatos modernos, exemplo F-16/F-18.
Para colocar os throttles nesta areas voce precisa levantar as alavancas, para passar por cima das travas. Se a base do throttle não estiver aparafusada ela levanta junto...
Mas os gringos adoram estas coisas, por isso foi incluida a trava removivel.
No (acelerador = TQS) do Tm. Cougar (F-16) tem uma pequeno ressalto que faz um click - que não é como no TQS do F-16 cuja alavanca corre num trilho que delimita estas areas:
Para mover de uma para outra tem uma especie de gatilho para dedo minimo:
O Warthog é "replica" dos controles do jato de ataque ao solo A-10 - que é mais velha escola - nele não tem estas travas que delimitam as areas de "idle" e "afterburner". Então neste caso o simuleiro retira as travas, ou se for simular combate WWII tambem, já que neste caso fica-se movendo o throttle o tempo todo (muito embora os pilotos reais da WWII não o fizessem da mesma forma).
Ativar ou desativar o ressalto é fácil:
http://www.youtube.com/watch?v=aqqk0fWn ... dded#at=22
Sokol1
A peça removível limita o curso dos throttles no inicio e no final, nas chamadas zonas de "idle" e "afterburner" nos jatos modernos, exemplo F-16/F-18.
Para colocar os throttles nesta areas voce precisa levantar as alavancas, para passar por cima das travas. Se a base do throttle não estiver aparafusada ela levanta junto...
Mas os gringos adoram estas coisas, por isso foi incluida a trava removivel.
No (acelerador = TQS) do Tm. Cougar (F-16) tem uma pequeno ressalto que faz um click - que não é como no TQS do F-16 cuja alavanca corre num trilho que delimita estas areas:
Para mover de uma para outra tem uma especie de gatilho para dedo minimo:
O Warthog é "replica" dos controles do jato de ataque ao solo A-10 - que é mais velha escola - nele não tem estas travas que delimitam as areas de "idle" e "afterburner". Então neste caso o simuleiro retira as travas, ou se for simular combate WWII tambem, já que neste caso fica-se movendo o throttle o tempo todo (muito embora os pilotos reais da WWII não o fizessem da mesma forma).
Ativar ou desativar o ressalto é fácil:
http://www.youtube.com/watch?v=aqqk0fWn ... dded#at=22
Sokol1
- VF-1_BRAVO
- Posts: 209
- Joined: 23 Apr 2006 21:00
Re: HOTAS WARTHOG (Comportamento, Dicas e Opiniões)
foi esse video mesmo que eu vi Skol..obrigado pela explicacao