Linux

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
Post Reply
Nilton

Linux

Post by Nilton »

O IL2 Forgotten Battles roda em ambiente Linux com o Cedega, um programa que faz jogos de Windows rodar em Linux.
Veja as imagens em http://transgaming.org/gamesdb/games/vi ... me_id=3322

Image

No site existe uma lista de programas windows que roda no Cedega. Funciona por 14 dias e depois pede pagamento mensal. E tem o Wine, que é gratuito e promete fazer o mesmo.
Achei este tópico num fórum Linux:
Galera, esta, devo dizer, foi a maior descoberta que já fiz no mundo Linux!
Vou falar mais ou menos o que aconteceu:
Existem duas versões do Wine:
O Wine normal, sem otimização ou configuração adicional nenhuma
O Cross-Over, feito por uma equipe que conhece o Wine de cabo a rabo, e põe tudo o que é possível pra otimizá-lo e deixá-lo mais compatível.

Então fiz o seguinte:
Peguei o Cross-Over Office pra dar uma brincada, ver como era. Observando a pasta de configurações dele, vi que a estrutura básica da pasta era muito parecida com a do Wine normal. Fiquei encucado, matutando como poderia usar aquilo a meu favor...
Foi então que copiei as configurações pro Wine (~/.wine) e fiquei assustado com a velocidade incrível dele. Estava tudo muito rápido, rodando Flash, DreaMule, tudo até mais rápido que no Windows (acredite!!!).

Pronto! Agora era só disponibilizar pra galera!

Então vamos lá. Veja como instalar:

Essa instalação é muito simples!

Para fazer a instalação, baixe esse arquivo aqui:
http://www.box.net/public/81xtf2norb
Ele inclui uma série de configurações otimizadas para o Wine, que fazem com que os programas rodem muito mais rápido no Wine.
Rode o comando winecfg para criar a pasta com as configurações. Depois, rode esses comandos (tudo como usuário normal)
Código:
mv cross-wine-1.0.tar.gz ~/.wine
cd ~/.wine
tar -zxvf cross-wine-1.0.tar.gz
winecfg
OBS: Este não é o Cross-Over Office (que é pago). É o Wine normal apenas com os tweaks dele, portanto, não é pirataria!
OBS2: Em breve estarei disponibilizando a versão 2.0 do Cross-Wine, com mais otimizações e tudo o mais!
Vou testar, inclusive com o PF. Se alguém aqui já testou rodar o simulador em Linux, por favor poste aqui suas impressões. Tenho dois HDs no meu PC e vou deixar o Rwindow$ instalado num deles APENAS para o simulador e mais NADA!!!!!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Mmmm, tem que ver qual a perda de rendimento ocorrera.
Mas de repente dê para fazer um Live CD do Linux +IL2, como
tem para o simulador Flighth Gear (civil).
http://www.flightgear.org/

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!

Parece interessante, vou reinstalar meu linux para ver como funciona isso ae :D

Se pudessemos nos livrar do Ruindows e seus problemas a perder de Vista seria uma boa :ok




SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Nilton

Post by Nilton »

28_Condor wrote:S!
Parece interessante, vou reinstalar meu linux para ver como funciona isso ae :D
Se pudessemos nos livrar do Ruindows e seus problemas a perder de Vista seria uma boa :ok
SP!
Qual é a distribuição Linux que você usa e/ou prefere? Estou escolhendo entre o Kurumin 7 e o Mandriva 2007.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!

Xi, faz tempo que instalei, acho que um Slackware, mas vou procurar o Mandriva, que gostaria que todos os menus estivessem em portugues...

Acabei desinstalando quando formatei os meus HDs. e não tive paciencia de fazer outra instalação dualboot :)

Se vc instalou o IL2 no teu linux dá os passos neste post... que não tenho ideia de como funciona...

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Nilton

Post by Nilton »

Vou instalar o kurumin 7, cujo lançamento da versão estável, por enquanto está na Beta, será no dia 16 de fevereiro. Ele já vem com o Wine. O Mandriva 2007 vem com o Cedega, mas não sei se precisará pagar todo mês para usar... :P

Ubuntu, Kurumin, Mandriva, DreamLinux, estão em português brasileiro. No Kurumin, baseado no Knoppix, o português está presente até na tela do booth do sistema. Veja o site:


http://www.guiadohardware.net/

Nele dá para baixar a revista digital. O número 2 da revista fala como instalar pacotes, etc.
Nilton

Post by Nilton »

Não deu certo... :cry: Vou ter de usar o XP por um tempo ainda... :sad:
Tenho uma ATI Radeon 9600 e o Kurumin simplesmente não inicializa com ela no segundo boot, ou seja, quando instala roda muito bem. Mas no dia seguinte, ao ligar o micro e escolher o Linux, não abre a interface nem a fórceps!!! O problema parece estar nos drivers ATI, que simplesmente se recusam a rodar no Linux, mesmo baixando o driver oficial do site.
E isso vale para qualquer distribuição Linux. :(
Post Reply