Joystick Hotas Cougar

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
Volksario

Joystick Hotas Cougar

Post by Volksario »

Pessoal,

Alguém sabe como comprar essa jóia: http://cougar.frugalsworld.com

Só encontrei no ebay ( www.ebay.com ) por U$ 400,00 ...

O problema é importar ...

abraço a todos ...
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Voce pode encomendar na Saraiva:

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 132D161185

E pagar em 10 de 139,90 R$... :-P

Importar via correio, Feeex, DHL não compensa pois o conjunto pesa uns 12 kilos, o que vai dar um belo frete.

Embora seja bonito, semireplica 1:1 do HOTAS do Falcon F-16, ele não é "o joystick" - que alias ate hoje não foi criado.

Tem dois problemas cronicos: usa potenciometros chineses de má qualidade que logo dão spikes, e o gimbal (cruzeta) tambem feita na China usa material de má qualidade, que se traduz rapidamente em folgas mecânicas, e um dos botões do TQS vem desalinhado, com tendencia a quebrar. Vide Frugalsworld.
Ou seja bonito por fora, fraco por dentro.

Usa um poderoso software de programação, mas não a confirmação se funcionara no Windows Vista.

Vale a pena mesmo se voce estiver disposto a investir mais U$ 500,00 em mods: gimbal roletado UberNxt e sensores hall no lugar dos potenciometros.

Depende de sua conta bancária e de sua vontade em agradar a si mesmo.

;)

Sokol1
Volksario

Post by Volksario »

:)

Amigo,

cheguei a encomendar o joy, mas como deu problema na compra estou pensando um pouco mais. O que vc acha em do X 52 pro comparado com o Hotas Cougar ??? Provavelmente o realismo do Cougar é muito superior, mas e a precisão como vc acha q fica ...???

valeu
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Volksario,

Eu diria que um Cougar é para quem quer um joystick com aparencia realistica - e não se importa em pagar o preço.
O ideal comprando um é fazer as modificações sugeridas na Frugalsworld para corrigir seus bugs: novo gimbal (cruzeta) com rolamentos UberNXT (~400U$), sensores hall CubPilot (~150AUD).

Exemplo, recente no forum CheckSix de folga no mecanismo do Cougar:
Image

Veja aqui a lista dos problemas do Cougar e possíveis soluções:
http://cougar.frugalsworld.com/mods.php

Tem gringo que gastou 850U$ para deixar o seu nos conformes.
O problema, aqui no "resto do mundo" é a dificuldade de comprar tais peças e o absurdo de imposto que incide em cima...
Vale lembrar que por ser replica 1:1 de modelo militar (para ser usado por mãos de gringo com luvas) é bem grande, podera ter dificuldade em alcançar o HAT1. Seu sistema de mola é pesado, requerendo uma certa força para mover, principalmente na diagonal, quando as molas dos eixos X e Y trabalham simultaneamente.

Pelo preço talvez fosse melhor comprar um HOTAS da CH, que tambem é caro, mas tem tradição de extrema durabilidade (tem gente usando modelos comprados em 97/98), ótimo suporte pós venda, peças de reposição,e o mais poderoso software de programação da categoria.

Já o X-52 é o melhor custo/beneficio em materia de HOTAS, ja que se compra nos EUA por ~100U$. Da ate para importar diretamente, deve sair por uns ~600R$, já que nenhuma loja nacional tem. Na página da Saitek é listado um representate no Brasil, de São Paulo, mas o email retorna.

Diria que o X-52 é mais adequado que o Cougar para o IL2s, já que tem controles rotativos e deslizante no throtle que podem ser usados para trimagens, flaps...

O X-52 usa o tracidiconal sistema de mola única e cone da Saitek, com força de movimentação igual nos 360 graus, na posição do centro da uma "encaixada", ou seja para tirar da posição de repouso voce tem que fazer um pouco mais de força, que a principio pode gerar overcontrol, mas com o tempo voce acostuma.

Uns dizem que a mola é muito leve, mas já surgiram modificações de usuários, faceis de implementar (discos de plásticos comprimindo a mola) para endurecer. O ideal seria que este sistema tivesse o apoio superior da mola regulavel em altura, para ficar a gosto do freguês (O X-45 tem uma mola considerada muito dura, surgiram mods para aliviar a carga da mola...).

Existe um mod para o X-45 feito na Hungria que substitui o tubo central de plástico por um de metal, e o cone de plástico por um de metal com rolamento, custa cerca de ~20U$. Facil para um torneiro local fazer, vide o de um usuário do Falcões da Noite para X-45 postado aqui neste forum.
Obviamente um mod se tornaria necessário quando o joy tiver uso acumulado (2 anos...?) e apresentar folgas neste sistema (desgaste provocado pelo atrito do cone com o tubo). No X-52 o tubo é de metal, o cone de plástico - que eventualmente poderia ser substituido por um de metal com rolamento.

Sugiro aguardar a entrada no mercado do X-52 PRO metal, prevista para este fim de ano - http://www.saitek.com/uk/prod/x52pro.htm pois se trata de uma versão aperfeicoada do X-52, com melhorias no MDF e acabamento mais sóbrio. Algumas lojas online já o colocaram em pré-venda.

Se quiser dar uma olhada aprofundada no X-52 (até por dentro) veja estas fotos da Saitek.ru (Se quiser traduza o texto para ingles com o Babelfish):

http://www.saitek.ru/other/x52inside/

FYI - Embora provavelmente seja estranho falar em mod de josytick aqui no Brasil - já que se gosta de "ter original", isto é relativamente comum na comunidade internacional, até porque até hoje não foi criado um modelo perfeito. Encare como "tunar" autos. ;)

Boa sorte na sua compra.

Sokol1
Rasgabucho

Post by Rasgabucho »

S!

Como sempre o sokol fazendo seus bolos posts ajudando todos e ensinando muito.

Eu só estou esperando entrar o x52pro para baixar o preço do x45/x42 e comprar um hehehe ..

Outra coisa.. sobre os mods q sao feitos pelos gringos.. eu acho o seguinte.. nos aqui no brasil só nao mechemos muito com isso pois nao temos acesso para esse tipo de coisa.. e se temos é tudo muito caro como os joys... poxa um x52 lá custa R$100 ou até mais barato.. aqui ele custa quase mil reais... ai eu penso assim:

"poxa eu vou comprar um joy de R$800,00 e começar a fuçar ele e ainda correr o risco de estragar? EU NAO!! é melhor ficar com ele original..."

heheheh eu acho q é assim q a maioria do pessoal pensa... a nao ser akeles q tem muito dinheiro para gastar...

ainda mais q <font color="red"><i>aqui</i></font> vc compra por R$100,00 um joy q dura 3 meses na sua mao.. akeles joys xing-ling sabe?.. hehehe

bom.. só uma peguena opiniao ..

vlw sokol pela aula de joy


[]´s !
Volksario

Post by Volksario »

:shock:

Amigo,



Comprei o Cougar da Saraiva , mas o windows não reconhece de jeito nenhum...



Fiz a instalação de acordo com o sugerido na internet: http://cougar.frugalsworld.com/faqinstall.php



Baixei o programa de instalação daqui: ( uma vez que diz para não usar o cd original )

http://cougar.frugalsworld.com/updates.php



Porém quando chega a hora que o win pede para inserir o usb eu faço com o botão do gatilho principal acionado até o fundo ( sugerido na página da cougar) e o programa segue a instalação, mas não reconhece o usb do controlador.



Outra observação importante é que já testei a entrada usb com o trackir e com o meu joy saitek e funciona corretamente. Meu mouse não é usb. Quando insiro o usb do saitek ou trackir o win emite aquele som característico do reconhecimento e quando insiro o usb do cougar não emite som nenhum e logo aparece a msg ( ao lado do relógio ) Dispositivo usb funcionando incorretamente – Usb não reconhecido ...



Outro fato: Conectei o meu cougar no acelerador, instalei o programa que veio no cd, ele reconheceu o usb e instalou os drivers automaticamente ... entrei no IL2 e o cougar funcionou corretamente,,, só que estava totalmente descalibrado. Então fui tentar calibrá-lo no seu programa ( uma vez que diz que não é para se calibrar com o win ) e ele pediu para eu fazer o upgrade ... depois disso não funcionou mais, não consegui fazer o upgrade e tive que desinstalar de novo para ver se conseguia fazer rodar novamente... Li as instruções da página e tentei instalar como diz lá sem o acelerador conectado e só colocando o usb quando o programa pedisse, mas para meu desespero a bosta diz que o usb está com mal funcionamento...


Por favor me dá umas dicas aí, pois se não conseguir instalar a tranqueira logo, vou empacotar e devolver – hehehehee



Obrigado aí ...
landamax

Post by landamax »

Exatamente, faca logo a troca. Se for problema no USB, eles vao trocar, se nao for problema, pede a grana de volta.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Volsksario,

Pode ser que seu novo joy esteja com defeito, veja se consegue testar em outro micro para confirmar.

Que a placa mãe voce usa?
Quantas portas USB tem?
Tentou conectar em todas as portas?
Tem outros dispositivos ligados no USB?
As vezes acontece de algum dispositivo consumir mais corrente
e determinada porta não conseguir reconhecer, principalmente aquelas frontais, que usam um cabinho de extensão interno, já vi casos de mouses não funcionarem nelas.

Uma solução são aquelas placas PCI com saidas USB extras ou HUBs externos, mais preferiveis porque estes tem fonte de alimentação em separado.

Ja tentou no forum da Cougarworld? O pessoal lá tem muitos anos de experiência acumulada com os problemas do Cougar.

Boa sorte ai.

Sokol1.
Volksario

Post by Volksario »

:-D

Testei o joy em uma Lan e funcionou...

Minha placa é a Asus A7V8X-X Parece que essa placa apresenta problemas com alguns tipos de USB. Falei com o Ian J responsável por uma adaptação do problema do eixo do joy e ele me deu o mesmo conselho que vc. Vou inicalmente testar com uma placa USB via PCI e caso não funcionar parto pra um Hub com fonte externa... haja saco ...

Achei o joy interessante, não é tão grande, mas é MUITO pesado em relação ao saitek ou sidewinder,,, vamos ver no que dá ...

valeu a ajuda amigo ...

abraço
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Beleza,

Se ajudar, o pessoal do Falcões da Noite (Falcon 4.0/LOMAC) fez um totorial sobre a instalação do Cougar:

http://forum.falcoesdanoite.com.br/inde ... topic=2863

Sokol1
Volksario

Post by Volksario »

:-D

Valeu a dica amigo,

já instalei o meu. Tive que comprar um Hub usb 1.1 com força para o Pc reconhecer. Acho que é problema de reconhecimento da placa mãe Asus A7V8X-X ...

Achei o joy fantástico, os botões são bem dimensionados e ele é preciso. Os problemas dos potenciômetros podem ser solucionados com a substituição periódica, uma vez que são bem baratos. O problema do eixo pode ser solucionado com um embuxamento em uma tornearia...

Recomendo a todos que queiram investir em simulação ...


abraço
Volksario

Post by Volksario »

:shock:

Amigo Sokol,

Vc conhece alguém que tenha usado o mod francês , que utiliza uma mola do estilo saitek ??? Achei uma solução muito simples e acredito que possa gerar grandes benefícios para o joy. Se souberes como ficou o funcionamento com esse mod posta aí... Minha principal dúvida é em relação a suavidade do movimento, uma vez que usando um profile para IL2 do forum da cougar o joy fica extremamente usual em nosso jogo. O problema é realmente o desgaste do eixo que vem com o uso. Os potenciômetros acredito que seja um problema simples de resolver, uma vez que com uns 30 dolares dá pra comprar um estoque para muito tempo ...

abraço e obrigado por tudo
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Volks,


Do mod frances tipo Saitek do NN_DAN, só vi as referências dele dizendo que foi otimizado para o IL2 e que teria ficado muito bom. Parece que foi uma modificação única, para uso pessoal não colocada a venda, tanto que disponibilizou os desenhos.

Sei que ele andou construindo outro mod mas convencional, roletado, com 4 molas opostas, inclusive ira parar de fazer - um pessoal do forum Check Six estão vendo se reune um pedido mínimo de 5 para ser atendido. Veja aqui:

http://www.checksix-forums.com/showthread.php?t=91587

O mod consagrado para o Cougar é o UberNXT, mas é caro bakarai!

Eu tenho um F22PRO com mod@digital, ja combinei com um torneiro para fazer aquele mod tipo NN-DAN, mas trocando idéias com uma pessoa que usou varios tipos de joys ele critica o sistema de mola unica da Saitek, pois ao passar pelo centro o cone encaixa e requer uma força adicional para sair desta posição, o que gera overcontrol.

Estou a procura de um vendedor do eBay que me mande um AV8R, pois gostei do estilo e quero testar este sistema de mola. Só usei brevemente um Cyborg Grafitti, mas não deu para definir opnião sobre o sistema, achei meio leve.

Fico na duvida se faço o mod NN_DAN, ou apenas coloco rolamentos no gimbal original. O joy merece, esta em uso desde 1998. Tive uns piripacos com ele no inicio do ano, dava desconectado - achei que o circuito estava pifando, mas descobri que era o cabo que de tanto mudar de lugar - quebrou um fio perto da tomada DB-15, nada que outra tomada de R$ 3,00 não resolvesse. ;)

Sokol1
Volksario

Post by Volksario »

8)

Amigo,

Já enviei uma mensagem para o Olivier ( mod Francês ), mas ainda não retornou... Acredito que seja uma modificação simples e de excelente qualidade. Eu tenho o saitek ST 290 que utiliza a mesma mola do cyborg e é um joy excelente, acho que a utilização da mola correta deixaria o cougar quase perfeito ( ficaria tendo ainda o problema dos potenciômetros - que devem ser substituídos periodicamente, mas são baratos e fácil manuseio)...
O problema da opção do Über Next ( única que ele está fazendo ) é o preço e além disso as molas também tem vida útil e devem ser substituídas com o tempo. A Evenstrain ainda não descobri o valor, mas acredito que seja + ou - 250 euros ( putz ...)

Bom acho que vou usar o meu até a folga aparecer e depois vou copiar a solução francesa, espero que eles me retornem e me orientem pelo menos em que mola/ amortecedor usar corretamente etc ...

O Fakino da VF1 já está providenciando um mod que transforma a caixa do manche e a coloca em uma posição central ( meio das pernas ) embutida em um mecanismo que dá um realismo muito interessante ao joy. Quando estiver pronto peço pra ele postar as fotos...

Quando eu encontrar uma solução vou colocar a disposição para o pessoal...

abraço aí amigo ...
Post Reply