Como já comentaram, aqueles aviões tinham um efeito giroscópio enorme devido à grande massa giratória do motor. Isso faz com que o avião tenha a tendência a girar numa direção transversal à da força aplicada pelas superfícies de controle: você tenta girar para o lado e o nariz vai para cima ou para baixo, dependendo do sentido de giro do motor. Quem assistiu o documentario da NGC sobre a guerra aérea na WWI viu demonstrações interessantes do efeito!
Se o FM for realista, fazer um bicho desses entrar em parafuso vai ser facim, facim...
Como já comentaram, aqueles aviões tinham um efeito giroscópio enorme devido à grande massa giratória do motor. Isso faz com que o avião tenha a tendência a girar numa direção transversal à da força aplicada pelas superfícies de controle: você tenta girar para o lado e o nariz vai para cima ou para baixo, dependendo do sentido de giro do motor. Quem assistiu o documentario da NGC sobre a guerra aérea na WWI viu demonstrações interessantes do efeito!
Se o FM for realista, fazer um bicho desses entrar em parafuso vai ser facim, facim...
SP!
Realmente, o efeito giroscópico vai ser ainda maior do q nós temos no IL-2:FB... só de pensar que eram aeronaves bem mais leves, e com o motor todo girando dentro da fuselagem...
No NG passaram um programa bom sobre os planes das WWI.
Mostraram o bomber russo da época, do Sikorsky, muito mais acançado que o Gotha e anterior a este...
O Sikorsky era muito maior, podendo levar passageiros em cabines fechadas, aquecidas e bem decoradas. Era quadrimotor, e quando convertido para bomber levava muito mais bomba...
Mas pelo jeito não vai ter front Leste nesse...
SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
"On September 14, they were more than 15 kilometers beyond German lines, flying at 3,500 metere, when the Aviatik began to spin down. Using all his strength, Udet stopped the spinning, but the aircraft still listed as it glided down. He shut off the engine, as it caused the plane to spin. Lt. Justinius climbed out on the wing as a counterbalance. Udet opened up the throttle briefly, but still couldn't hold the plane level. Justinius joined Udet in the pilot's cockpit; with their combined strength and intermittent use of the engine, they managed to struggle along."
"On March 13, Boelcke spotted a Voisin lagging its formation, and he moved in for the kill. The biplane was fluttered and began to spin, then it slid off into a cloud. When it emerged, its terrified gunner/observer had clambered out onto the wing, in a desperate effort to stabilize it . Normally fighter pilots don't have much compassion for their foes, but Boelcke was horrified to see the Voisin suddenly lurch and cast the poor man into empty space ."