Conheça o laptop de US$ 100 do MIT

Novidades, reclamações e ajuda aqui!!!
Post Reply
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Conheça o laptop de US$ 100 do MIT

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) divulgou o design dos laptops de US$ 100 (R$ 224) e espera apresentar o protótipo em novembro, na Tunísia, durante o World Summit on Information Society (WSIS). A idéia de Nicholas Negroponte, chairman e co-fundador do Laboratório de Mídia do MIT, é colocar na mão das crianças um dispositivo flexível, durável e confiável, e que possa ser adaptado às mais diversas condições. O projeto está sendo avaliado pelo governo brasileiro. Outros alvos são China, Tailândia, Egito e África do Sul.

O laptop de US$ 100 do MIT pode ser dobrado em mais posições do que os notebooks atuais, podendo ser usado no colo, segurado como um e-book e pode ser transportado como se fosse uma lancheira. A alça, aliás, é o cabo de força. E em lugares onde não haja eletricidade, o laptop pode ser recarregado manualmente, com uma manivela. (veja as fotos). Segundo Negroponte, o laptop deve ser "absolutamente indestrutível", portanto, terá um revestimento emborrachado.

O modelo tem processador de 500 MHz, monitor de cristal líquido de sete polegadas com tela preparada para facilitar o uso ao ar livre e resolução de 640 por 480 pixels, disco rígido de 5 Gb e sistema operacional Linux. Estão previstas quatro portas USB para o dispositivo.

O estado de Massachusetts deve equipar as escolas com o laptop do MIT até o final de 2006. A produção do dispositivo é estimada por Negroponte entre 5 milhões e 15 milhões até o final de 2006 para os mercados inicialmente propostos. Até dezembro de 2007, diz ele, a produção deverá situar-se entre 100 milhões e 150 milhões - mais de três vezes a venda anual de laptops hoje.

Image
Laptop tem processador de 500 MHz da AMD e memória flash e vai rodar Linux para ter custo ainda menor
Image
O laptop pode ser carregado como se fosse uma lancheira, facilitando o transporte. A idéia é que os alunos possam levá-los para casa.
Image
O laptop pode ser carregado manualmente, com uma manivela, em locais onde não haja eletricidade. E o cabo de força, dobrável, serve também como alça para que se possa levar o laptop de um lugar para outro.

SHOW!! :ok

Redação Terra

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!

Eu li isso hoje, achei sensacional :o

É bom não só para os estudantes pobres mas também para os consumidores em geral, pois força os preços pra baixo :ok


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Post by 17_Vulture »

Infelizmente acho que ele dificilmente forçará os preços pra baixo, porque está muito fora do perfil de consumo de notebooks em quase todos os aspectos.

O mais engenhoso, pra mim, é a manivelinha pra recarregá-lo, mas também há que se considerar que um processador fraco e uma tela pequena tem um consumo muito menor do que o usual. Não sei se seria algo viável para os notes de mercado. Mas que é um problema em aberto, é. É um saco vc ter um instrumento que deveria ser portátil e ter que ficar plugando-o a uma tomada pra trabalhar.

Meses atrás circulou uma notícia sobre ele no trabalho, mas tenho quase certeza que eles tavam trabalhando em algo mais diferente para a tela. Hoje, o mais caro em um note é o video, e o pessoal do MIT queria baratear o custo final investindo em uma tecnologia de display mais barata. Devem ter abortado. Essa sim, seria uma inovação que certamente contribuiria para a queda dos preços, pois poderia ser incorporada pelos fabricantes "normais".
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
Post Reply