O Grande circo (The Big Show) P.Closterman

Papos e avisos genéricos para a comunidade simuleira.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

O Grande circo (The Big Show) P.Closterman

Post by 21_Sokol1 »

Imagino que o livro O Grande Circo (The Big Show) seja figurinha carimbada do pessoal daqui.
Recentemente me enviarm o relato abaixo, sobre um combate do P.CLosterman com FWs no qual ele levou a pior, e que não achei no livro.

Why???

"Por duas vezes meu instinto de perigo não se fez presente. A segunda delas aconteceu no dia 21 de abril de 1945, quando a guerra estava na iminência de terminar. Eu liderava uma patrulha de cinco Tempests ao longo da estrada que liga Osnabruck a Bremen, por sobre o lago Dummersee. Pilotávamos o melhor caça que a RAF possuía e a guerra estava preste a terminar. Estávamos super confiantes, mas nas últimas semanas a 1/JG26 havia derrubado 14 Tempests!!!
De repente, um Focker Wulf 'Nariz Comprido', surgiu das nuvens e antes que eu pudesse ter qualquer reação, meu ala esquerdo explodia em chamas, para logo em seguida outra explosão acontecer do meu lado direito, e eu só tive tempo de ver o vitorioso Fw 190 desaparecer entre as nuvens para surgir em seguida acima da superfície do lago Dummersee.
Chamei pelo rádio o outro ala, o australiano Bay Adams, e ordenei-o que assumisse o comando da esquadrilha. Disse ainda “Me cubra. Deixe o boche comigo. É um alvo fácil”. Essa seria uma frase que ficaria em minha memória...
...Empurrei a manete de potência ao máximo, e o Tempest mergulhou a 800 km/h. Nivelei bem em cima do lago e aproximei-me do Fw a uns 400 metros. Pensei que estivesse com vantagem, pois estava com o sol por trás. Ajustei o visor, armei os quatro canhões e quando levantei a cabeça o Fw não estava mais lá. Meu Deus, onde esta o boche?

Esse cara deixou-me aproximar, fazendo-se de morto, e quando estou ajustando o visor desaparece. Quase que por instinto, vislumbro uma sombra acima do meu avião. É o Fw que sobe como um foguete. Automaticamente puxo o manche e subo atrás do alemão, vendo a parte inferior do Fw suja de óleo. Continuo subindo, e de repente meu Tempest estola. Fico completamente atordoado, pois entrar em um stol num Tempest a menos de 3.000 metros é terminantemente proibido. Estou em pânico. Corto o fio da “overspeed”, e faço uma manobra maluca na tentativa de recuperar velocidade, mas onde está o Fw? Perdi-o de novo. Sinto o BANG de um obus na capota do motor e em seguida um outro. Meu coração dispara. A hélice para, e observo fumaça saindo dos escapamentos. Ninguém pode imaginar a sensação que um piloto sente neste momento. Todas as palavras desaparecem e o medo toma conta de seu corpo, mas eu ainda estou vivo.
Como sempre, foi uma questão de centímetros. O primeiro obus atingiu a blindagem do tanque de combustível, e o que seria se a blindagem não suportasse o impacto. Comecei a planar, se é que posso dizer que um Tempest plana. Eu estava muito baixo para saltar de paraquedas e por isso entro em pânico de novo. Tento destravar o canopy, para ejetá-lo, mas o mecanismo não funciona. Olho para cima, e vejo uma fuselagem de cor ocre com manchas verdes, faixas vermelha e amarela na cauda e uma cruz preta. Que bela máquina. Faço uma aterrisagem forçada após deslizar por mais de 100 metros de lama..."


SP!

Sokol1
Rossner

Post by Rossner »

Que história!!!!!!!
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 01_Urubu »

Já lí este relato no "Grande Circo", mas de forma completamente difernete. Salvo engano, ele começa dizendo qeu vê o FW na superfície do lago, diz que vai ser fácil e mergulha, o Fw manobra e o abate.

Se também não me engano, depois que pousa de barriga, o Fw faz uma passagem baixa e Closterman diz que pensou que o FW fosse estreifá-lo, mas não, o alemão passa sobre sua aeronave abatida e sai balançando as asas.

Vou catar aqui.
*Alis Grave Nil*
Sydney

Post by Sydney »

Sokol,

Eu me lembro desse relato. Não lembro na versão antiga (Flamboyant), mas tenho certeza de te-lo lido na versão nova (2004), pois a mesma tem mais coisas que a antiga e uma nova revisão e formato.

Abraços,
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 01_Urubu »

Então é isso, pois a minha versão é antiga e tenho certeza que lí isso, mas não desa forma :)
*Alis Grave Nil*
User avatar
04_Nospheratus
Ala
Ala
Posts: 1542
Joined: 18 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi

Post by 04_Nospheratus »

Uruba, vc postou essa versão no forum, em 2002 :roll:
Tenho certeza ;)
Senta a Pua!

"O essencial faz a vida valer a pena" (Miguel Villar)
"O dedo aponta a lua. O sábio olha a lua. O tolo olha o dedo". (Ditado Zen)
Tempest

Post by Tempest »

Salute!!!


Versão nova de O Grande Circo? Onde? É em inglês? Qual a editora?



Senta Pua!!!!!
Post Reply