Thrustmaster TPR, USAF headset, F-18 grip

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Re: Thrustmaster TPR, USAF headset, F-18 grip

Post by 21_Sokol1 »

Em Francês. Aos ~2:40 se percebe bem que o "stop" central continua, o que nos CH/Saitek eram defeito agora no TPR virou "feature". :)

https://youtu.be/yMK8fks7N88
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40_Griffon
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Re: Thrustmaster TPR, USAF headset, F-18 grip

Post by 40_Griffon »

Da pra notar a quantidade de peças plásticas utilizada neste pedal. Só mesmo recebendo de graça pra falar que estes pedais são melhores e mais precisos que o MFG Crosswind que nem o gringo no primeiro vídeo disse. :lol:
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Re: Thrustmaster TPR, USAF headset, F-18 grip

Post by 21_Sokol1 »

Mais um review - desta vez no velho e bom estilo escrito, do TPR, o autor também recebeu a unidade "free" da TM.

Seu referencial em pedais são os Slaw "Friedrich" e RX Viper.

https://arstechnica.com/gaming/2018/09/ ... im-pedals/

No review a TM explica porque usou a velha "pinça" no mecanismo de centralização e não algo mais "high tech": porque este sistema é mais amigável para o "Average Joe Simmer" ajustar, o que os inumeros "dramas" de mudança de CAM nos forums por ai corroboram. :P
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DocFlyer
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Re: Thrustmaster TPR, USAF headset, F-18 grip

Post by DocFlyer »

Grande Sokol
Faz tempo que não faço um post aqui e pensei no TPR quando vi a analise da "FSElite".
Mas você, também apaixonado pelo hardware físico e eletrônico para Sims, já saiu na frente 8)

Fiquei encantado com o TPR, pois montei um satisfatório pro meu cockpit, no entanto tenho pensado em 2 Ups.
Image

Uma deles seria fazer um Grip novo do TM-Warthog, moldando e criando uma forma para replicar e quem sabe até produzir pro pessoal. Não seria em fibra pois não vejo um bom acabamento. Não seria em nylon ou injetado pois o custo é alto. Haveria a possibilidade do impressão 3D, mas ficam duvidas da resistência e preço. Minha visão seriam polímeros acrílicos, resinas ou epóxi.
O que acha? Tem algo mais em conta no mercado pra aliviar o peso do Joy TM sobre o mecanismo? (nada de extensão que ferra com o mecanismo)

Já os pedais seria mais parecido com este e dos russos, pois acho bem confortável quando piloto real uma ANV com mecanismo superior de pedais. A lateralização, tipo caça dos simuladores não me agrada.

Aliá tenho um Rudder F16 pouquíssimo usado que fiquei enrolando pra instalar uma placa para USB, se te interessar...

Sds DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
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Re: Thrustmaster TPR, USAF headset, F-18 grip

Post by 21_Sokol1 »

Imprimir um grip em 3D é viavel, porém requer acabamento (lixar) manual, mas o custo da impressão com qualidade (ex. Shapeways) ainda é alto, mais de $100. Exemplos:

http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/t ... ost4392934
https://forums.eagle.ru/showthread.php?t=204678

A vantagem do mecanismo pendular do TPR é manter a distância entre os pés sem variação*, além de permitir - se quiser, manter os calcanhares no chão.

* Similar ocorre nos pedais VKB, CH, Saitek e TFRP, embora os mecanismos seja diferentes.

Nos pedais com mecanismo baseado em paralelograma - Baur, MFG, Slaw quando na posição toda para frente ou para trás esta distância lateral diminui. O mesmo ocorre neste seu pedal tipo "Zeke", que além disso induz a uma torção no pé.

Quanto a alternativas a impressão 3D pelo que pude deduzir os grips da VirPil (VPC) são produzidos com plástico, mas por um processo em que os moldes não são preenchidos por injeção industrial, talvez por centrifugação ou vácuo*, mas o acabemento é bem inferior ao de grips produzidos por injeção industrial.

O KG-13 B do Cheeb2006 tem o molde preenchido com plástico - de uso a frio, em camera de vácuo.
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Re: Thrustmaster TPR, USAF headset, F-18 grip

Post by 21_Sokol1 »

É fácil instalar damper (para motocicleta) no TPR:

Image
https://forums.eagle.ru/showthread.php?t=233405
https://www.ebay.com/itm/US-Ship-CNC-St ... 2738599044

A posição inclinada faz com que o damper trabalhe em arco e assim não limite o curso do pedal, o que ocorre se instalar na vertical.
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Re: Thrustmaster TPR, USAF headset, F-18 grip

Post by 40_Griffon »

Thrustmaster TPR com precinho! Precinho de Honda Biz usada :rofl:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
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Re: Thrustmaster TPR, USAF headset, F-18 grip

Post by 21_Sokol1 »

Bom, o grip F-18 AddOn para o Warthog é real, e caro:

Image

199,99 EUROS na Amazon.de

https://www.amazon.de/Thrustmaster-F18- ... p_s_a_1_31

O numero de funções é o mesmo do Warthog, 19 botões + POV HAT.
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Re: Thrustmaster TPR, USAF headset, F-18 grip

Post by 40_Griffon »

Tem um cara em um grupo do FB que eu coloquei o anuncio que já fez a compra.

Fez questão de colocar até quanto vai pagar :lol:
Subtotal: EUR 168,06
Embalagem e envio: 20,60 euros
Total sem IVA: EUR 188,66
IVA incluído: EUR 0,00
no total:
Pagamento antecipado da taxa de importação EUR 179,45
no total: EUR 368,11
Conta total: BRL 1.735,41

Fala sério... Sapoha ficou mais cara que um add on de volante. Thru$tma$ter deve ter pago caro pela licença desse grip.
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Re: Thrustmaster TPR, USAF headset, F-18 grip

Post by 21_Sokol1 »

168,06 EURO é ~$187,00 talvez esse seja o preço da Amazon.com

Comparativamente o HOTAS F-18 da WingWing por $800 é até razoavel, e o HOTAS deles - pelo menos nos renders, é o "mais real" :P visto até agora, vide o longo curso (22,8cm) do thottle.

Um VPC T50CM2 grip + T50CM2 base + T50CM throttle é 160+290+350 = 800 EUROS = $890,00
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Re: Thrustmaster TPR, USAF headset, F-18 grip

Post by 21_Sokol1 »

E o preço oficial da Thrustmaster (SRP) para o F-18 HOTAS Add-On acabou saindo ainda mais caro: $ 229,99 :tmi:

Image

http://www.thrustmaster.com/en_US/%D0%9 ... ility-date

Mesmo que viesse com uma base de Warthog de brinde ainda estaria caro. :P

BTW - $169.99 na Amazon.com:

https://www.amazon.com/Thrustmaster-VG- ... B07H1Z3L67

"Review" promocional:

http://www.checksix-fr.com/test-thrustm ... 8c-hornet/

A empuhadura é de metal - assim o "realistic feel" (de Colt1911 :P ) fica mantido, já a concha dos HAT's é de plástico (o que ajuda a reduzir o peso - ficando em 834 gramas contra o ~1Kg do Warthog). ;)

"(D)umboxing" - o cara parece qe não notou que os HAT's tem um botão central, pressionando:

https://www.youtube.com/watch?v=4LWJtD8IRzo

Outro "review" (promocional), o cara exagera no entusiasmo:

https://www.youtube.com/watch?v=4hWYPtJcUTk

"It feels very nice in hand and is a massive upgrade over the old A-10C style grip."

"...far more precise" - com a mesma base do Warthog?

De qualquer forma - basedo no grip F-15'ish dos antigos Suncom, a ergonometria deste design - aperfeiçoada para o F-8, é mais confortavel que os os grips F-16'ish. Mas os dois botões na frente requerem ginástica.

Ralfidude, destacando os inconvenientes para uso sobre o desktop:

https://www.youtube.com/watch?v=gDMIODVTwNw

https://www.youtube.com/watch?v=DfS-RBSRx8s
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Re: Thrustmaster TPR, USAF headset, F-18 grip

Post by 40_Griffon »

Sokol,me tira uma dúvida por favor.
Meu irmão vai para Orlando semana que vem com a namorada então estava pensando em aproveitar para pedir para ele trazer um TPR pra mim, só que ai me veio uma dúvida... Com os três eixos do TPR + os eixos do throttle do Warthog + os eixos da minha base T-50 da Virpil isso não pode geral algum problema com o DirectX do Ruindows? Sem falar que eu ainda uso dois MFD's da Thrustmaster.
Posso pedir sem grilo ou será que terei problemas?
Eu ia esperar os pedais da Virpil, mas tenho receio das primeiras unidades sairem com defeito e também pela questão dos atrasos da entrega. Os CH pro Pedals que você modou pra mim eu dei para um amigo meu da FAB para ele montar o cockpit dele, estou usando um TRudder MKIII a algum tempo que herdei do meu amigo piloto civil que foi pra China e deixou ele de presente pra mim, o botão que uso no Warthog para freito (paddle pinkie) está com um pouco de mau contato por conta dos anos de uso então queria dar um upgrade nos pedais.
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Re: Thrustmaster TPR, USAF headset, F-18 grip

Post by 21_Sokol1 »

Não, o limite de 8 eixos do Windows é por controle.

Só é problema para aqueles gringos "hardhead" que inventam de combinar Warghot joystick, throttle e TPR ou TFRP como um controle virtual só no TARGET, ai ultrapassa o limite e tem que excluir algum eixo.

Compra botão do NKK MB2000 para substituir os botão do "paddle" do Warghot - serve também para o "pinky" e "wepon release".

Tem quase o mesmo "feel" do OTTO P1-1111 que precisa de 2.5 libras de força para atuação, o MB2000 é 2 libras, mas não custa caro como o OTTO, é coisa de $5.

https://www.nkkswitches.com/pdf/MB2000Bushing.pdf
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Re: Thrustmaster TPR, USAF headset, F-18 grip

Post by 40_Griffon »

Já estou com ele instalado, acho que achei uma configuração ideal no angulo dos freios e do eixo do pedal.

Realmente o movimento pendular, por mais que tenha a centralização em pinça faz a diferença no controle da aeronave, você consegue um movimento mais suave com o pé mais calçado no pedal e pode fazer ajustes mais precisos para corrigir por exemplo o efeito do torque na decolagem com o Mustang e outros warbirds. No Huey não achei que mudou muito a minha pilotagem do que eu já conseguia fazer com o VKB MKIII, isso foi bom porque ainda consigo manter um pairado e as manobras como eu fazia antes. Mordi a lingua achando que iria me arrepender.

Os únicos pontos negativo dos pedais que encontrei é que ao menos no lado direito onde você tem um parafuso onde faz o ajuste do angulo do pedal este veio com um pouco de folga, algo que posso resolver com uma arruela para preencher este gap que meio que deixa um "jogo", nada que atrapalhe, é mais tique de virpil chato :emo: :rofl:

O outro problema que achei é que ele não consegue ficar 100% centralizado no eixo Z se você não adicionar uma deadzone na calibração, mesmo com as duas molas, então você tem que ajustar essa deadzone com os dois pés no eixo Z e assim quando você estiver em jogo o eixo do leme estara sempre centralizado, se você não fizer isso tem que ficar sempre corrigindo uma perna e isso com o tempo de jogatina acaba ficando cansativo, basta aplicar um pouco de deadzone e problema resolvido. Isso era uma coisa que com o Pro Pedals acontecia também, mas neste como é mais robusto e pesado nas peças fica mais notável, já no VKB T-Rudder não acontecia, usando ou não o software, mas ai já é a questão do estilo do pedal mesmo.

No geral, as impressões iniciais são muito boas, a maioria das partes nos eixos é de metal, o pedal em si é muito bem acabado e confortável de se usar até no modo Flintstones, a unica parte mais frágil que notei é o ball joint que linka o eixo do pedal com os freios, é visivel ser bem fraquinho então tenho que tomar um belo cuidado pra não quebrar aquilo, mas de resto acho que vai durar bastante tendo cuidado. :)
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Re: Thrustmaster TPR, USAF headset, F-18 grip

Post by 21_Sokol1 »

Pilotanto helicoptero tente usar o pedal com o calcanhar no chão, deve ficar menos cansativo.
...a unica parte mais frágil que notei é o ball joint que linka o eixo do pedal com os freios, é visivel ser bem fraquinho então tenho que tomar um belo cuidado pra não quebrar aquilo,
É, foi essa parte que um gringo conseguir quebrar. :P

A propósito por quanto vendeu o T-Rudder (MP se preferir)?
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