IL-2 Sturmovik: Great Battles = Desenvolvimento

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
User avatar
thiagolpv
Posts: 170
Joined: 29 Sep 2017 13:46
Location: Barbacena MG

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvimento

Post by thiagolpv »

Comprei a pré-venda do Bodenplatte :inlove: , só aguardando o early access... :P
Por hora estou muito satisfeito com a série.
AMD Ryzen 5 3600 (OC 4.35GHz) | AsRock Fatal1ty X370 Professional Gaming | G.Skill Ripjaws @3200MHz | PCYes 750W Bronze| Kingston A400 480GB | Sapphire RX 5700 XT Pulse (OC 2100MHz) | Dell AW2518HF @240Hz | Win10 Home x64
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvimento

Post by 21_Sokol1 »

Os primeiros aviões do 'BaBo' estão voavéis para quem fez pre-order.

Image

Mk.IXe Gyro Gunsight

https://youtu.be/gYrgxCS0nmo

Spitfire Mk.IXe LF e HF
Bf 109 G-14
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvimento

Post by 28_Condor »

S!

Esse mané aqui se entusiasmou tanto que foi perseguir o Bf com foguetes nos trilhos e sem setar o span do Bf na mira :P

https://www.youtube.com/watch?v=f2N2VqPt9Co

Agora, uma coisa que deveriam melhorar é o lod desses aviões, que para mim parecem genéricos à longa e até à média distância :^)

Já fiz algumas friendskills por causa disso, e olha que nunca fiz nenhuma no velho CloD, onde tenho 10 vezes mais tempo voado que no Bo$$$...


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvimento

Post by Furias »

<S>

Se vc acha que o Lod é ruim olha só isso aqui :

Image


Voltei a jogar um pouco online no wol e fiz uma tracks para ver o que eu não vi no jogo. . Os gringos no forum afirmam que com o VR é mais fácil identificar os pixels no jogo. Como nunca testei sou cético quanto a isto. Não é a toa que molecada vai em peso pra war thunder.

SP!
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvimento

Post by 28_Condor »

Não é a toa que molecada vai em peso pra war thunder
Pois é, se eles que tem vista boa tem dificuldades imagina nóis, velhinhos, tentando achar esses alvos... é dose :^)

Gostaria de saber a que distância é renderizado o primeiro LOD, porque geralmente quando enxergo um avião ele já está bastante perto, o que já é ruim quando o avião está à frente, imagina quando vem por trás... é como lutar contra naves klingon camufladas :D


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvimento

Post by Furias »

O primeiro dot surge por volta de 9 km , um lindo ponto cinza , que é muito dificil de ver. E se ver não dá pra saber o que é. A identificação é mais fácil a partir de 2 km de distância. Às vezes consigo identificar um pouco mais longe mas depende muito da posição; e em muitos casos, mesmo de perto paira muitas dúvidas.

Ontem resolvi voar alto. A boa notícia é que eu voltei pra base. A noticia ruim é que encontrei um único yak que foi prontamente dilacerado pelos 109s de plantão. Lá no alto vc praticamente só encontra aviões blues que ficam mergulhando um no outro :P.

Como jogo , sem entrar no aspecto "simulação", é muito lento. Meus filhos não gostam do il2:"Pô Pai muito parado, não acontece nada. " Eles não veem a a menor graça no jogo :( . Só acham bonito mas chato.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvimento

Post by 28_Condor »

S!

Até o DCS tem uma renderização melhor, nas poucas vezes que joguei online foi muito mais prazeroso nesse aspecto.

Bem, a molecada de hoje não tem paciência alguma, mas acho que simuladores sempre atraíram um pessoal mais velho, especialmente nessa área da simulação WWII que requer alguma paixão por História...


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvimento

Post by 21_Sokol1 »

Além da "ação rápida", os atuais jogos abusam do "guiar o jogador pela mão" - ex. com silhueta de inimigos através do terreno, etc. - vide FC5.

O teaser to BF5 provocou protestos pelo fato de ser ambientado na WWII, dizendo que melhor seria se fosse (de novo) Guerra "moderna" - do Golfo, do Afeganistão... pelo simples fato de que nestas as miras das armas seriam ACOG. Esquecendo que são guerras assimétricas e nem 0,01% dos "terroristas" tem miras ACOG.
:P

Notei que "fenomeno" semelhante esta acontecendo com os "flight games", alguns (mesmo old crow) não sabem "voar" se não tiver um "HUD/Tek'chato" mostrando '%' e informando coisas idiotas como "cockpit lights ON" - Pô, será que o mané não esta vendo o cockpit iluminado? |(
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvimento

Post by 21_Sokol1 »

28_Condor wrote: 01 Jun 2018 19:07 ... imagina nóis, velhinhos, tentando achar esses alvos... é dose :^)
Aceite os fatos e use icones: :lol:
On 5/26/2018 at 9:11 AM, wagslead said:
I really hate to jump into the middle of this, however there is a lot of confusion here.

In RL I flew a number of different fighters, I have two combat tours in Vietnam that included several engagements with MiG-21s and -19s, went through TOPGUN after Vietnam, instructed ACM for several years, was a test pilot for the F/A-18A & B, and have 4,600 hours of flight time, most of it in jet fighters.

In RL combat or ACM practice it was unusual for any of us to acquire a visual on another fighter at more than 4 - 5 miles (about 6.5 to 8 km) and get a positive ID at that distance.

Sometimes we could get a tally or visual a bit further than that if all aerial conditions were perfect.
In a head-on pass at 500+ KIAS each, s**t happens fast; even a tail-chase could go quickly if the other guy was real slow and you didn't control your overtake.

I only fly SP and I use icons. I fly this sim only for the enjoyment it gives me and at 72 years of age, I'm quite happy with that. Use this info or don't use it - it matters not to me.

But don't expect to get ID's on another fighter size a/c who doesn't want you to see him (or her, to be PC) at 10 miles or more - just doesn't happen.

S!
Wagslead
https://forum.il2sturmovik.com/topic/20 ... ent=622294
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvimento

Post by 28_Condor »

S!

O problema não é esse não, 3km já estaria ótimo se os lods fossem de boa qualidade, mas não são, até aprendi a reconhecer razoavelmente a diferença entre BFs e Yaks a algumas centenas de metros e já não fico tanto correndo literalmente atrás do prejuízo, mas a diferença com o "velhusco" CloD é grande, já que lá a silhueta de linha retas do BF já é discernível a 1km, enquanto no Bo$ ela é arredondada até de perto :^)

Se for perto de nuvens, então piorou: a silhueta fica toda difusa como em televisores antigos com chuvisco :P


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvimento

Post by Furias »

<S>

Interessante, o piloto veterano usa ícones :rock: , vejo que nos ceguetas (e sem paciência) estamos muito bem acompanhados.

Dos servidores online atuais apenas o DED normal que usa ícones tem uma população que permite a jogatina. A maioria que frequenta lá não joga no WOL, ou se joga é uma vez ou outra. No il2 véio como a população era enorme comparada com a atual era possível ter servidores de todos os tipos e gostos sempre cheios. Uma pena que não deram maior atenção aos ícones como era no original em que se podia editá-los numa boa.

Postei a foto com e sem ícones no post gringo pra ver a reação ...Claro foram educados mas lá no fundo a culpa é do seu monitor que não é bom , vc deveria usar VR ou 3 monitores de uma vez só :P

Eu uso track ir , sem ícones ainda é fácil perder o alvo , inclusive a curta distância nas 6 horas. Talvez seja por que o contraste seja muito baixo. Tinha o mesmo problema no il2 véio :lol: Enfim uso ícones sempre que possível ou então não jogo mais. E olhem que tenho jogado muito pouco.

SP!
User avatar
37_Tupan
Marraio
Marraio
Posts: 1172
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Vila Velha - ES
Contact:

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvimento

Post by 37_Tupan »

S!

Estou aliviado em saber que não sou só eu que não enxergo nada!

No IL-2 eu estava acostumado a jogar sem ícones mas estou achando mais difícil agora. Não sei se é mais difícil mesmo ou se é a falta de costume. :(

Acompanho esse debate desde o IL-2... De qualquer modo, sempre vi os depoimentos de pilotos ou ex-pilotos de combate falando da dificuldade de avistar os aviões inimigos. A questão dos 10 km para aviões grandes e 5 para pequenos me parece quase uma constante. Uma boa noção a gente pode ter ao pensar nos jatos comerciais (que são grandes) voando a 10 ou 11 km de altura e que só são facilmente identificáveis por causa das trilhas de condensação. Apesar disso há depoimentos de pilotos que avistavam aviões a 50 ou mesmo 80 km na Segunda Guerra, mas isso em missões de escolta em grande altitude olhando contra um céu azul com as condições a favor e localizando esquadrilhas inimigas. No geral a distância de avistamento parece ser mesmo 5 a 10 km variando com as condições climática, iluminação, velocidade relativa, ângulo de visão, altitude relativa (acima ou abaixo), etc...

Mas nada me tira da cabeça que é mais difícil no simulador do que na vida real.

Essa imagem postada no fórum do Sturmovik.com onde o Furias postou é ilustrativa:

https://forum.il2sturmovik.com/topic/20 ... ent=626527

Mesmo sabendo onde está o Yak-1 é difícil vê-lo a 1,1 km!!!

Tudo bem que não dá para comparar você no chão ou no conforto da cabine de um avião comercial com um piloto em combate, ainda mais na Segunda Guerra, mas me impressiona que eu consiga localizar com alguma facilidade os aviões (mesmo os pequenos) e helicópteros em aproximação no aeroporto a uns 4 ou 5 km de distância e não consiga fazer isso no simulador mesmo sabendo em que direção estão os aviões!

Alguém vai lembrar que estou descrevendo situações em que a visão é debaixo para cima. Mas quando você se aproxima para pouso em um voo comercial você consegue ver os veículos nas ruas de forma muito melhor do é possível no simulador... Não estou falando de identificar qual é o veículo, mas de ver que tem veículos individuais na estrada. No simulador já é difícil ver a estrada!

Outro post ilustrativo é esse:

https://forum.il2sturmovik.com/topic/20 ... ent=626551

Mas é até fácil de entender essa dificuldade...

Os monitores têm limitações físicas. Pelo que o Furias falou o avião se torna visível a 9 km como um dot. OK. Só que na vida real um dot não surge e 9 km... Ele "vem surgindo" aos poucos até se tornar visível dependendo da acuidade visual da pessoa e de sua concentração. E mais importante: o diâmetro angular de um dot na tela do computador me parece ser menor do que um avião a 10 km na vida real. Essa é a questão.

Eu atualmente tenho um monitor de 32 pol e sento com os olhos a uns 70 cm da tela. Se a resolução é 1360 por 768 a diagonal tem 1562 pixels. Com 32 pol de diagonal temos 81,28 cm e um pixel terá 0,052cm ou 0,52mm. Com os olhos a 0,7 m do monitor isso representa um tamanho angular de aproximadamente 0,043 graus. Para comparação a Lua cheia tem um tamanho angular de cerca de 0,5 graus. Um avião de 9 m a 9 km de distância tem um tamanho angular de 0,057 graus. O tamanho do dot é 25% menor no monitor. Não é muito mas junte a isso os dois fatos a seguir.

1) O fato de que o tamanho angular é menor implica que as velocidades angulares são menores! O que detectamos primeiro a longa distância é o movimento do dot. Se ele se move mais de vagar é mais difícil de detectar.

2) Um monitor de 32 pol a 70 cm dos olhos tem um tamanho angular de uns 54 graus. O ângulo de visão de dentro do cockpit do BoS me parece ser maior do que isso... Ou seja, o jogo comprime uns (sei lá, não achei dados, alguém tem?) 90 graus de visão em 53 graus. Isso faz os tamanhos relativos ainda menores deixando tudo mais difícil...

Junte a isso o contraste menor que o monitor tem em relação à vida real...

Ou seja, se já é difícil na vida real é mais ainda no monitor.

Resumindo: escrevi tudo isso na verdade para dizer que essa questão não tem solução... :hai:

A não ser que se adote aqueles dots gigantes que geraram polêmicas num dos upgrades do IL-2, não tem muito o que fazer. E aqueles dots arruinavam praticamente qualquer chance de aproximação furtiva... Imagina a então os ícones...

O negócio é se acostumar.

SP!

PS: concordo com o Furias sobre a maior diversidade de servidores no velho IL-2. Assim havia servidores cheios com diferentes ajustes para todos os gostos.
User avatar
37_Tupan
Marraio
Marraio
Posts: 1172
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Vila Velha - ES
Contact:

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvimento

Post by 37_Tupan »

S!
21_Sokol1 wrote: 03 Jun 2018 14:05 Notei que "fenomeno" semelhante esta acontecendo com os "flight games", alguns (mesmo old crow) não sabem "voar" se não tiver um "HUD/Tek'chato" mostrando '%' e informando coisas idiotas como "cockpit lights ON" - Pô, será que o mané não esta vendo o cockpit iluminado? |(
Visto a carapuça. :angel:

Sempre tive uma dificuldade enorme em voar sem o "HUD". Acho a leitura do painel difícil pelas limitações de visualização do monitor. Vejo o exemplo dos simuladores de carro. Todos dirigimos e estamos acostumados a isso, mas ler o painel do carro no simulador é mais difícil que na vida real. O mesmo ocorre com o painel dos aviões.

Se o avião usar o sistema imperial então, ferrou!

Sempre dependi muito das informações de altitude e velocidade no "HUD".

SP!
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvimento

Post by Furias »

<S>

Resumiu bem Tupan: monitor. E quanto mais texturas e cores acrescentadas ao jogo mais difícil vai ficando a visão.

Tem um detalhe , o arco de visão do jogo é muito estreito e a ausência de contraste prejudica( não existe :P) a visão periférica no modo " realistico". Já no arcadão o hud e os icones funcionam como um substituto permitindo vc ver o painel sem desviar a cabeça e seguir com a visão o alvo, aliás imaginou dirigir tendo uma visão estilo il2 :tmi: ?? Não daria pra ver uma placa sem zoom e os carros iam sumir na sua frente :lol:
calinho
Posts: 358
Joined: 16 Jul 2012 14:35
Location: Brusque - SC

Re: BoS = IL-2 Sturmovik-Battle of Stalingrad - Desenvolvimento

Post by calinho »

Nosso amado P-47 começa a tomar forma

Image
Image
Post Reply