Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
MadMax
Posts: 91
Joined: 21 Apr 2003 21:00

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by MadMax »

Apache, achei o cabo, agora só preciso saber pra onde mandar.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

Outro projeto de customização de Suncom SFS (este parece que foi terminado). :lol:

http://www.gerryk.com/node/46
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Olá Estou de volta!!!

Resolvi tentar a troca da placa pelo modelo FUSBA http://realsimulator.com/html/fusba.html

Hoje chegou a placa e finalizei a instalação conforme os vídeos tutoriais !!

Porem quando fui calibrar após instalado verifiquei que os botões do Stick estão com mau funcionamento. Por exemplo clico no botão 21 e o que acende o referente a china hat de trim, parce interferencia, nao sei se é a palavra certa estou tentando identificar o que está ocorrendo porém meus conhecimentos de eletrônica são limitados, alguém poderia me ajudar ??

abraços
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

Se não estiver acendendo dois ao mesmo tempo não tem problema.

Estes joysticks Suncom funcionavam emulando teclado, por isso seus botões e HAT's podem não seguir o padrão típico de outros joysticks.

Mas quando assimilar nos jogos não faz diferença se no Windows o HAT aparece como botão.

Ou tente o suporte da RS com certeza podem ajudar.


Não é lá muito animador dizer isto, mas não tenho muita confiaça nestas FUSBA.
Porque usa-las pressupõe-se que o joystick esta em perfeito estado e como os Suncom são antiguinhos podem ter componens do PCB controlador (resitor, capacitor) já "sem vida".
No Eagle tem um caso em que um dos HAT do Suncom SFS (throttle) não funciona um ângulo com o FUSBA.

Com o TUSBA (para o TQS da Tm) é menos problemático porque esse throttle é "slave" do joy Cougar, basicamente só tem fios e alguns diodos dentro.
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Obrigado Sokol por sempre está disposto a ajudar!!

Bom aparentemente não acende dois ao mesmo tempo porém todo botão que clicko ele as vezes pisca e tende a acender o botão do HAT trim DW , alguns botões do Grip acontece isso outros não se manifestam , o do throtle tá direitiniho !

Todos eixos estão funcionando perfeito, o problema esta no botões do grip

Pode ser algum botão defeituoso ?
Testei os diodos comum multímetro e aparentemente estão corretos !
To Cabreiro !!!

vlw
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

Só se o botão estiver meio "agarrado" para ficar dando contato intermitente.

Veja se consegue testar com o multímetro nos pinos do micro-switch correspondente.
Se sem estar apertado estiver fechando o circuito, o que o multímetro acusará.
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Testei os botões e estão bons !!! notei que qualquer botão que eu click ele acende o de numero 25

tem alguns botões que nada acontece qnd clickados !!!

Não tenho a mínima noção do que pode ser !!!
pode ser algum desses CI ou diodos ? ?

:worried:

abraços
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

Mas se o botão "fantasma" é no joy' e como ele tem só 9 botões físicos mais o HAT, não tem problema acender o numero 25 junto - o FUSBA deve ter capacidade de gerenciar mais botões, assim este botão fantasma é um efeito da matrix, já que acima do numero 9 não tem diodos obrigando a corrente seguir apenas em um sentido (o que evita os botões fantasma).

Se- verificando no painel de controle do Windows > Controladores de jogos ou algum programa de testar josytick - apertando o gatilho ele acender corretamente e junto acender o botão 25, nos jogos será registrado só o gatilho.

Teste os botões do josytick em um jogo e veja se não causara efeito colateral indesejado.

A não ser que o FUSBA use modos, por ex. modo1 botões 1 a 9, modo2 mesmos botões viram 10 a 19... etc.

Um exemplo um pouco diferente mas demonstra como funciona para os jogos.

O joy' Combatstick "Frankstein" que uso tem 10 botões físicos + HAT, mas a controladora Mjoy suporta 24 (+HAT).

Então posso usar alguns destes botões extras da controladora com o keymapper Joy2Key, usando uma função deste software em que um ou a combinação de dois botões físicos do joy aperta um terceiro virtual.

Assim se aperto o botão 4 + 6 o Joy2Key aperta o botão 11, que existe na controladora mas não existe no
joystick, mas se eu não definir uma função para o botão 11 nos jogos, tanto faz ele estar aceso (apertado) ou não. ;)

No caso "Quo aboundate non nocere".
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

O que tá acontecendo é que somente alguns botões estão funcionando ... e dentro de jogos clicko no botão do gatilho por ex: botão 21 ele em seguida acessa o botão 25, mudando a configuração do botão no jogo!

Será que pode ser problema no Circuito integrado ?

pelo que vi tem 13 botões no stick e desses 13 somente 4 funcionam... pra vc entender direito acho que só fazendo um vídeo!!!

Vou fazer e postar pra vc ver

https://www.youtube.com/watch?v=aQmgO8o ... e=youtu.be[/video]

abraços
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

Sim contando com o POV HAT (o China-trim) são 13.

Originalmente o joy' era visto no Windows como um joy de 4 botões e 2 eixos, o básico da gameporte (que permitia ligar dois joys de 2 eixos, 4 botões cada).
O restante das funções era emulado via teclado.

O que este FUSBA faz é pegar estas informações de 2 eixos, 4 botões mais telcado e enviar via USB.

Algum destes Suncom tinha uma chave na base, e uns LED para permitir MODOS (3 ou 4), não seria o caso deste ai?

Este FUSBA não tem nenhum manual/documentação?

Bem, aqui no SimHQ um tal de Dragon62 - parece ser da Real Simulador diz que inicialmente o Talom é parcialmente suportado pelo FUSBA - o POV HAT não é entendido, mas na última postagem diz que o novo firmware da suporte total, inclusive para o POV HAT.

http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/t ... ost4045246

https://www.youtube.com/watch?v=yLXWqIUalvA

O FUSBA foi desenvolvido para tornar o Throtte SFS num dispositivo USB, vomo bonus tem uma gameporte onde pode ser ligado um josytick gameporte, este enviara sinais como projetado originalmente, ai diz que o Talon envia letras (A,B,C...L) que precisam ser programadas:

http://realsimulator.com/html/fusba.html
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Sim esse tem uma chave na base e mais 4 botões !! Essa chave aparentemente nao funciona as vezes o led pisca não permanecendo acesa !! A Versão de Firmware do soft que estou usando é 1.03!!

Tem sim um pdf... vou ler esse pdf direitinho, esse e o problema de ser leigo acho logo que está com algum tipo de defeito !

Vou ler direitinho esse links que me passou!!!

vlw
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

Veja o manual do FUSBA, fala de ligar o cabo de teclado PS2 no joystick TALON, que faz justamente os dois HAT's (Castle e China) do joy' funcionarem:

http://www.realsimulator.com/FUSBA_stic ... amming.pdf

Note que os joy' Suncom tem tres modelos: SFS, Talon e Eagle, identifique qual é o modelo que tem ai.

Os dois últimos sem programar as teclas via PS2 só 4 botões funcionarão (já que é o que era/é o final que é enviado via gameporte).
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

O que eu tenho aqui éo F-15 Talon !
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

Bem, então parece estar de acordo com a descrição da Real Simulator.

Os botões e HATs trabalham enviando código de teclado - acho que da para testar isso no Notepad.
O que tem que fazer é designar as letras que enviam, A,B,C... L para fazer as funções nos jogos, mover POV, trimar, etc.

O botão pequeno liga a emulação de teclado - com ela desligada o Talon é só um joy de 4 botõese dois eixos e os HAT's "teclado".

Com a emulação ligada tem 12 funções (teclas) nos 4 botões e 2 HATS, e como tem 4 slots de memória (os botões da base) teoricamente tem 48 funções no total - se entendi isso direito - mas no FUSBA colocaram só um ativo, recomendam usar com a emulação ativada... :)

O problema que estou vendo nisso ai que precisará de um teclado PS/2 e um computador com porta PS/2 nestes tempos de USB. :)

O jeito é ver se um adaptador PS/2 para USB para conectar o teclado (USB) resolve.

E não conecte/desconecte a tomada PS/2 com o computador ligado. :!:
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Perfeito entendi agora !!!
MAS mesmo com esses poréns teclas parecem esta sendo ativada sem que eu ative. Aparentemente acredito que pode haver algum problema com isso . Em game nas configurações as teclas acionam inadvertidamente sem que eu comande para tal. Mesmo com tudo isso era pra esse botões funcionarem normalmente.

Sokol muito obrigado por toda ajuda grande abraço meu amigo !
Post Reply