DCS - Kneeboard
DCS - Kneeboard
Dica para personalizar o Kneeboard nos aviões do DCS World.
"Background": (ou Tertúlia Flácida para acalentar bovinos) Mais de 1/2 decada depois resolvi "aprender a voar" no Ka-50 Black Shark, aproveitei uma "sales" do STEAM e paguei 21 Dilm'errecas na versão 2, que se considerar só em melhorias gráficas em relação ao 1 já valeu.
E o tal "ramp starter"? Tem tuto's no Youtube e PDF's por ai - um diz que leva 45 minutos para fazer o check list e ligar o heli...
Acontece que estes tuto's - assim como aqueles do CloD ensinando a ligar magnetos e operar a alavanca da bomba (sem saber se era de combustível ou hidraúlica) 29 vezes - são cheios de fantasias, os caras inventam de fazer o que nem pilotos reais fazem.
Inventam de checar itens, ex. nível de combustível, o que em simulador nunca falha, vai estar sempre o definido pelo criador da missão, então para quer perder tempo com isso?
O que precisa para ligar um motor?
Energia elétrica e combustível.
Então ligue as baterias, as bombas, a APU, a turbina 1 e 2, desligue a APU e pronto.
O resto é faz de conta. Em 7 minutos esta "read to go", e isso porque as turbinas demoram a atingir 7000RPM, nesse meio tempo ligue o resto das chaves (sistemas e luzes), o ABRIS - que movido por um "poderoso" 486DX2, leva uns 3/4 minutos para dar boot.
Resumi um destes PDF tuto's kilométricos em 7 páginas ilustradas - em .jpg - e coloquei no Kneeboard, o que é facil.
É só criar uma pasta KNEEBOARD em
C:\Usuários\(nome do usuário)\Saved Games(Jogos Salvos)\DCS\ *
Dentro desta pasta crie sub-pastas com os nomes do aviões, tem que usar os nomes da ED:
Uh-1H
TF-51D
Su-33
Su-27
Su-25T
Su-25
P-51D
MiG-29S
Mi-8MT
Ka-50
FW-190D9
F-86F Sabre
F-15C
A-10C
A-10A
Coloque na pasta do modelo apropriado (Ka-50)as imagems - em .jpg ou .png (extensão em minúsculo) que aparecerão no Kneeboard (RShift+K), para avançar ou retroceder use (RShift+[ e ]).
As imagens podem ser qualquer tamanho, desde que no formato 3:4 (retrato).
Por default o Kneeboard aparece do lado direito e embaixo da tela, como uso 2 monitores (resolução diferentes), com a tela do SHKVAL no segundo, reposicionei o Kneeboard para aparecer do lado direito mas em cima, pois como esse monitor é menor cortava uma parte se na posição default.
Para isso edite o arquivo:
...DCSWorld\Scripts\Aircrafts\_Common\Cockpit\View portHandling.lua
Linha 29
ORIGINAL: dedicated_viewport = {default_x,default_y,default_width,default_height}
Mude para: dedicated_viewport = {2150,15,460,690}
Os números definem a posição do Kneeboard numa tela (combinação dos dois monitores) de
2624 (soma da horizontal dos dois) x altura do maior. No caso é:
A 2150 pixels da margem esquerda (X), a 15 pixels do lado superior (Y), 460,690 é a resolução (original) do Kneeboard. Se for o caso de editar, ajuste conforme necessário.
"Background": (ou Tertúlia Flácida para acalentar bovinos) Mais de 1/2 decada depois resolvi "aprender a voar" no Ka-50 Black Shark, aproveitei uma "sales" do STEAM e paguei 21 Dilm'errecas na versão 2, que se considerar só em melhorias gráficas em relação ao 1 já valeu.
E o tal "ramp starter"? Tem tuto's no Youtube e PDF's por ai - um diz que leva 45 minutos para fazer o check list e ligar o heli...
Acontece que estes tuto's - assim como aqueles do CloD ensinando a ligar magnetos e operar a alavanca da bomba (sem saber se era de combustível ou hidraúlica) 29 vezes - são cheios de fantasias, os caras inventam de fazer o que nem pilotos reais fazem.
Inventam de checar itens, ex. nível de combustível, o que em simulador nunca falha, vai estar sempre o definido pelo criador da missão, então para quer perder tempo com isso?
O que precisa para ligar um motor?
Energia elétrica e combustível.
Então ligue as baterias, as bombas, a APU, a turbina 1 e 2, desligue a APU e pronto.
O resto é faz de conta. Em 7 minutos esta "read to go", e isso porque as turbinas demoram a atingir 7000RPM, nesse meio tempo ligue o resto das chaves (sistemas e luzes), o ABRIS - que movido por um "poderoso" 486DX2, leva uns 3/4 minutos para dar boot.
Resumi um destes PDF tuto's kilométricos em 7 páginas ilustradas - em .jpg - e coloquei no Kneeboard, o que é facil.
É só criar uma pasta KNEEBOARD em
C:\Usuários\(nome do usuário)\Saved Games(Jogos Salvos)\DCS\ *
Dentro desta pasta crie sub-pastas com os nomes do aviões, tem que usar os nomes da ED:
Uh-1H
TF-51D
Su-33
Su-27
Su-25T
Su-25
P-51D
MiG-29S
Mi-8MT
Ka-50
FW-190D9
F-86F Sabre
F-15C
A-10C
A-10A
Coloque na pasta do modelo apropriado (Ka-50)as imagems - em .jpg ou .png (extensão em minúsculo) que aparecerão no Kneeboard (RShift+K), para avançar ou retroceder use (RShift+[ e ]).
As imagens podem ser qualquer tamanho, desde que no formato 3:4 (retrato).
Por default o Kneeboard aparece do lado direito e embaixo da tela, como uso 2 monitores (resolução diferentes), com a tela do SHKVAL no segundo, reposicionei o Kneeboard para aparecer do lado direito mas em cima, pois como esse monitor é menor cortava uma parte se na posição default.
Para isso edite o arquivo:
...DCSWorld\Scripts\Aircrafts\_Common\Cockpit\View portHandling.lua
Linha 29
ORIGINAL: dedicated_viewport = {default_x,default_y,default_width,default_height}
Mude para: dedicated_viewport = {2150,15,460,690}
Os números definem a posição do Kneeboard numa tela (combinação dos dois monitores) de
2624 (soma da horizontal dos dois) x altura do maior. No caso é:
A 2150 pixels da margem esquerda (X), a 15 pixels do lado superior (Y), 460,690 é a resolução (original) do Kneeboard. Se for o caso de editar, ajuste conforme necessário.
Last edited by 21_Sokol1 on 24 Apr 2019 09:13, edited 1 time in total.
Re: DCS - Kneeboard
Muito bom, faltou só o resumo pra baixar,
Re: DCS - Kneeboard
Como tirei "fotos" de PDF's achei que as letras ficaram muito pequenas, estou re-escrevendo os textos, depois faço upload.
Re: DCS - Kneeboard
S!
SP!
Quando estou com muita preguiça teclo alt+homeO que precisa para ligar um motor?
SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Re: DCS - Kneeboard
Mas no Ka-50 usar o LWin+Home (quick starter) é pior, pois a AI gasta três minutos.
Se fizer manual demora até mais, mas pelo menos tem distração ao invéz de ficar assistindo
chaves ligando sozinhas no estilo Bo$.
Se fizer manual demora até mais, mas pelo menos tem distração ao invéz de ficar assistindo
chaves ligando sozinhas no estilo Bo$.
Re: DCS - Kneeboard
Kneeboard para o "Quick Starter" do Ka-50.
https://www.wetransfer.com/downloads/47 ... 743/cf7a57
Link válido até 14/4.
Só tem o essencial para deixar o helicóptero pronto para decolar, nada de checagem faz de conta.
https://www.wetransfer.com/downloads/47 ... 743/cf7a57
Link válido até 14/4.
Só tem o essencial para deixar o helicóptero pronto para decolar, nada de checagem faz de conta.
Re: DCS - Kneeboard
Valeu Sokol, vai ser uma mao na roda.
Re: DCS - Kneeboard
Página para adicionar no Kneeboard do Ka-50, lista das frequências dos ATC e NDB.
upload image online free
O JTAC (NATO) e o AWACS dependem de um MOD instalado por isso não tem frequências listadas.
upload image online free
O JTAC (NATO) e o AWACS dependem de um MOD instalado por isso não tem frequências listadas.
Last edited by 21_Sokol1 on 24 Apr 2019 09:14, edited 1 time in total.
Re: DCS - Kneeboard
Kneedboard para o Mig-15, resumindo na página 00 e ilustrado nas páginas sequintes, inclui lista de frequencias (que é diferente para este avião, assim como os da Luftwaffe).
gifs upload
Colocar em C:\Users\(nome do usuário)\Saved Games\DCS\KNEEBOARD\MiG-15bis
Se quizer "faz de conta": https://youtu.be/kwFm3w8Bmf4
Requisitei a "Electric Power", liguei o motor mas acelerei de uma vez, a ground crew chiou:
"Komandier, you are crazy?"
gifs upload
Colocar em C:\Users\(nome do usuário)\Saved Games\DCS\KNEEBOARD\MiG-15bis
Se quizer "faz de conta": https://youtu.be/kwFm3w8Bmf4
Requisitei a "Electric Power", liguei o motor mas acelerei de uma vez, a ground crew chiou:
"Komandier, you are crazy?"
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- MiG-15bis.zip
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Last edited by 21_Sokol1 on 24 Apr 2019 09:14, edited 1 time in total.
Re: DCS - Kneeboard
KNEEBOARD resumido para o start-up básico - ligar os motores e decolar - do Mig-21.
BTW - Esta fonte Krenlim é um angú para ler, mas da um "charme soviético" na coisa.
Colocar em :\DCS World\Mods\aircraft\MIG-21bis\Cockpit\KNEEBOARD\indicator\CONTENT\
Parece que tem um bug(?) com o rádio (tem "99" tópicos reclamando), no Mig-21 ele só funciona após ligar o motor e a chave do DC Generator - deveria ligar com a bateria.
Antes, mesmo com as baterias ligadas ou a "Ground Electric Power" ligada pela "ground crew" (com esta se fala "no grito" com o canopi aberto ou pelo interfone se o canopi estiver fechado) o rádio fica mudo. Deixe a chave "Squelch" ligada que ouvirá o chiado de estática quando o rádio "entrar no ar".
Assim o "what if" de pedir autorização da torre para ligar o motor fica para a próxima...
Depois de tudo ligado é possível falar com o ATC e pedir autorização para decolar e saber qual pista usar, veja a orientação/número da pista no KNEEBOARD (RCtrl+seta para cima - a LSN usa atalhos diferentes).
BTW - Esta fonte Krenlim é um angú para ler, mas da um "charme soviético" na coisa.
Colocar em :\DCS World\Mods\aircraft\MIG-21bis\Cockpit\KNEEBOARD\indicator\CONTENT\
Parece que tem um bug(?) com o rádio (tem "99" tópicos reclamando), no Mig-21 ele só funciona após ligar o motor e a chave do DC Generator - deveria ligar com a bateria.
Antes, mesmo com as baterias ligadas ou a "Ground Electric Power" ligada pela "ground crew" (com esta se fala "no grito" com o canopi aberto ou pelo interfone se o canopi estiver fechado) o rádio fica mudo. Deixe a chave "Squelch" ligada que ouvirá o chiado de estática quando o rádio "entrar no ar".
Assim o "what if" de pedir autorização da torre para ligar o motor fica para a próxima...
Depois de tudo ligado é possível falar com o ATC e pedir autorização para decolar e saber qual pista usar, veja a orientação/número da pista no KNEEBOARD (RCtrl+seta para cima - a LSN usa atalhos diferentes).
Last edited by 21_Sokol1 on 24 Apr 2019 09:15, edited 6 times in total.
- 40_Griffon
- Ala
- Posts: 1667
- Joined: 17 Dec 2005 21:00
- Location: Santos/SP
Re: DCS - Kneeboard
Show Sokol, mas esta letrinha ai pelo amor de DEUS.
Re: DCS - Kneeboard
Esse ai é "beta" - igual ao Mig-21, depois sai um "R/C".
Mas a fonte Kremlin azul num fundo preto ficou..."russa".
Mas a fonte Kremlin azul num fundo preto ficou..."russa".
Re: DCS - Kneeboard
Mig-21 Versão 2.0 - substituído na mensagem acima.
picture hosting
http://s24.postimg.cc/m6f6jkxqd/0_Startup_sequence0.jpg
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Last edited by 21_Sokol1 on 24 Apr 2019 09:16, edited 1 time in total.
Re: DCS - Kneeboard
Last edited by 21_Sokol1 on 24 Apr 2019 09:16, edited 1 time in total.
Re: DCS - Kneeboard
Kneeboard check list para o Mark Eleven - by me.
free upload pictures
- Não tem que checar "faz de conta" que o tanque pode estar vazio, o trem de pouso destravado... blábláblá.
Confie que seus mecânicos deixaram tudo em "ponto de bala".
- Não é baseado estritamente no Pilot Notes, embora siga o que foi possível, ou DCS manual "ruski", é baseado na realidade do GAME.
Tem lembretes importantes como soldar o "bendito" Parking Brake e evitar de rebentar a hélice pela... xáprálá.
Coloque no
C:\Users\(nome do usuário)\Saved Games\DCS\KNEEBOARD\SpitfireLFMkIX
Crie a pasta SpitfireLFMkIX, não existe ai.
Acesse com as teclas de atalho para o Kneeboard (não sei qual é, uso custom).
Quem não é acostumado com o ATC do DCSW, o canal do Controller é o A ou B do control box do T.R. 1143, depende da frequência da pista, que é a em F1 - atenção que dependendo onde estiver em vôo outra pista pode ocupar o F1, pois são ordenadas por proximidade.
BTW - Quando encher o s@k0 de "ficar bonito no filme" bombando a Wooble Pump 10/11 vezes, use a Main Tank Booster Pump (switch debaixo do trim do profundor) por 30 segundos - o Pilot Notes da esta opção, embora IRL não fosse recomendado para poupar bateria, mas como bateria virtual não descarrega e piloto virtual tem pressa... para "morrer" logo e fazer tudo de novo...
Se alquém quiser na língua "Tupiniquês" faço outro, acho que na língua de Shakespeare fica mais "cool".
free upload pictures
- Não tem que checar "faz de conta" que o tanque pode estar vazio, o trem de pouso destravado... blábláblá.
Confie que seus mecânicos deixaram tudo em "ponto de bala".
- Não é baseado estritamente no Pilot Notes, embora siga o que foi possível, ou DCS manual "ruski", é baseado na realidade do GAME.
Tem lembretes importantes como soldar o "bendito" Parking Brake e evitar de rebentar a hélice pela... xáprálá.
Coloque no
C:\Users\(nome do usuário)\Saved Games\DCS\KNEEBOARD\SpitfireLFMkIX
Crie a pasta SpitfireLFMkIX, não existe ai.
Acesse com as teclas de atalho para o Kneeboard (não sei qual é, uso custom).
Quem não é acostumado com o ATC do DCSW, o canal do Controller é o A ou B do control box do T.R. 1143, depende da frequência da pista, que é a em F1 - atenção que dependendo onde estiver em vôo outra pista pode ocupar o F1, pois são ordenadas por proximidade.
BTW - Quando encher o s@k0 de "ficar bonito no filme" bombando a Wooble Pump 10/11 vezes, use a Main Tank Booster Pump (switch debaixo do trim do profundor) por 30 segundos - o Pilot Notes da esta opção, embora IRL não fosse recomendado para poupar bateria, mas como bateria virtual não descarrega e piloto virtual tem pressa... para "morrer" logo e fazer tudo de novo...
Se alquém quiser na língua "Tupiniquês" faço outro, acho que na língua de Shakespeare fica mais "cool".
Last edited by 21_Sokol1 on 24 Apr 2019 09:12, edited 1 time in total.