"Boris'ight" - Wind Angle - Direção do vento.
"Boris'ight" - Wind Angle - Direção do vento.
O instrumento - Wind Angle - no "Boris'ight" para ajuste do vento tem duas escalas:
0 a 180 do lado esquerdo.
0 a 180 graus do lado direito.
Será que não tinham uma interface menos "Cessna"?
A "Rule of the thumb" para o ajuste é:
- Se o avião vai contra (<<<) a direção do vento, gire a escala no sentido anti-horário.
- Se o avião vai a favor (>>>) da direção do vento, gire a escala no sentido horário.
O menu da (Quick) missão informa, vento:
"West-Northwest, 3 meters per second".
Supondo que esta direção seja algo entre 270 (W) e 315(NW)... na média 290.
EDIT - Os 32 pontos cardinais:
http://en.wikipedia.org/wiki/Points_of_the_compass
Esta direção indica DE onde o vento sopra e não para onde...
Então, este é o valor a ajustar no "Boris'ight"?
Não, o valor será a diferença entre a direção seguida pelo avião (para o alvo) - suponhamos que seja 350 - e direção do vento: 350 - 290 = 60.
A direção informada indica um vento soprando da esquerda para a direita, portanto CONTRA a (<<<) a direção do seguida pelo avião, o que reduz a sua velocidade real (a Ground Speed) e desvia sua rota para a direita. (1)
Então deverar deverá ajustar o valor encontrado (60) na Wind Scale, girando o indicador da escala escala no sentido horário, para o lado direito da mesma.
E ajuste também a velocidade do vento (m/s).
Exemplo, avião rumo 270, vento 2 m/s vindo de 200 para 20:
(1) A uma dúvida em relação a direção informada no briefing da missão (se DE ou PARA), pois os games russos costumam usar uma noção inversa da empreada em aviação...
Se confirmado, será necessário usar a reciproca da direção informada (no exemplo 350 <> 150)
para encontrar o valor do ajuste. Vide "CSI" abaixo.
A fórmula para o cálculo do ajuste é:
(plane heading - wind direction) modulo 180 = bombsight setting
(360-angle) mod 180 = (180-angle) mod 180 = (-angle) mod 180.
Turtlecalc - programa em Java - para calcular este ângulo.
http://riseofflight.com/Forum/download/ ... p?id=13341
A segunda aba é para conversão "metric/imperial", não é necessária para os aviões do Bo$ (métrico).
Meio "russo" esse negócio...
BTW - Os "limpadores de chaminés" ficaram livres do Bombsite Table, mas em compensação...
Sokol1
0 a 180 do lado esquerdo.
0 a 180 graus do lado direito.
Será que não tinham uma interface menos "Cessna"?
A "Rule of the thumb" para o ajuste é:
- Se o avião vai contra (<<<) a direção do vento, gire a escala no sentido anti-horário.
- Se o avião vai a favor (>>>) da direção do vento, gire a escala no sentido horário.
O menu da (Quick) missão informa, vento:
"West-Northwest, 3 meters per second".
Supondo que esta direção seja algo entre 270 (W) e 315(NW)... na média 290.
EDIT - Os 32 pontos cardinais:
http://en.wikipedia.org/wiki/Points_of_the_compass
Esta direção indica DE onde o vento sopra e não para onde...
Então, este é o valor a ajustar no "Boris'ight"?
Não, o valor será a diferença entre a direção seguida pelo avião (para o alvo) - suponhamos que seja 350 - e direção do vento: 350 - 290 = 60.
A direção informada indica um vento soprando da esquerda para a direita, portanto CONTRA a (<<<) a direção do seguida pelo avião, o que reduz a sua velocidade real (a Ground Speed) e desvia sua rota para a direita. (1)
Então deverar deverá ajustar o valor encontrado (60) na Wind Scale, girando o indicador da escala escala no sentido horário, para o lado direito da mesma.
E ajuste também a velocidade do vento (m/s).
Exemplo, avião rumo 270, vento 2 m/s vindo de 200 para 20:
(1) A uma dúvida em relação a direção informada no briefing da missão (se DE ou PARA), pois os games russos costumam usar uma noção inversa da empreada em aviação...
Se confirmado, será necessário usar a reciproca da direção informada (no exemplo 350 <> 150)
para encontrar o valor do ajuste. Vide "CSI" abaixo.
A fórmula para o cálculo do ajuste é:
(plane heading - wind direction) modulo 180 = bombsight setting
(360-angle) mod 180 = (180-angle) mod 180 = (-angle) mod 180.
Turtlecalc - programa em Java - para calcular este ângulo.
http://riseofflight.com/Forum/download/ ... p?id=13341
A segunda aba é para conversão "metric/imperial", não é necessária para os aviões do Bo$ (métrico).
Meio "russo" esse negócio...
BTW - Os "limpadores de chaminés" ficaram livres do Bombsite Table, mas em compensação...
Sokol1
Re: "Boris'sight" - Wind Angle
Bombardeando um alvo fácil - sem vento.
http://www.youtube.com/watch?v=2z3S-fGnVcE[/video]
A bolha estava descentralizada, curiso é que as vezes centra,
mas não descobri o truque, se mais/menos velocidade, flap,
potência - abaixo de 70% o "Petrovich Trim" deixa o avião cair...
Sokol1
http://www.youtube.com/watch?v=2z3S-fGnVcE[/video]
A bolha estava descentralizada, curiso é que as vezes centra,
mas não descobri o truque, se mais/menos velocidade, flap,
potência - abaixo de 70% o "Petrovich Trim" deixa o avião cair...
Sokol1
Re: "Boris'ight" - Wind Angle
Dicas para "limpar a chaminé" dos trens.
Sokol1
Sokol1
Re: "Boris'ight" - Wind Angle - Direção do vento.
A direção do vento "cientificamente" determinada.
Editada a primeira mensagem em função deste "Mythburster".
Sokol1
Editada a primeira mensagem em função deste "Mythburster".
Sokol1
Re: "Boris'ight" - Wind Angle - Direção do vento.
Notei que para centrar a bolha do "Boris'ight" é preciso alterar a aceleração (+ ou menos),
melindroso porque abaixo de ~70% o "Petrovich autotrim level" estola...
Com o trim do profundor só fez complicar a tarefa do "autopilot level".
Também, num mapa sem vento, não usando o "autotrim level" o "Peshka" segue "nos trilhos" mais reto que o trem de 574 KMH...
Sokol1
melindroso porque abaixo de ~70% o "Petrovich autotrim level" estola...
Com o trim do profundor só fez complicar a tarefa do "autopilot level".
Também, num mapa sem vento, não usando o "autotrim level" o "Peshka" segue "nos trilhos" mais reto que o trem de 574 KMH...
Sokol1
Re: "Boris'ight" - Wind Angle - Direção do vento.
Podiam calibrar o "Boris'ight" em TAS, e colocar o termometro do painel para funcionar:
BTW - Tem dois pools, o do Bo$'pice pedindo TAS. Votei a favor mas argumentei contra, só para azucrinar.
http://forum.il2sturmovik.com/topic/671 ... -settings/
E o dos Russos pedindo um sistema de calcular a TAS com um cronometro e uma fórmula simpática (os limpadores de chaminés vão adorar):
TAS = (h * 0,5) / t * 3,6
h - altura (em metros)
t - medição do cronômetro (segundos, com precisão de décimos)
* 3.6 - conversão de m/s em km/h
http://forum.il2sturmovik.ru/topic/1540 ... yj-pricel/
Se esses pools servem para alguma coisa é para mostrar o minguado tamanho da "comunidade",
juntando os dois mal uma centena e meia de votos...
Sokol1
BTW - Tem dois pools, o do Bo$'pice pedindo TAS. Votei a favor mas argumentei contra, só para azucrinar.
http://forum.il2sturmovik.com/topic/671 ... -settings/
E o dos Russos pedindo um sistema de calcular a TAS com um cronometro e uma fórmula simpática (os limpadores de chaminés vão adorar):
TAS = (h * 0,5) / t * 3,6
h - altura (em metros)
t - medição do cronômetro (segundos, com precisão de décimos)
* 3.6 - conversão de m/s em km/h
http://forum.il2sturmovik.ru/topic/1540 ... yj-pricel/
Se esses pools servem para alguma coisa é para mostrar o minguado tamanho da "comunidade",
juntando os dois mal uma centena e meia de votos...
Sokol1
Re: "Boris'ight" - Wind Angle - Direção do vento.
Segundo os russos, na OPB-1 (RL) não é necessário entrar com valores de altitude nem velocidade, apenas angulo e drift.
da mira... No final dos vídeos.
http://www.youtube.com/watch?v=YXesfH8SaAA
Baseado na velocidade, usa estes ângulos - so ajusta o ângulo na Lotfe:
160 8
170 9
180 10
190 11
200 12
210 13
220 14
230 15
240 16
250 17
260 18
270 19
280 20
290 21
300 22
310 23
320 24
330 25
340 26
350 27
Pelo que entendi, se a velocidade for constante, a altitude não importa...
http://www.sukhoi.ru/forum/showthread.p ... ost2078378
Sokol1
O UAI-Shkrab bombardeia com o He 111 (do CloD) sem entrar com valores de TAS, Altitude, apenas ajusta o ângulo na escala... the sight OPB- 1D, mounted on the Pe-2 with a 400 series which something could automatically track altitude and speed.
da mira... No final dos vídeos.
http://www.youtube.com/watch?v=05Aeoxp-WQUDo not need to use any ATAG (Lotfe assitant) program .. no .. no put in height velocity bombsight AT ALL.
The main control when flying at BC (AP) when the mode 22 is only SPEED.
http://www.youtube.com/watch?v=YXesfH8SaAA
Baseado na velocidade, usa estes ângulos - so ajusta o ângulo na Lotfe:
160 8
170 9
180 10
190 11
200 12
210 13
220 14
230 15
240 16
250 17
260 18
270 19
280 20
290 21
300 22
310 23
320 24
330 25
340 26
350 27
Pelo que entendi, se a velocidade for constante, a altitude não importa...
http://www.sukhoi.ru/forum/showthread.p ... ost2078378
Sokol1
Re: "Boris'ight" - Wind Angle - Direção do vento.
S!
São capazes de implementar, se não sabiam, afinal segue a filosofia do Loft de "less bottons"
SP!
São capazes de implementar, se não sabiam, afinal segue a filosofia do Loft de "less bottons"
SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Re: "Boris'ight" - Wind Angle - Direção do vento.
Melhor esquecer esta miras reais e acostumar com o "Boris'ight" "tablet".
Essa descrição (de época) da OPB-1 diz que a faixa de operação é de 400 a 1400 metros...
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1401372268
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1401372268
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1401372268
Bom, o FLAK do Bo$ para efeitos práticos, depois da choradeira inicial, esta "desligado".
Sokol1
Essa descrição (de época) da OPB-1 diz que a faixa de operação é de 400 a 1400 metros...
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1401372268
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1401372268
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1401372268
Bom, o FLAK do Bo$ para efeitos práticos, depois da choradeira inicial, esta "desligado".
Sokol1
Re: "Boris'ight" - Wind Angle - Direção do vento.
Condor,
Seu "Boris'ight Tablet" definitivo (pela interface dever ser Androide 2.0).
O "mode" permite alterar entre o ângulo fixo - definido pela IAS x Altitude e o modo "luneta" para espiar à frente/atrás (+75/-15º) a la 1946.
Basta deixar regulado em -15 que clicando em "mode" o ângulo muda automaticamente.
O "Weater report" é melhor que o da NASA, informa o vento conforme a altitude.
Sokol1
Seu "Boris'ight Tablet" definitivo (pela interface dever ser Androide 2.0).
O "mode" permite alterar entre o ângulo fixo - definido pela IAS x Altitude e o modo "luneta" para espiar à frente/atrás (+75/-15º) a la 1946.
Basta deixar regulado em -15 que clicando em "mode" o ângulo muda automaticamente.
O "Weater report" é melhor que o da NASA, informa o vento conforme a altitude.
Sokol1
Re: "Boris'ight" - Wind Angle - Direção do vento.
S!
Hoje voei pela primeira vez (sem vento) o Pe2 com a mira completa: acertei onde quis na primeira
Desafio mesmo vai ser com vento e com essas nuvens que encobrem o alvo pra valer
PS: online, errei a base encoberta por nuvens, aí desci e comecei a dogar; abati um G2 e um Ju87 na pista, fui embora e pousei com as asas furadas, não lá muito bem
SP!
Mas cadê o link?Seu "Boris'ight Tablet" definitivo (pela interface dever ser Androide 2.0).
Hoje voei pela primeira vez (sem vento) o Pe2 com a mira completa: acertei onde quis na primeira
Desafio mesmo vai ser com vento e com essas nuvens que encobrem o alvo pra valer
PS: online, errei a base encoberta por nuvens, aí desci e comecei a dogar; abati um G2 e um Ju87 na pista, fui embora e pousei com as asas furadas, não lá muito bem
SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Re: "Boris'ight" - Wind Angle - Direção do vento.
Mais um cliente satisfeito com o "less button".Hoje voei pela primeira vez (sem vento) o Pe2 com a mira completa: acertei onde quis na primeira
Ué, seta vento na Quick Mission e testa.Desafio mesmo vai ser com vento e com essas nuvens que encobrem o alvo pra valer
Sokol1
Re: "Boris'ight" - Wind Angle - Direção do vento.
"Boris'ight" com vento cruzado.
http://www.youtube.com/watch?v=LPuISh0THzs[/video]
E a bolha continua descentrada...
Sokol1
http://www.youtube.com/watch?v=LPuISh0THzs[/video]
E a bolha continua descentrada...
Sokol1
Re: "Boris'ight" - Wind Angle - Direção do vento.
S!
Fiquei com uma dúvida:
-Quando considero o vento a favor ou contra? qualquer angulo a partir de 180 graus em relação ao nariz do avião? ou menos?
Por exemplo, meu hdg pro alvo é 15 e o vento vem da direção 275, é contra ou a favor?
SP!
Fiquei com uma dúvida:
-Quando considero o vento a favor ou contra? qualquer angulo a partir de 180 graus em relação ao nariz do avião? ou menos?
Por exemplo, meu hdg pro alvo é 15 e o vento vem da direção 275, é contra ou a favor?
SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Re: "Boris'ight" - Wind Angle - Direção do vento.
Se seu HDG é 15 significa que voce vai DE 195º (reciproca de 15º) PARA 15º.
Se o vento sopra DE 275º (para 95º - reciproca), significa um vento cruzado
desfavorável vindo da esquerda, que vai desviar seu "true course" para a direita
e diminuir a "ground speed".
BTW - Desconsidere o briefing das missões (do Bo$) pois parece que nele
a direção do vento esta invertida 180º - além de ser apenas ao nível do solo.
Sokol1
Se o vento sopra DE 275º (para 95º - reciproca), significa um vento cruzado
desfavorável vindo da esquerda, que vai desviar seu "true course" para a direita
e diminuir a "ground speed".
BTW - Desconsidere o briefing das missões (do Bo$) pois parece que nele
a direção do vento esta invertida 180º - além de ser apenas ao nível do solo.
Sokol1