Midi budget PC

Novidades, reclamações e ajuda aqui!!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Midi budget PC

Post by 21_Sokol1 »

Embora desiludido com o desenvolvimento dos simuladores de vôo (e os "consolizados" games em geral) decidi remontar meu micro gamer. "Doei" pelo simbólico valor de R$ 250,00 meu Core2Duo 2.66Ghz+MB Gigabyte+4GB DDR2 RAM(OCZ).

A missão agora é montar um "midi budget PC" (baixo/médio orçamento).

Embora tenha feito overclock deste o Cyrix 6x86 conclui que o custo envolvido já não compensa o ganho em desempenho. Um Intel 2500k overclockado @ 4.400 MHZ esta apenas 18% acima do clock do mesmo sem over, e o ganho em desempenho não é linear. Digamos que over é para quem "joga" 3DMark.
Bons tempos eram quando um Celeron 266A overclockeava acima - e tinha desempenho melhor em jogos - que um PII 450, o top de linha da epóca.

Bom decidido até o momento:

Processador Intel Core i5 Ivy Bridge 3550 (3.3GHZ) ~ R$ 580,00

Placa mãe ainda em dúvida.

MB Gigabyte GA-B75M-D3H ~ R$ 254,00

A mobo em questão usa o chipset B75. O top é o Z77 (atualização do Z68), que tem a mais o Intel Rapid Storage Technology, um modo avançado de RAID.
E o SRT - que possibilita usar um SSD de baixa capacidade (e portanto mais barato) conectado numa porta mSATA como um cache intermediário para um HD convencional. Enfim, recursos que não usarei.

Uma alternativa, a GA-Z77M-D3H (com o Z77) custaria ~ R$ 362,00 - o problema é que alem do maior custo tem um péssimo layout, usando uma VGA PCI Express o conector adicional PCI-E 1x fica bloqueado, e uma placa de rede WiFi por exemplo, no conector PCI adjacente bloqueia os coolers da VGA...

Outra considerada foi a Intel BOXDB75EN ~R$ 342,00.

Outra seria a Asrock Z77 Extreme4 ~ R$ 485,00 - mas a diferença já compra mais da metáde das memórias...

Indefinido a VGA (talvez uma GTX 560Ti... ou quem sabe uma GTX 670 ~R$ 1.400,00... :P )
Na verdade para aproveitar a novidade do Ivy que é o suporte ao PCI 3.0 tem que ser da geração atual.

Já comprado: Fonte Antec 650W EarthWatts EA-650 Green, Certificado 80 Plus Bronze (recomendada pelo CLubedohardware e pelo Jonnyguru) = R$ 260,00

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 04 Jul 2012 22:34, edited 3 times in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Low budget PC

Post by 21_Sokol1 »

Ah, preciso de sugestões quanto a memória - de baixa latência, como não pretendo fazer over, e a MB suporta oficialmente 1600 não preciso de 2000 ou mais. Só BBB. :)

Sokol1
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: Low budget PC

Post by 40_Griffon »

Sokol, não te interessaria as memorias que estou vendendo?
viewtopic.php?f=9&t=21633

Eu uso a mesma só 1600mhz com meu Core i5 2500k e desde que eu troquei não vi diferença alguma. Diz a lenda que do 1333mhz para 1600mhz só se vê diferença nos benchmarks da vida. :?: Não deveria nem ter comprado, usei ela dois meses, tem nota e garantia ainda, estão lá guardadinhas na caixa.

Uma coisa que li a respeito e que me recomendaram na hora da compra, são que os novos Ivys esquentam muito, e a melhor solução para operar eles com segurança é com resfriamento dos water coolers, então pode colocar ai na sua lista um sistema neste estilo, pois mesmo sem over, no FULL load os coolers stocks não dão conta direito. Agora no inverno até rola mas quando chegar o verão... :tmi:

Quanto a placa mãe, se for optar por placa da Intel também, tem que ser dá série Extreme Series, estas da caixinha azul não são muito recomendadas pra jogos.
A minha é esta aqui, são compativeis com os Ivy´s também, basta fazer o update da BIOS que nestas MB´s são moleza. Optei por ela já pensando em um UP futuro.
http://www.intel.com/content/www/us/en/ ... z68zv.html

De qualquer forma, boa sorte na compra.

Abraço

Luis Felipy
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Low budget PC

Post by 21_Sokol1 »

Uma coisa que li a respeito e que me recomendaram na hora da compra, são que os novos Ivys esquentam muito, e a melhor solução para operar eles com segurança é com resfriamento dos water coolers, então pode colocar ai na sua lista um sistema neste estilo, pois mesmo sem over, no FULL load os coolers stocks não dão conta direito. Agora no inverno até rola mas quando chegar o verão.
Pois é, tinha dado uma olhada nesta questão, embora o Ivy seja 22nm - o que consome menos energia - esquenta mais devido ao fato dos cores serem menores, com isso a menos contato térmico com o cooler.

Em reviews, em condições identicas fica coisa de 5 a 8 graus acima de um Sandy Bridge de clock igual.

Ex: http://media.bestofmicro.com/U/P/338065 ... 20temp.png

Porém seu Tj é 105 graus, assim trabalha quente mas seguro.

BTW - Vou pesquisar sobre as memórias, conforme for faç uma oferta nas suas. :)

Sokol1
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: Low budget PC

Post by 40_Griffon »

Beleza, se quiser fecho R$ 140,00 com frete free :)

Abraço
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Low budget PC

Post by 28_Condor »

S!
A mobo em questão usa o chipset B75. O top é o Z77 (atualização do Z68), que tem a mais o Intel Rapid Storage Technology, um modo avançado de RAID.
me sinto como dando conselhos sobre a missa ao padre, mas eu pegaria essa Z77, tenho para mim que rodo bem o CLOD por causa da Z68.



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Low budget PC

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Pelo que li o que o Z77 tem a mais em relação do B75 (ou o intermediário H77) é a capacidade de manipular os parametros do processador, voltagem, memória... alem de firulas como mais portas SATA600, ou seja coisas que não pretendo usar.

O B75 tem apenas uma porta SATA600, suporta apenas uma VGA PCIe16x (estou custando comprar uma VGA para que mobo com suporte para duas, tres ou quatro? ;) ) o chipset em si não sera gargalo para o processador, e mobo com o B75 me economizara uns R$ 100,00.

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Low budget PC

Post by 28_Condor »

S!

Não sei se estou falando besteira, mas comprei a Z68 após ler isto;

http://www.clubedohardware.com.br/artig ... oce/2259/2

A tecnologia virtu tornaria útil o processador gráfico dos Sandybridge, inclusive justificaria ficar com um i7 em vez de um i5 justamente para aproveitar o melhor processador grafico do i7...

Na época que li isso outras mobos não tinham isso, não sei se a B75 tem :tmi:


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Low budget PC

Post by 21_Sokol1 »

Pois é, li sofre estas tecnologias.

A Virtu não melhora o desempenho 3D da VGA e sim gasta menos energia, pois atuando como um chaveador ao desligar a VGA e usar a função grafica existente no processador quando as tarefas executadas pelo rWindows não exigem poder de processamento gráfico, economiza energia, e gera menos calor. Uma função bem vinda principalmente para notebooks (já usada pela nVidia).

Desempenho (IRL) do Virtu - num tipo de game de sua preferência: :P

Image

Note que o que o Virtu conseguiu foi igualar o desempenho no d-Mode (iGPU+ VGA 3D) com o Native (só a VGA 3D), o ganho real é um menor consumo de energia, e consequentemente geração de calor.

No i-Mode (já que o iGPU precisa copiar cada frame gerado pela VGA 3D) a perda em FPS é - segundo o benchmarkreviews ~4,78%.

Ganho na economia de energia - em negrito só a VGA 3D:
Tarefa>>>>>>>>>Windows Login....Full screen MP4....Street Fighter IV Benchmark
Native iGPU........ 51 watts ........ 56 watts ............. 57 watts
Native 6850 ... 71 watts ........ 97 watts ............ 186 watts
Virtu i-Mode ...... 72 watts ........ 76 watts ........... 187 watts
Virtu d-Mode...... 71 watts ........ 97 watts ........... 184 watts
BTW - O seu micro deve estar usando o d-Mode.

Edit= Este teste do Clubdohardware usando o VIRTU MPV da um ganho médio de 10% - o que é ótimo.

http://www.clubedohardware.com.br/artig ... MVP/2593/3

Note-se que a 3 tipos de implementação do VIRTU: http://images.anandtech.com/doci/4795/VirtuLineup.png
As mobos da Gigabyte que implementam o VIRTU MPV tem um X no código, exemplo GA-77X...
O chipset Z68 não implementa o VIRTU MPV.
Os testes do Tomswardware foram menos otimistas que o Clubedohardware( ou hardwaresecrets, sua versão em inglês).

http://www.tomshardware.com/reviews/z77 ... 174-4.html

Já sobre o SMART - usar um SSD pequeno conectado na porta mSATA como cache para acelerar um HD SATA.
------------------ Vantage HDD Score - Windows Boot (secs) - Windows Shutdown (secs)
Intel SRT Off = 4259...................... 37.......................... 10
Intel SRT On = 18972 .................... 18 .......................... 9
% change = +345% ....................... -51% ....................... -10%
Muito boa a aceleração no carregamento do rWindows.
Bom, usando um SSD dedicado para o OS - o que não precisa do SMART - será melhor ainda, mera questão de $$$. ;)

A k@k@ é o 'money' - uma P75 compra-se por 285,00 - uma Z77 similar é 385,00... Meu 'budget' é ~1.000,00 para processador/mobo/memória, assim é preciso cortar em algum item.

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 22 Jun 2012 14:02, edited 4 times in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Low budget PC

Post by 21_Sokol1 »

Ufa, achei uns reviews da B75M-D3H que confirma minhas suspeitas.

Embora use o chipset de baixo custo, voltado para máquinas de escritório, por isso inclui caracteristicas como bloqueio de portas USB, a B75M-D3H não fará feio em games.
We did decide to run our usual array of benchmarking tests, and with our trusty i7 2700k, the results that we saw were strong and could rival some of the most extreme consumer boards, though lacking certain consumer based functionality including overclocking.
Comparativo entre o Z77 e o B75

Image
The performance loss incurred from using a B75 rather than a B77 based motherboards is, on average, less than one percent, which is within the margin of error for our testing. Basically, there is no difference in CPU performance between Intel’s $230 motherboard, and Gigabyte’s $80 motherboard. Make of that what you will, but we’re happy to see that Gigabyte’s motherboard can bring the full might of the Core i7-3770K to bear.
:)

Mas que da uma vontade dana de comprar uma destas, isso dá: http://images.anandtech.com/doci/5434/X ... blique.jpg

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Low budget PC

Post by 21_Sokol1 »

Performance do B75 em relação ao Z77 em jogos:

GA-G75M-D3H (Chipset B75)

Image
http://www.eteknix.com/reviews/motherbo ... -review/6/

GA-Z77M-D3H (Chipset Z77)

Image
http://www.eteknix.com/reviews/motherbo ... -review/5/

Empate técnico, mas em numeros absolutos nesta resolução, ganhou ... o primo pobre. :?:

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Low budget PC

Post by 28_Condor »

S!

Mas o povo no Bananas com GTX680 e mobos Rampage&Cia, que teoricamente deveriam dar fps astronomicamente maiores que minha modesta GTX470, reclamam de fps abaixo dos 15, CTD, travadinhas, etc. :?:

Como diz o PH, a informática é uma ciência esotérica :D



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
15_Nymer
Arataca
Arataca
Posts: 2325
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: Low budget PC

Post by 15_Nymer »

E aí Sokol1, chegou a montar a máquina?

Notou diferença nos preços com o aumento do dólar?
[b]Dá Raduquem Riu! Dá Raduquem Riu! Da Raduuuuuquem Riu! Filho da P#$@! Aêêêê... [/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Low budget PC

Post by 21_Sokol1 »

Ainda não... ainda falta coragem para comprar a GTX 670 (> 1.350,00), que a propósito não tem nada de "Low budget", vou adequar o título.

Na verdade estou a espera dos reviews da (não lançada) GTX 660 que sera mais barata - esta VGA esta pronta (entra na faixa da GTX 560) mas estão segurando as vendas devido ao encalhe de GTX 570.
Devem lançar no final deste mês, inicio do próximo.

Mas a indecisão até ajudou, pesquisando encontrei uma alternativa barata a mobo Gigabyte GA-B75M-D3H, mas com suporte ao Virtu MVP.

A ASUS P8B75-M LE, que custa entre 281,00 (loja com frete caro) e 380,00 - melhor lugar para compra na Kabum.
Não oferece opções de overclock, apenas ajuste do BCLK, que permite uma variação de uns 5%.

http://www.asus.com/Motherboards/Intel_ ... P8B75M_LE/

A variação do dolar, alem de elevar os preços, tem minguado as ofertas de produtos TOP, a exemplo de memórias, parece que os vendedores não estão repondo os estoques.

Sokol1
User avatar
15_Nymer
Arataca
Arataca
Posts: 2325
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: Low budget PC

Post by 15_Nymer »

Tenho acompanhado esse post, pois já planejo mudar de máquina desde o final do ano passado e ainda não criei coragem. Meu micro está que nem carro velho: liga, enguiça, liga de novo e pega no tranco :D :D :D
21_Sokol1 wrote: A variação do dolar, alem de elevar os preços, tem minguado as ofertas de produtos TOP, a exemplo de memórias, parece que os vendedores não estão repondo os estoques.
Os preços são uma das razões em que tenho segurado mais um pouco. Semanas atrás dei uma passeada num shopping de informática aqui do RJ para saber dos preços de placas de vídeo. Uma GTX 570 está saindo na faixa de R$1.000,00 e a GTX 560 Ti está difícil de encontrar.

Acho que micro completo não dá pra sair. Vou começar a romaria na busca de peças e trocar o set básico, deixando a placa de vídeo pra depois. Minha 9800 GT vai ter de durar mais um tempo.
[b]Dá Raduquem Riu! Dá Raduquem Riu! Da Raduuuuuquem Riu! Filho da P#$@! Aêêêê... [/b]
Post Reply