NewView + 6DOF

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

NewView + 6DOF

Post by 28_Condor »

S!

Consegui configurar o 6DOF com meu newview. Ficou bacana. No video abaixo (a qualidade não ficou muito boa não) mostro como pode ser útil, no caso no BF:

http://www.youtube.com/watch?v=p10GhgsP ... e=youtu.be[/video]

No Spit a liberdade de se mexaer é bem maior, dá pra coçar o nariz no gunsight :P

No Bf o 6DOF do NV encontra muito menos liberdade de movimento, vai ver que no CLOD está simulado o espaço apertado do cockpit do BF (?).

Para habilitar o 6DOF no NV tem primeiro que tickar "force 6DOF":

Image

Depois tem que escolher as diferentes "views" e salvar no arquivo ini:

Image

Há também uma opção por uviews, mas não consegui configurar bem essa opção, tenho que estudá-la melhor.

O video do Spit ainda vou montar :)

Vou fazer um do Blenheim também. Por enquanto tenho uma foto da posição que consegui com 6DOF da bússola (bem dificil de ver):

Image


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: New View + 6DOF

Post by 21_Sokol1 »

Good job, Uncle Condor. :clap:

Se não me engano a UView é para voce configurar uma tecla para olhar para um ponto especifico, por exemplo ver bussola sem precisar fazer contorsionismo. Parece que tem que habilitar aquele .log e uma tecla para gravar a posição nele, assim pode fazer ajustes finos.

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: New View + 6DOF

Post by 28_Condor »

S!
Parece que tem que habilitar aquele .log e uma tecla para gravar a posição nele, assim pode fazer ajustes finos.
Isso eu já fiz, o problema é que o arquivo out.txt não guarda os valores das posições 6DOF :(

Deve faltar algum procedimento aí... Sem ajuda do Manuel é foda :P


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: New View + 6DOF

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Estava "fiddle" com o NewView (no CloD) e estava com problemas paa criar a UView, resolvi marcar a caixa Direct keyboard scan (LockOn Mode) em Miscellaneous e agora da para criar UView.

Por exemplo olhar o Gunsight do 109 centrado sem o bendito Louse strapes/Lean to gunsight (Shift+F1) e seu FOV de 30 graus.

Image
O 109 fica "outro" avião :P sem o bendito "Loose shoulder straps/Lean to gunsight".

Ainda tenho problemas com o HAT, pois peguei um profile pronto dos russos e o HAT esta "olhando" para alguns angulos malucos, até olhar "Linda Blair" tem. :P E com uma fixação de ficar mais olhando para o 6! que para frente... :P

EDIT - Resolvi isso, limpando todas atribuições para telcas em Pan e Span do CLod e as "magicas" do russo, ficou 10!.



Para gravar as visões do "6DOF" tem que configurar uma tecla para ler a posição e outra para carrega-la.

Em "Buttons" > "Assigniments", aba Action > Other (fim da lista)

XYtoLog - Write Coordinates to Log... (grava)
Read settings from INI file... (lê)

Tem um esquema de trocar o INI "on the fly" - por exemplo esta voando de 109 quer mudar para Blenheim, que requerem UView diferentes - um para ver pelo gunsight, o outro para ver a bússola.

Não entendi bem, mas usa o atalho Ctrl+Shif+Alt+1, 2, 3... 10 (um para cada UView diferente).

http://translate.googleusercontent.com/ ... ost1605518

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: New View + 6DOF

Post by 28_Condor »

S!

Very Nice!!!! Vou tentar!




SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: New View + 6DOF

Post by 28_Condor »

S!

Você também está conseguindo usar o 6DOF no posto do bombardeador do Bleheim? Minhas teclas não estavam funcionando aí...



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: New View + 6DOF

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Não tem jeito, o cockpit do bombardeador do Blenheim (e do Br.20) é 2D iguais aos cockpits do Il-2.

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: New View + 6DOF

Post by 28_Condor »

S!
XYtoLog - Write Coordinates to Log... (grava)
Read settings from INI file... (lê)
Como você usa o segundo?

E na aba da Ucoordinates como voce inseriu as coordenadas?



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: New View + 6DOF

Post by 21_Sokol1 »

Se voce mapeou os dois botões/teclas, basta apertar o primeiro que ele grava a posição da camera no .INI (do NewView),
depois apertando o segundo ele carrega aquele ponto.

Assim mapeia botões/teclas para olhar estas posições "estrambóticas" com o a mira do 109, a bússola dos ingleses...

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: New View + 6DOF

Post by 28_Condor »

S!

Ok, mas voce não coloca as coordenadas nas telas abaixo?

Image

Image



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: New View + 6DOF

Post by 21_Sokol1 »

Então, mas como vai saber quais coordenadas usar?

As coordenadas variam de -16,767 a 16,768.
O centro esta em ~ 1600.

Se for colocar as cordenadas na base da tentativa e erro vai levar muito tempo, os botões são para gravar a posição atual do POV (o detalhe que voce quer ver, mira, bússola...) no .INI e ler.

Para ver o gunsight do 109 centrado (sem usar o bentido "Louse shoulder straps"/"Lean to gunsight"=Shift+F1) as coordenadas são:

X = -700
Y = -1600
Z = 20

Imagino que este Z corresponda ao FOV 70.

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: New View + 6DOF

Post by 44_Santo »

De acordo com as SC do Condor, na verdade funciona assim... :)

O dois primeiros X e Y são a direção da câmera (ou cabeça :P ) em relação aos eixos X e Y do cockpit, independentemente da posição.
As outras 3 coordenadas X, Y e Z são a posição da câmera nos eixos X, Y e Z relativos ao cockpit do avião, independentemente da direção da câmera.
Então se o eixo Z estiver na direção longitudinal em relação ao avião, modificar o valor de Z faz a câmera se afastar ou chegar mais próxima do painel.
O que não é a mesma coisa que FOV, porque FOV é, na prática, o Zoom da câmera independente da posição ou direção. ;)



santobr.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: New View + 6DOF

Post by 21_Sokol1 »

Tendi nada. :P :)

Mas me fez lembrar um detalhe, estes valores são para colocar no Translation (Camera Position).

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: New View + 6DOF

Post by 44_Santo »

É simples, você posiciona a câmera no cockpit com os três últimos X, Y, Z e olha na direção desejada com os dois primeiros X, Y. :)



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: New View + 6DOF

Post by 28_Condor »

S!

Por exemplo, o NV salvou estes valores:

20/03/2013 22:04:33 -------X: 1090 Y: 3638 dX: -15327 dY: -16383 dZ: 16383 dR: 0 -------

No Rotation (Camera direction) eu colocaria X: 1090 Y: 3638

E no Translation dX: -15327 dY: -16383 dZ: 16383

Aí atribuo uma tecla lá que chama isso...
Se for colocar as cordenadas na base da tentativa e erro vai levar muito tempo, os botões são para gravar a posição atual do POV (o detalhe que voce quer ver, mira, bússola...) no .INI e ler.
Isso eu não entendi... eu uso X pra gravar e L pra ler, mas apertar o L não faz minha visão ir direto pra bússola...


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply