Idéias para um RUD (throttle) D.I.Y. (homemade).

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Matos

Post by Matos »

S!

É, os da Tarmac tem um acabamento estranho.
21_Sokol1 wrote: Matos,

Quantos botões voce tem disponíveis no BU, que possam ser usados no throttle?

Sokol1
Tenho 15

Matos
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

O Kozhedub - autor do throttle feito de canos de PVC do vídeo do youtube postou uns links sobre o mesmo no 1Gda:
Ae galera eu tenho 3 dessas placas (atmega 16) <font color="red"><i>aqui</i></font> comigo sendo uma coloquei no meu acelerador
http://www.4shared.com/dir/7242418/db32 ... seiro.html
video >>
http://br.youtube.com/watch?v=lHAHdhjFZhs
a placa http://www.4shared.com/dir/6079775/8a81 ... tmega.html.
Essa placaquinha possui 112 botoes 8 eixos de 10 bits.
Detalhe, o controlador USB é o Mjoy16 DIY, como tem recomendado o biruta :22 do Sokol1 a "log time ago"... :-P

Interessante, ele pode ter feito um throttle bem "esquisito" , mas o pedal ficou nota 10. :0k

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

O desenho abaixo, postado pelo Fehler no UbbiZ00, mostra uma forma de ajustar a fricção no eixo do throttle, baseado no sistema usado pela Saitek em seus throttles.

Image

Sokol1
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Re: Idéias para um RUD (throttle) D.I.Y. (homemade).

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!
21_Sokol1 wrote: Um joystick Genius transformado em um throttle:

Image

Eventualmente falaremos de como fazer uma conversão deste tipo,

Sokol1
:D

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Por acaso esta pretendendo "entortar"um joy? :-P

Que modelo é? Da para abrir em baixo e tirar uma foto da cruzeta?

Sokol1
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

21_Sokol1 wrote:Por acaso esta pretendendo "entortar"um joy? :-P
Pretendo sim, o modelo é um Genius F-23 adquirido exatamente para este fim. Muito parecido com joy que o cara usou.

Image

Quer que eu abra ele e tire uma foto? Desmontar é fácil... :D

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Já fiz duas destas "gambiarras", podem não ter ficado bonito, mas ficaram bem funcionais, melhor que acelerar com o dedão.

Esse era um joy de 2 eixos, 2 botões:

Image
Nele o segundo eixo foi colocado de forma que o dedão gire o knob.

Bom, é o seguinte, voce tem que abrir o joy e tirar a mola da cruzeta, algumas tem uma mola, outras tem uma para o eixo X, outra para o Y.

Por isso tem que ver o tipo da cruzeta/molas, pois é preciso bloquear o movimento no eixo X (esquerdo/direito), que nos modelos com duas molas geralmente da para fazer internamente, colocando dois calços dos lados da peça que move, assim a alavanca so movimentara no eixo Y.

Quando a cruzeta tem só uma mola tem que fazer uma guia mudando a forma do buraco de onde sai o eixo de forma a permitir o movimento so no eixo Y.

Ja para deixar o grip de lado, será preciso fazer uma "cirurgia plástica" neste botao que fica no dedão.
Isso signifca remover o botao - cortar fora esta parte - se tiver uma Dremel com disco de corte fica fácil.
Depois tampar o buraco com Durepoxi, lixar e pintar.

Vai ficar sobrando um eixo (o X) e um botao (dedão).

No caso do eixo é mais facil comprar um potenciometro de 10k com knob (o original remova do lugar e deixe de reserva) e colocar ele onde achar mais pratico, por exemplo no lado esquerdo do grip, onde entrava o eixo.

O botão (que era do dedão) pode ser colocado no lado oposto do grip, tipo acionado pelo dedo minino...

Arrume tambem um pedaço de cano de PCV para fazer um pequeno prolongamento do eixo original, neste cano sera encaixado o grip na posicão deitada (T).

Se os diametros do eixo original e o cano não coincidam, é so enrrolar fita crepe, fazendo uma bucha.

Caso ache que o joy é leve ou "sai andando"em cima da mesa compre aqueles pesos para balanceamento de rodas e cole dentro da caixa.

Sokol1
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Nesse modelo da foto, a base utilizada é a do joy original?

Já que esse F23 possui 08 botões, é possível utilizar uma base maior e aproveitar todos os botões?

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
03_Vingador
Veterano
Veterano
Posts: 3218
Joined: 14 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Post by 03_Vingador »

S!

Falta só um organizador de fios :lol: :lol:
Ta parecendo até eu Skolino :lol: :lol: :lol:

SP!
GO SILVA!!!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Vinga,

Isso ai é de um colega (o meu é mais bagunçado). :lol:

Cross,

Na foto do cara, ele manteve a base do joy só removeu o botão do dedão por motivos obvios pois pilotar com aquele caroço na palma da mão não dá! E colocou o disco do acelerador de lado (onde seria o topo do joy), nã gostei desta parte, ficou muito desajeitado. O eixo X foi colocado num pot no outro lado do apoio de mão.

Ou seja fez o "transformismo" com pouca "cirurgia", já que o grip colocado na horizontal sera o acelerador, e o HAT e os botões nele continuam fucionando.

-Na foto que likei acima não usamos o grip do joy porque ele era muito desproporcional - parecia a cabeça do ET. :-P

Do jeito que te falei voce faz a mesma mais ou menos a coisa e mantem o mesmo numero de eixos e botões do joy.

Voce pode usar um acaixa e colocar as "tripas"do joy lá dentro, mas seria mais complicado, teria que arrumar um jeito de prender a cruzeta no fundo dessa caixa, ou na parte superior, por baixo. Melhor mesmo seria mandar fazer a caixa. Vai ter que dar acabamento nesta caixa, pintura e etc...

Então, dependendo do que pretente é melhor criar um throttle (caixa, eixos grip, botões) tipo fez o Matos, do que transformar o joy em throttle, cuja ideia basica e ter um throttle gastando pouco e com pouco trabalho. Basicamente só usara o circuito USB do joy.

Bom, sugiro desmontar o joy e verificar como poderia fixar a caixa da cruzeta dele numa caixa que voce compre ou mande fazer. Talvez de para aparafusar na parte de baixo, ou por baixo da parte de cima da caixa.

Sokol1
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Entendi. Vou desmontar o joy este fim de semana e ver o que dá pra montar com ele. Tenho que começar com algo simples, não tenho conhecimento suficiente para montar algo mais elaborado. Mas uma coisa é certa: se tem algo que me deixa irritado é ficar procurando comandos no teclado. Uma "button box" é algo que eu gostaria de deixar em conjunto com o throttle.

Gostei da sugestão do cano de PVC no lugar do grip. Fica com um visual mais limpo. O que você usou para fechar as extremidades do cano?

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

O cano de PVC foi fechado com folhas de plastico (PVC de 3mm, colocada em duas camadas).

Neste caso, veja se tem como separar a cruzeta, se sim, arrume a caixa e compre chaves e botoes, as posições originais do HAT considere como quatro botoes.

Importante, quando desmontar se precisar cortar fios, va anotando as cores e para onde iam, ou depois não sabe como eram.
Por estarem arrajandos numa matrix, não é sai dois fios da placa e vai para um botão, é sem alguns fios da placa e vão para X botões, combinado com outros fios.

Sokol1
Post Reply