Freetrack 2.0 - Manual em português

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
GGA

Post by GGA »

Olá pessoal,

alguém teria um profile para a versão 2.1.2 com resultado satisfatório?

A demonstração no próprio free-track sugere um movimento mínimo do led, mas não sei como chegar a tal configuração; sempre ultrapasso a área de percepção do led pela web-cam - que por si só, a área, abrange o dobro utilizada na demonstração do software.

Daí, não consigo checar às "six": ou meu campo de visão fica limitado às asas da aeronave, ou pior, incontrolável, tendo que centralizar continuamente o aplicativo.

Grato,

GGA.
daniel_luccas

Post by daniel_luccas »

S! GGA

isso pode ser o "tamanho" da sua tela de captura, tente aumentar, 320x240 ou voce pode deixar ele mais censivel.

SP!
GGA

Post by GGA »

Olá daniel_luccas,

obrigado.

Contudo, utilizo uma A4 Tech PK-333MB - uma daquelas testadas pelo pessoal do freetrack -, que permite a configuração de 352X285.

Até retirei o filtro IR de dentro da web-cam pensando que poderia assim melhorar alguma coisa, mas, sinceramente, após o fato consumado, achei desnecessário.

Finalmente, seguindo uma orientação aqui do fórum, prendi o único led que utilizo - led IR transmissor - na alça dos fones, sobre a cabeça, o que me permite uma captação do led pela web-cam bem centralizada, com uma área de boa simetria; insuficiente, no entanto, com as configurações até agora utilizadas.

Abração,

GGA.
daniel_luccas

Post by daniel_luccas »

S!

seria bom tambem ficar um puo afastado da cam, ate onde o led "funcione" bem.

SP!
GGA

Post by GGA »

Olá daniel_luccas,

talvez o problema que estou tendo seja devido ao led utilizado.

Fui a uma rua com várias lojas de peças eletrônicas e sempre que pedia o led IR me perguntavam: "receptor ou transmissor?". Escolhi o transmissor - acho que seria difícil conseguir o modelo de led da siemens sugerido no manual.

Contudo, o tal led deve possuir, preferencialmente, uma "varredura" de 40º. Talvez o "led transmissor" que comprei não siga essa especificação.

Ademais, estou utilizando a sensibilidade horizontal em 180 e a vertical 140. As visualizações laterais melhoraram; mas quando quero fixar o centro, qualquer movimento mais acentuado com a cabeça, desconfigura tudo!

abraço,

GGA
daniel_luccas

Post by daniel_luccas »

S!

eu uso LED vernelho bem forte.... ate hoje nao deu problema....

SP!
daniel_luccas

Post by daniel_luccas »

GGA wrote:Ademais, estou utilizando a sensibilidade horizontal em 180 e a vertical 140. As visualizações laterais melhoraram; mas quando quero fixar o centro, qualquer movimento mais acentuado com a cabeça, desconfigura tudo!
um LED,já fiz o teste, e muito ruim, ainda mais com essa sensibilidade, tenta fazer com 3 LED no boné ou no fone..... melhora muito

SP!
User avatar
MadMax
Posts: 91
Joined: 21 Apr 2003 21:00

Post by MadMax »

Experimenta serrar a ponta arredondada do led e deixa-la plana, assim a luz fica mais difusa e mais facil pro programa captar
User avatar
42_Hildebrand
Arataca
Arataca
Posts: 2109
Joined: 27 Dec 2005 21:00
Location: 1ºGavcavi
Contact:

Post by 42_Hildebrand »

S!
MadMax wrote:Experimenta serrar a ponta arredondada do led e deixa-la plana, assim a luz fica mais difusa e mais facil pro programa captar
Interessante...

SP!
User avatar
Shinke
Marraio
Marraio
Posts: 1075
Joined: 14 Mar 2007 21:00
Location: Canoas/RS
Contact:

Post by Shinke »

~S~

Basta lixar um pouco, não precisa serrar... :D

o que melhora o desempenho são os ajustes x e y. Essa é a parte mais chata, mas te garanto que vale o empenho! ;)
Abraços,
Krauthein
GGA

Post by GGA »

Pessoal,

grato pelas dicas!

Vou esfregar o led no asfalto, então, para a cabeça dele ficar mais parecida com a minha... chata :-D

É possível, de fato, checar as "six" com o programa?

Pergunto-me, também, se os pilotos da segunda-guerra conseguiam olhar por sobre os ombros para não serem surpreendidos por algum bandido, ou melhor, qual a limitação do campo de visão deles? Para um simuleiro mais exigente, o melhor seria configurar o track o mais próximo do campo de visão real.

Caro Shink,

poderias postar suas configurações x e y? Não sei como funcionam aqueles gráficos.

Abraço,

GGA.
User avatar
Shinke
Marraio
Marraio
Posts: 1075
Joined: 14 Mar 2007 21:00
Location: Canoas/RS
Contact:

Post by Shinke »

~S~

à noite te envio uma screen, porém, pouco vai adiantar, pois tudo depende

da captação de sua webcam;
potência do led;

e sim, dá sim pra ver a six.

;)
Abraços,
Krauthein
GGA

Post by GGA »

Pessoal,

perfeita a dica de "achatar" o led para deixar a emissão difusa!

Muito obrigado!

Tentarei resolver o problema para checar às "six" via joy ou teclado.

Abraço,

GGA.
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Post by 32_Mariocar »

SP!
Mariocar
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Gente,

Este Freetrack funciona - o que pode atrapalhar é a sua WebCam de 29,99 :-P e algum problema de "BIOS" na configuração.

Tanto funciona que no UbiZ00 virou tabu, estão censurando os tópicos relacionados a pedido da NaturalPoint, que alega ser uma engenharia reversa do TrackIR. Coisa de corporação gringa... :roll:

Teve um colega aqui que mandou fazer os suportes dos LEDS num serralheiro, resultado, ficou pesando mais de 1 kg. :lol: :lol: :lol:

Sokol1
Post Reply