Por onde começo?

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
User avatar
37_Tupan
Marraio
Marraio
Posts: 1172
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Vila Velha - ES
Contact:

Por onde começo?

Post by 37_Tupan »

Galera,

Tô mais perdido que cachorro caído do caminhão de mudança...

Tô sofrendo até para tirar o avião do chão: não consegui ainda ajustar a sensibilidade do leme e o avião fica sambando na pista. Também estou zonzo com quantidade de comandos em relação ao IL-2, gerenciamento de motor, sensibilidade dos eixos do joystick (em especial do leme, como disse), trim, TrackIr....

Tenho lido um monte de coisas no site il2sturmovik.com mas agradeço se alguém puder me dar umas dicas...

Abraços, Tupan.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Por onde começo?

Post by 21_Sokol1 »

Aumenta a curva "S" do leme - chamada indevidamente de 'Sensititivy", isso atenua o comando enviado (pelo computador) para o jogo em relação ao enviado pelo "twist" do joystick (para o computador) na região central do eixo, deixando pequenos movimentos mais suaves. Em extremos movimentos (70-100%) essa atenuação vai diminuindo até ficar ~1:1.

E, para estes "flight games" mais novos (BoS, CloD, DCS Warbirds), antecipe a necessidade de usar o leme.

Por ex. um Bf 109 vai puchar para a esquerda ao acelerar, então já deixe o leme compensando para a direita e ao acelerar vá equilibrando, diminuindo a pressão para a direira.

Se deixar escapar para a esquerda (lado do "torque") e tentar corrigir depois vai "sambar".

A gestão de motor não tem muito segredo.

- Colocar o throttle 100% esperando o motor esquentar para então diminuir e "resetar" a lá il-2:46 vai estourar o motor, não tem "reset de overheat". ]:)

Então tem que respeitar os limites do motor, e.g. Bf 109 throttle a 100% só por 5 minutos (não tenho certeza do nº). Tem Luft'whinher querendo "hora e meia". :P

Alguns aviões tem botão ou trava para "boost" (WEP), mas na maioria é a posição do throttle em 100% que define o uso da potência de emergência, então cuidado com o throttle.

- Mistura em algums aviões é automática (Bf 109, Fw 190, Spit...), nos Russos aquela besteira do scrip auto-start deixa o controle da mistura na posição errada, então depois que liga tem que ajustar para 100% (ou o que for indicado em casos especificos) e esquecer. Também dá para ajustar a mistura ideal pela cor da chama dos escapamento.
Os tutoriais do Requiem no YT dão uma boa ajuda.

https://forum.il2sturmovik.com/topic/36 ... -may-2018/

No lado Russo um avião fácil de dominar é o Yak-1.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Por onde começo?

Post by 28_Condor »

Vou aproveitar a deixa e também perguntar uma coisa: como criar teclas pra snapviews gravadas sem zoar as pan views, dá ultima vez que tentei ficou tudo tão embaralhado que tiver de fazer uma reinstalação
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Por onde começo?

Post by 21_Sokol1 »

Mas para que ponto voce quer snap-view?
User avatar
37_Tupan
Marraio
Marraio
Posts: 1172
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Vila Velha - ES
Contact:

Re: Por onde começo?

Post by 37_Tupan »

S!
21_Sokol1 wrote: 22 May 2018 11:41 Aumenta a curva "S" do leme - chamada indevidamente de 'Sensititivy", isso atenua o comando enviado (pelo computador) para o jogo em relação ao enviado pelo "twist" do joystick (para o computador) na região central do eixo, deixando pequenos movimentos mais suaves. Em extremos movimentos (70-100%) essa atenuação vai diminuindo até ficar ~1:1.
Feito! Eu estava acostumado com o controle de leme na torção do joystick e estou tendo um pouco de dificuldade em acostumar com os pedais.

Vale a pena definir um perfil usando o Control Manager da CH Products?

21_Sokol1 wrote: 22 May 2018 11:41 E, para estes "flight games" mais novos (BoS, CloD, DCS Warbirds), antecipe a necessidade de usar o leme.

Por ex. um Bf 109 vai puchar para a esquerda ao acelerar, então já deixe o leme compensando para a direita e ao acelerar vá equilibrando, diminuindo a pressão para a direira.

Se deixar escapar para a esquerda (lado do "torque") e tentar corrigir depois vai "sambar".
Valeu a dica... Já até consegui decolar mas estou rodando na pista com muita facilidade ainda...

A gestão de motor vou tentar ainda... Estou tentando me acostumar ao básico primeiro.
21_Sokol1 wrote: 22 May 2018 11:41 Os tutoriais do Requiem no YT dão uma boa ajuda.

https://forum.il2sturmovik.com/topic/36 ... -may-2018/

No lado Russo um avião fácil de dominar é o Yak-1.
Esse tutorial é um dos que eu tinha achado. Vou começar por ele então...

Valeu mestre!

SP!

PS: O VKB é maravilhoso! Ainda vou tomar coragem e mudar as molas...
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Por onde começo?

Post by 21_Sokol1 »

Vale a pena definir um perfil usando o Control Manager da CH Products?
Nem vale a pena instalar o Manager, ainda mais só para pedal - vai fazer a mesma coisa que as opções nos controles do jogos faz, assim evita um "penduricalho" a mais rodando junto com o jogo.

Em todo caso, se souber programar os scripts pode criar uma curva de resposta igual tem nos controles do DCS World - no BoS/CloD não tem esta opção.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Por onde começo?

Post by 28_Condor »

21_Sokol1 wrote: 22 May 2018 18:47 Mas para que ponto voce quer snap-view?
Pras six, gostaria uma pra esquerda e outra pra direita, como tinha no newview, mas que pelo entendi só dá pra fazer uma :?:
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Por onde começo?

Post by 21_Sokol1 »

37_Tupan wrote: 23 May 2018 01:47 Já até consegui decolar mas estou rodando na pista com muita facilidade ainda...
E olha que em um dos patches do ano passado o 'ground handling' do Bo'X foi "amansado" bastante, que estava acostumado ao que era agora acha muito fácil. Provavelmente devido ao "moto" da 1CGS "by accessible for new players". :P
User avatar
37_Tupan
Marraio
Marraio
Posts: 1172
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Vila Velha - ES
Contact:

Re: Por onde começo?

Post by 37_Tupan »

S!
21_Sokol1 wrote: 24 May 2018 20:51 E olha que em um dos patches do ano passado o 'ground handling' do Bo'X foi "amansado" bastante, que estava acostumado ao que era agora acha muito fácil. Provavelmente devido ao "moto" da 1CGS "by accessible for new players". :P
Agora me senti o verdadeiro noob! :@

Bem, já estou dominando mais as decolagens e também os pousos. Encontrei um ajuste de "sensibilidade" intermediário para o leme com o qual me adaptei melhor e aprendi algo importante: se o avião puxa para a direita e você corrige demais para a esquerda apenas alivie o leme à esquerda e deixe o motor te puxar para a direita. Nesse caso nunca caia na tentação de pisar no leme à direita senão roda!

Ainda não me acostumei com os controles de motores, mas isso vem com o tempo. Alias, chatinho esse processo de ligar quando você aperta o "E".

Já aprendi que tem tem comandos que só funcionam com os alemães e outros só com os russos, sem mencionar aqueles que só funcionam para alguns aviões no mesmo lado (dependendo do tipo de motor, por exemplo). :doh:

Aliás, alguém tem o La-5 FN? Ele não tem ajuste de mistura ou eu estou fazendo algo errado? Só não consigo alterar a mistura nele... No La-5 series 8 funciona...

Bem, agora é hora de passar para navegação e dogfight...

SP!
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Re: Por onde começo?

Post by Furias »

<S>

Bom dia Tupã

O La5 Fn tem ajuste mistura de combustível sim, embora eu use muito pouco, quase o tempo todo em mistura rica. Com relação aos radiadores( óleo e ar-saida) vc pode utilizá-los com abertura em 10% ou menos conforme o mapa. Já a entrada vc sempre deixa em 100% aberto para evitar superaquecimento. Dizem para fechar a entrada nos mergulho para evitar que o motor congele, mas nunca vi isso. O resto é prática ;)
User avatar
37_Tupan
Marraio
Marraio
Posts: 1172
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Vila Velha - ES
Contact:

Re: Por onde começo?

Post by 37_Tupan »

S!

Então tem algo muito doido acontecendo comigo pois o ajuste de mistura não funciona no La-5 FN!

O gerenciamento automático de motor e de radiador estão desligados e eu consigo ajustar tudo em todos os aviões (incluindo o La-5), menos a mistura no La-5 FN... OK, o La-5 tem motor radial refrigerador a ar, então não vai funcionar o controle do radiador de água. Mas a mistura?????? Nem com reza brava!

Alguém tem alguma idéia?

Abraços, Tupan
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Por onde começo?

Post by 21_Sokol1 »

Faz o seguinte, seleciona o modo custom e desmarca tudo, depois marca "expectator" (camera externa) e se quiser "engine warm-up", e testa.

Sei que alguns aviões do BoK se o "Cruise Control" (?) estiver ativo limita o controle sobre o motor, no P-39 não deixa usar o throttle.

Aqui teum um (player) Guide para o La-5 FN
- Engine mixture control is automatic when the mixture lever is set to maximum. It is possible
to manually lean the mixture by moving the mixture control to less than maximum. This also
reduces fuel consumption during flight
Como não tem motivo para economizar combustível em vôos virtuais (tal qual nossos politicos não precisa pagar por ele :P ), nem precisa ajustar.

http://www.users.on.net/~jennnie/il2/la5manualv1.pdf

Dica relativa aos comandos, como tem vários tipos de radiador e cowl, de trim (de Bf 109, de 190, dos outros...) não precisa colocar (ou usar o default) teclas diferentes para cada tipo.

Os controles permiter que uma mesma tecla (ou botão) sejam usados para até 3 comandos. Como uso:

#5, #5 =abre e fecha radiator de agua, cowl shutters, inner shutters...

W,S = trima "pitch trim", "Stabilizer Adjust" (Bf 109 Mc 202, Ju52) e "Fw190 trim qquer coisa".

Pode também colocar a mesma tecla para "dive brakes" e "air sirene" ("buzina" do Stuka").
User avatar
37_Tupan
Marraio
Marraio
Posts: 1172
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Vila Velha - ES
Contact:

Re: Por onde começo?

Post by 37_Tupan »

S!
21_Sokol1 wrote: 25 May 2018 12:00 Faz o seguinte, seleciona o modo custom e desmarca tudo, depois marca "expectator" (camera externa) e se quiser "engine warm-up", e testa.

Sei que alguns aviões do BoK se o "Cruise Control" (?) estiver ativo limita o controle sobre o motor, no P-39 não deixa usar o throttle.
Tentei isso Sokol, mas não funcionou. Teclo o Alt direito com = ou - e nada... Todos os outros comandos funcionam, incluindo supercharger, radiadores, pitch, etc... Muito estranho. Tudo bem que parece que a mistura está em 100% pois o avião rende bem, mas não sei o que está acontecendo.

Esse bug que você mencionou com o P-39 eu estava tendo um parecido com vários aviões: o motor ligava com 5% do throttle e eu começava a taxiar. Mas se deixasse o motor cair de 10% o acelerador parava de funcionar. O curioso é que o jogo respondia pois eu via o manete se mover quando aumentava a potência mas o motor não respondia!

Acontece quando deixa o gerenciamento automático do motor ligado. Tenho que desligar para poder acelerar. Como não vou ficar usando essa opção não tem problema...

Obrigado pelo guia e pelas dicas.

Abraços.
User avatar
37_Tupan
Marraio
Marraio
Posts: 1172
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Vila Velha - ES
Contact:

Re: Por onde começo?

Post by 37_Tupan »

S!

Prezados,

Alguém sabe quais os arquivos de configuração que devem ser copiados apara fazer backup no BoS, em especial das configurações das teclas de controle?

AP!
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Por onde começo?

Post by 28_Condor »

S!

Salva o a pasta input (em Data\), e o arquivo startup.cfg


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply