S!
Estou aliviado em saber que não sou só eu que não enxergo nada!
No IL-2 eu estava acostumado a jogar sem ícones mas estou achando mais difícil agora. Não sei se é mais difícil mesmo ou se é a falta de costume.
Acompanho esse debate desde o IL-2... De qualquer modo, sempre vi os depoimentos de pilotos ou ex-pilotos de combate falando da dificuldade de avistar os aviões inimigos. A questão dos 10 km para aviões grandes e 5 para pequenos me parece quase uma constante. Uma boa noção a gente pode ter ao pensar nos jatos comerciais (que são grandes) voando a 10 ou 11 km de altura e que só são facilmente identificáveis por causa das trilhas de condensação. Apesar disso há depoimentos de pilotos que avistavam aviões a 50 ou mesmo 80 km na Segunda Guerra, mas isso em missões de escolta em grande altitude olhando contra um céu azul com as condições a favor e localizando esquadrilhas inimigas. No geral a distância de avistamento parece ser mesmo 5 a 10 km variando com as condições climática, iluminação, velocidade relativa, ângulo de visão, altitude relativa (acima ou abaixo), etc...
Mas nada me tira da cabeça que é mais difícil no simulador do que na vida real.
Essa imagem postada no fórum do Sturmovik.com onde o Furias postou é ilustrativa:
https://forum.il2sturmovik.com/topic/20 ... ent=626527
Mesmo sabendo onde está o Yak-1 é difícil vê-lo a 1,1 km!!!
Tudo bem que não dá para comparar você no chão ou no conforto da cabine de um avião comercial com um piloto em combate, ainda mais na Segunda Guerra, mas me impressiona que eu consiga localizar com alguma facilidade os aviões (mesmo os pequenos) e helicópteros em aproximação no aeroporto a uns 4 ou 5 km de distância e não consiga fazer isso no simulador mesmo sabendo em que direção estão os aviões!
Alguém vai lembrar que estou descrevendo situações em que a visão é debaixo para cima. Mas quando você se aproxima para pouso em um voo comercial você consegue ver os veículos nas ruas de forma muito melhor do é possível no simulador... Não estou falando de identificar qual é o veículo, mas de ver que tem veículos individuais na estrada. No simulador já é difícil ver a estrada!
Outro post ilustrativo é esse:
https://forum.il2sturmovik.com/topic/20 ... ent=626551
Mas é até fácil de entender essa dificuldade...
Os monitores têm limitações físicas. Pelo que o Furias falou o avião se torna visível a 9 km como um dot. OK. Só que na vida real um dot não surge e 9 km... Ele "vem surgindo" aos poucos até se tornar visível dependendo da acuidade visual da pessoa e de sua concentração. E mais importante: o diâmetro angular de um dot na tela do computador me parece ser menor do que um avião a 10 km na vida real. Essa é a questão.
Eu atualmente tenho um monitor de 32 pol e sento com os olhos a uns 70 cm da tela. Se a resolução é 1360 por 768 a diagonal tem 1562 pixels. Com 32 pol de diagonal temos 81,28 cm e um pixel terá 0,052cm ou 0,52mm. Com os olhos a 0,7 m do monitor isso representa um tamanho angular de aproximadamente 0,043 graus. Para comparação a Lua cheia tem um tamanho angular de cerca de 0,5 graus. Um avião de 9 m a 9 km de distância tem um tamanho angular de 0,057 graus. O tamanho do dot é 25% menor no monitor. Não é muito mas junte a isso os dois fatos a seguir.
1) O fato de que o tamanho angular é menor implica que as velocidades angulares são menores! O que detectamos primeiro a longa distância é o movimento do dot. Se ele se move mais de vagar é mais difícil de detectar.
2) Um monitor de 32 pol a 70 cm dos olhos tem um tamanho angular de uns 54 graus. O ângulo de visão de dentro do cockpit do BoS me parece ser maior do que isso... Ou seja, o jogo comprime uns (sei lá, não achei dados, alguém tem?) 90 graus de visão em 53 graus. Isso faz os tamanhos relativos ainda menores deixando tudo mais difícil...
Junte a isso o contraste menor que o monitor tem em relação à vida real...
Ou seja, se já é difícil na vida real é mais ainda no monitor.
Resumindo: escrevi tudo isso na verdade para dizer que essa questão não tem solução...
A não ser que se adote aqueles dots gigantes que geraram polêmicas num dos upgrades do IL-2, não tem muito o que fazer. E aqueles dots arruinavam praticamente qualquer chance de aproximação furtiva... Imagina a então os ícones...
O negócio é se acostumar.
SP!
PS: concordo com o Furias sobre a maior diversidade de servidores no velho IL-2. Assim havia servidores cheios com diferentes ajustes para todos os gostos.