Beluga XL

Aviação real no Brasil e no Mundo.
Post Reply
User avatar
saraiva
Manicaca
Manicaca
Posts: 632
Joined: 08 Jul 2009 21:00
Location: Joinville, SC.
Contact:

Beluga XL

Post by saraiva »

Airbus apresenta fuselagem de avião com nome e cara de baleia, o Beluga XL

Nova série de aviões de transporte fará o deslocamento de peças de aeronaves entre fábricas da Airbus.
Uma versão ampliada do famoso transportador da Airbus com nome de baleia, o Beluga, está programada para fazer seu primeiro voo em meados do ano. O primeiro avião da nova linha chamada de Beluga XL foi retirado da linha de montagem nesta terça-feira (9), com sua fuselagem já montada.

Image

Image

A aeronave, que recebeu o nome por causa de sua semelhança com a baleia branca do Ártico, está aguardando a instalação de seus dois motores antes de iniciar testes no solo, explicou a Airbus.

O Beluga XL baseia-se no jato A330 da Airbus, tornando-o maior do que o modelo existente desenvolvido há duas décadas a partir do A300. Os cinco aviões a serem construídos irão transportar partes de aeronaves entre a base da empresa em Toulouse, França, e outras fábricas da empresa, incluindo Broughton, no País de Gales.

O novo avião é suficientemente grande para transportar de uma vez as duas asas para o mais novo A350. O jato parecerá ainda com uma baleia, trazendo o que o Airbus chama de “sorriso superdimensionado” em toda a sua frente da fuselagem.

Fonte: Gazeta do Povo
A morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da
humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram,
eles dobram por ti. - John Donne
Post Reply