AVIÃO SEM JANELAS PERMITE VISTA PANORÂMICA A PASSAGEIROS

Aviação real no Brasil e no Mundo.
Post Reply
User avatar
saraiva
Manicaca
Manicaca
Posts: 632
Joined: 08 Jul 2009 21:00
Location: Joinville, SC.
Contact:

AVIÃO SEM JANELAS PERMITE VISTA PANORÂMICA A PASSAGEIROS

Post by saraiva »

Image

Sempre aparecem novidades na indústria da aviação, seja poltronas antibarulho ou o jato particular de R$ 130 milhões. Agora há a possibilidade de o passageiro ficar literalmente, nas nuvens e viajar em um avião com uma vista panorâmica do exterior. Em cerca de dez anos, o "avião sem janelas" pode se tornar ser possível. O projeto, ainda na fase de design, está sendo desenvolvido pelo instituto inglês Center of Process Innovation (CPI).
Passageiros desse "avião do futuro" que sentarem nas poltronas da "janela" poderiam escolher a vista preferida ou utilizar as telas de corpo inteiro como um sistema de entretenimento a bordo. Quem sentar no "corredor" poderia acessar o sistema futurista por meio de uma tela embutida no banco à frente deles.
Para que essa aeronave do futuro se torne realidade, seria preciso substituir as janelas por telas ultrafinas e flexíveis que reproduziriam o cenário externo através de diversas câmeras instaladas na parte de fora. Porém, esse produto ainda vai demorar, pelo menos, cinco anos para ser produzida usando a tecnologia OLED (diodo orgânico que emite luz), a mais avançada para a fabricação de qualquer tipo de tela.
As imagens exibidas nessas telas de alta definição mudariam de acordo com o movimento dos olhos do passageiro. Além de proporcionarem entretenimento, essas telas instaladas diretamente na fuselagem ou nos papéis de parede, iriam fornecer iluminação à cabine, podendo ser ligadas ou desligadas. Assim, os passageiros poderiam controlar as alterações de cor da paisagem associadas ao nascer e ao pôr do sol, o que ajudaria a compensar o jet lag, auxiliando-os a se adaptar às mudanças de fuso horário em viagens longas.
De acordo com o CPI, as telas não serviriam apenas para dar mais conforto aos passageiros, elas também são projetadas para reduzir o peso e os custos das aeronaves para as companhias aéreas. Segundo a empresa, a fuselagem seria mais leve sem janelas, o que significa em economia de combustível, menos emissões nocivas e redução de custos operacionais. Tudo isso acarretaria em tarifas mais baixas e assentos mais largos para os passageiros.

Fonte: http://www.msn.com/pt-br/viagem/noticia ... ailsignout
A morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da
humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram,
eles dobram por ti. - John Donne
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: AVIÃO SEM JANELAS PERMITE VISTA PANORÂMICA A PASSAGEIROS

Post by 44_Santo »

Vai ter gente passando mal por conta dessas telas. :lol:
Já eu iria amar isso. 8)



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Post Reply