O susto esquecido do 11 de setembro

Aviação real no Brasil e no Mundo.
Post Reply
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

O susto esquecido do 11 de setembro

Post by 28_Condor »

S!

Esta eu não sabia:
O caso mais sério dos aviões desviados no 11/9 não foi por nenhum problema técnico, mas por um mal-entendido do controle de tráfego. Um 747 da Korean Air (sempre ela se metendo nessas confusões...), com mais de 200 pessoas a bordo, voava de Seul para Nova York com escala em Anchorage, no Alasca, e estava para pousar na escala quando houve os atentados. O comandante mandou uma mensagem de texto para a matriz em Seul comentando os atentados e pedindo instruções, e incluiu a abreviatura "HJK" ("hijack", sequestro).

A mensagem foi interceptada e, naquele clima de paranoia, foi o suficiente para presumirem que o avião tinha sido sequestrado, ainda mais porque os pilotos coreanos não tinham o inglês bom o suficiente para conversar com os controladores qualquer coisa que fugisse do trivial e das frases-padrão de sempre, e entenderam que era para botar o código de squawk padrão para sequestro... Pronto, jogaram gasolina no incêndio!

Em terra, no Alasca, o pânico foi geral, evacuaram prédios e mandaram navios petroleiros desatracarem e seguirem para alto mar. Foi um auê! No ar, dois caças da Força Aérea americana estavam prontos para derrubar o avião ao menor passo em falso, e o governo americano solicitou ao Canadá autorização para seguir e abater o avião no espaço aéreo canadense (autorização concedida). Felizmente, os caças apenas escoltaram o avião até o aeroporto de Whitehorse, na região ártica do Canadá, onde pousou sem problemas, mas todos tiveram que sair do avião com as mãos na nuca sob a mira de um monte de soldados da Real Polícia Montada armados até os dentes, sem entender nada... Mas no fim, foi só o mal-entendido e o susto. Ufa!
http://www.avioesemusicas.com/por-que-u ... untas.html

Estava pesquisando outra coisa e deparei com o comentário acima :)


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply