DCS: Navegação ILS

Rise of Flight, SFX, Flight Simulator Series, Lock On, Strike Fighters, EAW, Warbirds & Cia.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

DCS: Navegação ILS

Post by 21_Sokol1 »

Quem se interessar pelo assunto, boas dicas neste tópico - baseadas nos avionics do F-5 Tiger.

https://forums.eagle.ru/showthread.php?t=175448

Vais saber por exemplo porque a agulha do HSI esta "quebrada". :P

Image

E eu continuo perdido com as duas agulhas do compass do Mig-21, para as quais existem contraditórias informações sobre qual lado é a ... ponta! :o

Imageimage sharing sites

A navegação "OldSchool" sei fazer, pedir ao ATC ou AWACS o HDG, setar o course setter e voar o tal de "Red on Red". :)

Mas a "eletrônica" - Russa dos anos 50... tá russo. :?:
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: DCS: Navegação ILS

Post by 21_Sokol1 »

Bom, já estou me achando nesta salada de ARK, RSBN, PRMG do Mig-21"Bugs". :P

Não descobri ainda o que é "interceptar radial" - as missões tutorial são muito ruim, com uns scrips falhados,
um monte de blabláblá que só atrapalha, iguais aos videos no YT, os manés ficam falando o tempo todo e de
coisas lá no painel que não nada a ver com o assunto do tutorial.

Além disso ambos são para quem sabe mais ou menos, não para quem precisa aprender.

O melhor video tuto RSBN é esse do Yoyo, porque usou legendas ao invés de conversa fiada.

https://www.youtube.com/watch?v=rFjzg4VHt3k[/video]

Uma aproximação quase perfeita, um pouco a esquerda do eixo da pista mas alinhei no final, esse pouso foi sem paraquedas - já tinha usado
e trem de pouso danificado por um "hard landing" em outra pista, mas foi "perfeito". :)

Imageupload images

Alguém que "tirou nota 10" nos tempos de FS98/2000 sabe o que é esse "voe para 141 para 40, QFE 722.35" ai na mensagem do ATC?
O 141 é o HDG que coloco no Course Setter, mas o resto é "Grego".

O PRMG ("ILS") do Mig-21 é meio tipo CloD, neste o Lorenz até "funciona", mas se desviar 200 metros perde o sinal, o cone para o PRMG do Mig-21 também é bem estreito, se brincar uns 5 graus.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: DCS: Navegação ILS

Post by 21_Sokol1 »

Piece of Cake! :)

"fly heading 141 for 30 QFE 722.35 runway 24, to pattern altitude"

"Voe na direção 141 graus por 30 milhas naúticas para alcançar o ponto de entrada no circuito de pouso.
QFE (Question Field Altitude) 722.35 é a altitude de pressão da base aérea - em mm Hg o que corresponde a ~28.42 Hg, tem uma tabela de conversão no kneeboard - e serve para ajustar altímetro (e evitar voar "terra a dentro").
'Runway 24' significa que é para pousar na extremidade da pista voltada para ~240 graus - para "facilitar" a vida dos cadetes alguém inventou de suprimir o último algarismo da informação, e.x. 01 significa pista na direção 10 graus, etc.
Como pode ter notado a outra extremidade da pista é nomeada com a reciproca deste 240, ou 60, que é informado como 06.
'Patern altitude' é altitude para começar o circuito de pouso". (Não sei qual é, mas baseado nos desenhos do manual do Mig-21 deve ser uns 1000 metros).

BTW - Se estiver no "ramp starter" ao solicitar autorização para taxi, recebe um

"cleared to taxi to runway 6".

Então para se acostumar com este número de runway, ajuste o Course Setter para 60 graus, assim quando estiver em posição na cabeceira verá que a agulha do Course Setter apontando na direção do alinhamento da pista, os 60 graus. :)
Post Reply