Quem se interessar pelo assunto, boas dicas neste tópico - baseadas nos avionics do F-5 Tiger.
https://forums.eagle.ru/showthread.php?t=175448
Vais saber por exemplo porque a agulha do HSI esta "quebrada".
E eu continuo perdido com as duas agulhas do compass do Mig-21, para as quais existem contraditórias informações sobre qual lado é a ... ponta!
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A navegação "OldSchool" sei fazer, pedir ao ATC ou AWACS o HDG, setar o course setter e voar o tal de "Red on Red".
Mas a "eletrônica" - Russa dos anos 50... tá russo.
DCS: Navegação ILS
Re: DCS: Navegação ILS
Bom, já estou me achando nesta salada de ARK, RSBN, PRMG do Mig-21"Bugs".
Não descobri ainda o que é "interceptar radial" - as missões tutorial são muito ruim, com uns scrips falhados,
um monte de blabláblá que só atrapalha, iguais aos videos no YT, os manés ficam falando o tempo todo e de
coisas lá no painel que não nada a ver com o assunto do tutorial.
Além disso ambos são para quem sabe mais ou menos, não para quem precisa aprender.
O melhor video tuto RSBN é esse do Yoyo, porque usou legendas ao invés de conversa fiada.
https://www.youtube.com/watch?v=rFjzg4VHt3k[/video]
Uma aproximação quase perfeita, um pouco a esquerda do eixo da pista mas alinhei no final, esse pouso foi sem paraquedas - já tinha usado
e trem de pouso danificado por um "hard landing" em outra pista, mas foi "perfeito".
upload images
Alguém que "tirou nota 10" nos tempos de FS98/2000 sabe o que é esse "voe para 141 para 40, QFE 722.35" ai na mensagem do ATC?
O 141 é o HDG que coloco no Course Setter, mas o resto é "Grego".
O PRMG ("ILS") do Mig-21 é meio tipo CloD, neste o Lorenz até "funciona", mas se desviar 200 metros perde o sinal, o cone para o PRMG do Mig-21 também é bem estreito, se brincar uns 5 graus.
Não descobri ainda o que é "interceptar radial" - as missões tutorial são muito ruim, com uns scrips falhados,
um monte de blabláblá que só atrapalha, iguais aos videos no YT, os manés ficam falando o tempo todo e de
coisas lá no painel que não nada a ver com o assunto do tutorial.
Além disso ambos são para quem sabe mais ou menos, não para quem precisa aprender.
O melhor video tuto RSBN é esse do Yoyo, porque usou legendas ao invés de conversa fiada.
https://www.youtube.com/watch?v=rFjzg4VHt3k[/video]
Uma aproximação quase perfeita, um pouco a esquerda do eixo da pista mas alinhei no final, esse pouso foi sem paraquedas - já tinha usado
e trem de pouso danificado por um "hard landing" em outra pista, mas foi "perfeito".
upload images
Alguém que "tirou nota 10" nos tempos de FS98/2000 sabe o que é esse "voe para 141 para 40, QFE 722.35" ai na mensagem do ATC?
O 141 é o HDG que coloco no Course Setter, mas o resto é "Grego".
O PRMG ("ILS") do Mig-21 é meio tipo CloD, neste o Lorenz até "funciona", mas se desviar 200 metros perde o sinal, o cone para o PRMG do Mig-21 também é bem estreito, se brincar uns 5 graus.
Re: DCS: Navegação ILS
Piece of Cake!
"fly heading 141 for 30 QFE 722.35 runway 24, to pattern altitude"
"Voe na direção 141 graus por 30 milhas naúticas para alcançar o ponto de entrada no circuito de pouso.
QFE (Question Field Altitude) 722.35 é a altitude de pressão da base aérea - em mm Hg o que corresponde a ~28.42 Hg, tem uma tabela de conversão no kneeboard - e serve para ajustar altímetro (e evitar voar "terra a dentro").
'Runway 24' significa que é para pousar na extremidade da pista voltada para ~240 graus - para "facilitar" a vida dos cadetes alguém inventou de suprimir o último algarismo da informação, e.x. 01 significa pista na direção 10 graus, etc.
Como pode ter notado a outra extremidade da pista é nomeada com a reciproca deste 240, ou 60, que é informado como 06.
'Patern altitude' é altitude para começar o circuito de pouso". (Não sei qual é, mas baseado nos desenhos do manual do Mig-21 deve ser uns 1000 metros).
BTW - Se estiver no "ramp starter" ao solicitar autorização para taxi, recebe um
"cleared to taxi to runway 6".
Então para se acostumar com este número de runway, ajuste o Course Setter para 60 graus, assim quando estiver em posição na cabeceira verá que a agulha do Course Setter apontando na direção do alinhamento da pista, os 60 graus.
"fly heading 141 for 30 QFE 722.35 runway 24, to pattern altitude"
"Voe na direção 141 graus por 30 milhas naúticas para alcançar o ponto de entrada no circuito de pouso.
QFE (Question Field Altitude) 722.35 é a altitude de pressão da base aérea - em mm Hg o que corresponde a ~28.42 Hg, tem uma tabela de conversão no kneeboard - e serve para ajustar altímetro (e evitar voar "terra a dentro").
'Runway 24' significa que é para pousar na extremidade da pista voltada para ~240 graus - para "facilitar" a vida dos cadetes alguém inventou de suprimir o último algarismo da informação, e.x. 01 significa pista na direção 10 graus, etc.
Como pode ter notado a outra extremidade da pista é nomeada com a reciproca deste 240, ou 60, que é informado como 06.
'Patern altitude' é altitude para começar o circuito de pouso". (Não sei qual é, mas baseado nos desenhos do manual do Mig-21 deve ser uns 1000 metros).
BTW - Se estiver no "ramp starter" ao solicitar autorização para taxi, recebe um
"cleared to taxi to runway 6".
Então para se acostumar com este número de runway, ajuste o Course Setter para 60 graus, assim quando estiver em posição na cabeceira verá que a agulha do Course Setter apontando na direção do alinhamento da pista, os 60 graus.