DCS: MiG-21Bis Fishbed

Rise of Flight, SFX, Flight Simulator Series, Lock On, Strike Fighters, EAW, Warbirds & Cia.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

Bahhhhhhh, para agradar "casual players" a LSN dumb down o Mig-21.

Apesar da bequilha "louca" estava achando muito fácil taxiar o Fishbed, o treco vira só com o leme - sem freio - a 10KM... :^)

O freio (de bicicleta) do Mig-21 é acionado a ar, a la Spit', LaGG-3, mas usa um sistema "russo",
nestes outros aviões aperta-se o freio e pisa no leme para o lado da curva, uma válvula fecha o
ar para a roda contrária, freiando só a roda do lado interno da curva. Piece of cake!

Mas no Mig-21 o que a válvula faz é permitir o ar vazar no freio da roda para o lado que se moveu o leme, assim vai freiar só a roda contrária.

Quer virar para a direita, pise no leme para a esquerda, e vice versa. :)
Do livro Red Eagles - testes da USAF com aeronaves soviéticas nos 60-80's:

Taxiing the (Mig) airplanes was a bit of a trick. If you wanted to turn right, you pushed the left rudder bar in and you pulsed the brake lever on the control stick. That then dumped the pneumatic pressure to the left wheel brake and transferred it to the right wheel. You would get the free-swinging nose wheel to start to turn to the right, and then as you got ready to come out the turn you'd have to push the left (Right?) rudder bar passed neutral and you would have to start pumping the little lever again to get the power back on the left wheel, to get the nose wheel to straighten out so you could taxi straight.
Por alguma obscura razão os engenheiros russos da Mig não pensaram em usar um sistema cruzado - intuitivo - pisa no freio direito, vaza o ar na roda esquerda, assim vira para a direita. :P

A LSN achou que os "new players" não iam entender o sistema se modelado corretamente - aliás nem uns "old players" pois tem uns três tópicos reclamando que os "toe brakes" de seus pedais não funcionam no Mig-21 (como tem de Spit, de LaGG-3 em outros foruns)... |( :P
Dolphin887 (LSN)
... steering is relaxed to support vast majority of casual players who described braking as "extremely complex" during myriad of tests with "realistic" breaking. We had to do it.
Isso é que da usar jogadores do HAWX como Beta Tester. :P

Assim o usar o leme a baixa velocidade magicamente vira a roda "louca" (castor wheel)... |(
Last edited by 21_Sokol1 on 13 Nov 2016 13:02, edited 2 times in total.
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 40_Griffon »

Colocar uns toggles que é bom nada né? Não tenho nada contra o sistema de freios do Mig, faço o taxi na boa com ele e qualquer outro avião do DCS.

A tendencia é essa, para atrair os jogadores fake hardcores eles começarem a dar uma noobada nos aviões.

Ontem peguei uma horinha só no Mig, não é tão complicado como imaginei, fiz engajamentos com misseis de vários tipos e para a minha surpresa é muito menos complicado do que eu imaginava. Os botões mais usados setados nos MFD's também ajudam pacas. :)
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

Grifon,

Faz um tutorial de como usar o armamento, mal consegui disparar uns rockets - mais por acaso do que outra coisa. :P

O freio no gatilho ficou um charme, Tsiiiiiiiiii, Tsiiiiiiiiiii, Tsiiiiiiiiiii. :)
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 40_Griffon »

Pior que eu também fui na sorte, mais pelo obvio.

Coloquei o switch para AG, selecionei os pilones onde estavam os pods e onde tem no seletor de armas 4-8-16 é a quantidade de foguetes que você quer disparar a cada clique. Como eu estava somente com dois pods para efeitos de teste, selecionei direto o seletor parar 16 e num clique o Mig "cuspiu" todos os foquetes. :rofl:

Os videos de tuto até ajudam bastante, são muito melhores do que os dos módulos da ED sem aquela voz de pato do Wags. :P
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

Só sei que o motor apagou com a fumaceira dos foguetes, mas religa fácil, basta baixar o throttle para as 2" (todo avião DCS só liga com o throttle ali) e ligar um switch - que coloquei no Alt+E.

Tendo ler o manual, mas tem tanto "wath if" que acabo dormindo... :P
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

LuisF wrote: Quanto ao TQS no TARGET, infelizmente não é reconhecido, o TUSBA tem um programa próprio, mas só rola com a versão mais cara a R2. :P
Dê um help ai, o gringo esta a procura de opniões sobre o TUSBA + TQS: http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/t ... ost4142267

Meu primeiro "bom run" com o Fishbed não deu lá muito certo, lancei duas bombas que parece não ter explodido e na saída do mergulho o G arrancou as outras duas... :P

Levei uns "tecos" de 25mm e terminei com um Mig-"20" (21 com nariz a la 19): :)

Image
free image uploading

Com o avião "mancando", segurando o leme para o lado, segui a orientação do rádio e terminei por pousar na base errada, fui para a aréa de taxi, mas se recusaram a fornecer combustível... invoquei de decolar novamente para ir para a base correta e em menos de 1 minuto deu pane seca. :lol:

BTW - Um gringo "script viciado" que cria profiles para o Cougar faz com que o HAT2 que gire o seletor de armamento do Mig-21 no sentido horário e anti-horário - não sei se de maneira lógica, considerando a posição atual quando inverter a rotação (o Autohotkey faz isso com eixos):

Image

Outro detalhe interessante: ele controla o "rádio" com ATC, wingmans com os HATS 1-4 (em \) enviando F1...F12. Essé é realmente um profile "FOBO". :lol:

MFD's: https://dl.dropboxusercontent.com/u/122 ... ped%29.jpg
http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/t ... ost3858400

Ah, aceita donações para a compra de um (HOTAS) Warthog.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

Grifon,

Estava olhando o manual do TUSBA R1 e vi que que o firmware define botões para a posição central dos switchs
COMM, Dogfight e Speedbrake - pode ativar/desativar, veja no PDF da RS.
Com isso os 10 botões físicos do TQS se tornam 13.

DX Buttons Description
DX 01 -> Comms Off (Center) Normally ON
DX 02 -> Comms VHF
DX 03 -> Comms UHF
DX 04 -> Comms IFF In
DX 05 -> Comms IFF Out
DX 06 -> MSTR_Mode Off (Center) Normally ON
DX 07 -> DGFT
DX 08 -> MSL_OVRD
DX 09 -> Speed_Brake_Center Normally ON
DX 10 -> Speed_Brake_Open
DX 11 -> Speed_Brake_Close
DX 12 -> Uncage
DX 13 -> Cursor_Enable

Para controlar o trem de pouso "russo" do Mig-21 com o COMM switch, sem usar keymapper ou script:

Image

DX 01 -> Comms Off (Center) Normally ON >>> Defina para colocar a alavanca do LG em Neutro.
DX 02 -> Comms VHF >>> Defina para recolher o trem de pouso, segure alguns segundos até a luz acender, soltando o DX 01 coloca em Neutro.
DX 03 -> Comms UHF >>> Defina para baixar o trem de pouso, segure alguns segundos até a luz acender, soltando o DX 01 coloca em Neutro.
DX 04 -> Comms IFF In >>> Defina para remover a bendita trava - opcional se clicar nela no "rampstater" (Arrahh, LWin+HOME). :lol:
DX 05 -> Comms IFF Out >>> Defina para colocar a bendita trava - opcional, já que em cima não incomoda.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

Missões SP/COOP para o Mig-21

http://forums.eagle.ru/showthread.php?t=139994
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 40_Griffon »

To ligado cara, mas o que pega é que o botão do HAT de COMS fica sempre com a posição central ativada e pra configurar no DCS realmente fica bom, mas para jogos com um UI nos Setups mais antiga como no cado do IL-2 46 e do Falcon BMS (to me aventurando nele também) toda a vez que eu seleciono um um dos 4 botões do HAT, ou do Dogfight ou do SB o que acontece é que ele só reconhece a posição central do botão ai para não dar conflito acabei desativando essa opção no meu TUSBA. Acho que até daria para configurar via JoytoKey mas fiquei com preguiça de testar, passo mais tempo configurando inputs do que aproveitando os simuladores. :rofl:
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

Para falar a verdade me "divirto" mais configurando controles do que "simulando". :)

Deve ser coisa dos "Warbird's days" quando se configurava joystick com o Bloco de Notas. ;)

Fiz uns comandos malucos para olhar a bússola do Spit no CloD que envolveu keymaper + uns "10" atalhos diferentes - O CLoD permite mapear infinitas teclas/combos para controlar uma mesma coisa - ficou tão complicado quem nem saberia fazer de novo, ai fui testar outra coisa e baguncei este... :P :lol:

Com o T-Rudder acontece algo semelhante a este caso da posição central do TUSBA, para frear "Toe Brakes" no DCS fiz com que o eixo do leme aperte botões - isso no firmware do pedal - assim ao configurar o pedal no CLoD por ex., vai sempre registrar Botão+Eixo, já que este aceita qualquer botão para modificador inclusive para eixos.

Para resolver edito o ConfUser.ini removendo a referência ao botão no Rudder. :)
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

Mig-21 "Etiqueta" cheater. :P

Com minha visão 60/60 (~60% do que já foi), não dá para identificar alvos no solo no DCS World,
com seu "dumb scale" de objetos, apesar do ZOOM apelão que tem dentro do cockpit:

Image
image post

Então o jeito foi ativar as "labels" (etiquetas/ícones).

Mas acho rídiculo o formato usado nos Combat Flight Games - se juntar o padrão da maioria teriamos:
"Avião, Su-27, 15000, 79th.Sqn, Maverick TriggerHappy :P :)

Sem falar que no DCS Word até míssil tem "etiqueta", e o piloto usa capacete de F-35 - vê as "etiquetas" através do avião... |(

Maz felizmente se habilitar as "labels" em opções gerais, no jogo da para ligar/desligar: de todos e só dos aviões - veja o atalho no Controls - permitindo usar só quando não tiver opção.

Além disso permite editar o Labels.Lua, definindo o que quer ver:

Code: Select all

-- Label parameters
-- Copyright (C) 2004, Eagle Dynamics.

AirOn = true
GroundOn = true
NavyOn = true
WeaponOn = true

-- A distâcia máxima dos ícones (etiquetas) depende da opção selecionada para alcançe da visibilidade
-- Para baixa E40000.0 m
-- Para média E50000.0 m
-- Para alta E80000.0 m

---------------------------------
-- Formato dos símbolos de texto para a etiquetas
-- %N - mostra o nome do objeto (Su-27, BMP-13...)
-- %D - mostra a distância do objeto
-- %P - calsing (nome) do piloto
-- %n - nova linha (abaixo da primeira)
-- %% - símbolo '%'
-- %x, onde x não NDPn% - símbolo 'x'
-- %C - informação adicional para sistema de armas de veíclos e navios
------------------------------------------
-- Exemplo
-- labelFormat[5000] = "Name: %N%nDistance: %D%n Pilot: %P"
-- até 5km (ou acima) a etiqueta é:
--       Nome: Su-33
--       Distancia: 30km
--       Calsign do piloto: Maverick Trigger Happy



AirFormat = {}
AirFormat[1000] = ""
AirFormat[2000] = "."
AirFormat[5000] = "'"
AirFormat[12000] = "'"

GroundFormat = {}
GroundFormat[5000] = ""
GroundFormat[10000] = "*"
GroundFormat[20000] = ""

NavyFormat = {}
NavyFormat[10000] = "*"
NavyFormat[20000] = ""
NavyFormat[40000] = ""

WeaponFormat = {}
WeaponFormat[5000] = ""
WeaponFormat[10000] = ""
WeaponFormat[20000] = ""

-- Cores {vermelho, verde azul}, intensidade de 0 até 255

ColorAliesSide = {0, 0, 0}
ColorEnemiesSide = {0, 0, 0}
Deixei um . sobre aviões entre 2 e 5 KM, um ' entre 5 e 20 KM e um * sobre os objetos no solo entre 5 e 10 km,
abaixo disso não vê nada e não em risco de mirar no * ao invéz de nos poucos pixel de um tanque.

Image
image hosting free

Assim "faz de conta" que os * são fumaça marcando o alvo lançada pelo FAC a la Vietnam. :P

Image
O ponto isolado é o . do ala.

Quem quizer usar copie o código acima e usando o Notepad++ (não a k@k@ do Windows) abra o Labels.LUA e cole sobre o texto existente (ou edite manualmente) em:

:\DCS World\Config\View\

Faça um backup (cópia) do original antes, para caso sinta saudades do "Avião, Su-27, 15000, 79th.Sqn, Maverick TriggerHappy. :rofl:

Um comparativo mostrando que no DCS World quanto menor seu monitor - e resolução, pior.
No il-2 "véio" o povo usava baixa resolução para ver o "dot" melhor:

http://forums.eagle.ru/attachment.php?a ... 1329419966
http://forums.eagle.ru/attachment.php?a ... 1329419966
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

Mig-21 - Ângulo de visão "Snap View" customizado.

Mesmo para o "Virpilov" TrackIR 8) olhar para certos controles no painel e clicar neles é meio complicado.

Os DCS vem com snap view configuradas, acessíveis pelo Lwin+numero (keypad).

LWIn+2 é "olhar para o banco"... |(

Atrás do manche tem uns controles para clicar, inclusive o Tactical Arm switch (arma os fusíveis das bombas, sem o que estará "jogando pedra" nos "terroristas"),
que para a "felicidade" do "Virpilov" FOBO :) precisa de 4 botões: 1 tira trava, 2 sobe switch, 3 baixa switch, 4 põe a trava. :P :)

1 - Em ...:\DCS World\Config\View\ abra o arquivo View.LUA (com Notepad++, não use o Win Notepad, Word... corrompem este tipo de arquivos).

Mude UseDefaultSnapViews = true para UseDefaultSnapViews = false

Isso vai permitir customizar as Snap Views.

2 - No cockpit centre a visão (default é keypad 5) e usando RShift+RCtrl mais as telas 4, 6, 8, 2, /, * mova a camera para o ângulo conveniente,
use / para afastar a camera o máximo que consegue mais ângulo de ajuste, depois com o * aproxime para uma distância confortável.
Pode usar também o HAT, ajustando o movimento da "nuca".

Image
gifs upload
Inclusive o "rotary" para ajuste do aviso de altitude (Dangerous Altitude Warning Set) ficou acessível ao "click, click". ;)

3 - Uma vez satisfeito aperte o LWin+ numero teclado do keypad em que quer esta nova visão (no caso usei o LWin+2 - que olhava para o... banco) e então aperte RAlt+0 (KP) para salvar a nova Snap View, e para facilitar adicione o 2 (do keypad ou então algum botão sobrando no HOTAS) no atalho,
ao invéz de ficar usando LWin+2.

Por default o 2 (e os outros numeros, sem modificador) é para "casual pilots" 100HAT mover o FOV da camera, o que (suponho) nenhum "Virpilov" que faça jus ao nome usa. ;)
Last edited by 21_Sokol1 on 05 Sep 2017 17:15, edited 3 times in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

Grifon,

"Economize" 2 botões do FOBO. :)

Entendi a dica que o gringo te deu em... 2014. :rofl:

Copie isso para o 'x':\DCS World\Mods\aircraft\MIG-21bis\Input\MiG-21\keyboard\keyboard.LUA (faça o bendito backup primeiro), substituindo a parte "Gears" existente.

Code: Select all

-- Gears
{combos={{key='G'}},down=device_commands.GearLever,cockpit_device_id=devices.GEARS,value_down=1.0,name='Gears Up',category='Gears, brakes and chute'},
{combos={{key='G',reformers={'LShift'}}},down=device_commands.GearLever,cockpit_device_id=devices.GEARS,value_down=-1.0,name='Gears Down',category='Gears, brakes and chute'},
{combos={{key='G',reformers={'LCtrl'}}},down=device_commands.GearLever,up=device_commands.GearHandleFixator,cockpit_device_id=devices.GEARS,value_down=0.0,value_up=0.0,name='Gears Handle Neutral + Gears Handle Locdk engaged',category='Gears, brakes and chute'},
{combos={{key='G',reformers={'RShift'}}},down=device_commands.GearHandleFixator,up=device_commands.GearLever,cockpit_device_id=devices.GEARS,value_down=1.0,value_up=1.0,name='Gears Handle Lock released + Gear Up',category='Gears, brakes and chute'},
{combos={{key='G',reformers={'RCtrl'}}},down=device_commands.GearHandleFixator,cockpit_device_id=devices.GEARS,value_down=0.0,name='Gears Handle Lock engaged',category='Gears, brakes and chute'},
{combos={{key='G',reformers={'LCtrl','LShift'}}},down=device_commands.EmergGearsNose,cockpit_device_id=devices.GEARS,value_down=1.0,name='Nose Gear Emergency Release On',category='Gears, brakes and chute'},
{combos={{key='G',reformers={'LCtrl','LAlt'}}},down=device_commands.EmergGearsMain,cockpit_device_id=devices.GEARS,value_down=1.0,name='Main Gears Emergency Release On',category='Gears, brakes and chute'},
Vai aparecer novas linhas de controle no Controls, para assignar estas funções combinadas. Assim da para usar:

1º - botão/tecla vai subir a trava do trem de pouso e o trem de pouso.
2º - botão/tecla vai colocar o trem de pouso em neutro e baixar a trava.
3º - botão/tecla vai baixar o trem de pouso.

:)

Use os botões para subir/descer no TQS, usando um modificador o mesmo botão de baixar coloca em neutro e baixa a trava (ou deixe esse comando de neutro/travar no
G do teclado, ficando 1/2 FOBO). :rofl:

EDIT - Bah, alegria de pobre dura pouco, funciona mais não descobri como adicionar em botão, só no teclado... :?: :| (Burrice, é em "joystick" - vide abaixo). :P

Essa parte adiciona um Airbrake momentâneo - só fica aberto enquanto a tecla estiver pressionada:

Code: Select all

-- Airbrake
{combos={{key='C'}},down=device_commands.Airbrakes,up=device_commands.Airbrakes,cockpit_device_id=devices.AIRBRAKE,value_down=1.0,value_up=0.0,name='Airbrakes Engaged',category='Flight Controls'},
{combos={{key='D'}},down=device_commands.Airbrakes,cockpit_device_id=devices.AIRBRAKE,value_down=0.0,name='Airbrakes Off',category='Flight Controls'},
BTW - Estas modificações adiconam novos comandos, os default continuam.
Last edited by 21_Sokol1 on 01 Dec 2016 15:25, edited 1 time in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

21_Sokol1 wrote: EDIT - Bah, alegria de pobre dura pouco, funciona mais não descobri como adicionar em botão, só no teclado... :?: :|

Essa parte adiciona um Airbrake momentâneo - só fica aberto enquanto a tecla estiver pressionada:

Code: Select all

-- Airbrake
{combos={{key='C'}},down=device_commands.Airbrakes,up=device_commands.Airbrakes,cockpit_device_id=devices.AIRBRAKE,value_down=1.0,value_up=0.0,name='Airbrakes Engaged',category='Flight Controls'},
{combos={{key='D'}},down=device_commands.Airbrakes,cockpit_device_id=devices.AIRBRAKE,value_down=0.0,name='Airbrakes Off',category='Flight Controls'},
Ops! "Simulando" :rofl: de novo com os controles resolvi. :)

Ao invéz de modificar o Default.lua em \Keyboard modifique em \Joystick:

Code: Select all

-- Airbrake
{combos={{key='C'}},down=device_commands.Airbrakes,cockpit_device_id=devices.AIRBRAKE,value_down=1.0,name='Airbrakes On',category='Flight Controls'},
{combos={{key='C'}},down=device_commands.Airbrakes,up=device_commands.Airbrakes,cockpit_device_id=devices.AIRBRAKE,value_down=1.0,value_up=0.0,name='Alternate Airbrakes On',category='Flight Controls'},
{combos={{key='D'}},down=device_commands.Airbrakes,cockpit_device_id=devices.AIRBRAKE,value_down=0.0,name='Airbrakes Off',category='Flight Controls'},
A segunda linha adiciona no Controls a opção "Alternate Aibrakes On", o botão do joy' que designar para esta função mantem o airbrake aberto enquanto pressionado, a la TQS do F-16 (não sei como seria no MIg-21 real, se momentâneo ou "liga/desliga"), em todo caso tem as duas opções.

E se definir um botão para o "Airbrake On" (o "liga"), nem precisa de um para retornar ("desligar") basta dar um toque no designado para o airbrake momentâneo que este comando prevalece e o airbrake recolhe. Assim dois botões fazem os dois tipos.

A lógica do LUA é simples: permite simular um switch ON-OFF-ON como os que tem na base do Warthog (HOTAS).

1 = switch para cima
0 = switch em neutro
-1= switch para baixo

BTW - Para o Virpilov "realistic", parece que é ON-OFF:

Image
adult image
De um manual da USAAF para Mig-21.
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 40_Griffon »

Por conta dos conflitos no IL-2, tive que voltar ao setup padrão do TQS sem ter os botões do centro ativados, agora estou com medo de ficar usando o botão do SB toda hora pois o que tem de nego reclamando que era a primeira coisa que quebrava nesse throttle. :lol: Antes dava pra usar a posição T6 Centro e T7 Frente pra ativar e desativar os SB, mas agora tem que dar uma puxada a mais e é nessa hora que pode ocorrer a quebra do botão.

E uma coisa que tive que corrigir em todos os meus profiles do DCS é que na verdade o switch pra frente desativa o SB e o pra trás liga, parece lógico, mas desde que comecei em simulação de vôo sempre achei que era o contrario. :P
Post Reply