Switch panel

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
thiagolpv
Posts: 170
Joined: 29 Sep 2017 13:46
Location: Barbacena MG

Switch panel

Post by thiagolpv »

Bom dia senhores!

Estou afim de criar um painel auxiliar de instrumentação para aviação virtual utilizando Arduino ou Raspberry (não sei qual seria melhor e se há algum outro embarcado para fazer isso).

:digita1:

Informações:
- Pretendo utilizá-lo para IL2 e possivelmente DCS;
- Pretendo controlar luzes em geral, flaps, landing gears, oil/water radiators e o que mais fizer sentido.
- Não sei se um Arduino UNO suportaria tantas conexões quanto necessárias mas posso adicionar um multiplexador.

Poderiam me dar uma luz sobre por onde começar, o que devo saber (básico), quais os principais instrumentos que devo utilizar, quais acessórios são importantes, como chaves de duas posições, etc?

Neste link encontrei algo que é semelhante ao que imagino (ver fotos): https://forum.flightgear.org/viewtopic.php?f=24&t=26331
AMD Ryzen 5 3600 (OC 4.35GHz) | AsRock Fatal1ty X370 Professional Gaming | G.Skill Ripjaws @3200MHz | PCYes 750W Bronze| Kingston A400 480GB | Sapphire RX 5700 XT Pulse (OC 2100MHz) | Dell AW2518HF @240Hz | Win10 Home x64
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Switch panel

Post by 21_Sokol1 »

Fácil: Arduino PRO Micro 5v/16MHZ (~6 dolares no eBay, ~R$ 30 no ML) ou Arduino Micro (tem mais pinos) ambos usando o chip ATMEGA32u4, depois é só gravar* neles o MMjoy2 firmware - este firmware personalizável foi criado por um "simmer" (se bem que WT'undista),:P o mesmo que posteriormente criou a eletrônica dos joystick VirPil /VPC.

É a opção mais amigável para leigos no assunto, e também a mais barata.

Tópico - com exemplos de uso (postei lá um "Como gravar o firmware"): http://www.gavca.com/phpBB3/viewtopic.php?f=49&t=22542

Essa foto (de um kit vendido na China) de da uma ideaia do que ligar no MMjoy2 - até 128 botões/switches:

Image
https://world.taobao.com/item/520508841 ... tmH#detail

Uma alternativa a ser testada é o CUB firmware (não sei quais os Arduino são compatíveis, veja no Readme):

http://lynx.dk/cub-firmware/

A caracteristica deste firmware é que quando voce liga ou desliga um "toggle switch" - chave de alavanca (ON-OFF) ele apenas envia um sinal momentaneo (como apertar e soltar uma tecla no teclado) no ON e no OFF, não mantendo o botão usado ligado o tempo todo (como se apertasse e segurasse uma tecla do teclado).

A diversas outras opções - algumas mais expecificas para o FSX/X-Plane, mas o MMJoy2 é o mais usado/indicado para os "CFS" games.

* Essa gravação é equivalente a gravar um arquivo num DVD.

Usando um Uno ou outros Arduinos voce precisará criar e "complilar" códigos, ou usar códigos de terceiros, ficando sem opções de personalização.

Tem também placas controladores prontas para usar, como o BU836A ($36 dollares... mais frete da Inglaterra), ou a DSD 12 ($39.75 dolares - frete grátis para qualquer canto do mundo).

Nacional tem a Stargate-NX - mas é mais voltada para o FSX com menos suporte para botões, e custa mais caro do que uma DSD12, sem contar o PAC/SEDEX.

Para comprar switches, botões... caixa plastica para instalar tudo sugiro a Soldafria, caso não queira esperar uns 3/4 meses para o Correio te entregar (se) caso compre da China. :P

http://www.soldafria.com.br/
User avatar
thiagolpv
Posts: 170
Joined: 29 Sep 2017 13:46
Location: Barbacena MG

Re: Switch panel

Post by thiagolpv »

Infelizmente não poderei comprar da China pois tentarei utilizar esse trabalho para apresentá-lo como TCC, então comprarei tudo aqui mesmo. :(

Você acredita que o MMjoy2 seja uma boa escolha?
Gostei do CUB pelo fato de ele fazer o toggle switch como sinal momentâneo mas vi uma postagem sua de 2014 no SimHQ falando do MMjoy2, então acredito que ficarei mais "em casa" utilizando algo mais conhecido.

Agradeço a atenção e disponibilidade!
AMD Ryzen 5 3600 (OC 4.35GHz) | AsRock Fatal1ty X370 Professional Gaming | G.Skill Ripjaws @3200MHz | PCYes 750W Bronze| Kingston A400 480GB | Sapphire RX 5700 XT Pulse (OC 2100MHz) | Dell AW2518HF @240Hz | Win10 Home x64
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Switch panel

Post by 21_Sokol1 »

Sim, o MMjoy2 é uma boa escolha, justamente por causa da customização que permite, escolhendo opções no MMjoySetup, sem ter que alterar códigos.

Ele permite que um "toggle switch (o de alavanca) aperte um botão quando em ON e outro botão quando em OFF, gasta um botão a mais, mas como permite usar até 128 não é problema e é conveniente para o DCWS que tem controles mais elaborados, no Bo'X com excessão dos flaps só tem comando "momentaneo" - aperta a tecla/botão X para ligar, por exemplo as luzes, aperta de novo para desligar...
User avatar
thiagolpv
Posts: 170
Joined: 29 Sep 2017 13:46
Location: Barbacena MG

Re: Switch panel

Post by thiagolpv »

Muito bom dia Sokol, galera!! :P

Sokol, outra questão é que como pretendo apresentá-lo como TCC, gostaria que tivesse -não obrigatoriamente- alguma programação. Pode me informar como funciona essa parte de software?
Pelo que vi na imagem, a própria firmware disponibilizaria os comandos, dispensando essa programação manual. Daí como não sei exatamente, fiquei na dúvida.
AMD Ryzen 5 3600 (OC 4.35GHz) | AsRock Fatal1ty X370 Professional Gaming | G.Skill Ripjaws @3200MHz | PCYes 750W Bronze| Kingston A400 480GB | Sapphire RX 5700 XT Pulse (OC 2100MHz) | Dell AW2518HF @240Hz | Win10 Home x64
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Switch panel

Post by 21_Sokol1 »

Depende do que quer fazer... Lá vai um "TCC". :P :lol:

Basicamente o que estes softwares de "programação de joystick" fazem é com que os botões dos joystick pressionem teclas no teclado para estas executar comandos nos jogos...

O que em si é uma bobagem, para que apertar o gatilho para este apertar a barra de espaço para esta disparar as metralhadoras, se o próprio botão do gatilho do joy pode ser definido nos controles dos jogos para a função? :^)

De certa o uso destes softwares são "legacy" da "Idade Média" (1990's) dos "simuladores" quando a gameporte suportada pelo DOS/Windows só reconhecia 4 botões, então usaram sofwares para fazer com que joysticks com mais de 4 botões (CH, Suncom, Thrustmaster...) emulassem teclado e assim pudessem ter mais botões. Além disso certo jogos antigos como Mig Alley nem tinham opção de remapear comandos.

Porém como os ditos "simuladores" não passam de jogos e jogadores querem "levar toda a vantagem" :P possível, algumas:

- Em jogos com opção de comandos pode (ex. BoS e a idiota "less keys is better do Loft") o software permite que voce crie um perfil de botões específico para o Bf 109, outro para o IL-2, outro para He-111... já que cada um tem alguns controles específicos. No DCSW, CloD, RoF... vode pode salvar o comados por avião (perfil) diretamente nas opções de controles dos jogos.

- Permite "trapacear" com certos comandos, exemplo o "Bail-out" do CloD ou "Eject" do DCSW/Falcon 4.0 que requerem uma sequencia de comandos, através do sofware podem ser resumidos num botão.

- "Trapacear" no controle dos aviões, um Bf 109 só tem trim no profundor, mas através de curvas de resposta nos sofwares pode-se criar trim virtual para leme e ailerom. |(

- Fazer várias coisas com um botão só, ex. aperta o botão: visão externa, aperta de novo: fly-by, aperta mais uma vez: visão interna.

- Fazer com que um botão pressionado rapidamente, ex. <100ms execute um comando, mas se pressionado por mais de >150ms execute outro comando.

- Criar "shift" num botão, o que permite modificar a função de outros botões enquanto o "shift" estiver pressionado. O DCSW/CloD permite fazer isso direto nos controles, e os joysticks VKB e o MMjoy2 permitem definir o botão "shift" no firmware.

- Ou "modos", por ex. no modo 1 (para uso em terra) o gatilho pode ser usado para freios, no modo 2 (combate) dispara armas...

O inconveniente é que estes sofwares precisam rodar junto do com o jogo, usando recursos (ciclos da CPU e espaço na memória), eventualmente podem causar um BSD, alguns requerem serem iniciados antes do jogo...

Os softwares mais avançados, como o CH Manager ou TARGET permitem serem programados via código, com funções mais elaboradas. Ex. no TARGET.

Code: Select all

define STARTER-1_ON_OFF CHAIN(PULSE+L_SHIFT+USB[0x08], D(), PULSE+USB[0x1E])
define STARTER-1_ON_OFF CHAIN(PULSE+L_SHIFT+USB[0x08], D(), PULSE+USB[0x1F])
A tendência atual de alguns "DCS'essers" é não usar softwares e sim os recursos de comandos do próprio jogo e/ou editando arquivos LUA modificando/adicionando comandos.

Os joy's "Next Gen" (VKB/VirPil) não usam estes softwares, mas re-programação do firmware - VKB, VirPil por enquando não tem opção.

Bom, existem softwares de terceiros (free e shareware ~$10) que voce pode usar para "programar" um "button box/switch panel"(1). Alguns:

SVMapper - só programa botões, mas tem o útil "on press" e "on release" para fazer com que chaves de alavanca (toggle switch) possam ser usadas no "less keys is better" do BoS. Permite criar "shift" e "modos".

Joy2Key - Pressionar até 4 teclas com um botão, mas não tem função delay exigida em certas sequencias (e.x. Alt+A+B+C) para certos jogos.

Até 4 sequencias num botão, ou seja apertado uma fez faz uma coisa, apertado de novo outra, etc.

"Tempo" diferenciado se o botão é clicado ou pressionado.

"On press" e "on release", utíl para chaves de alavanca (toggle switches).

"Axis to button" - um eixo pode pressionar um botão se movido de 0 a 50% e outro se movido de 51 a 100%.

Mouse emulação - movimentar o cursor do mouse com eixos, botões ou HAT.

Botão "aliás" - quando apertar um botão físico, este pode apertar um botão "virtual", ou se dois botões físicos forem apertados simultaneamente o botão "virtual" é apertado. Porém este botões virtuais precisam estar dentro do limite de 32 botões do Windows, o que limita o uso num "Button box/Switch panel".

"Shift" e modos - até 16, chamados "joystick" (virtual).

Bom do Joy2key é que pode se iniciado depois do jogo (se este suporta Alt+Tab), pode ser reprogrado "em vôo", usa pouca CPU/memória e faz bastante coisa pelo seu tamanho.

XPadder - Basicamente faz o mesmo que o joy to key mas permite macros mais elaboradas e usando pausa entre uma tecla e outra.

O bom mesmo seria uma mistura do Joy2key com o Xpadder.

Joystick Gremlin - É o mais avançado, com funções semelhantes ao Manager/TARGET, permite "cheater" com eixos. Mas é mais 'pesado', exige instalação de drivers... pode dar xabu como o TARGET as vezes dá.

(1) E vai precisar "programar" este "switch panel" para usar no BoS, pois com excessão dos flaps os comandos idiota "less keys is better" só aceitam comandos momentânos (como apertar/soltar teclas).

BTW - A grigaiada "moron" é viciada nestes softwares, no ATGAG tem um tópico de um cara que precisava fazer com que um botão do joy (Warthog) pressionasse uma tecla (se não me engando CTRL) para o PTT do TeamSpeak.

Mandaram usar o TARGET (pois segundo um outro cara esse software custa caro), só que o cara custou a "programar", pois o TARGET criou um joy virtual e ele teve que remaperar todo os comandos no jogo, além do inconveniente de ter que reinicar o jogo se esquecer de abrir o TARGET primeiro. :P

Seto a mesma coisa com o Joy2Key em 1 minuto, sem nenhum "efeito colateral" - isso sem falar que existe plug-in para o TeamSpeak usar o próprio botão do joy uma tecla "no meio". ;)
User avatar
thiagolpv
Posts: 170
Joined: 29 Sep 2017 13:46
Location: Barbacena MG

Re: Switch panel

Post by thiagolpv »

Muito obrigado pela resposta elaborada!!

Eu tenho o Thrustmaster T.16000 mas inicialmente tive problemas com o TARGET, mais especificamente eu sempre abria ele antes de iniciar o BOS, porém em alguns momentos ele lia e outros momentos não, daí toda hora eu tinha que fechar o BOS, fechar e iniciar o TARGET novamente e tentava de novo, muitas vezes sem sucesso, quando percebi que podia funcionar sem ele, desinstalei-o e desde então não tenho usado e estou mais confortável assim. Mapeio e calibro ele dentro do BOS mesmo e tudo funciona 100% agora.

Minha ideia é criar um painel genérico que funcione para mais de um jogo e para mais de um avião.
É algo até meio "besta" e simples mesmo, que funcione como "atalhos" mas que dê um visual mais autêntico a um teclado (pelo menos finge).

O que mais me importa é conseguir criar algo onde eu possa apresentar uns diagramas elétricos, combinações lógicas e se tivesse um código em linguagem do Arduíno (C/C++) seria melhor ainda.
Por exemplo se eu conseguisse calibrar os potenciômetros pelo Arduíno seria ótimo, os botões de Flaps que seria preciso pressionar e segurar para os Flaps abrirem e fecharem...

Sobre os softwares de terceiros, eu os utilizaria em paralelos com o firmware?
Entendi suas respectivas funções, mas não entendi como integrá-los aos dispositivos embarcados.

Aqui fiz um esboço humilde do que imagino que seja necessário em termos de hardware.

Image
AMD Ryzen 5 3600 (OC 4.35GHz) | AsRock Fatal1ty X370 Professional Gaming | G.Skill Ripjaws @3200MHz | PCYes 750W Bronze| Kingston A400 480GB | Sapphire RX 5700 XT Pulse (OC 2100MHz) | Dell AW2518HF @240Hz | Win10 Home x64
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Switch panel

Post by 21_Sokol1 »

Bom, para esse seu projeto de apresenta-lo como um desenvolvimento pessoal o ideal seria pegar um "sketch" de joystick para Arduino e mudar o código de acordo com seu projeto, re-compliar e usar.

Googlei for "arduino joystick" encontrará vários "sketchs".

Exemplo: https://stavroskcy.blogspot.com.br/2011 ... lator.html

Citei o MMjoy2 porque é a opção mais fácil e barata para se fazer um "controlador de jogos".
Por exemplo se eu conseguisse calibrar os potenciômetros pelo Arduíno seria ótimo,
Potenciometro voce não calibra no Arduino, mas no Windows, com programas como DView, DXTweak ou mesmo com o calibrador meia boca e obsoleto do Controladores de Jogos.

O uso do potenciometro depende do suporte no jogo, no BoS é um pouco limitado, podem ser usados para:

Stabilizer Adjust do Bf 109, Mc 202 e se não me engano Ju-52.
Passo de Hélice
Mistura
Radiadores (alguns).

Para flapes o ideal é uma chave de alavanca (toggle switch) momentânea (MON)-OFF-(MON), que precisa segurar enquando o flap desce ou sobe

Para luzes chave de alavanca (toggle switch) ON-OFF, mas vai precisar do Joy2Key ou similar para enviar comando quando mover a chave na posição OFF, pois no jogo voce aperta L para ligar a luz, mas tem que apertar L de novo para desligar, não tem um comando "Liga luz" e "Desliga luz" como no DCSW.

O software de programação atua entre o controlador (Arduino...) e os jogos, então se o controlador permite alterar o comportamento de algum botão diretamente no firmware, é so programar o software para usar este botão de acordo com seu novo funcionamente. O sofware não intefere nos ajustes feito no firmware nem vice versa.

O CUB Firmware dispensa o software, pois vai dar um "click" quando ligar a chave (ON) e outro quando delisgar (OFF), então suponhamos que esse click aperte o botão 20, é so mapear o botão 20 para ligar/desligar luzes ou subir/baixar trem de pouso - dois comandos diferente mas que ao contrário dos flapes permite usar só uma tecla (ou botão) o "G".
User avatar
thiagolpv
Posts: 170
Joined: 29 Sep 2017 13:46
Location: Barbacena MG

Re: Switch panel

Post by thiagolpv »

21_Sokol1 wrote:Bom, para esse seu projeto de apresenta-lo como um desenvolvimento pessoal o ideal seria pegar um "sketch" de joystick para Arduino e mudar o código de acordo com seu projeto, re-compliar e usar.
Não pretendo fazer um joystick controlado por Arduino, além de dar mais trabalho e ser mais complexo. Imaginei criar um painel auxiliar pois simplifica muito algumas ações como por exemplo as várias combinações do BOS (RCtrl + "x", RShift + "x", RAlt + "x" ou LCtrl + "x", LShift + "x", LAlt + "x" :| ), além do visual 8)
21_Sokol1 wrote: O uso do potenciometro depende do suporte no jogo, no BoS é um pouco limitado, podem ser usados para:

Stabilizer Adjust do Bf 109, Mc 202 e se não me engano Ju-52.
Passo de Hélice
Mistura
Radiadores (alguns).
Uso o Stabilizer Adjust no botão superior central do Joystick, acha que devo substituir? Configurei tanto o Elevator Trim quanto o Stabilizer no mesmo botão ( :?: vai dar merda né?).
21_Sokol1 wrote: Para flapes o ideal é uma chave de alavanca (toggle switch) momentânea (MON)-OFF-(MON), que precisa segurar enquando o flap desce ou sobe.
Faz sentido, mas se for possível configurar isso pelo Joy2Key já ajuda ou se houver uma chave alavanca específica MOM também e só de eu conseguir agrupar tais botões em um potenciômetro e MOM Switch Button já é um ganho, Flaps, etc, também... :)
21_Sokol1 wrote: Para luzes chave de alavanca (toggle switch) ON-OFF, mas vai precisar do Joy2Key ou similar para enviar comando quando mover a chave na posição OFF, pois no jogo voce aperta L para ligar a luz, mas tem que apertar L de novo para desligar, não tem um comando "Liga luz" e "Desliga luz" como no DCSW.
Legal só duplicar a ação tanto cima quanto baixo no switch button, certo? E já ganharei em relação ao teclado por ter um LED indicativo de posição (opened ou closed) para landing gears.

Muito obrigado!! :rock:
AMD Ryzen 5 3600 (OC 4.35GHz) | AsRock Fatal1ty X370 Professional Gaming | G.Skill Ripjaws @3200MHz | PCYes 750W Bronze| Kingston A400 480GB | Sapphire RX 5700 XT Pulse (OC 2100MHz) | Dell AW2518HF @240Hz | Win10 Home x64
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Switch panel

Post by 21_Sokol1 »

thiagolpv wrote: Não pretendo fazer um joystick controlado por Arduino, além de dar mais trabalho e ser mais complexo. Imaginei criar um painel auxiliar pois simplifica muito algumas ações como por exemplo as várias combinações do BOS (RCtrl + "x", RShift + "x", RAlt + "x" ou LCtrl + "x", LShift + "x", LAlt + "x" :| ), além do visual 8)
Quando falo "joystick" estou me referindo ao 'controlador' criado com o Arduino - que pode ser usado para qualquer 'controlador de jogo' seja joystick, throttle, pedal, button-box, swtich panel... :)

Estes modificadores usados no BoS dão um certo trabalho quando enviados por um 'controlador' externo, você seta, ex. CtrL+A o jogo vê CTRL+A e A. Então tem que usar um software ('keymapper') com capacidade de pausa entre uma tecla e outra, para esse caso o XPadder.
Uso o Stabilizer Adjust no botão superior central do Joystick, acha que devo substituir? Configurei tanto o Elevator Trim quanto o Stabilizer no mesmo botão ( :?: vai dar merda né?).
Não tem problema usar o "Stabilizer Adjust" e o "Elevator Trim" no botão do joy (imagino que seja o HAT), são apenas nomes diferentes para a mesma coisa : trimar. Aproveita e coloca ai o trim do Fw 190 que usa um nome diferente, assim dois botões fazem todo o trabalho de trim para cima/pra baixo.

As chaves de alavanca momentanea são os "toggle switch momentary" ou (MON)-OFF-(MON). Exemplo:

https://www.ebay.com/itm/2-Pcs-AC-SPDT- ... Swu1VW4bqx

Este tipo de chave tem uma mola que volta a alavanca para o meio, ou seja so envia sinal enquanto segura na posição, por aqui deve ser 'chave de alavanca momentanea'.
Legal só duplicar a ação tanto cima quanto baixo no switch button, certo?
Isso, voce usa o softare para fazer com que a chave quando movida para cima pressione o mesmo botão que quando movida para baixo, assim liga/desliga luzes, sobe/baixa trem de pouso... etc.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Switch panel

Post by 21_Sokol1 »

Exemplo de código Arduino - no caso espécifico para a Teensy 2.0

https://www.pjrc.com/teensy/td_joystick.html
User avatar
thiagolpv
Posts: 170
Joined: 29 Sep 2017 13:46
Location: Barbacena MG

Re: Switch panel

Post by thiagolpv »

21_Sokol1 wrote: Estes modificadores usados no BoS dão um certo trabalho quando enviados por um 'controlador' externo, você seta, ex. CtrL+A o jogo vê CTRL+A e A. Então tem que usar um software ('keymapper') com capacidade de pausa entre uma tecla e outra, para esse caso o XPadder.
Acredita que com a combinação: Arduino [no caso o Pro Micro] + keymapper eu consiga solucionar e criar meu Switch Panel?
21_Sokol1 wrote: Exemplo de código Arduino - no caso espécifico para a Teensy 2.0

https://www.pjrc.com/teensy/td_joystick.html
Teensy é um microcontrolador embarcado assim como o Arduino, correto?
AMD Ryzen 5 3600 (OC 4.35GHz) | AsRock Fatal1ty X370 Professional Gaming | G.Skill Ripjaws @3200MHz | PCYes 750W Bronze| Kingston A400 480GB | Sapphire RX 5700 XT Pulse (OC 2100MHz) | Dell AW2518HF @240Hz | Win10 Home x64
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Switch panel

Post by 21_Sokol1 »

thiagolpv wrote: Acredita que com a combinação: Arduino [no caso o Pro Micro] + keymapper eu consiga solucionar e criar meu Switch Panel?
Sim, sem dúvida.

Teensy é um microcontrolador embarcado assim como o Arduino, correto?
É igual ao Arduino PRO micro - só que "de grife" - para nós aqui na "BRHUElândia" não é boa opção, do jeito que mandam é garantido os >100% de impostos.
User avatar
thiagolpv
Posts: 170
Joined: 29 Sep 2017 13:46
Location: Barbacena MG

Re: Switch panel

Post by thiagolpv »

Bom dia senhores! :salut:

Sokol, como você conhece mais sobre o assunto, poderia me auxiliar em dimensionar os hardware's por função, quais seriam interessantes de ter/implementar;

Eu conheço o básico do básico e já imprimi a lista de comandos do BOS para ter uma ideia mais ampla mas acredito que esse Painel poderá servir para todo e qualquer "simulador" de voo. Sendo assim, pode haver coisas que seriam interessantes de ter porém eu nem sabia.

Por exemplo:
  • Chave alavanca
  • Start Engine;
  • Open/Close Canopy;
  • Open/Close Bombs bay door;
  • Etc;
  • Chave alavanca MON-OFF-MON
  • Flaps;
  • Não sei o que mais;
  • Potenciômetro
  • Propeller Pitch;
  • Fuel Mixture;
  • Oil radiator;
  • Etc;
Posteriormente definirei os grupos de botões, por exemplos, comando relacionados à bombas, comandos relacionados à luzes e grupos de LED's indicativos, assim sucessivamente.

:arcadefreak:
AMD Ryzen 5 3600 (OC 4.35GHz) | AsRock Fatal1ty X370 Professional Gaming | G.Skill Ripjaws @3200MHz | PCYes 750W Bronze| Kingston A400 480GB | Sapphire RX 5700 XT Pulse (OC 2100MHz) | Dell AW2518HF @240Hz | Win10 Home x64
User avatar
thiagolpv
Posts: 170
Joined: 29 Sep 2017 13:46
Location: Barbacena MG

Re: Switch panel

Post by thiagolpv »

Não encontro o Arduino Pro Micro original para comprar, vale a pena os paralelos?
Caso não valia a pena, encontrei o Arduino Leonardo Original por 129,00 no RoboCore, link: https://www.robocore.net/loja/produtos/ ... do-r3.html.
Não sei se o Arduino Leonardo teria o mesmo resultado mas ele compartilha do mesmo microprocessador ATmel32U4.
Last edited by thiagolpv on 31 Jan 2018 10:24, edited 1 time in total.
AMD Ryzen 5 3600 (OC 4.35GHz) | AsRock Fatal1ty X370 Professional Gaming | G.Skill Ripjaws @3200MHz | PCYes 750W Bronze| Kingston A400 480GB | Sapphire RX 5700 XT Pulse (OC 2100MHz) | Dell AW2518HF @240Hz | Win10 Home x64
Post Reply