Switch panel

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Switch panel

Post by 21_Sokol1 »

  • Chave alavanca (ON/OFF)
  • Open/Close Canopy;
  • Open/Close Bombs bay door;
  • Etc;[/i]
  • Chave alavanca MON-OFF-MON
  • Flaps;
  • Não sei o que mais;
  • Potenciômetro
  • Propeller Pitch;
  • Fuel Mixture;
  • Oil radiator;
  • Etc;
Botão momentâneo (ON/OFF) ou toggle switch momentãneo (MON)-OFF

Start Engine;

Rotary Encoder > para comandos sequenciais - lembrei destes no IL-2 e Stuka

Drop bombs mode toggle
Drop bombs delay toggle

E o ajuste do gunsight do Spitfire

Gunsight range adjustment
Gunsight horizontal adjustment

Antes de mais nada voce precisa definir que tipo de caixa vai usar para o "switch panel", e baseado em suas dimensões, o vai poder colocar nela. Se vai fazer uma (acrilico, plastico, metal...) ou comprar, no mercado da "BRHUElândia" tem poucas opções de caixas.

Lembrando que o Windows/ e certos Keymaper software te limitarão a usar 36 botões do controlador, ex. joy2key, mas como não precisa "programar" (pressionar teclas) para todos os botões poderá usar mais - para o BoS pode usar até 64 mas sem usar keymaper ficara limitado a este tipo de botão momentâneo (aperta para ligar, aperta para desligar, o que tira a graça da coisa, fica igual a usar o teclado) - com excessão dos flapes.

Image
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Switch panel

Post by 21_Sokol1 »

Com relação ao Arduino PRO Micro (ATMEGA32u4), compra um "Chinês" mesmo, destes que vendem no M.Livre.

Lebrando que devido ao tamanho "micro" voce poderá usar até 6 eixos e acho que 64 botões, pois a placa tem poucos pinos.

Se achar o Arduino Micro (ATMEGA32u4) seria melhor pois tem mais pinos, facilitando usar mais 2 eixos e mais botões.

Cuidado que tentam vender "gato por lebre", ex. Arduino com ATMEGA168 como se fosse PRO Micro (ATMEGA32u4), que não é compatível como firmware MMjoy2, verifique no anuncio o mc usado.

Tem este fabricante de caixas para montagens:

http://www.patola.com.br/
User avatar
thiagolpv
Posts: 170
Joined: 29 Sep 2017 13:46
Location: Barbacena MG

Re: Switch panel

Post by thiagolpv »

Meu tio trabalha com madeira, irei pedi-lo para criar uma caixa personalizada.
Encontrei o Arduino Leonardo aqui na cidade vizinha, o que agiliza bastante, ele compartilha do mesmo microprocessador, posso comprá-lo, certo?
AMD Ryzen 5 3600 (OC 4.35GHz) | AsRock Fatal1ty X370 Professional Gaming | G.Skill Ripjaws @3200MHz | PCYes 750W Bronze| Kingston A400 480GB | Sapphire RX 5700 XT Pulse (OC 2100MHz) | Dell AW2518HF @240Hz | Win10 Home x64
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Switch panel

Post by 21_Sokol1 »

Bom, o Leonardo parece ser Arduino "original", é suportado pelo MMJoy2.

Só que tem poucos pinos também = 20.

Se usar 8 pinos para eixos sobram 12 para a matrix, o que dá 6x6 = 36 botões.

Se não for problema pega este mesmo. No M.Livre tem por ~30,00.
User avatar
thiagolpv
Posts: 170
Joined: 29 Sep 2017 13:46
Location: Barbacena MG

Re: Switch panel

Post by thiagolpv »

Bom dia!! :digita1:

Em relação ao número de botões posso adicionar um shield multiplexador, resolve?

Como o Micro ou o Pro Micro são alimentados energeticamente? Caso seja pelo Micro USB, minha placa mãe conseguirá facilmente alimentá-lo, só não sei se seria assim. Outra dúvida, eu utilizaria o mesmo cabo de alimentação + dados ou para alimentar todos as I/O's eu precisaria de "algo a mais"?

Já tenho opções de compra, Micro, Pro Micro ou Leonardo. Encontrei lojas virtuais onde há disponibilidade destes.
Last edited by thiagolpv on 01 Feb 2018 12:15, edited 1 time in total.
AMD Ryzen 5 3600 (OC 4.35GHz) | AsRock Fatal1ty X370 Professional Gaming | G.Skill Ripjaws @3200MHz | PCYes 750W Bronze| Kingston A400 480GB | Sapphire RX 5700 XT Pulse (OC 2100MHz) | Dell AW2518HF @240Hz | Win10 Home x64
User avatar
thiagolpv
Posts: 170
Joined: 29 Sep 2017 13:46
Location: Barbacena MG

Re: Switch panel

Post by thiagolpv »

Eu criei esse doc auxiliar para descrever os hardwares necessários, poderia dar uma corrida de olho e dar o seu parecer?
https://docs.google.com/document/d/19q6 ... sp=sharing

:captain:
AMD Ryzen 5 3600 (OC 4.35GHz) | AsRock Fatal1ty X370 Professional Gaming | G.Skill Ripjaws @3200MHz | PCYes 750W Bronze| Kingston A400 480GB | Sapphire RX 5700 XT Pulse (OC 2100MHz) | Dell AW2518HF @240Hz | Win10 Home x64
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Switch panel

Post by 21_Sokol1 »

A única limitação de um ou outro modelo Arduino é o numero de pinos.
Então o que excluiu determinado modelo é o numero de botões de seu projeto (cada encoder conta 2 botões).
Então primeiro precisa definir quantos botões vai usar, para então comprar o Arduino apropriado.

Voce pode usar até 128 botões num PRO Micro se em vez de matrix usar Shift Register, pois cada chip suporta 8 botões, é ligado no Arduino usando 5 pinos - 2 comuns a outras funções, mas como permite encadeamento o próximo Shift Register para mais 8 botões é ligado no primeiro e assim por diante.

Shift Register requer confectionar um PCB com suporte para o chip e pinos. Exemplo este PCB permite conectar 32 botões, tem também com 24, 16 e 8.

https://oshpark.com/profiles/Debolestis/page/3

O Arduino é alimentado pelo cabo USB. Porém se incluir LED ou lampadas no seu painel precisara de alimentação externa para estes pois certamente ultrapassara a amperagem suportada pela porta USB.

Um exemplo de montagem de switch panel usando PRO Micro - é otimizado para jogos de corrida, mas o princípio é o mesmo. Não incluiu eixos (pot) mas sobrou pinos que poderiam ser usados para isso.

https://www.youtube.com/watch?v=Z7Sc4MJ8RPM[/video]

Aos dois minutos o que é a "matrix". Só não recomendo fazer igual ao cara, soldar os fios direto no Arduino, ao invés soldar pinos e usar conectores (barras de pinos PCC 40 pinos macho e femea), pois se ligar alguma coisa errada fica fácil de consertar.

Aqui é mostrado como configurar o painel acima para enviar teclas ou combinações através do joyToKey.

https://www.youtube.com/watch?v=kbuyXz9sNw0

BTW - Um problema de fazer a caixa de madeira sera a espessura do painel frontal, pois se for acima de ~3mm dificultara a colocação dos switches, por isso o ideal é usar acrilico ou aluminio neste painel frontal.
User avatar
thiagolpv
Posts: 170
Joined: 29 Sep 2017 13:46
Location: Barbacena MG

Re: Switch panel

Post by thiagolpv »

O que você acredita ser a melhor escolha para usar como controlador de Flaps, botões momentâneos ou chaves alavanca momentâneas?

Pensando no Me 262, há algum controle específico que viremos nele, assim como no Ju87 temos as sirenes?
AMD Ryzen 5 3600 (OC 4.35GHz) | AsRock Fatal1ty X370 Professional Gaming | G.Skill Ripjaws @3200MHz | PCYes 750W Bronze| Kingston A400 480GB | Sapphire RX 5700 XT Pulse (OC 2100MHz) | Dell AW2518HF @240Hz | Win10 Home x64
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Switch panel

Post by 21_Sokol1 »

Sirene do Ju-87 não precisa de um botão dedicado, é mapear nos comandos o mesmo botão usado para abrir o freio de mergulho.

Para os flaps uma chave (toggle switch) MON-OFF-MON, pode imprimir em 3D e colocar uma "capa" nela tipo do A-10 (Warthog).

Exemplos.

Fazer um switch panel com botões de apertar eu acho perda de tempo, a operação fica igual ao teclado, aperta para ligar, aperta para desligar...

O toggle switch em certos comandos te da um feedback visual e tactil da posição do comando, se ligado ou desligado.

No Bo'X tem problema da eventual inversão por causa da decisão burra (do Loft) de capar as opções de comandos. O Me 262 deve seguir o mesmo esquema.
otavio
Posts: 18
Joined: 12 Jul 2017 20:34

Re: Switch panel

Post by otavio »

Interessado em fazer uma "brinquedo" desse também. Sokol, sabe se tem como achar toggle switch de girar (Igual a de Steer point no CDU do A10c) ?
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Switch panel

Post by 21_Sokol1 »

Bom, de A-10 não entendo nada, então não sei como é isso ai. :)

Para funções sequenciais, ex.aperta uma tecla para aumentar, outra para diminuir, pode usar encoder.

Existe o "rotary switch" (por aqui chave de onda), mas não é muito conveniente porque cada posição "gasta" um botão do controlador. Exemplo com 12 posições.

Outro exemplo.

Quando saiu o Weapon Selector do Mig-21 exigia um destes, mas depois simplificaram o comando para sequencial.

Este tipo de chave pode ser configurada como um encoder usando o liga-desliga das chaves para gerar um código binário, obviamente o controlador deve suportar encoder.
Isso torna interessante o uso do rotary switch para certas funções, pois gira-lo requer força para mudar de posição e "clica" quando muda de posição.

http://www.737ng.co.uk/simple%20encoder.pdf

BTW - Uma chave ON-OFF-ON também pode simular encoder, assim passa a ser ON-ON-ON.

http://www.737ng.co.uk/switch_as_encoder.pdf
User avatar
thiagolpv
Posts: 170
Joined: 29 Sep 2017 13:46
Location: Barbacena MG

Re: Switch panel

Post by thiagolpv »

Bom dia senhores :bananaheavy: !!

=D

Como deve ser feito a ligação/fixação de cabos/conectores, via Protoboard, Protoshield?
Procurei Protoshield para o Arduino Micro e não encontrei.

Valeu :hai:
AMD Ryzen 5 3600 (OC 4.35GHz) | AsRock Fatal1ty X370 Professional Gaming | G.Skill Ripjaws @3200MHz | PCYes 750W Bronze| Kingston A400 480GB | Sapphire RX 5700 XT Pulse (OC 2100MHz) | Dell AW2518HF @240Hz | Win10 Home x64
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Switch panel

Post by 21_Sokol1 »

É com a velha e boa solda. :)

Protoboard que vê nos forums dos gringos é bom para testes, mas não para montagens definitivas.

Compre um ferro de solda de 40-60 wats, fio de solda com pasta e se não tem prática assista alguns videos no YT, arrume alguma sucata eletronica e pratique fazendo soldas.

Fazer um swtich panel/button box... requer fazer soldas. :)

Para o Arduino PRO Micro pode ser usado um 'shield', pois como este Arduino é realmente 'micro', a shield cria um suporte com furos nos cantos para aparafusar, e tem mais pinos, distruibuidos de uma forma mas convenientes, exemplo as entradas de eixos estão agrupadas lado a lado com 3 pinos em cada: +5v, Sinal, Gnd.

Exemplo de 'shield' no ConTROLLer.

Image

Pinos para eixos, para encoder e para botões separados e alinhados.

Mas esse 'shield" é uma conveniência opcional, não é obrigatório. Vide o exemplo do video acima, foram ligados 32 botões sem usar "shield".

Usar ou não depende da sua habilidade, disponibilidade de material, você não acha um "shield' pronto, tem que desenhar um com programa de PCB ou usar um de terceiro (ex. os que o Debolestis disponibilizou na OsPark, ou da China) e "fazer" - o que significa, imprimir, decalcar e corroer uma placa de cobre para circuito impresso, e depois soldar os pinos.

Pode também comprar uma "bredboard" - por aqui chamada de 'placa protótipo', que é um PCB com ilhas separadas no padrão 1.25mm mas não conectadas, que você conecta com solda e fios de acordo com seu esquema de montagem. Ex.

https://www.soldafria.com.br/componente ... a-8x10-5cm
User avatar
thiagolpv
Posts: 170
Joined: 29 Sep 2017 13:46
Location: Barbacena MG

Re: Switch panel

Post by thiagolpv »

O que acha desse compatível?
Seria a melhor escolha?
http://www.baudaeletronica.com.br/placa-micro-r3.html
AMD Ryzen 5 3600 (OC 4.35GHz) | AsRock Fatal1ty X370 Professional Gaming | G.Skill Ripjaws @3200MHz | PCYes 750W Bronze| Kingston A400 480GB | Sapphire RX 5700 XT Pulse (OC 2100MHz) | Dell AW2518HF @240Hz | Win10 Home x64
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Switch panel

Post by 21_Sokol1 »

Bem é

Microcontrolador ATmega32u4
Tensão de operação 5V
Velocidade do Clock 16 MHz

Então é compatível com o firmware MMjoy2.

Se for como na foto, tem a vantagem dos pinos virem soldados, nas PRO Micro tem que soldar,
mas no M.Livre elas custam quase a metade desse preço.
Post Reply