CH Flightstick PRO + CH PRO Pedal - usberização/usberization

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

CH Flightstick PRO + CH PRO Pedal - usberização/usberization

Post by airwolf »

Olá Pessoal,

Vou colocar neste post as informações sobre a usberização do CH Flightstick PRO + CH PRO Pedal.
O CH Flightstick PRO era gameport. Converti ele para USB com o Arduino.
O CH PRO Pedal eu alterei a fiação para se comunicar com o Arduino via cabo gameport no stick.

Já quero deixar o meu agradecimento ao mestre Sokol. Sem a dedicação e o conhecimento dele, provavelmente eu não iria ter conseguido, ou levaria muuuuiiiito mais tempo para chegar perto de conseguir. Valeu Sokol!!!!!!!!!!! :clap:

Lista dos materiais usados e seu custos aproximados. Alguns materiais eu comprei em maior quantidade para outros projetos. O custo aqui é aproximado para o projeto do Flightstick+Pedal. Alguns materiais que foram reaproveitados dos próprios dispositivos, como é o caso do cabo do Flighstick, ou de fios que eu tirei do cabo do pedal, não estão na planilha. O cabo usb e o cabo otg ainda não chegaram (estou usando provisoriamente um cabo usb A/micro usb), mas já incluí no custo:

Image

Deu tudo certo. Dois eixos não estavam respondendo, porque eu os conectei em terminais errados do Arduino. Tinha feito de propósito para testar e não funcionou. Alterei, seguindo o esquema do Sokol e deu tudo certo.

No início, a configuração com o MMJoy é um pouco complicada. Mas, depois que você começa a mexer com o software, percebe-se que o Mega_Mozg fez um grande trabalho! O software é excelente!!

Aqui, o flightstick no estado em que foi adquirido:
Image

A parte interna original:
Image

O pedal, guardado por muito tempo, juntando pó. Os três conectores originais do pedal (na versão com usb que é vendida pela CH, há somente um conector e o botão de seleção foi suprimido):
Image

Controle desmontado e lavado:
Image

Reparo do stick:
Image

Pedal desmontado e lavado:
Image

Cabo original e ligação original no botão de seleção:
Image

Desfazendo a ligação original do botão e do cabo original:
Image

Ligação original dos pots do pedal (dois fios):
Image

Nova ligação dos pots do pedal, para funcionar via USB pelo Arduino (três fios) - soldado com conector novo (de 4mm, diferente do original, mas funciona):
Image

Pots dos pedais com a nova ligação; o pot do leme (que fica na base) também terá o mesmo tipo de ligação (três fios):
Image

Pot do leme do pedal com a ligação nova e toda a fiação presa no terminal pci macho, com solda e encapado com espaguete termo retrátil de 1,5mm:
Image

Cortando o cabo antigo do stick para utilizar no pedal:
Image

Cabo do stick preparado para fazer a ligação no pedal - fios presos no terminal pci fêmea, com solda e encapados com espaguete termo retrátil de 1,5mm:
Image

Cabo do pedal e fiação do pedal ligadas pelos conectores pci:
Image

Colocando tudo no lugar (o botão de seleção ficou aí só para preencher o buraco da carcaça fechado):
Image
Image

Pots do pedal:
Image

Esquema de ligação original dos botões do Flightstick PRO:
Image

Nova ligação dos botões e potenciômetros:
Image

Cortando a placa perfurada:
Image

Montando o Arduino na placa perfurada:
Image

O pedaço de plástico branco entre uma das trilhas do Arduino e a placa perfurada foi inserido para isolar os conectores do Arduino que ficaram sobrepostos nas barras de serviço da placa perfurada. As barras de serviço não estão alinhadas com os furos, o que poderia resultar em curto-circuito. Na realidade eu deveria ter soldado os terminais de modo diverso no Arduino, mas, somente me dei conta disso depois. Todavia, sem problema, pois funcionou.
Image


Aproveitando os terminais antigos:
Image

Corte da carcaça para acomodar o terminal db-15 fêmea (no qual será ligado o cabo vindo do pedal). São cinco terminais: um para o vcc, um para o gnd e três para os identificadores dos três eixos (rudder - Rotação Z, e dois freios):
Image

Tudo conectado!!
Image

Do antigo para o moderno:
Image

Image

Image

Tela do MMJoy - aba dos eixos e aba dos botões (updated: eixo Z - throttle - tem que ser auto.w/o center):

Image

Tela do configurador do Windows - eixos X e Y e Throttle (eixo Z - no stick - controle deslizante), eixo do leme (Rotação Z), freio direito e freio esquerdo (do pedal, Rotação X e Rotação Y) + 4 botões normais e 4 botões do hat.

Image
Last edited by 21_Sokol1 on 30 Jul 2018 13:42, edited 3 times in total.
Reason: Corrigidos Postimage links.
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: CH Flightstick PRO + CH PRO Pedal - usberização/usberiza

Post by airwolf »

Up!
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CH Flightstick PRO + CH PRO Pedal - usberização/usberiza

Post by 21_Sokol1 »

Muito bom seu tutorial. :)

Os produtos CH até parecem ser feitos para facilitar mudanças - vide os pot' só encaixados - compare com a "bagunça" do Suncom ou Saitek's. :P

Você comentou no tópico do MMjoy2 que é chato montar o pedal.

Realmente é, nos que mexi tive que improvisar um suporte para manter de cabeça para baixo durante a montagem.

Depois fiquei sabendo do "pulo do gato": é só remover os apoios de pés e montar o pedal com a base no chão, "de baixo para cima", fica muito mais fácil. :)
+ 4 botões normais e 4 botões do hat.
BTW - Eu não vejo utilidade para isso em jogos modernos, onde quando se usa o HAT para controlar a camera do POV se faz no modo PAN (incremental) e não em SNAP (ângulos fixos).

Mas se quiser usar em alguma velharia que não tem PAN ou mouse view - possível de emular no HAT com JoyToKey - modifique o suporte do HAT passando o furo de quadrado para redondo, assim ele passa a apertar dois botões ao mesmo tempo e aciona as diagonais, ou seja 8 direções. Veja na foto:
http://i112.photobucket.com/albums/n199 ... erence.jpg
http://snomhf.exofire.net/8-WayHat.html
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: CH Flightstick PRO + CH PRO Pedal - usberização/usberiza

Post by airwolf »

BTW - Eu não vejo utilidade para isso em jogos modernos, onde quando se usa o HAT para controlar a camera do POV se faz no modo PAN (incremental) e não em SNAP (ângulos fixos).
Mas se quiser usar em alguma velharia que não tem PAN ou mouse view - possível de emular no HAT com JoyToKey - modifique o suporte do HAT passando o furo de quadrado para redondo, assim ele passa a apertar dois botões ao mesmo tempo e aciona as diagonais, ou seja 8 direções.
VLW!!

Por falar em velharia, agora tenho que tentar fazer um jogo antigo funcionar no meu micro. Windows Vista 64: a maioria dos jogos antigos é 32 e não roda. Consegui fazer funcionar o Falcon 4.0, o Strike Fighters2 e o Flanker 2.0. E nestes eu estou tendo algumas dificuldades. Por exemplo: no Falcon 4.0 e no Flanker 2.0, o Throttle tá sendo acionado pelo leme e nenhum eixo dá resposta de leme. Já, no strike fighters 2 o throttle é o throttle mesmo, mas está invertido.

Vou procurar algo mais novo e que o meu micro consiga rodar.
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CH Flightstick PRO + CH PRO Pedal - usberização/usberiza

Post by 21_Sokol1 »

No caso do Strike Fighters2 vá na pasta Controls do jogo e edit o .ini
[RangedControl002]
AxisControl=YAW_CONTROL
MaxValue=1000.000000
MinValue=-1000.000000
DeadZone=10.000000
Saturation=100.000000
ReverseJoystick=FALSE
...
No exemplo é o eixo do rudder, procure o do throttle, e mude a linha "ReverseJoystick=FALSE" para "ReverseJoystick=TRUE"

BTW - Guia para o SF2: http://thirdwire.com/man/sf2/Strike_Fighters_2.htm

Já o Falcon acho que tem mais de 20 anos que vi... :P
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: CH Flightstick PRO + CH PRO Pedal - usberização/usberiza

Post by airwolf »

No caso do Strike Fighters2 vá na pasta Controls do jogo e edit o .ini
Boa Dica!!

Eu resolvi ir no MMJoy e colocar o Throttle no eixo Z. O Rudder eu coloque no eixo rZ. Resolveu o problema em que os jogos reconheciam o pedal como Throttle a, ainda, reconheceu o pedal como pedal mesmo.

Aí, resolvi inverter o eixo do Throttle no MMJoy, salvei e utilizei no Strike Fighters2 e no Falcon AF e funcionou tudo certinho. Engraçado é que na janela do calibrador do windows, fica como se o eixo do Throttle estivesse invertido. Sem, problema, pois funcionou nos jogos do jeito que tem que ser.
Mais pra frente eu altero os .ini dos jogos para inverter o Throttle e volto no MMJoy para o normal. Mas, vou testar com outros jogos antes de fazer isso, para ver se o comportamento é o mesmo dos jogos que eu estou usando no momento.

BTW, olha só o que eu desenterrei lá do passado. Tenho certeza que você já conhece esse modelo de estante. Eu fiz lá pelo ano de 1997, baseado em um modelo que era vendido nos EUA:

Image
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CH Flightstick PRO + CH PRO Pedal - usberização/usberiza

Post by 21_Sokol1 »

resolvi inverter o eixo do Throttle no MMJoy,
Ah, tinha esquecido desta opção, boa solução.
Realmente fica invertido para o Windows e outros jogos, mas a maioria permite inverter os eixos no proprio Controls, assim tanto faz.

Lembro do H.O.T.A.S. Stand, devo ter a planta aqui. :)

O seu parace mais sólido que o kit vendido.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CH Flightstick PRO + CH PRO Pedal - usberização/usberiza

Post by 21_Sokol1 »

Airwolf

Faz esse MOD ai no seu pedal - remove o "clunk" do centro.

http://imgur.com/gallery/GW6Hl

E que tal esse:

http://simhq.com/forum/files/usergals/2 ... te_mod.jpg

:lol:
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: CH Flightstick PRO + CH PRO Pedal - usberização/usberiza

Post by airwolf »

Faz esse MOD ai no seu pedal - remove o "clunk" do centro.

http://imgur.com/gallery/GW6Hl
Tenho medo de perder a garantia, kkk :lol:

Muito boa a ideia!! Bem simples.
E que tal esse:

http://simhq.com/forum/files/usergals/2 ... te_mod.jpg
Caramba, que parada feia... :rofl:
Parece havaianas.

O cara deve ter pranchas nos pés para se obrigar a deixar o pedal tão esquisito... :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CH Flightstick PRO + CH PRO Pedal - usberização/usberiza

Post by 21_Sokol1 »

Disse que precisou adequar o pedal aos pés. :P

E engraçado é que ficou parecendo que tem os pés "ao contrário". :rofl:
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: CH Flightstick PRO + CH PRO Pedal - usberização/usberiza

Post by airwolf »

Novo upgrade,

Adquiri um CH Combat Stick usado. Veio aí da sua terra Sokol. R$ 230,00 já incluído o custo do envio.

Infelizmente é a versão 'jane's' (1997). Além de ser gameport, não tem o hat de 8 vias. São catorze botões no total.

Usberizei. Aproveitei e utilizei um cabo otg (usualmente vendido para celulares) e deixei o gadget independente de cabo. Fiz isso no SFS Throttle também. Ficou bem legal!!

Image

Image
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CH Flightstick PRO + CH PRO Pedal - usberização/usberiza

Post by 21_Sokol1 »

Boa, "good deal", nem Saitek de 4 botões se compra por este preço.
Logo vai estar igual ao Viper1970do SimHQ, com uns 20 HOTAS "old timer". :rofl:
Além de ser gameport, não tem o hat de 8 vias.
Nenhum joy tem HAT de "8 vias" ou 8 botões, sempre são e 4 botões, e o acionador (o "chapeu")
pode ser movido ou só em+ ou em 8 direções (movimentos diagonais), é o firmware que define se o HAT vai ser 4 ou 8.

Nos CH e Suncom antigos o movimento do "chapéu" de acionamento é limitado fisicamente, então é só cortar no plástico de forma que 2 botões próximos possam ser apertados simultaneamente pelo acionador, o firmware deteca como as diagonais do HAT.

Porém, HAT 8 vias tinha mais utilidade quando os cockpits eram 2D e os ângulos de visão fixos, assim aumentava a aréa coberta.

Hoje em dia, como os movimento PAN do FOV isso não faz falta, além do que vira e mexe acaba apertando um botão antes de dois. :@

Mas como seus games são na maioria "old timer" modifique no plástico, vide exemplo aqui:

http://snomhf.exofire.net/

Eu acho mais prático deste jeito, assim não tem como errar a diagonal: ;)

http://theseger.com/projects/wp-content ... tweak3.jpg

BTW - Reparou se o pino central do eixo do gimbal tem a ponta de metal?
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: CH Flightstick PRO + CH PRO Pedal - usberização/usberiza

Post by airwolf »

Logo vai estar igual ao Viper1970do SimHQ, com uns 20 HOTAS "old timer". :rofl:

Hehe, só me falta espaço.
Citação:
Nenhum joy tem HAT de "8 vias" ou 8 botões, sempre são e 4 botões, e o acionador (o "chapeu")
pode ser movido ou só em+ ou em 8 direções (movimentos diagonais), é o firmware que define se o HAT vai ser 4 ou 8.

É que a CH anuncia como "1 8-way directional POV hat" (http://www.chproducts.com/Combatstick-v13-p-187.html#4). Mas, entendi.
Citação:
Porém, HAT 8 vias tinha mais utilidade quando os cockpits eram 2D e os ângulos de visão fixos, assim aumentava a aréa coberta.

Hoje em dia, como os movimento PAN do FOV isso não faz falta, além do que vira e mexe acaba apertando um botão antes de dois. :@

Mas como seus games são na maioria "old timer" modifique no plástico, vide exemplo aqui:

http://snomhf.exofire.net/

Eu acho mais prático deste jeito, assim não tem como errar a diagonal: ;)

http://theseger.com/projects/wp-content ... tweak3.jpg

VLW pela dica!!

BTW - Reparou se o pino central do eixo do gimbal tem a ponta de metal?

Tem a ponta de metal sim!! Ainda bem.
Last edited by 21_Sokol1 on 06 Feb 2017 13:20, edited 1 time in total.
Reason: Clickei errado... de novo. :P
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CH Flightstick PRO + CH PRO Pedal - usberização/usberiza

Post by 21_Sokol1 »

BTW - Reparou se o pino central do eixo do gimbal tem a ponta de metal?
Tem a ponta de metal sim!! Ainda bem.
Significa que a base é a mesma do Fighterstick. :) :arcadefreak:
Post Reply