CAM gimbal

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CAM gimbal

Post by 21_Sokol1 »

Pois é, esse sistema com 4 molas é um caso a testar. Vamos aguardar o feedback do Aiwolf. :)

E asse ai, que parece bem feito e funcionar bem é basedo em U-Join (cruzeta +), apesar de DIY,
que é um sistema considerado restritivo em opção de centralização (molas) e colocação do sensor.

Em 2008 o Julian da Austrália causou um certo "frisson" com seu Uni-Stick baseado em U-Join (automotiva) e sensor HALL
- (acho que mais por explicar "for Dummies" o... HALL -"Dave, this conversation can serve no purpose anymore. Goodbye." :P

Esse Uni-Stick dele não tinha molas centralizadortas, era "joy de heli".

Mas não teve muitos seguidores, além de uns 3 gringos no SimHQ e o Tche_Lokko aqui. ;)
Lembro que os Russos analizaram a cinematica (kinematics) deste sistema mas não gostaram, não entendi o porque...

CAM protótipo, de 2008: :)

Imagehow to take screenshots

Isso ai em metal deve fazer mais "clunk" que o gimbal da CH, pois a CAM desencaixa do rolamento
do pivô a cada inclinação. :lol:
User avatar
Hiagami
Posts: 11
Joined: 07 Sep 2016 15:43

Re: CAM gimbal

Post by Hiagami »

Imagino a quantidade de "clunk" devido ao encaixe de centralização, quanto ao sistema parece ser bem interessante como foi feito, eu também estou iniciando no D.I.Y, mas ainda não tive tempo de postar as fotos pois estavam no celular. Mas caso queiram dar uma olhada no progresso acessem o link https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =3&theater tem algumas fotos que postei lá, estou construindo o gimbal em alumínio, logo criarei um post aqui onde irei colocando as atualizações. Pretendo construir o joy, rudder e throttle , irei usar o firmware do megamoz o MMJOY com pro-micro e MCP3208 para ter 8 eixos de 12bits com sensor hall.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CAM gimbal

Post by 21_Sokol1 »

É isso ai, "mãos na massa". ;) (Os emoticons aqui tão doidos, o "thumbs up" mostra é "finger up"). :lol:

Com a base de conhecimento disponível hoje -em ~1998 quando me interessei por isso não havia praticamente nada na Internet - eletrônica fácil e acessível (Arduino), a solução é um "Open Source Joystick".

Em breve será viável (qualidade/custo) imprimir em 3D o grip além de botões, HAT que já são.
User avatar
Hiagami
Posts: 11
Joined: 07 Sep 2016 15:43

Re: CAM gimbal

Post by Hiagami »

Imagino mesmo naquela época era Mjoy8 e logo mais o Mjoy16, além de corroer e fazer placas de circuito impresso se soldasse qualquer componente errado era uma dor de cabeça daquelas, hoje esta tudo bem fácil e acessível com placas prontas onde e só gravar o firmware soldar alguns fios e GG.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CAM gimbal

Post by 21_Sokol1 »

21_Sokol1 wrote: Para CAM é que precisará de molas menores, com baixa taxa de "esticamento", para limitar o ângulo de inclinação da CAM.
Aqui a mola espicha menos de 1cm:

Imagephoto upload
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: CAM gimbal

Post by airwolf »

Sokol,

Vc sabe me dizer como é o encaixe entre das peças do pivô do lado esquerdo? Quais são as camadas? Tipo: eu vejo a porca, aí vem a chapa do mecanismo do CAM, depois o que vem? o rolamento? Como que rolamento não trava e como que a porca não solta com o as rotações?
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CAM gimbal

Post by 21_Sokol1 »

Ai tem a porca, o pivô da CAM e do outro lado o rolamento, talvez uma arruela no meio.

A porca pressiona a CAM contra a parte móvel central do rolamento.
O conjunto CAM, porca e parafuso - que serve de eixo - giram
com a a parte central do rolamento, ai não tem risco de soltar.

A porca pode ser auto-travante, não da para ver.

http://www.gostratojet.com/Marketing/Gimbal_Final_1.jpg
http://www.gostratojet.com/Marketing/Gimbal_Final_2.jpg

Troca de CAM - tem arruela de pressão.

https://www.youtube.com/watch?v=_x6RdEJJ_PM

O negócio é bem compacto. :)
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CAM gimbal

Post by 21_Sokol1 »

Considerando o "grande sucesso" do documento sobre a CAM - baixado duas vezes * - dei uma revisada no mesmo, ainda estava bem "russo", e também para facilitar traduzir para Inglês, vamos ser se conquista mais "Heart and Minds".

Versão v2 no tópico: http://www.gavca.com/phpBB3/viewtopic.p ... 43#p170943

Explicado o método original do Russo e o método alternativo - mais rápido mas "exige mais matemática" - fazer uma conta simples de diminuição. :P

* Bem, temos que considerar que somos os "VirPilovs" SOBREVIVENTES à chegada do cometa. :rofl: A extinção total ainda levará algumas décadas...

BTW - Molas por encomenda: http://elismol.com.br/cotacao-tracao/
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: CAM gimbal

Post by airwolf »

* Bem, temos que considerar que somos os "VirPilovs" SOBREVIVENTES à chegada do cometa. :rofl: A extinção total ainda levará algumas décadas...
Boa!

Sokol,

Vc tem q assinar esse seu arquivo. O mérito é todo seu. Talvez seria interessante ter uma versão em inglês. O pessoal de fora vai pirar :o

Esse fim de semana eu não consegui fazer nada relacionado ao projeto do gimbal. Mas, a cada folga a cabeça vai puxando o assunto. Aos poucos eu tô fazendo uns desenhos, para me certificar de que vai caber na base do joy. O duro é que eu ainda sou da antiga. Desenho no papel mesmo. Tô vendo aos poucos o Freecad, mas é uma ferramenta q vai demandar mais tempo para aprender.
Tô pensando em cada detalhe aos poucos. Mas, as coisas vão aclarar quando eu começar a fazer os furos nos tubos. Só que vai demorar um pouco.
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CAM gimbal

Post by 21_Sokol1 »

airwolf wrote:
* Bem, temos que considerar que somos os "VirPilovs" SOBREVIVENTES à chegada do cometa. :rofl: A extinção total ainda levará algumas décadas...
Vc tem q assinar esse seu arquivo. O mérito é todo seu. Talvez seria interessante ter uma versão em inglês. O pessoal de fora vai pirar :o
Acho melhor não, o autor é o Russo lá que mando MP para ele e não responde...:P

Já fiz um "English Tabajara" e mandei para 3 caras que sei que interessam pelo assunto, vamos ver se levam a idéia para a frente.

A mairoria dos 'VirPilovs" por ai - principalmente no Eagle- só fica naquela de "olhar para céu e sonhar": "será que o próximo cometa virá em DX12", "vai suportar VR" ou: "será cópia do F/A-18 - mesmo com gimbal de plástico e mola comprimida...". :P :rofl:

Só nos forums dos Kosmosimov é que tem surgido idéias interessantes.
Desenho no papel mesmo.
Para esse projeto de 4 molas é mais do suficiente.

Veja os primeiros trabalhos do Baur:

http://avia-sim.ru/forum/viewtopic.php? ... 7&start=45

O Tovarish_Mauser parece desenhar CAM é na mão mesmo. Kinematics "Mk.III Eyebal". :lol:

Muito interessante - do ponto DIY - o tópico dele.

BTW - Descobri como melhorar a curva no Sketchup, o padrão é 25 seguimentos, por isso vira um monte de retas, dependendo da escala dá para aumentar para 50 a 999.
Mas ele não é solução, só a versão PRO (paga) exporta em DWG ou DXF. Serve para testar idéias.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CAM gimbal

Post by 21_Sokol1 »

O cálculo do posicionamento do eixo (pivô) da CAM em relação ao eixo do joystick , envolve conceitos geométricos como "Ângulo de Pressão", "Lei da Força da Alavanca"... Not for Dummies.

É preciso manter o ângulo do ponto da superfície do rolamento com a superfície da CAM abaixo de 30 graus, ou estara usando mais força na "deformação da estrutura" do que para movimento da CAM.

Bom, na falta de receita melhor, use as posições sugeridas nesta figura: :)

Imageupload gif from url

O pbásico é que para manter o ângulo de pressão baixo a alavanca da CAM deve se mover o menor ângulo possivel, o que requer uma mola de pouca expansão.

Apesar de meus "Quixoticos" esforços por ai a grigaiada não tem demonstrado interesse no assunto, continua olhando para cima e sonhando com o próximo "cometa"... :P
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: CAM gimbal

Post by airwolf »

É preciso manter o ângulo do ponto da superfície do rolamento com a superfície da CAM abaixo de 30 graus, ou estara usando mais força na "deformação da estrutura" do que para movimento da CAM.
Isso já ajuda muito!
Apesar de meus "Quixoticos" esforços por ai a grigaiada não tem demonstrado interesse no assunto, continua olhando para cima e sonhando com o próximo "cometa"... :P
Liga não mestre, isso aí não é para qualquer um...
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: CAM gimbal

Post by airwolf »

Sokol,

Liguei para uma empresa chamada Maxestampo, que fica próxima da minha cidade. O cara do orçamento me falou que eles até fazem uma peça a pedido.

Só que precisa do desenho. Ele aceita até solidworks, com as especificações para fazer o orçamento.

Site da empresa: http://www.maxestampo.com.br/

E-mail para solicitar o orçamento: orç[email protected]

Se vc tiver as medidas e o desenho completo em solidworks ou alguma coisa de CAD, dá para solicitar um orçamento e ver quanto custaria para fazer.
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
User avatar
SK_Sparrer
Posts: 205
Joined: 13 Mar 2004 21:00
Contact:

Re: CAM gimbal

Post by SK_Sparrer »

S!

Já trabalhei com máquinas deste tipo. (A que trabalhei era mais parruda, de plasma, cortava chapa de 2 polegadas que nem manteiga...mas peças pequenas não ficava tão bom quanto a laser)

Bixo, pra fazer uma peça dessas aí, demora uns 5s ou nem isso e custaria menos de 10 reais. Se eles não tiverem com produção abarrotada, essas pecinhas que vejo aqui no fórum são teoricamente muito baratas. Agora, se vão fazer barato ou não é outra história....só cotando pra saber

Pelo menos nas que trabalhei, o ideal é mandar em Autocad, que eles transformam para CAM, que nada mais é que o desenho em linguagem de programação CNC. Com esse CAM eles jogam no software e fazem o melhor aproveitamento da chapa. Então eles vão alocar junto com outras peças de outras pessoas que sejam de mesma espessura, para dar um bom aproveitamento da chapa e sobrar o mínimo possível de pedaço não útil de chapa, os retalhos. Retalho de chapas em metalúrgica é a coisa mais comum, eles devem ter toneladas e muitos não podem ser reaproveitados e são um estorvo. Em caso de cotação procurem ver quais espessuras eles trabalham mais e vejam se eles tem retalho destas, pois o custo será menor (pelo menos do pronto de vista do produtor, se eles vão fazer mais barato aí só com eles). Então o melhor custo possível (por parte do produtor) é quando a espessura que você quer é a mesma das peças que ele estiver trabalhando no momento e/ou tiver retalhos. Espessuras diferentonas o produtor vai ter que comprar um chapa inteira e a sua pecinha vai custar no mínimo o preço da chapa inteira.

Vi um desenho em algum tópico por aqui de uma estrutura sem dobras, somente furos. Isso é o ideal em termos de custo, pois dobra é chato de fazer e tem muitos parâmetros. Dobra são outras máquinas, e eles vão fazer exatamente como no desenho que você mandar. Se para a dobra que você pedir ele não tiver a ferramenta adequada, e ele vai desenvolver, fazer e te cobrar na peça, e fica caro pra caramba pois é em aço ferramenta. Mesa coisa para dobra de tubos.

Do ponto de vista de produtor, o mais barato é mandar as peças que querem desenhadas em Autocad, separadamente, sem dobras, no prazo que der e na espessura mais fácil lá pra eles. Junto com o desenho, coloque o seu telefone e diz que em caso de não der pra fazer, ligar e falar as dificuldade que você redesenhará a peça para se adequar à máquina e só aí eles darem o preço.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CAM gimbal

Post by 21_Sokol1 »

Pois é pensei nisso, uma base sem dobras, com encaixe de uma "parede" na outra e usaria cantoneiras prontas para unir as partes com arrebites.

Para o perfil da CAM chapa de 2/3mm deve ser suficiente, se não pode usar dois perfis um sobre o outro.
Ao invés de dobra para o suporte da mola, usa parafuso de 1/8'', estilo VKB.

A questão do desenho da CAM é que ainda não consegui assimilar a posição do pivô da alavanca, ou seja o tal "ângulo" de pressão...

Pelo que "analisei" a CAM do Baru é apenas alavancas inclinadas, é semi curva de um lado para fazer a centralização do rolamento, criando um arco com a oposta. Não parece ter muita matemática envolvida nela.
Post Reply