CAM gimbal
Re: CAM gimbal
Interessante esse rolamento com suporte:
https://www.servocity.com/0-250-1-4-bor ... ring-mount
Bem como esse suporte para este rolamento:
https://www.servocity.com/media/catalog ... _600px.jpg
Outros tipos:
https://www.servocity.com/0-250-1-4-bor ... ring-mount
https://www.servocity.com/0-250-1-4-bor ... ring-mount
Bem como esse suporte para este rolamento:
https://www.servocity.com/media/catalog ... _600px.jpg
Outros tipos:
https://www.servocity.com/0-250-1-4-bor ... ring-mount
Re: CAM gimbal
"Compromisso entre força e ruído". Muito interessante!
https://www.servocity.com/structural-co ... rd-channel
Você viu que eles vendem os suportes? Os preços são bem atrativos.Interessante esse rolamento com suporte:
https://www.servocity.com/0-250-1-4-bor ... ring-mount
Bem como esse suporte para este rolamento:
https://www.servocity.com/media/catalog ... _600px.jpg
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Re: CAM gimbal
Vi, juntanto o U com estas peças aqui e os rolamentos "pillow block" em X é meio caminho andado.
https://www.servocity.com/media/catalog ... _end_1.jpg
https://www.servocity.com/90-hub-mount-bracket-a
E são parrudos, espessura .20' ~5mm.
https://www.servocity.com/media/catalog ... _end_1.jpg
https://www.servocity.com/90-hub-mount-bracket-a
E são parrudos, espessura .20' ~5mm.
Re: CAM gimbal
Sempre tive curiosidade em saber como era o gimbal do Thrustmaster PFCS - o primeiro joystick da marca, segundo consta fabricado na garagem do criador desta marca, em meados dos 90's do... século passado.
Tempos atrás até pensei em comprar um no eBay, mas os ~60$ de frete me fez "pensar melhor".
Apareceu uma foto:
image share
É uma estrutura de aluminio e parafusos - basicamente a mesma usada até no Cougar (só que neste fabricada em Zamak), com as "benditas" molas de torção de "3 kilos" para o "Authentic Feel".
A engrenagem de acionamento do potenciometro é 1:1, mas poderia ser maior, usando mais o curso do pot' (foi incluido no pedido de patente), mas como era gameporte - resistência - maior curso não faria diferença.
O uso da engrenagem também permitia tornar a base menor, já que o pot' não era continuação do eixo. E também naqueles tempos 'jurássicos" não existia pot' de 11x11' (de 0,01$) como os usados no Cougar.
A "mercadoria" do Cougar: http://i515.photobucket.com/albums/t360 ... gimbal.jpg
Que costumava: http://s18.postimg.org/he9lvrszd/Cougar_broken.jpg
Nem sempre a "evolução" é para melhor, o PFCS Mk.I passou a ser todo de plástico, para conquistar o "mass market".
A caixa do PFCS era de alumínio dobrado - aqui recebendo um BU0836.
https://forums.eagle.ru/attachment.php? ... 1474814570
BTW - Um sujeito "comprou" a idéia de usar partes da Servocity:
http://i.imgur.com/qeC5OkX.png
Tempos atrás até pensei em comprar um no eBay, mas os ~60$ de frete me fez "pensar melhor".
Apareceu uma foto:
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É uma estrutura de aluminio e parafusos - basicamente a mesma usada até no Cougar (só que neste fabricada em Zamak), com as "benditas" molas de torção de "3 kilos" para o "Authentic Feel".
A engrenagem de acionamento do potenciometro é 1:1, mas poderia ser maior, usando mais o curso do pot' (foi incluido no pedido de patente), mas como era gameporte - resistência - maior curso não faria diferença.
O uso da engrenagem também permitia tornar a base menor, já que o pot' não era continuação do eixo. E também naqueles tempos 'jurássicos" não existia pot' de 11x11' (de 0,01$) como os usados no Cougar.
A "mercadoria" do Cougar: http://i515.photobucket.com/albums/t360 ... gimbal.jpg
Que costumava: http://s18.postimg.org/he9lvrszd/Cougar_broken.jpg
Nem sempre a "evolução" é para melhor, o PFCS Mk.I passou a ser todo de plástico, para conquistar o "mass market".
A caixa do PFCS era de alumínio dobrado - aqui recebendo um BU0836.
https://forums.eagle.ru/attachment.php? ... 1474814570
BTW - Um sujeito "comprou" a idéia de usar partes da Servocity:
http://i.imgur.com/qeC5OkX.png
Re: CAM gimbal
Essa foto só pode ser de época. O negócio tá muito novinho.Apareceu uma foto:
Me passou pela cabeça usar esse tipo de mola.É uma estrutura de aluminio e parafusos - basicamente a mesma usada até no Cougar (só que neste fabricada em Zamak), com as "benditas" molas de torção de "3 kilos" para o "Authentic Feel".
Esse material quebrado é o tal do 'zamak'?Que costumava: http://s18.postimg.org/he9lvrszd/Cougar_broken.jpg
É quase como um lego. Tô pensando em consultar o custo total com o envio.
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Re: CAM gimbal
Não, a foto é recente, o cara usou um PFCS que tinha na "coleção" para fazer um ciclíco para helicoptero - usando ~1.5 metros de cano de PCV:airwolf wrote: Essa foto só pode ser de época. O negócio tá muito novinho.
https://forums.eagle.ru/attachment.php? ... 1474814712
O grip é do Tm FLCS (tipo F-16).
Zamak é o metal usado na fabricação de maçanetas e bijuterias, o porque de eventualmente Cougar e Warthog quebrarem.
Re: CAM gimbal
Achei uma loja aqui que vende alumínio (ferro, cobre, Teflon...), tem tubo quadrado até com parede de 1/4" (~6,35mm), tubos redondos, chapas, "réguas", L, T... e outros.
Peguei algumas "sucatas" - sobra do corte de outras peças, e me cobraram só o "L" R$ 12,o resto foi por simbólicos por R$ 2,00, para simplificar o troco.
upload image
O perfil L tem 51mm cada lado, expessura de 3mm, e 270mm de comprimento.
A chapa com furos tem 51mm de largura, 4mm de espessura e 380mm de comprimento.
O quadrado tem 120mm de lado e 1,5mm de expessura, altura 30mm.
O tubo quadrado tem 12mm de lado, parede de 1,5mm, 150mm de comprimento.
Vamos ver se dá para fazer alguma coisa com isso - e mais importante, se faço.
Peguei algumas "sucatas" - sobra do corte de outras peças, e me cobraram só o "L" R$ 12,o resto foi por simbólicos por R$ 2,00, para simplificar o troco.
upload image
O perfil L tem 51mm cada lado, expessura de 3mm, e 270mm de comprimento.
A chapa com furos tem 51mm de largura, 4mm de espessura e 380mm de comprimento.
O quadrado tem 120mm de lado e 1,5mm de expessura, altura 30mm.
O tubo quadrado tem 12mm de lado, parede de 1,5mm, 150mm de comprimento.
Vamos ver se dá para fazer alguma coisa com isso - e mais importante, se faço.
Re: CAM gimbal
Legal, essas medidas estão excelentes. Principalmente a espessura.O perfil L tem 51mm cada lado, expessura de 3mm, e 270mm de comprimento.
A chapa com furos tem 51mm de largura, 4mm de espessura e 380mm de comprimento.
O quadrado tem 120mm de lado e 1,5mm de expessura, altura 30mm.
O tubo quadrado tem 12mm de lado, parede de 1,5mm, 150mm de comprimento.
Se serve de consolo, alumínio é bem melhor de trabalhar do que ferro. E, dá para ir fazendo bem na calma. Uma semana desenha. Outra semana corta uma peça. E assim vai.Vamos ver se dá para fazer alguma coisa com isso - e mais importante, se faço.
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Re: CAM gimbal
Tinha postado este vídeo em outro tópico. A CAM do Baur com um "Mostertech" DIY incorporado.
https://www.youtube.com/watch?v=cI5YKOicH7A[/video]
Nota-se o funcionamento suave do mecanismo.
Pela "CAM Theory" esta CAM tem um "pressure angle" elevado, >45º,
sendo que a "Rule of the Thumb" recomenda manter <30º.
Porém acho que o Russo do "CAM4Dummies" focou num conceito rígido.
O "pressure angle" é relevante em CAM com "follower" (seguidor) de operação vertical - ex. comando de válvulas
em motores automotivos, onde um valor elevado pode emperrar e até mesmo entortar o "follower".
Do Cam Design Handbook:
free upload pictures
A CAM da esquerda mesmo com um "follower" rolamentado pode travar, devido ao ângulo no ponto de contato ser 60º, mas a da direita, com um "folower" plano não, porque neste o "pressure angle" fica sempre alinhado com a força de deslocamento, ou seja 0º. O inconveniente deste segundo é o maior atrito na superfíce de contato.
Na CAM do Baur - ou outras CAM em joystick - o "follower" não move numa linha reta, mas oscila, então um "pressure angle" alto vai exigir mais força*, mas não tem como travar o mecanismo.
* Empurre uma porta com a mão, com o braço a 90º da sua superfície, sera fácil, agora empurre com o braço a 45º, exigirá mais força bem como forçará mais os músculos/articulações do braço e ombro.
Então o ideal é que a CAM tenha o "pressure angle" abaixo de 30º, mas se isso não for possível deve funcionar OK.
Assim, quanto mais vertical for o braço "de força" - oposto ao pivô em CAM dupla, melhor, similar a estas:
upload images
Involute drawing: https://youtu.be/A3X8cuJKyns?t=106
https://www.youtube.com/watch?v=cI5YKOicH7A[/video]
Nota-se o funcionamento suave do mecanismo.
Pela "CAM Theory" esta CAM tem um "pressure angle" elevado, >45º,
sendo que a "Rule of the Thumb" recomenda manter <30º.
Porém acho que o Russo do "CAM4Dummies" focou num conceito rígido.
O "pressure angle" é relevante em CAM com "follower" (seguidor) de operação vertical - ex. comando de válvulas
em motores automotivos, onde um valor elevado pode emperrar e até mesmo entortar o "follower".
Do Cam Design Handbook:
free upload pictures
A CAM da esquerda mesmo com um "follower" rolamentado pode travar, devido ao ângulo no ponto de contato ser 60º, mas a da direita, com um "folower" plano não, porque neste o "pressure angle" fica sempre alinhado com a força de deslocamento, ou seja 0º. O inconveniente deste segundo é o maior atrito na superfíce de contato.
Na CAM do Baur - ou outras CAM em joystick - o "follower" não move numa linha reta, mas oscila, então um "pressure angle" alto vai exigir mais força*, mas não tem como travar o mecanismo.
* Empurre uma porta com a mão, com o braço a 90º da sua superfície, sera fácil, agora empurre com o braço a 45º, exigirá mais força bem como forçará mais os músculos/articulações do braço e ombro.
Então o ideal é que a CAM tenha o "pressure angle" abaixo de 30º, mas se isso não for possível deve funcionar OK.
Assim, quanto mais vertical for o braço "de força" - oposto ao pivô em CAM dupla, melhor, similar a estas:
upload images
Involute drawing: https://youtu.be/A3X8cuJKyns?t=106
Re: CAM gimbal
Eu tinha visto. Pena que não chega a mostrar o stick centralizando sozinho até o final. Ficou muito legal!Tinha postado este vídeo em outro tópico. A CAM do Baur com um "Mostertech" DIY incorporado.
Vc crê que quanto maior o ângulo, mas suave fica?Nota-se o funcionamento suave do mecanismo.
Pela "CAM Theory" esta CAM tem um "pressure angle" elevado, >45º,
sendo que a "Rule of the Thumb" recomenda manter <30º.
Aham. O Vetor resultante de duas forças tende a ser maior, quanto menor o ângulo entre essas forças.Empurre uma porta com a mão, com o braço a 90º da sua superfície, sera fácil, agora empurre com o braço a 45º, exigirá mais força bem como forçará mais os músculos/articulações do braço e ombro.
Qual seria o braço de força? O pivô do CAM é o eixo onde o CAM gira, não é?Então o ideal é que a CAM tenha o "pressure angle" abaixo de 30º, mas se isso não for possível deve funcionar OK.
Assim, quanto mais vertical for o braço "de força" - oposto ao pivô em CAM dupla, melhor, similar a estas:
Cara, esse vídeo é muito bom! Tô pensando como implementar um modelo físico deste para o desenho do CAM para joystick.Involute drawing: https://youtu.be/A3X8cuJKyns?t=106
Dá uma olhada neste:
https://www.youtube.com/watch?v=lWuKl4rG2HA[/video]
Dá uma olha no software que o cara tá usando:
https://www.youtube.com/watch?v=rh2EIU8Vhpg[/video]
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Re: CAM gimbal
Qual seria o braço de força? O pivô do CAM é o eixo onde o CAM gira, não é?airwolf wrote:Vc crê que quanto maior o ângulo, mas suave fica?Nota-se o funcionamento suave do mecanismo.
Pela "CAM Theory" esta CAM tem um "pressure angle" elevado, >45º,
sendo que a "Rule of the Thumb" recomenda manter <30º.
Pois é, por alguma razão o Baru usa um perfil, e um pressure angulos elevados, que vão contra as teorias...
Assim, quanto mais vertical for o braço "de força" - oposto ao pivô em CAM dupla, melhor, similar a estas:
Nestas CAM da foto, o braço "de força" é o mais reto - que fica oposto ao ponto onde a CAM gira sobre o pivô. O braço deste lado, próximo ao ponto apenas segue o curso normal do rolamento sem haver pressão sobre a mola, é "neutro".
Estas CAM foram baseadas na teoria do Ruski, note que o braço de "força" tem um acentuado ângulo de inclinação relativo a trajetória do rolamento, o que resulta num baixo "pressure angle" - o oposto do sistea do Baru.
Realmente interessantes estes vídeos, mostrando a teoria na prática.
Mas para desenhar o perfil da CAM para joy o metódo do Ruski, de inclinar pontos é fácil e prático.
Pedi um cara para "emprestar" um desenho básico da CAM em DXF parar orçar o corte a Laser, mas até agora nada...
Re: CAM gimbal
CAM DIY "esculpida" na base do "trial and error".
https://goo.gl/photos/pqP852mpYLArhMfK6
"Bic HALL pot".
Acho que o cara inventou o "Big toe side brakes" com estes botões ai nos apoios dos pés.
https://goo.gl/photos/pqP852mpYLArhMfK6
"Bic HALL pot".
Acho que o cara inventou o "Big toe side brakes" com estes botões ai nos apoios dos pés.
Re: CAM gimbal
Poxa ficou bom! Esse shape convexo no contato me passou pela cabeça. Vi algo assim nessa figura:
Mas, não sei se é melhor para o gimbal.
E, finalmente alguma utilidade para as engrenagenzinhas
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Re: CAM gimbal
Não sei se o perfil usado pelo Gimbal MMaister* é baseado ou não na Evolute, mas embora não pareça, é assimétrico para compensar a diferença de comprimento da alavanca em relação ao pivô.airwolf wrote:Poxa ficou bom! Esse shape convexo no contato me passou pela cabeça. Vi algo assim nessa figura:
http://farm8.staticflickr.com/7033/6662 ... a171_b.jpg
Quando o Slaw resolveu entrar na "moda" da CAM para centrar seus pedais (eram centrados por "pinça") desenhou a CAM simétrica, e foi o MMaister que alertou para o fato que precisa ser assimetríca, e ficou assim:
upload pics
Acho que nesse pedal com CAM DIY o cara usou engrenages por causa do "Efeito manada" (ou "camera Sony"):E, finalmente alguma utilidade para as engrenagenzinhas
Usou o HALL Sensor Allegro A1301.
Acontece que este modelo tem baixa sensibilidade e requer um movimento angular do imã de ~180º, sendo portanto o menos recomendado para joy/pedal, mas deve ser o mais usado pelos "Western" inclusive nestas "longitudes!".
Acontece que alguém usou, acho que primeiro o Julian do U-Join gimbal usou o A1302, mas como esse modelo foi descontinuado logo depois, no "Bic HALL" postado pelo GeneWeb no SimHQ algum tempo depois ele usou o A1301 como substituto, e já neste tópico essa deficiência de requerer muito ângulo foi apontada por alguns.
Mas ai não adiantava mais, pode postar "N" vezes que o Allegro A1324 ou o Honeweell SS495A1 são melhores, mais sensíveis (mVG) e por isso requerem menos movimento angular do imã, que a "manada" vai continuar usando o A1301.
Mesma coisa a tal camera (4Dummies), alguém compra e a parentada toda compra a mesma.
* O tal Ruski do "CAM4Dummies" criticou a "kinematics" deste gimbal, quando um cara lá quis replicar.