Warthog extensão interesse.

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Warthog extensão interesse.

Post by 21_Sokol1 »

Quem tem Warthog tem interesse em "dar uma espichada no stick"? :P

Normalmente adiciona 7,5 - 10 ou 12 cm na altura do Warthog, pode ser mais mas ficará "frouxo".

Lembrei de um velhote aqui que faz aviões experimentais, tem um monte de tornos e etc, de repende ele pode fazer a um preço viável.

Lá fora são vendidas por volta dos 80$ (Sajah, MFG...).
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: Warthog extensão interesse.

Post by 40_Griffon »

Será que uma de 7,5 ficaria muito alta no meu suporte? Apesar de eu já ter dado uma amolecida na bola do meu e de dado uma graxada no guinbal, acho que ainda poderia ficar um pouco mais mole pra melhorar a mira.
Eu topo.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Warthog extensão interesse.

Post by 28_Condor »

S!

Me interessa, mas como faz pra dar essa esticada? Nunca fiz, é fácil?



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Warthog extensão interesse.

Post by 21_Sokol1 »

Usando extensões da MFG como exemplo:

Image

Voce desparafusa - cuidadosamente o grip, sem deixar o gimbal girar :P - conecta esta extensão PS2 na tomada da base, coloca o tubo extensor, conecta a outra ponta do cabo PS2 na base do grip e aparafusa do grip na extensão. That's all!.

Resultado - sajah extensão de 10 cm:

Image

"Teoria" envolvida:

Imageimage hosting no sign up

Supondo que o gimbal do joy se mova ~20 graus para cada lado (em geral é mais ou menos isso), com a extensão o movimento no topo do grip sera maior, assim voce pode fazer pequenas correções com maiores movimentos da mão, conseguindo um controle mais preciso, pois tem mais "espaço" para fazer estas pequenas correções, se com o grip na posição original precisasse mover, por ex. só 3mm para cada lado - difícil de "dozar" - agora pode mover mais para ter o mesmo efeito.

A extensão tem uma penalidade, como agora estara movimentando menos o grip nesta pequenas correções - embora possa continuar a movimentar 20 graus para cada lado em manobras extremas tal qual quando sem extensão - o movimento do sensor será menor na correção e assim estará usando menos resolução do Controlador USB naquele trecho (no curso total a resolução não altera).

No caso do Warthog que se diz 16 bits (65.534 pontos) - no movimento total do grip no eixo X (por ex.) -significa uma variação de 0,002% por grau - coisa que a mão do ser humano não detecta - assim mesmo que passe para 0,02% continuara mais do que é preciso, ou humanamente comandavel. :)

Dizem que torna mais fácil controlar os heli da DCS com seus "AFM" ou o gunsight do Bf 109 do BoS com seu "SATRBFM"(Superior A Todos, Rubber Band FM). :P

Obviamente a extensão não combina com usar o joy sobre a mesa do PC, nem como "F-16" (do lado da cadeira). Tem que levar o joy no... meio das pernas. :lol:
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: Warthog extensão interesse.

Post by 40_Griffon »

Condor, precisamos ter cuidado.

Algo me diz que ele está tramando algo contra os nossos "preciosos" :emo:
Image

Dose é ter que ficar sentado em cima daquela placa. Será que da pra fazer o extensor do tipo S, tipo helicóptero? Ai dava até para eu aposentar o trambolhão pendurado na minha mesa que vive deixando roxo na perna de quem vai usar o meu PC e não está acostumado com aquilo lá pendurado. :D
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Warthog extensão interesse.

Post by 21_Sokol1 »

O ideal seria a extensão em S, pois isso colocaria as 900+ gramas do "all metal" (de maçaneta :P ) grip no CG,
do jeito que é fica desbalanceado, o grip tende a cair para a frente.

O problema é que técnicamente isso não é fácil de fazer - precisa máquina de dobrar tubos, coisa que provavelmente estes fabricantes de extensão "de fundo de quintal" não tem, a única extensão curva, pensada justamente para cancelar este efeito do desbalanceamento é a da VKB, de 20 cm.

Imagefree upload image

Já uma extensão com um S pronunciado o suficiente para livrar da cadeira deixaria o grip desbalanceado para trás... :P
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Warthog extensão interesse.

Post by 21_Sokol1 »

Por acaso topei com isso ai no tópico do Replika (drawings :P ), teorizando a necessidade de "espichar o stick". :P
"O ponto de pivô e extensão de comprimento "zero" (como saem de fábrica) dos joysticks apoiados sobre a mesa do computador ou montados na cadeira é o principal problema que faz com muitas pessoas tenham dificuldade controlando uma aeronave em simulador de "alta fidelidade".

O Warthog com extensão de comprimento "zero" tem um movimento do grip de 1,5 polegadas (3,8 cm).

Com uma resolução de 12bit ou 4096 posições, isso significaria que você pode mover a alavanca em incrementos de 0,0003 polegadas (0,0008mm) o que é totalmente impossível para um ser humano (Notice-se que o Wt diz ter 65.535 posições).

Teoricamente um ser humano (normal) pode fazer movimentos com o braço com uma precisão de 1 milímetro (0,03'') durante um vôo/combate, o que significaria que com um joystick apoiado sobre a mesa teria uma precisão de 50 incrementos.

Com uma extensão de 5'' (12,5 cm) a nova geometria permite um movimento com uma precisão de 166 incrementos, que é mais do que 300% de aumento na precisão disponível, sem que voçê como piloto tenha que aprender nada novo para ser um combatente melhor.

A intenção é oferecer estes braços de montagem e extensões juntamente com a base mais baratos que um Warthog, e espero iniciar uma pequena revolução na experiência dos pilotos virtuais."
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Warthog extensão interesse.

Post by 21_Sokol1 »

Bom, caso alguem "tenha coragem" :P de comprar, as extensões da MFG (Crosswind pedal) são mais baratas que a concorrência, e podem ser combinadas em duas/três para se conseguir outros comprimentos, ex. 15 cm, 22cm... saindo ainda mais baratas em conjunto.

Image

NEW PRODUCT !!! - MFG WARTHOG EXTENSIONS
Our new product is in stock and ready to ship. Our new webshop is not ready yet, and our order pages are not yet updated with this option, but I hereby present it to you.
If any of you need such product I'd hate myself not to ship together with your pedals and save you some money on shipping. Therefore I offer you to purchase Warthog extensions together with your pedals.

Product is not new for Thrustmaster HOTAS warthog owners. There are a few individuals already selling these. However, we have done it better, at more competitive price :
- polished aluminum ( lightweight)
- proffesionally produced cable (reliability, short connector size, thin and long cable for easy assembly and easy twisting)
- threads adopted so multiple extensions can be used used together ( adjust lenght)
- stepless grip rotation angle fixing due to unique thread design
- 3x lenghts available : 7,5 cm, 10cm and 12 cm

PRICE :
1x extensions = 32 eur ~35$/ 40 eur incl. tax
( any size... 7,5 , 10 or 12cm )
2x extensions = 56 eur ~63$/ 70 eur incl. tax
(any size combination ...when ordered together, it's 8 eur discount)
3x extensions = 76 eur ~85$ / 95 eur incl. tax
(only when ordered together, any size combitnation., it's 20 eur discount)

Each extension include a cable. If you order 3x extension you'll recive 3x cables
As you know, we charge Croatian VAT of 25% to EU customers. Outside EU we ship VAT free

IF YOU WANT TO PURCHASE JUST UPDATE YOUR ORDER ONLINE , AND UNDER NOTE SPACE WRITE LENGHT AND NUMBER OF EXTENSIONS :
Example note 1 : 1x12cm
Example note 2 : 3x(7,5+10+10cm)
Example note 3 : 2x7,5cm
Estes produtos, bem como o controlador USB SIMM8rge ainda não foram incluídos na seção de venda do site da Simudza, mas podem ser comprados via email.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Warthog extensão interesse.

Post by 28_Condor »

S!

Mas e o velhote que você conhece? :?:

Qual o comprimento que você usaria com o "joy entre as pernas"?


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Warthog extensão interesse.

Post by 21_Sokol1 »

O velhote aqui é uma vaga possibilidade... :)
Tô tentando entrar em contato com ele, faz tempos que não vejo.

Andei pesquisando mas ainda não achei um tupo de alumínio de 3,8cm que acho que é o necessário
já que a rosca do Wthg é 36mm.
Até que não é caro, numa medida semelhante uns R$ 70/80,00 de tubo da para fazer 5 extensões.

O ideal é que o topo da base do joystick fique +/- na altura do assento da cadeira, por ai você calcula
qual seria o comprimento da extensão adequada para o caso.

Colocolar o joy no chão não da certo, pois o excessivo comprimento fara o tubo "conflitar" com pernas/cadeira/mesa,
e os ~900grs do grip deixaria o conjunto muito mole, sem centralização, pode ser que fique adequado para pilotar helicopteros DCS.
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: Warthog extensão interesse.

Post by 40_Griffon »

É, pra mim não rola se for pra ficar sentado em cima daquela base de metal. Já que você disse que não fica legal a extensão de 7.5cm pra quem joga "a la F-16" então nem vou arriscar, mas seria muito bom se pudesse dar uma amolecida no meu Warthog. Pensei até em dar uma cortada na nola dele :lol:
User avatar
SK_Sparrer
Posts: 205
Joined: 13 Mar 2004 21:00
Contact:

Re: Warthog extensão interesse.

Post by SK_Sparrer »

S!

Se não se importarem com a aparência, um serralheiro mequetrefe consegue fazer isso mole com o perfil "Ferro Redondo".
http://www.comercialjnk.com.br/produtos ... nico-8.jpg

Até 1/2" ou 3/4" ele consegue dobrar desse jeito que está aí fácil. É só ele criar um gabarito para fazer alavanca e puxar no braço mesmo que dobra fácil. Para as extremidades, é só fazer uma bucha rosqueável, aí tem que ir em algum torneiro mecânico.....mas toda cidade também tem, é só procurar por mecânicas de caminhão que eles indicam.
Geralmente pedacinho assim eles tem de montes, pois é retalho. Então não tem que comprar barra inteira. É matéria prima de fazer portão. Depois é só pintar, mole mole.

Agora, se for reto, dá até para pegar um perfil mais grosso e fazer rosca direto, mas esse é mais difícil de dobrar e difícil de conseguir retalho. Mas mesmo assim, olhem o preço de uma barra inteira (6m).

http://www.aladimmetais.com.br/ferro-re ... 389334.htm

Isso falando de aço bruto, agora, dependendo da cidade, vocês acham fácil serralheria que mexem com inox, é só procurar quem faz corrimão de escada. Eles devem ter pedaço de tubo assim que não acaba mais. É bem provável conseguir um pedaço desse de graça. E esse pedaço de fio aí sei não, mas ta com cara que qualquer "consertador" de TV véia faz.
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 954
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Re: Warthog extensão interesse.

Post by 41_Tche-Loko »

O problema de fazer com aço sólido é o peso que acaba acelerando o desgaste das articulações. O ideal seria um tubo de alumínio.
'Nao acreditar em si e o principio do fim'
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Warthog extensão interesse.

Post by 21_Sokol1 »

LuisF wrote:... mas seria muito bom se pudesse dar uma amolecida no meu Warthog. Pensei até em dar uma cortada na nola dele :lol:
Ai o peso do grip (900+ gramas) e fato de ser fora do CG não vai deixar centralizado. :P

Em termos de custo o tubo de alumínio é viável, tem que ver é o custo da mão de obra do torneiro de fazer a rosca externa de uma lado, interno do outro.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Warthog extensão interesse.

Post by 28_Condor »

S!

Olhando assim parece fácil:

https://www.youtube.com/watch?v=8zS5EbE-qHw[/video]

Mas o mais importante, a peça (que já é bem cara), parece não vir pra cá :doh:

http://forums.eagle.ru/showthread.php?p ... ost2008956


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply