VKB T-Rudder MK II review

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Re: VKB T-Rudder MK II review

Post by 21_Sokol1 »

No meu os parafusos ficam retos com o apoio, nem da para notar - sem meias. :P

Mas dei a idéia para um gringo de cortar uma "capa" em tapete de borracha e prender com fita (3M) dupla face, vamos ver se sai mais um "T-tuning". :)

Mas como a VKB esta sempre ouvido o feedback dos "virpilovs" - e o velho deitado (à sombra de uma árvore, com tempo para criar frases "abobrinha") disse:
"Se ouver 3 virpilovs discutindo, haverá 4 opniões diferentes"... :P já está saindo um T-Rudder MK.IV (para calcanhares sensíveis). ;)

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Re: VKB T-Rudder MK II review

Post by 21_Sokol1 »

LuisF wrote: Como "pagamento" pela minha consultoria de hardware, tomei de assalto o chaveiro que veio com os pedais, nada mais justo, chaveirinho show de bola! :)
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:hainhein:

https://www.youtube.com/watch?v=UoVjlbrgrq4[/video]

Postei esse video no forum Il-2 Russo e outro cara já transformou o Pinky switch do A-10 em chaveiro. :P
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Re: VKB T-Rudder MK II review

Post by 40_Griffon »

Caracas, ficou irado!! Mas será que é obrigatório dar aquela limada ali? Não tenho a ferramenta em casa. :|
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Re: VKB T-Rudder MK II review

Post by 21_Sokol1 »

T-Link para T-Rudder.

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É um software - com uma GUI estilosa - que permite:

- Associar um botão de qualquer joystick para ativar dois eixos virtuais para ter freio diferencial.
- Ajustar deadzone (também pode ser ajustada pelo VKB Config).
- Aplicar momentaneamente uma curva de resposta diferenciada na ação dos pedais, por exemplo
reduzir a amplitude no movimento na hora de mirar.
- Atualizar o firmware do T-Rudder (também pode ser atualizado VKB Config).

O botão do joy cria dois eixos virtuais Y e Z e aplica freio nas duas rodas simultaneamente, de forma progressiva (não é ON/OFF como era no CloD release), mas de uma forma meio "agressiva", portando deve-se "teclar" o botão e não "travar os freios".

O movimento do pedal aplica freio diferencial na roda direita ou esquerda.
Como o que o sistema faz é cancelar a força de frenagem na roda oposta, ao invéz de aplicar a frenagem, no CLoD precisa ser designado de forma invertida.
No DCSW não precisa.

Testando no DCSW TF51D funcionou bem, setei o freio nas duas rodas no gatilho do joy e associei um "switch" (exclusividade dos controles do DCSW) a esta função, assim o gatilho só é freio com o switch ON - no caso o Scroll Lock, com o switch OFF volta a ser o tradicional gatilho para os "TriggerHappy Unlimited Ammo". :P

É mais ou menos o que vinha fazendo com o A2B (ou J2K), freava as rodas individualmente pelos botões virtuais emulados pelo leme e para aplicar freio nas duas rodas usava o gatilho.
De certa o A2B é mais pratico durante a decolagem, já que precisa usar só o pedal e não o pedal + botão. K.I.S.S. ;)

IMO - A não ser que o "virpilov" faça parte de um grupo de balé virtual que fique fazendo coreografia na pista este sistema atende muito bem para as funções basicas de taxiamento - o que boa parte dos "virpilovs" nem faz, sem precisar da frescurite de "toe brakes". :rofl:


Claro que do ponto de vista "realism" o "toe brakes" - em especial o controlado por CAM do Slaw Pedal Viper RX de 550$ é opção melhor. ;)

Tem uns manés usando o "toe brakes" do MFG Crosswind no Ka-50 Black Shark e clamando "realismo"... |(

No CLoD... funciona OK, mas como taxiar no CLoD é tortura Chinesa devido ao horrível "grounding handling" - especialmente com vento, nem perdi tempo testando.

Para o BoS o T-Link não é necessário, o game oferece a mesma coisa - freio diferencial distribuido pelo leme sem uso de sofware adicional - inclusive para a Lufwaffe e P-40.

O T-Link precisa estar ativo para o recurso funcionar.

Resumo da ópera: Ao contrário do anunciado pela Stratojet o T-Link não cria um "virtual toe brakes" para aviões com este sistema de freios (P-51, BF 109...) mas sim um "virtual differential brakes" (sistema do Spit, IL-2..) para estes.
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Re: VKB T-Rudder MK II review

Post by 21_Sokol1 »

T.Rudder Mk.IV

Novos "hell rest" permindo apoio para vários tamanhos de pés sem precisar do ajuste mecânico das versões anteriores. Ajuste da tensão da mola através de abertura na lateral:

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O "toe rest" parece ser fixo, nos anteriores pode girar, fazendo "cosquina" na planta do pé. :P :lol:
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Re: VKB T-Rudder MK II review

Post by 21_Sokol1 »

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Re: VKB T-Rudder MK II review

Post by 40_Griffon »

Seu "prassa" colocou um vídeo no feice hoje. Não mostrou muita coisa e nem deu nenhuma movimentada nos eixos, mas pelo o que deu pra ver parecem estar estáveis nas bases e confortáveis.

https://www.youtube.com/watch?v=WfBsTn6PrYI[/video]
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Re: VKB T-Rudder MK II review

Post by 21_Sokol1 »

Video? Isso ai é só animação com imagens já divulgadas. :P

No VKB da Russia esta disponível o Mk.IV com o "Black Box" que permite conectar depois o Gunfighter, button box e outros eventuais periféricos, custa 10$ a mais.

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Re: VKB T-Rudder MK II review

Post by 21_Sokol1 »

Interessante - "Toe rudder" - controle do leme com a ponta do pé = T-Rudder, que estou usando para dirigir veículos no ARMA3 Wast'ime'land, já que "avuá"... :P
...a typical home cockpit.
Here the user can sit as still as (s)he wants, so control elements can be much smaller as they don't require as much tolerance.
Just for argument's sake, look at sailplanes like the ASK21, one of the most popular out there.
These saiplanes, too, have toe rudder, despite being a full-sized airplane (and despite requiring a significant amount of rudder due to being a sail plane!).
So in other words, if a big sail plane can do with toe pedals, it should suffice for a virtual pilot, too.
But there's perhaps a more mechanistic argument to make for toe rudders. It's that of motor noise.
With motor noise I don't mean actual noise from the speakers, but the signal noise that your nerves and muscles have:
whenever you move an arm, leg etc. there is a small degree of error in every time a command is created, passed on, or
executed by a muscle fiber (of which there are many).
This error/noise grows as your movements require more force or span wider distances, because they involve more effects,
more muscles, more muscle fibers, more nerves, over a prolonged period of time.
There's sort of an ergonomic law based on that fact: Fitt's law(see footnote).
But the implication is clear: large movements produce more error due to physiology.
Conventional pedals require larger movements. Thus, the pedals involving many muscles (conventional) will produce more
error/be less accurate than the pedals requiring few muscles (toe rudder).
Of course that does not necessarily mean that a VKB T-Rudder will make you better at piloting than,
say, the MFG Crosswind pedals (which I would like to have, too).
But this little anecdote seems to reflect how deeply VKB takes human factors, among which ergonomics, into account when
designing their product.
This is inherently good design, because their products adapt to the user rather than the other way around.

Foot note: Fitt's law, briefly, states that users are more inaccurate in their movements the further two subsequently used elements are removed from another.
This can be buttons on a machine, a GUI, whatever. Importantly, the degree of added inaccuracy is predictable.
So, you know that when two objects are x cm apart, you must make the second one y % bigger for it to be always reached accurately,
or otherwise move them z cm closer to one another.
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Re: VKB T-Rudder MK II review

Post by 40_Griffon »

que estou usando para dirigir veículos no ARMA3
Você diz para virar para esquerda / direita ou usando com acelerador / freio?

No ARMA 3 eu cheguei a usar os Pro Pedals com os "chocks" que eles vem para travar os movimentos deslizantes, mas isso antes de eu ter mandado pra você colocar hall neles, funcionavam que era uma beleza para acelerar e frear.


And baideuei... Olha quem está a venda no E-bay
http://www.ebay.com/itm/VKB-Sim-T-Rudde ... Swxg5X1mNL
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Re: VKB T-Rudder MK II review

Post by 21_Sokol1 »

LuisF wrote:
que estou usando para dirigir veículos no ARMA3
Você diz para virar para esquerda / direita ou usando com acelerador / freio?
Uso o pedal pra virar direita/esquerda. :)

Não por causa - mas contribuiu para agravar o processo* - de tanto perambular pelo Wast'ime'land uma tenossinovite na palma da mão esquerda acabou complicando o uso do dedo anular - chegou a
"travar em gatilho", então como largar o vício é difícil "inventei", o acelerador do joy virou "cambio de 2 marchas" = W e Shif+W e os pedais viram direita/esquerda. :)
Só complica na marcha a ré - e com o Sport Fastback, aquela josta chega a ~350KM na reta do aeroporto, ai só um "volante Fanatech" para fazer curvas. :P

Engraçado é que em geral você mantem o veículo na estrada só com "pressão na ponta dos pés", sem movimento significativo. :)

* O problema foi com o paraquedas do "Spawn", vi que uns caras controlavam a direção do paraquedas, mas o meu só descia girando a direita e ficava brigando com o dedo no S,
só meses depois é que descobri que a direção do paraquedas - além do eixo X - também esta atrelada ao eixo do acelerador do joystick, se este não estiver no centro danou-se.... Vá entender. :?:

Cacilda, esse T-Rudder ai no eBay esta com preço de... "pedal Saitek".

Por isso é que dizem que tem comprador até para terreno na Lua. :rofl:
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Re: VKB T-Rudder MK II review

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Re: VKB T-Rudder MK II review

Post by 21_Sokol1 »

T-Rudder na X-Plane store, brinde um "jato".

http://store.x-plane.org/VKB-T-Rudder-P ... p_571.html
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