CH manutenção

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: CH manutenção

Post by 28_Condor »

S!

Sim, calibrei pelo programa da CH, mesmo assim ficou ruim....



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CH manutenção

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Duas possibilidades:

1 - Dá para ajustar a "end deadzone" no setup dos jogos para que o 100% corresponda ao máximo do throttle CH (~95%).

2 - Abra o throttle mantendo-o sempre de cabeça para baixo (ou vai "chover" coisas" :P ).

Vera que tem um alavanca com uma ranhura que gira o potênciometro, um "copinho" metálico do qual saem tres fios. Veja na parte de cima:

Image
image hoster

Como o pot' é so encaixado ai, tem um certa folga na fixação, o que pode estar causando o problema.

Ligue o throttle no computador e abra o P.Controle do Windows ou CH Manager para monitorar o movimento do throttle.

Mova a alavanca do throttle para 100% - a resposta deve ficar em 95% conforme seus testes.

Então tente girar o pot' ("copinho") manualmente e observe se isso faz com que o cursor (no rWindows) mova para 100%.

Se der certo arrume uma pistola de cola quente (só serve esta cola!!!) e cole o pot' no seu encaixe de forma que de os benditos 100%. Ou seja voce estará fazendo uma calibragem mecânica no pot.

No CH-Hangar vão dizer para fazer a calibragem no Mannager, que esta fazendo errado, e como o guru de lá, o BoB Igreja já deve estar mais senil que certos usuários deste forum :P :) nem lembra mais como programou isso.
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: CH manutenção

Post by 40_Griffon »

Se não rolar te mando um pot 0km Condor, tenho dois aqui comigo. A troca é bem simples. Faz o que o tio falou ai primeiro e se não rolar me avisa. ;)
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: CH manutenção

Post by 28_Condor »

S!
2 - Abra o throttle mantendo-o sempre de cabeça para baixo (ou vai "chover" coisas" :P ).
Meu problema começa por aí :P

Como não tem parafusos ou algo assim fui tentando destacar os encaixe, mas comecei a achar que estava estragando as bordas. Como abro sem estragar as peças? :drunk:



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CH manutenção

Post by 21_Sokol1 »

Em baixo tem 4 pés de borracha, os parafusos da base estão debaixo deles. :P

Tem duas opções, descolar com cuidado (para recolar depois).

Fazer um furo de 3mm no meio, assim o parafuso sai e o pé de borracha continua no mesmo lugar.

Falando nisto, hoje apelei com meu CH Frank'Combatstick (model 1998 8) ) abri a base, furei com uma broca e meti dois parafusos de um oitavo 1/8" aparafusando o joy no suporte de madeira, assim parou de "weave" igual aos aviões do Bo$.

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: CH manutenção

Post by 28_Condor »

21_Sokol1 wrote:Em baixo tem 4 pés de borracha, os parafusos da base estão debaixo deles. :P

Sokol1
Image


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: CH manutenção

Post by 28_Condor »

S!
Se der certo arrume uma pistola de cola quente (só serve esta cola!!!) e cole o pot' no seu encaixe de forma que de os benditos 100%. Ou seja voce estará fazendo uma calibragem mecânica no pot.
Deu praticamente certo: o potinho girou quase 100%, deve ter chegado em 99,90 :P

Se eu entendi bem, agora eu retiro as duas patinhas do pot para cola-lo diretamente sobre o encaixe?

Como excluo essas duas dobras? Aperto-as para dentro ou para fora? Fico com receio de estragar o pot...


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CH manutenção

Post by 21_Sokol1 »

Aperta as "patas" para dentro, são bem flexiveis.
Uma "bola" de cola quente de cada lado sera suficiente para segurar não precisa "enterrar" o pot'.

Jeito mais complicado, porém mais "clean":

Caso não seja preciso girar muito o pot' muito para chegar nos ~99,90%, arrume uma lima (não serve lixa de unha :P e lime um lado das duas patas de forma permitir girar o pot' na direção necessária. Depois fixe no lugar com a cola quente.

Aproveite que isso ai esta aberto e com um alicate aperte as conexões dos encaixes dos fios nos terminais do pot', costuma dar mal contato ai.

A CH optou por esta solução "plug and play" ao invéz de soldar para permitir ao usuário trocar o pot' sem usar solda, queimar os dedos e processar em "1 milhão de doláres" como é comum lá. :P
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: CH manutenção

Post by 28_Condor »

S!

Você diz lixar as laterais das "patinhas"? Deixando esses encaixes mais fininhos giro o pot para o lado do "forward" (100%), certo?

E que lixas uso? Tem de vários tipos, das mais grossas às lixas d'agua... Como não tenho vou ter que comprar...


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CH manutenção

Post by 21_Sokol1 »

Isso, tira 1 ou 2 mm em lados opostos das patas - o que permita girar o pot'.

Não é lixa (folha), precisa de uma ferramenta que chama-se "lima" - lima murça/lima bastarda - usada para afiar facas e outas ferramentas de corte.

http://www.brasutil.com/produto/Lima+Qu ... 4310500800

Um fina esta bom - chata ou quadrada (ideal) - veja com estes camelos de ferramentas uma tipo ouriveres (pequena, tem uns 10 cm).

E ponha um durex na janela do pot' quando for limar, ou vai encher de limalhas de metal e piorar a situação. :lol:
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: CH manutenção

Post by 28_Condor »

S!

Bem, desisti de limar porque achei que não estava ficando bom...

Estou tentando com o primeiro procedimento... Mas aí vieram algumas dúvidas :?:

Abaixei as patas e comecei a fazer uns testes antes de colar só segurando: segurando no meio, como estava antes o problema fica na mesma, fixando o pot na minha direção ele chega a uns 99% no forward mas aí perde espaço no backward, e vice-versa :(

Isso muda em alguma coisa quando é colado ou tem um problema aí? :?:


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CH manutenção

Post by 21_Sokol1 »

Você mudando a posição física do pot' tem que refazer a calibração, para os drivers definirem qual é o curso.

Como faltava leitura no final do movimento, significa que a "vassoura" do pot' estava avançando além da area resistiva da trilha.
Com esta regulagem mecânica estara mudando a posição da trilha para isso não acontecer, então precisa calibrar de novo.

O Pot tem uma area útil de leitura de ~60 graus, essa alavanca ai não move nem 30.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: CH manutenção

Post by 28_Condor »

S!

Então, mas e se depois de recalibrar eu descobrir que ainda não está bom? Eu já terei colado o pot a quente... depois dá pra trocar?


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CH manutenção

Post by 21_Sokol1 »

Fixa de modo provisório (colocando só uma pequena gota de cola de cada lado - cortando a cola sai, por isso recomendei a cola quente, vai que voce inventa de colar com Cyanoacrilato ou Epoxi? :rofl: ) e faz um teste, ficando bom coloca mais cola. :P
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: CH manutenção

Post by 28_Condor »

S!
Cyanoacrilato ou Epoxi? :rofl:
Ou superbonder :P



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply