CH manutenção

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

CH manutenção

Post by 28_Condor »

S!


O meu trotle CH não vai até o fim, para em 95%. Tentei várias formas de calibração mas não adiantou. Alguém sabe se em Sampa faz manutenção dessa bagaça?




SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CH manutenção

Post by 21_Sokol1 »

Pergunte sobre o que fazer em www.ch-hangar.com

Mas é meio impossível o problema ser outro que não calibração,
talvez um registro bichado... a não ser que a alavanca não esteja
movendo fisicamente 100%.

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: CH manutenção

Post by 28_Condor »

S!

Fisicamente está, pelo menos sinto que está. Não estou conseguindo rodar o regedit pra buscar as chaves da CH...



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: CH manutenção

Post by 40_Griffon »

Isso é calibração, Condor, saca só como resolver. ;)

Image

Image

Nas primeiras calibrações também bati cabeça e o meu também não passava de 95% no IL-2 e em outros sims, mas depois dessa dica do Control Manager Dummies Guide eu consegui aproveitar os 100% da aceleração do CH Pro Throttle.

Caso tenha alguma dúvida no processo, baixe o PDF (requer cadastro no CH Hangar)
http://www.ch-hangar.com/forum/index.ph ... ies-guide/
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: CH manutenção

Post by 28_Condor »

S!

Pois é, Luis, eu tentei tanto essa dica quanto empurrar tudo.

O negócio vai ser ir tentando, vou rescanear e repetir a fórmula...


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: CH manutenção

Post by 40_Griffon »

Veja ai, caso o problema persista, me passa teu endereço que te mando um pot novinho pra você trocar. É moleza fazer a troca no Pro Throttle ;) Eles disponibilizaram no CH Hangar um PDF mostrando todas as sequencias de fios para ligar tudo da forma correta quando é necessário fazer alguma manutenção.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CH manutenção

Post by 21_Sokol1 »

Mas isso ai não parece ser caso de pot', se fosse o comportamento seria diferente, pulando, ou 0 e 100%...

Ou como perguntei se a alavanca não estivesse chegando no final do curso, por exemplo um fio bloqueando o movimento. Mas mesmo neste caso, se for feita a calibração corretamente, esta seria ajustada ao curso (fisico) reduzido e em jogo funcionaria 0 a 100%.

Ante de mais nada teste em outro computador/notebook, veja se reconhece com os divers HID do Windows, sem instalar driver/progreama da CH. Reconhecendo, vá no Painel de controle, faça a calibração, APLIQUE e teste no próprio "wizard" do Windows.

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: CH manutenção

Post by 28_Condor »

S!

Bem, a única coisa que funcionou foi seguir o manualzinho do dummies, mas colocando o cursor uma casa antes do recomendado. Não sei se está certo, mas pelo menos agora tenho 100%-110% no CloD :P


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CH manutenção

Post by 21_Sokol1 »

Bem que desconfiava que o problema estava "en el otro lado del teclado" igual aos casos de eixo invertido no Bo$. :lol: :rofl:

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: CH manutenção

Post by 28_Condor »

S!

Fazer o quê, antes funfava bem calibrando normalmente :P



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: CH manutenção

Post by 28_Condor »

S!

O ruim dessa solução é quando passo pra mais da metade já chega nos 100% no Bo$, sobrando um tantão de movimento na alavanca. Pode ser que eu acostume, mas atrapalha. No CloD é menos dramático.

Se esse trottle der o mesmo problema várias vezes vou ficar sem casinhas pra acomodar a calibração :P


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: CH manutenção

Post by 40_Griffon »

Muito estranho, você chegou a testar em outra máquina? Eu não acredito que possa ser pot, será que algum fio quebrado possa estar dando este problema, Sokol?

Estou com o meu a quase 4 anos firme e forte como se eu tivesse retirado ele da caixa ontem. Muito estranho este tipo de problemas. Se você manjar um pouco de inglês, vale a pena abrir um tópico lá no CH Hangar, o Bob "Igreja" com certeza vai aparecer pra te dar alguma dica.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CH manutenção

Post by 21_Sokol1 »

28_Condor wrote:S!
O ruim dessa solução é quando passo pra mais da metade já chega nos 100% no Bo$, sobrando um tantão de movimento na alavanca. Pode ser que eu acostume, mas atrapalha. No CloD é menos dramático.
Na tela de teste do CH Manager como comporta, o movimento é gradual?

Dependendo do avião no Bo$ o comportamento do acelerador muda (vide a choradeira no Bo$'pice).

Mesmo no CloD, alguns aviões, como o Ju 88 requer uma profile de throttle exclusivo, ou vai estourar
um motor atrás do outro.
Eu não acredito que possa ser pot, será que algum fio quebrado possa estar dando este problema,
Um fio quebrado faz o pot' parar de funcionar.
Se estiver parcialmente quebrado vai fazer a resposta ser aos pulos - igual a uma trilha defeituosa no pot.

Ai dentro tem uma especie de "patinete" que é movimentado pelo grip e por sua vez move uma alavanca que gira o pot'. Tudo simples.

Se um dos 3 fios do pot' estivesse nos trilhos do "patinete", provocaria um bloqueio em alguma parte do curso, ou no final do curso, o que seria fácil de perceber, e aparentemente já foi descartado.

O mais lógico é testar em outro micro, de preferencia sem os drivers CH - caso os Windows tenha drivers HID compatíveis.

Isso eliminaria ou confirmaria que o problema esta no sofware, ou seja calibração.

Neste arquivo tem o Fox Analizer da Thrustmaster (reconhece qualquer joy) o bom é que mostra a resposta do eixo de 1 em 1%. Teste com ele.

https://www.wetransfer.com/downloads/24 ... 251/4bbfb5

Ou

http://avia-sim.ru/forum/download.php?id=4020

Descompacte o arquivo numa pasta e execute o Analyzer.

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: CH manutenção

Post by 28_Condor »

S!

O trottle CH voltou a ficar cagado :P

Desta vez tenho o computador da patroa pra testar só com o rwin, e uma vez plugado deu uma zona não coberta pelo movimento da alavanca:

Image

Image

A primeira coisa que estranhei é a inversão (talvez seja normal): o full pra frente é a primeira imagem, o movimento da alavanca é suave e contínuo, mas pára aí, que me parece os 5% +- que estão me faltando. O full back não parece ter problemas... Mas o trottle como um todo parece de má qualidade: o movimento do mini-joy tem só uns 20% do raio necessário e o movimento dos povs é todo atravancado :^)

Tudo isso no rwin, esse programinha que você colocou não rodou direito, dos três executáveis só um (FoxyDX8joy.exe) rodou, mas não reconheceu nenhum joy, os outros reclamaram de falta de um componente (comndlg.ocx)...

Eu recalibrei de novo mas ficou muito ruim, o movimento até os 100% ficou muito curto :worried:

Não sei se vale a pena colocar um post lá no CH hangar, várias perguntas lá parecidas com meu problemas que estão sem resposta a um tempão...


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: CH manutenção

Post by 21_Sokol1 »

>>> de um componente (comndlg.ocx)...

Tem que baixar e instalar esse .ocx manualmente no Windows.

Estes joy's CH tem que calibrar pelo programa deles, não pode ser pelo P.Controle do Windows.
Post Reply