Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by 21_Sokol1 »

Inspired by "Sokol1" tips. :lol: :rofl:

http://foro.gtros.es/viewtopic.php?f=23&t=1195

Fiz este desenho no Sketchup a alguns anos.

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by 21_Sokol1 »

Não ficou elegante como o "Bic HALL" mas funciona. ;)

Image
Image

http://www.youtube.com/watch?v=omvWsKp_2DQ
User avatar
Heero
Posts: 146
Joined: 13 Aug 2010 12:59

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by Heero »

nao achei desses senso hall para vender <font color="red"><i>aqui</i></font> no BR, so no ali.express da china!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by 21_Sokol1 »

Normal, afinal aqui se chama Brasil. :P

No passado tinha uma filial da Farnell aqui - mas cairam fora quando o "navio começou a fazer água nesta década".
Agora, para comprar deles além dos ~95% de impostos tem que pagar serviço de Courier.

De qualquer forma, comprar na China além de mais barato do que aqui tem um frete também mais barato do que o daqui.
O pré-requisito é que precisa ter um cartão de crédito internacional para abrir uma conta no PayPayl e comprar.

E paciência de Jó para esperar a Receita/CORREIO te entregar a encomenda depois que chega aqui, leva de 2 a 3 meses (isso antes do CORREIO piorar o serviço), quando não aconteçe de "sumir"...

No Mercado Livre tem o Allegro A1302 e o UGN 3503 que são radiometrico linear e teoricamente devem servir para o propósito.
Cuidado com outros modelos anunciados lá pois são apenas switch (liga/desliga) como os usados em distribuidor automotivo, não serve para eixos.
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by 32_Mariocar »

O sensor Hall presente em motor de hd pode ser usado em modificações de joy?

https://www.youtube.com/watch?v=F9CPX3EJoN4

:)
SP!
Mariocar
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by 21_Sokol1 »

Lembro que a um bom tempo atrás (~2006) os Russos usavam HALL de drive de disquete bolachão.

Isso ai na descrição esta com jeito de funcionar ON/OFF, para inverter os polos do motor.

Hoje o negócio é deixar HALL de lado e usar o TLE5010/5011. :)
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by 32_Mariocar »

Não conhecia. É isso aqui?

https://www.youtube.com/watch?v=pZsLikgYLtU
SP!
Mariocar
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by 21_Sokol1 »

Acho que é, são os chamados "Magnetic Resistence Angle Sensor", desenvolvidos para industria automotiva.

A mais recente geração são os chamados GMR (Gigant Magnetoresistence).

https://en.wikipedia.org/wiki/Giant_magnetoresistance

De forma simplista, o HALL usa como referência a intensidade do campo magnético, estes sensores usam a direção do campo magnético, o que para joystick é mais prático, são menos succetiveis a interferências de campos magnéticos/elétricos externos, variações de temperatura...
User avatar
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado
Posts: 2717
Joined: 18 Jan 2005 21:00
Location: Rio de Janeiro

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by 32_Mariocar »

A eletrônica como sempre mudando as nossas vidas. :)
SP!
Mariocar
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by airwolf »

Sokol,

Quanto melhor é o pcb com o TLE5010, comparado com o sensor hall?

Inseri os sensores hall no gimbal que eu montei, com o tubo de caneta bic. Percebi que é extremamente chato de calibrar. É muito difícil de manter o centro e variações inferiores ao milímetro são capazes de estragar toda a calibragem.

Além disso, achei muito sensível. Talvez seja o caso de calibrar as curvas.

Com o PBC TLE5010 fica mais fácil? E a questão da sensibilidade? Posso usar neodimium em formato de cubo? Aqueles em formato de moeda diametralmente magnetizados são mais caros.
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by 21_Sokol1 »

Pois é, sensor HALL DIY é esse "angú" para calibrar, o treco registra até sua palpitação - sem falar do "Parkinson". :P

Tem que "centrar o imã em relação ao sensor" ou vice-versa.

De toda forma coloque o melhor que puder e depois faça uma calibração, ex. DXTweak2, assim o centro fica definido, seja coincidindo com o geometrico ou não.

Nunca usei o TLE501x na pratica (até comprei alguns, mas não achei aqui os capacitores e acabei esquecendo), mas os Ruski dizem que estes sensores magneto resistivo "se adaptam a posição" do imã tornando a centralização/calibração mais fácil.

O Mega_MOZG diz que o imã ideal é o anel magnetizado diametricamente, não sei qual a "teoria" envolvida, pode ser até "Herd effect"... mas no Gladiator a VKB use cúbico, pois custa alguns cent's a menos para a fábrica.
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by airwolf »

Eu consegui uma calibração. Um dos eixos estava me dando um monte de trabalho. Aí, aperta aqui, ajusta ali, até que consegui o efeito desejado.

Consegui até fazer uns testes de vôo no LOMAC, com o SU-33 e Su-27. Foi bem.

Porém, resolvi mudar o stick de lugar e o eixo que estava dando problema voltou a encrencar. Desmontei e remontei várias vezes e continuou dando problema. Dava sinal para um lado, mas teimava em não dar sinal para o outro.
Bom, tirei o sensor e resolvi olhar mais de perto. Percebi que tinha uma pequena trinca na capsula, em um dos cantos. Creio que deve ter ocorrido na montagem, ou em uma das milhares de tentativas de calibrar.

Deduzi que o sensor tinha se quebrado. Talvez isso estivesse me atrapalhando na própria calibragem.
Resolvi dessoldar da placa para refazer os contatos e tentar uma montagem diferente. Quanto tirei o sensor da plaquinha perfurada, a perninha do canto da capsula do sensor que estava trincado soltou :envy: .

Enfim, perdi um sensor.

O outro eixo está funcionando até bem.

Só tem uma coisa que me incomodou um pouco com os sensores hall. Parece que funciona "meio que" logarítmico. Do centro para os pontos máximos de cada eixo, a velocidade do cursor não é tão linear como ocorre com o movimento da mão. Outra constatação: a impressão que deu é que o raio do movimento do sensor não é tão abrangente quanto o movimento do stick, i.e., com pouco movimento do stick se percorre todo o campo do cursor, o que é bem inconveniente. Creio que essas duas coisas podem ser resolvidas com o programa de calibração que vc indicou. Estou certo?

Agora, acho que vou para o Tle5010. Minha dúvida é a seguinte: posso usar sem o capacitor que está faltando na placa do Ali?

Nesse seu post (http://www.gavca.com/phpBB3/viewtopic.p ... 10#p169808), o cara usou uma dessas placas no pedal. Parece que não foi inserido o capacitor.
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by 21_Sokol1 »

A resposta do HALL sensor é uma curva senoidal, então voce tem que procurar usar a parte "semi plana" da curva:

Image

O que é uma questão de ajuste da distância do imã ao sensor, angulo de rotação...
A teoria, porque na prática já sabe como é... :)

O Saitek X-52 é um bom exemplo de imã/sensor mal posicionado, dando uma resposta não linear, o que é melhorado como MOD reposicionado o imã. A esquerda original, a direita depois do MOD.

Imageupload image

O Joytester2 acho que tem no pacote do MMJoy2.

Dê uma olhada no artigo do Julian265, um dos primeiros a usar HALL em joy DIY (no "Western Front"), veja no gráfico que ele conseguiu ficar dentro da faixa "linear" da resposta do HALL:

https://wsi.li/c6Kh810QJPoZ/76113

A "tradução" Tabajara's Translator acrescentou algumas "abobrinhas", mas não altera a essência da coisa. :)

A questão do TLE501x by China é testar.

Pode ser que sem o capacitor o sinal fique estável. Com certeza o Chinês testou e viu que não eram necessários - supondo que não tenha colocado no Arduino.

Note que o Mega_MOZG já mudou o esquema TLE dele várias vezes, primeiro tinha resistores nas entradas e depois eliminou, tinha dois capacitores, um cerâmico e um de tantâlo, eliminou o segundo...
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by airwolf »

Uma coisa que eu percebi em relação ao sensor hall é que ele também funciona sem variar o ângulo do campo magnético. Na posição '0 degrees', basta afastar e aproximar o magneto linearmente que será obtida a variação necessária (funciona em uma distância de até uns 14mm). O mais interessante é que, nessa configuração, o resultado é bem linear.

Eu gostaria de saber se com o TLE50XX a resposta é mais linear do que com o sensor hall.

Esse artigo do Julian265 é muito bom. A tradução e a solução alternativa também.
Note que o Mega_MOZG já mudou o esquema TLE dele várias vezes, primeiro tinha resistores nas entradas e depois eliminou, tinha dois capacitores, um cerâmico e um de tantâlo, eliminou o segundo...
Tomara que essa placa do Ali funcione. Tem como vc perguntar para ele o que ele pensa sobre ela?
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by 21_Sokol1 »

Melhor deixar para lá, ele ficou fulo quando soube que o Chinês estava vendendo seu trabalho. Esses Russo são bem "stubborn". :)

Tenta usar o imã de modo diferente, ao invéz do metodo "Bic", coloca o imã, ou junta dois em no eixo em frente ao sensor:

http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/t ... ost4034480

Esse kit do Miles para o Cougar é bem simplorio, mas como o suporte é feito em CNC custa 50$.

https://www.youtube.com/watch?v=i6Ck5xhObz0

Em geral o pessoal tem problemas com a calibração inicial, pois no joy é preciso ir entortando as pernas do HALL até achar a posição.


No throttle rodando ou movendo o suporte do imã:

https://www.youtube.com/watch?v=I_hFWo6al_w
Post Reply