Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by 21_Sokol1 »

Usa o desenho do Mega_MoZG lá do SimHQ, é o mais recente sobre o assunto, embora ele não diga o porque das mudanças.

http://simhq.com/forum/files/usergals/2 ... emtico.jpg

Ele esta envolvido com o MongoosT-50 e acho que nem lembra mais de MMjoy2. :P

Pensei em até em sugerir que fizesse uma versão do firmware sem a papagaiada de LED e Panels - que só servem para Warthundera - assim teria mais memória disponível para coisas mais utéis, como emular os modificadores do rWindows (Alt, Ctrl, Shift...) tipo VKB, mas vai que esse é o jogo preferido do cara e se queima com a sugestão... :lol:
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by airwolf »

Usa o desenho do Mega_MoZG lá do SimHQ, é o mais recente sobre o assunto, embora ele não diga o porque das mudanças.

http://simhq.com/forum/files/usergals/2 ... emtico.jpg
Olá Sokol,

Infelizmente não funcionou.

Cheguei a colocar a última versão do MMJoy2 de 2015, porque as de 2016 só tem a seleção para o TLE 5011. O da plaquinha é o TLE 5010.

Esse esquema do megamozg não é para o Promicro 32U4. Então, não dá para saber onde exatamente o pino 1 (clk) do TLE 5010 vai ter que ser conectado. A propósito, a plaquinha tem seis saídas ('gen', 'sck', 'miso', 'cs', '-' e '+'). o gen é o clk e eu conectei no B6 (pino 10 do arduino).
Mas, consegui resolver a questão da pinagem e conexão por este link: https://github.com/MMjoy/mmjoy_en/wiki/ ... se-boards)

Fiz a calibragem no software e, quando mandei salvar no dispositivo, este desconectou e não conecta mais. Chega a acender a luz do arduino, mas não aparece mais na tela do MMjoy e na tela do configurador do windows. Eu até consigo atualizar o firmware, mas não aparece de jeito nenhum. Será que estragou o arduino? ---> Resolvido: desinstalei o driver do dispositivo pela janela de configurações do windows e voltou a ser reconhecido pelo MMJoy2.

Porém, realmente não funciona. Está todo instalado, mas simplesmente não dá sinal algum. Testei as duas plaquinhas que vieram. Acho que joguei dinheiro fora...
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by 21_Sokol1 »

No Warthundera o MegaMozg disse que para o controllador TLE5010/11 é a mesma coisa, como o 5010 foi descontinuado tirou o nome do JoySetup.

Testa com o último firmware e renta colocar resitores/condensador, de acordo com o esquema dele. No esquema é um PRO micro, só que no Fritzing, deve usar os nome originais do Arduino, tem que fazer equivalência para a "tabela Mega-MOZG".

O resistor no MISO do Arduino pode ser um só de colocar perto do Arduino, independente de quantos TLE501x usar.
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by airwolf »

No Warthundera o MegaMozg disse que para o controllador TLE5010/11 é a mesma coisa, como o 5010 foi descontinuado tirou o nome do JoySetup.
Testei com o último firmware. Nada.

Sei não se esse negócio vai funcionar. O tal de 'Warhog' disse que tentou com a configuração do mega_mozg e não deu sinal algum. O mega_mozg chamou ele para 'PM' (private message?) e não deu para acompanhar se houve solução:

http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/t ... 239992/104

Tem esse tal de 'UkPete', fez uma configuração bem diferente na pinagem:

http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/topics/4239992/69
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by airwolf »

MotherFucker!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É tetra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :rofl:

Consegui fazer dar resposta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tem que ligar o cs em entrada digital do arduino. Claro, o sensor é digital!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :D

Liguei no D4 e deu resposta.

Clalibrar vai ser outra novela... :(
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by 21_Sokol1 »

Beleza.

Realmente o assunto é bem confuso.
Esquemas mudam e não é explicado.
Dentro do pacote MMJoy2 tem N tipos de PCB para TELE501x, com variados componentes...
Os caras que tem problema geralmente não reportam como solucionaram, simplesmente somem do tópico...

Eu tento "traduzir" a bagunça, mas confesso que em geral estou perdido quanto os caras. :)
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by airwolf »

Fiz um desenho, para simplificar, caso outras pessoas queiram se aventurar a usar a PCB pré-fabricada do TLE 5010.

Image
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by airwolf »

Esqueçam o que eu disse na resposta anterior.

O TLE 5010 funciona nos pinos analógicos. Descobri que os contatos do sensor não vêm bem soldados na PCB, por isso tive uma conclusão equivocada. Ao refazer as soldas, testei no pino analógico e funcionou. Segue o esquema:

Image

A propósito, o sensor é muito bom. Na minha opinião, vale bem mais a pena do que sensor hall.
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by 21_Sokol1 »

Dica do Komaroff (RAMS sensor), não usar imã muito grandes com TLE5010/11 pois o campo magneético exagerado pode danificar o sensor (vide datasheet).

http://avia-sim.ru/forum/viewtopic.php? ... e7434effc9
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by airwolf »

Bom saber. Eu estou usando imãs bem pequenos (pastilhas de 5mmX2mm, acho que grade N35). No início até pensei que seriam fracos demais, mas, para o TLE 5010 a resposta está muito boa. Estou usando duas pastilhas para cada sensor.
Encomendei cubos de 5mmX5mmX5mm, grade N50. Quero ver se altera alguma coisa na resposta do sensor. De qualquer forma, acho que ainda serão compatíveis.
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by Ecosta »

airwolf wrote:Bom saber. Eu estou usando imãs bem pequenos (pastilhas de 5mmX2mm, acho que grade N35). No início até pensei que seriam fracos demais, mas, para o TLE 5010 a resposta está muito boa. Estou usando duas pastilhas para cada sensor.
Encomendei cubos de 5mmX5mmX5mm, grade N50. Quero ver se altera alguma coisa na resposta do sensor. De qualquer forma, acho que ainda serão compatíveis.
Eu encontrei imãs diametral aqui no Brasil apenas no Mercado Livre (10mm x 5mm) no formato circular.

alguma outra sugestão?

[]`s

Ecosta
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by airwolf »

Eu encontrei imãs diametral aqui no Brasil apenas no Mercado Livre (10mm x 5mm) no formato circular.

alguma outra sugestão?
Olá Ecosta!!

Acho e o diametral é o mais utilizado pelos russos. Deve dar uma resposta mais linearizada do campo magnético.

Essa medida que vc passou eu creio que irá funcionar bem. Tem como vc passar o link desse q vc citou?

Em relação ao problema da força para o TLE 5010, teria q ver o datasheet para ver se tem lá o limite em gaus.
Além do tamanho, os imãs possuem uma grade, que diz respeito à intensidade do campo magnético que ele produz.

Olha os que o Baur usa:

Image
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by Ecosta »

airwolf wrote:
Eu encontrei imãs diametral aqui no Brasil apenas no Mercado Livre (10mm x 5mm) no formato circular.

alguma outra sugestão?
Olá Ecosta!!

Acho e o diametral é o mais utilizado pelos russos. Deve dar uma resposta mais linearizada do campo magnético.

Essa medida que vc passou eu creio que irá funcionar bem. Tem como vc passar o link desse q vc citou?

Em relação ao problema da força para o TLE 5010, teria q ver o datasheet para ver se tem lá o limite em gaus.
Além do tamanho, os imãs possuem uma grade, que diz respeito à intensidade do campo magnético que ele produz.
Oi Meu camarada!

O link do imã diametral encontrado no Brasil:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... mashop-_JM

[]`s

Ecosta
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by airwolf »

Esse mesmo vendedor tem imã diametral em forma de anel. Ele vende em menos unidades, o que deixa menos caro.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... mashop-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... mashop-_JM

Ainda assim eu acho caro. Acho que compensa tentar o imã em cubo.
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Tutorial para instalar sensor HALL substituindo pot'

Post by 21_Sokol1 »

Airwolf,

O TLE501x que recebeu da Aliexpress não veio com imãs?

Quem comprou recentemente recebeu um PCB diferente, com mais resistors:

Image

As soldas parecem ser manual, mais "heavy duty". Mas convém inspecionar antes de ligar, porque o cara achou uma "ponte" indevida entre dois terminais 2 e 3 do TLE (QC Chinês é "Chinês"): :P

Image

E um kit com cabos, suportes e imãs:

Image

Interessante. :)
Post Reply