MMJoy/MMjoy2

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Destructorbr
Posts: 11
Joined: 16 Mar 2016 19:01

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by Destructorbr »

21_Sokol1 wrote:Bom notícia. :)

Posta umas fotos para a gente ver. ;)

A Matrix de Diodos quando se usa muitos botões realmente vira uma bela confusão.
Nesse ponto a placa Shift Registger (fácil de montar e barata) ajuda bem.
Pois dela sai dois fios para cada botão (também pode usar o +5V compartilhado com todos os botões, se quiser).
Olá Sokol, fica msm uma confusão, quando precisa fazer alguma modificação então!!
Não vou postar umas fotos pois o button box ficou sem acabamento, está só na caixa de madeira que fiz a olho! rsrs... vou tentar dividir na prox buton box, 15 botoes pra cada, estou pensando em fazer 2 button box.
uma dúvida Sokol, em relação a shift register, tem algum projeto facil e barato para me mostrar? eu vi varios na net, porém <font color="red"><i>muito</i></font> confuso em relação em qual CI usar, e como fazer a ligação dos cabos dos botões!
obrigado novamente!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by 21_Sokol1 »

Para construir uma placa Shift Register precisa dos chips compatíveis com o firmware MMjoy2:
CD4021B ou 74HC165, um capacitor cerâmico e alguns resistors ou ponte de resistores, além do PCB com o layout, exemplo com um chip:

Image

Cada um destes chips controla 8 botões, então pode fazer o PCB com 1, 2, 3 ou 4 chips.

Image

O Shift Register permite encadeamento, ou seja conectar um no outro para aumentar o numero de botões controlados.

Image

O layout do PCB pode permitir a conexão de botões usando dois pinos para cada botão, ou usando um pino comum para vários botões.

Image

No pacote MMJoy2 tem layout de PCB para construir Shift Register, os mostrados acima estão disponíveis na OSH Park, onde podera encomendar a sua confecção.

https://oshpark.com/profiles/Debolestis

Se quiser fazer o PCB em casa (decalque em Tonner, Percloreto...) o mais prático é usar um esquema elétrico e desenhar seu próprio layout. Exemplo:

http://i172.photobucket.com/albums/w37/ ... meevni.jpg

O Debolesis - autor das placas acima - omitiu o R25 e R26.

Tem também Shift Register pronto e barato no Taobao na China (uma espécie de Mercado livre) ou na SparkFun.

https://www.sparkfun.com/products/10680
Destructorbr
Posts: 11
Joined: 16 Mar 2016 19:01

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by Destructorbr »

21_Sokol1 wrote:Para construir uma placa Shift Register precisa dos chips compatíveis com o firmware MMjoy2:
CD4021B ou 74HC165, um capacitor cerâmico e alguns resistors ou ponte de resistores, além do PCB com o layout, exemplo com um chip:

Image

Cada um destes chips controla 8 botões, então pode fazer o PCB com 1, 2, 3 ou 4 chips.

Image

O Shift Register permite encadeamento, ou seja conectar um no outro para aumentar o numero de botões controlados.

Image

O layout do PCB pode permitir a conexão de botões usando dois pinos para cada botão, ou usando um pino comum para vários botões.

Image

No pacote MMJoy2 tem layout de PCB para construir Shift Register, os mostrados acima estão disponíveis na OSH Park, onde podera encomendar a sua confecção.

https://oshpark.com/profiles/Debolestis

Se quiser fazer o PCB em casa (decalque em Tonner, Percloreto...) o mais prático é usar um esquema elétrico e desenhar seu próprio layout. Exemplo:

http://i172.photobucket.com/albums/w37/ ... meevni.jpg

O Debolesis - autor das placas acima - omitiu o R25 e R26.

Tem também Shift Register pronto e barato no Taobao na China (uma espécie de Mercado livre) ou na SparkFun.

https://www.sparkfun.com/products/10680
Vlw Sokol... vou dar uma pesquisada!!
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by airwolf »

Olá Sokol,

Recebi essa semana as arduinos e aquelas engrenagenzinhas que eu havia encomendado. As placas de circuito chegaram bem antes, com cerca de 15 dias da compra.
Image
Image
Image
Image
Image

Li o seu manual para gravação do firmware do MMJOY2. Muito bom! Extremamente útil!

Estou com uma dúvida. Pelo Joysetup quando conecto a Arduino, aparece o "MJreset..." no Joysetup.

Eu parei por aí, porque vou adquirir os diodos para finalizar a instalação no CH Flightstick Pro.

A dúvida é que aparece o dispositivo na tela do Joysetup, mas, não aparece na janela dos dispositivos no Painel de Controle (windows vista, 64). Tá certo?
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by 21_Sokol1 »

Sim está certo, o MJreset signfica que o firmware foi gravado com sucesso.

Porém, a gravação do firmware não torna o Arduino um controlador de "joystick", apenas num dispositivo HID. O que faz isso é o JoySetup.

Abra o JoySetup selecione o MJreset e defina os parametros de como quer o "joystick".

Nome
VID/PID
Numero de eixos - nome dos eixos, resolução...
Quantidade de botões - definidos pelas Row x Column
Etc.

E use o "Save settings to device", assim que reinicar sera um joystick, e podera ser testado pelas ferrametas lincadas na parte de baixo do JoySetup, inclusive o Controladores de Jogos do Windows (Windows Joystick/joy.cpl).

Veio até rápido, minhas compras de lá sempre levam uns dois meses pelo menos.

BTW - Juntando estas engrenages ai e um Arduino deve dar para fazer um... robozinho. :lol:
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by airwolf »

Veio até rápido, minhas compras de lá sempre levam uns dois meses pelo menos.
As placas de arduino e as engrenagenzinhas levaram mais ou menos 2 meses.
BTW - Juntando estas engrenages ai e um Arduino deve dar para fazer um... robozinho. :lol:
E controlá-lo pejo joy :D
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by airwolf »

"Receita" para montar um sensor de ângulo "MagREZ" (nome informal) digital para usar com o MMjoy2 (Arduino PRO Micro, Teensy 2.0...):

Imagem

Componentes:

Resistor R1-R4 - 10-100 OHM, opcional - como proteção no caso de usar cabos de conexão longos.
Resistor R5-R6 - 1-10 kOHM, requerido.
Capacitor C1 - 0.1uF (cerâmica 104), requerido.
Capacitor C2 - 10uF (tântalo A), opcional, como filtro supressor para picos e transientes.

Sensor de ângulo TLE5010 ou TLE5011 - o TLE5011 é mais recente e melhor.

Quem quiser comprar a placa montada do Mega_Mozg (não sei se usa PayPal, veja no SimHQ).

"1 pcs - 10$ + registered mail shipping (~5$)"

Comprei 5 TLE5010 no eBay, mas não estou achando aqui em Terra Brasilis os benditos SMD nos valores apropriados e que não seje preciso compra em lote de 100... :(
O jeito vai ser testar com componentes convencionais mesmo...
Sokol, esses resistores e capacitores precisam ser SMD? Você já testou com peças convencionais?
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by 21_Sokol1 »

airwolf wrote: Sokol, esses resistores e capacitores precisam ser SMD? Você já testou com peças convencionais?
Pode usar convencional, a vantagem do SMD é ficar mais compacto e segundo so Ruski menos sujeito a "ruídos", já que não tem "pernas no ar".

A propósito este esquema ai ficou obsoleto, não é preciso usar os R1-R4.

Desenhei um PCB com resistor/condensador convencional e sem estes eliminados:

Imageimage posting

Posso alterar a largura e aposição dos furos, por exemplo para colocar no gimbal CH de forma mais convêniente, mas acho que estes 40mm são suficientes.

O Layout do PCB esta no arquivo anexo, baixe o SprintLayout Viewer e com ele poderá visualizar e imprimir - direto em impressora Laser ou em PDF e levar para imprimir no local que tenha Laser.

No Layout tem outra variação do mesmo PCB, ligeiramente mais estreito e com tomada em "U" - criando um "anti-burro" - impede ligar invertido o + e -. :)

E outros do Mega_MOZG com componentes SMD e até mesmos em para ficar mais compacto, neste caso coloca nos fios.

Eu até fiz um PCB destes, mas não cheguei a testar, não achei aqui o capacitor de tantalo - no M.Livre tinha mas com "aquele frete" - fiquei de comprar na China e acabei esquecendo. :)
Attachments
MMJoy2_TLE5010.zip
(73.14 KiB) Downloaded 267 times
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by 21_Sokol1 »

Bem, baseado neste esquema elétrico do C.Claws com anotações do Mega_MOZG, você pode simplificar mais,
coloque 4 resistor de 1,5k entre o +5V e alguns pinos do Arduino (vide esquema) - não precisa ser no PCB d0 TLE501x.

E um capacitor de 0,1uF entre o pino 5 e 6 do TLE, este no PCB do TE501x, o mais próximo possível dos pinos, já que é filtro.

http://simhq.com/forum/files/usergals/2 ... emtico.jpg

Na verdade, com estes 4 restistor de 1,5k esta bem diferente dos esquemas anteriores para ligação do TLE501x... :?:

Acho que assim:

Imageuploading images

Troquei o ZIP no post anterior, incluido esta versão só com capacitor.
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by Ecosta »

Fiquei em dúvida agora para qual PCB montar com o PRO MICRO para usar o seu PCB para o TLE 5010...

[]`s

Ecosta
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by airwolf »

Bem, baseado neste esquema elétrico do C.Claws com anotações do Mega_MOZG, você pode simplificar mais,
coloque 4 resistor de 1,5k entre o +5V e alguns pinos do Arduino (vide esquema) - não precisa ser no PCB d0 TLE501x.

E um capacitor de 0,1uF entre o pino 5 e 6 do TLE, este no PCB do TE501x, o mais próximo possível dos pinos, já que é filtro.

http://simhq.com/forum/files/usergals/2 ... emtico.jpg
Vlw Sokol!! Grato pelo arquivo!!

Vou dar uma cotada nas peças. Também vou cotar quanto vai custar para eu mesmo fazer a placa.

Esse esquema aí do simhq é um diagrama bem completo. Tem dois sensores hall, 3 TLE's e 16 botões!

Eu havia chegado a procurar para ver se havia um soquete para poder fixar o TLE na placa PCB comum. Achei algo assim:

http://www.ebay.com/itm/SOP8-To-DIP8-Ch ... 1306058819

Mas, além do tamanho inconveniente, acho que pode dar muita perda. Não sei. O pitch é de 1,27mm, o mesmo que consta no datasheet do chip.
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by airwolf »

Tem essa outra opção, mais compacta:
http://m.ebay.com/itm/20PCS-SOP8-SO8-SO ... nav=SEARCH
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by 21_Sokol1 »

Ecosta wrote:Fiquei em dúvida agora para qual PCB montar com o PRO MICRO para usar o seu PCB para o TLE 5010...
Pois é, vira e meche o MEGA_MOZG muda o esquema, pelo menos todos tem funcionado. :)
airwolf wrote:Também vou cotar quanto vai custar para eu mesmo fazer a placa.
Vai precisar de um pedaço fenoline e percloreto de ferro, se achar local fica barato e leva uma 1/2 hora para fazer - no "banho-maria". :)
O que fica mais caro é a broca de ~0,6mm para furar.

O inconveniente destas placas SOP é que vai ter que cortar trilhas, fazer pontes para os 3 pinos do GND que usam um pino comum.
E como são pequenas (uns 10/12mm de lado) não terá lugar para apararusar depois de pronta, ai vai ter que fazer gambirra para prender.
Serve se pretender montar o TLE em cima da carcassa de um pot'.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by 21_Sokol1 »

Opções, opções...:)

Analisando este novo esquema elétrico do TLE501x, ele não foi simplificado e sim "complicado", pois foi adicionado um resistor individual entre o +5V e o pino 3 de cada TLE usado, e manteve o anterior entre o +5V e o pino 4, este podendo ser comum para todos os TLE.

Neste caso, colocando os resitores no PCB do TLE fica mais prático:

Imageadult image
Adicionei pad para o capacitor removido, vai que volta atrás. :)

Se quiser colocar colocar o resitor comum no PCB de suporte do PRO Micro é só não colocar no PCB do TLE, deixando o pad vazio.
Mas tem desenho sem o pad também. E também para usar SMD. :lol:

Apesar dos resistores convencionais serem maiores, eles não atrapalham porque ficam no lado oposto do TLE no PCB. Anexo.
Attachments
MMJoy2_TLE5010.zip
(81.68 KiB) Downloaded 265 times
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: MMJoy/MMjoy2

Post by airwolf »

O inconveniente destas placas SOP é que vai ter que cortar trilhas, fazer pontes para os 3 pinos do GND que usam um pino comum.
E como são pequenas (uns 10/12mm de lado) não terá lugar para apararusar depois de pronta, ai vai ter que fazer gambirra para prender.
Uma opção (mais uma :rofl: ) seria colocar a placa SOP com conectores, sobre a placa de circuito (dois andares), a partir da seguinte montagem:

http://www.ebay.com/itm/New-5pcs-SOP8-S ... xyMxpRqFwY

Os conectores fixariam as duas placas por soldas.

As ligações com os componentes seriam feitas no 'andar' de baixo, com fios (pontes). Claro, é uma gambi, mas é uma opção. Só o percloreto de ferro vai custar uns 13,00.

BTW, olha só o que eu recebi hoje:

Image
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
Post Reply