eixo do radiador de óleo no il2 CloD.

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

eixo do radiador de óleo no il2 CloD.

Post by -BOLELAS- »

Talvez questão pudesse ser para a página do clod, mas como tem a ver com construção decidi pôr aqui. (visto ainda nao possuir o jogo). No Clod o eixo para o radiador de óleo funciona apenas aberto/fechado ou varia de 0% a 100%? Ou varia com o modelo de avião? É que quero saber se incluo um eixo também para o radior de óleo (no meu próximo quadrante de alavancas) Vocês também costumam usar o carburetor heat?
Vi umas fotos postadas pelo Sokol, com o bleinheim, no canto inf esquerdo tem informação de 5 eixos de cada motor, quais são? (adorei a "foto-reportagem")

Quanto às fotos que prometi postar para o Devilmagu, acerca das alavancas, ainda estou sem internet :( , mas não estão esquecidas. Assim que tiver um tempinho (mesmo sem net) posto aqui.

Obrigado por tudo pessoal. Bons vôos.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: eixo do radiador de óleo no il2 CloD.

Post by 21_Sokol1 »

Bolelas,

No il-2 CloD os controles variam conforme o modelo do avião, nos ingleses o controle do radiador de óleo é automático, já nos aviões Alemães e Italianos é manual e proporcional, podendo ser controlado por botão/tecla ou por eixo.

Tem alguns comandos que por concepção não faria sentido colocar em eixo, como o controle de radiador de água do Bf.109, pois o eixo funcionaria apenas como um botão on/of momentâneo, ex. voce move o eixo do meio para cima o radiador começa a abrir até o final ou voltar o eixo para o meio para cessar o movimento.

Oras, isso pode ser feito num botão/tecla, sem "gastar" um eixo.

O problema é que o indicador na tela, no formato gráfico ou digital apenas informa se o radiador esta abrindo ou fechado, não informa o quanto abriu, como é infomado para o radiador de óleo.

Voce tem que acompanhar visualmente a movimentação da manivela, situada no lado direito do cockpit para saber se abriu.

Edit - No Bf 109 tem um pino indicador que sobe da asa direita, visível do cockpit. :)

Image

Em alguns aviões acontece a mesma coisa com os flapes.

Assim, numa situação de combate isso não é prático/possível, então neste caso usar um eixo é conveniente, basta mover o eixo para cima que o radiador vai abrir totalmente, sem precisar conferir visualmente.

Isso tambem é valido para as portas de bombas do Ju-88, estas tem um bug(?) que faz com que após o lançamento de uma bomba, ou salva de bombas se fechem automaticamente (mas após lançada a última bomba numa sequencia manual permanecem abertas... |( ).

Pode ser que até seja condizente com o avião real, que em geral lançavam as bombas em salvas, mas como é "moda" fazer skip bomba no Canal da Mancha (virtual) em 1940, afundando um navio por vez, torna aborrecido o fecha/abre da porta. :P

Leve em consiração que o "famoso" Complex Engine Management do CloD não é nada complexo.

Estes videos "como ligar" que tem no Youtube prestam um grande deserviço ao pobre jogo, pois alguns falam até em checar a pressão do ar comprimido, coisa que na prática não tem uso nenhum.

Chaves de magnetos por exemplo são mais para aparecer em filmes, só tem utilidade mesmo para desligar um motor danificado de um bimotor em vôo, pois devido ao efeito "moinho" ele fica tentando ligar e trepidando.

Para ligar o avião inicialmente, quando se pressiona o "I" as chaves do magneto ligam junto, então o "ligar magnetos" dos vídeos é "Tertúlia flácida para acalentar bovinos". :lol:

Outro detalhe, o CloD permite que você use um eixo associado a um botão/tecla, ou seja o eixo só responde se este estiver pressionado, assim um mesmo eixo pode executar funções diferentes.

Uso o eixo Y (profundor) mais a tecla "P" para o "park brakes/wheels chocks" - função não documentada no jogo. :)

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: eixo do radiador de óleo no il2 CloD.

Post by 21_Sokol1 »

-BOLELAS- wrote: com o bleinheim, no canto inf esquerdo tem informação de 5 eixos de cada motor, quais são?
Indicam, da esquerda para direita (5 "sliders" para cada motor):

Image

P - Passo da hélice (só tem duas posições, Fine e Coarse, então o indicator ou esta em cima ou em baixo)

T - Acelerador: movimento proporcional conforme o do acelerador do joystick, ou botão/tecla pressionado.

M - Mistura: também apenas 2 posições, Rich ou Lean, indicador em cima ou embaixo, sem movimento proporcional.

A - Cow flaps/radiador de água: movimento proporcional, pode ser controlado por botão/tecla pressionado ou eixo.

C -Carburetor Heater (aquecimento do carburador): movimento proporcional, pode ser controlado por botão/tecla pressionado ou eixo.

O controle da mistura e do aquecimento do carburador só são usados se voar a altas altitudes ~25/30.000 pés.

Obs. Isso acima é válido para o Blenheim, outros aviões podem ter indicadores diferentes, como o do radiador de óleo e não ter o do aquecedor de carburador. E o controle de mistura, passo de hélice... pode ser proporcional.

Se quiser pode mudar a informação de eixos deslizantes para o formato digital, ex. 45%, 90% e mesmo usar os dois tipos simultaneos, o sistema de janelas do CloD é bem flexível e customizável.

Esta caixa preta indica a movimentação do joystick, as vezes uso para monitorar a trimagem dos eixos.

Note na foto que deixei o "park brakes" acionado (eixo Y + tecla), o que causaria resultados catastróficos se tentar pousar assim. :lol:

Sokol1
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: eixo do radiador de óleo no il2 CloD.

Post by -BOLELAS- »

Sokol, estou novamente necessitando da vossa ajuda. Quero saber qual o tipo de interruptor melhor para usar para o trem de aterragem. Se fosse apenas para usar com o 1946 eu usaria um ON-OFF (duplo, para os LEDs) em conjunto com um programa para mapear as teclas (eu uso o SV Mapper). O problema é que eu acho que no CLOD e provavelmente no BOS o trem de aterragem funciona com 3 posições(ex:em vôo, primeiro passa para destrancado e depois para aberto). Nesse caso teria de usar um interruptor ON-OFF-ON. Tem de se esperar algum tempo entre o unlocked e o down? Ou posso usar um ON-OFF e de cada vez que ele ligar ou desligar ordena-se o SV Mapper para contar 2x a tecla em causa?
Dava-me + jeito usar apenas o interruptor de duas posições. (seja ele ON-OFF ou ON-ON).

Obrigado.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: eixo do radiador de óleo no il2 CloD.

Post by 21_Sokol1 »

BOLELAS,

No CloD o controle do trem de pouso é modelado conforme o avião, e não um sistema generico como no il-2'46 (e acho que no Bo$ tambem - a tabela de controles deste é mais "pobre" que do il-2'46 - o que deve agradar aos game'padders.), pode ser mapeado como ''Toggle", o tradicional G, ou em comandos individuais, ex. baixar G, subir T.*

Como é no jogo = tipo de (hardware) switch adequado:

Spit UP/DOWN = ON-OFF
Hurricane UP/NEUTRAL/DOWN =ON-OFF-ON - O Nails simulou o sistema com dois switch na alavanca H e o Hiddmacros (~SVMapper).

Para esse caso (3 posições) um switch DPDT (ON-OFF-ON) ligado em dois botões do controlador USB, mais SVMapper resolveria:

Switch no meio, movido para cima (mapped key on press) = pressiona T (subir)
Switch em cima, movido para o meio (mapped key on release) = pressiona G (que coloca em neutro)
Switch no meio, movido para baixo (mapped key on press) = pressiona G (baixar)
Switch em baixo, movido para o meio (mapped key on release) = pressiona T (que coloca em neutro)

Assim, a solução do switch (ON-OFF-ON), servira para o Hurricane e tambem para o Spit (no caso deste passe de cima (T) para o meio (G), não use a "parte" de baixo do switch, ou vice-versa).
No 'controls' do jogo não use a função "toggle" use as funções individuais para subir e descer.

Esse "toggle" tem causado muitos acidentes com Hurricanes e G-50 (estes tem neutro). :lol:

* Sugeri o T porque pela minha experiência, o CloD (não lembro do il-2'46) e pelo que me disseram o BoS, não lidam corretamente com comandos enviados por keymapper externos (SVmapper, JoyToKey, Hidmacros, XPadder...), se usadas combinações de teclas, ex. Alt+G.

O jogo executa o comando mapeado para o Alt+G e o comando mapeado só para o G (caso haja).

Sokol1
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: eixo do radiador de óleo no il2 CloD.

Post by -BOLELAS- »

Muitíssimo obrigado. Mas só mais um puxa-sacozinho aqui da minha parte: Considerando o "T" e o "G" (por ex para o hurricane do CLOD), Não poderei eu usar um interruptor de 2 posições(neste caso teria mesmo de ser ON-ON) com dois botões ligados, e ficar mapeado no seguinte:

Switch em cima, (ex joy button n16) movido para baixo(Mapped key on release)=pressiona "G"

E assim que toca o outro contacto em baixo (ex joy button n17) (Mapped key on press)= pressiona "G" novamente.

Por sua vez o joy n 17 quando release pressiona "T", e o joy button 16 quando pressionado pressiona também "T".

Agora, a minha questão é: Essa função pode ser feito em instantâneo como sugiro, ou tem de esperar um pouco até ele assumir a posição central antes de precionar novamente a tecla? Se tiver de esperar, então tenho mesmo de optar por ON-OFF-ON.

Você poderia por favor testar isso para mim? (não preciso com urgencia porque ainda não estou montando o interruptor.)

Mais uma vez, obrigado.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: eixo do radiador de óleo no il2 CloD.

Post by 21_Sokol1 »

Sim, funciona, dessa maneira voce estara dando um "cheetos" :) para o game e elimindo o neutro do circuito.

Não precisa pausar para enviar o comando novamente.
Pelo teclado, se quiser baixar o trem rapidamente basta teclar G, G o mais rápido que puder, o que é o que se faz na prática, jogando.

E nem precisa usar "mapped key on press/release", basta colocar o botão 16 ou 17 para pressionar G e marcar para repetir duas vezes.

Image

Nestes aviões que tem neutro (Hurri, G.50, Br.109...) a vantagem do switch ON-OFF-ON é o feedback visual de quando colocou o trem de pouso em neutro (o que convenhamos não tem lá muita utilidade, nos aviões reais deve ser para aliviar alguma válvula...).

Usando o G e o T o switch sempre corresponderá a posição real do trem no avião, não da a confusão do "toggle" só com o G.

Sokol1
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: eixo do radiador de óleo no il2 CloD.

Post by -BOLELAS- »

Ok, ainda bem. A única razão pela qual eu não estava querendo usar o ON-OFF-ON era porque hoje eu tirei um desses da caixa dos interruptores para testar a seco (sem estar ligado a nada) e deu-me a sensação de que facilmente se saltam duas posições sem querer, e nesse caso não ia valer de nada.

O interruptor ON-OFF-ON será usado para seleccionar os motores: esquerdo, direito ou ambos. E no caso de estar seleccionado apenas um deles, terá um LED amarelo (1 de cada lado) a lembrar da situação.

E sim, a grande vantagem do CLOD em relação ao 1946 é de que tem teclas separadas para quase tudo. Não precisa ficar checando a posição em que ficou o interruptor do trem antes de começar o jogo, correndo o risco de tudo ficar trocado. Só acho estranho não existirem duas teclas diferentes para embandeirar a hélice (prop feather). Eu sei porque tenho um PDF com as fotos dos controlos (teclas e eixos ) do CLOD.

Agradeço o feed back, e quando tiver o quadrante mais avançado posto umas fotos para trocarmos ideias. Comecei a montar as peças na semana passada

Já agora, vou utilizar imãs cubicos de 7mm para os sensores HALL, uma vez que descobri que os de 5mm apenas são suficientes para o HALL + sensível.(já não se fabricam +)
Para os HALL "comuns" o ideal são 7 ou 8 mm.
Post Reply