Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Perfeito SOkol isso mesmo que estou fazendo, desmontei o Grip da Suncom mais simples que tenho aqui para ir treinando e depois iniciarei o serviço no mais completo.

Se possível tem como me dizer o que eu deveria desmontar alem do potenciómetros?
A Única placa que vou aproveitar é a do circuito do punho correto ?

No Grip mais completo existe mas placas na base do joy essa placas eu aproveitarei tb ?

Desculpe seu eu não tiver compreendido algo que falou anteriormente e estiver sendo redundante.

vlw
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

=AN=Apache wrote: Se possível tem como me dizer o que eu deveria desmontar alem do potenciómetros?
A Única placa que vou aproveitar é a do circuito do punho correto ?
Sim, você precisa da placa no punho (grip) pois ela serve de suporte para botões e HAT's,
só precisa modificar o "circuito" ou seja as trilhas de acordo com a matrix 6x6 do BU0836,
sendo o mais fácil interrompe-las próximo aos botões e soldar um novo fio que vá até a base.
No fio que vai ligando nas entradas das colunas (Collumns) coloque um diodo 1N4148 com a parte preta na direção da base (BU).

Exemplificando, num F-15 com dois HAT's:

O POV HAT (China) tem um ponto especifico de ligação no BU, que são as colunas 4, 4, 5, 6 X linha 6, pois esta posição permite combinar dois botões num ângulo intermediário, ex. 45 ou 135 graus.

Para ligar o outro HAT (Castle) e os botões, que são 8 posições (9 se considerar o pequeno botão abaixo do POV HAT - não tem no grip F-15 original)

Colunas 1, 2, 4, 4, 5, 6 X linha 1

e linha 6 (da qual as posições 3, 4, 5, 6 foram usadas para o POV HAT, mas ficaram livres as 1, 2).

Assim com 6 fios de colunas e dois de linhas você liga os 12 switch's do grip.

Querendo usar o botão "9" use mais uma linha mas uma linha (ex. a # 2).

Neste caso temos a opção de "complicar" um pouco. :)

O botão do lado esquerdo do grip no F-15 original tem 3 posições, pressionado (a do Suncom) e empurrado para a frente e para tras, então faça um novo botão com 3 posições, e as posições
das colunas 2 e 3 X linha 2 para ligá-los.

Outra "complicação", modificar o gatilho para dois estágios, veja como é no grip "F-16":

http://www.simhq.com/_technology3/image ... 4a_019.jpg
No Grip mais completo existe mas placas na base do joy essa placas eu aproveitarei tb ?
Nenhuma das placas da base (F-15 e SFS) serão usadas na sua forma original, pois seus circuitos - que na verdade são controladores de teclado - não combinam com o BU0836 (Por isso o gringo do RSI fez novas placas para o projeto dele).

Somente no caso de querer manter os botões vermelhos, deixe as placas como suporte para eles, mas interrompa as trilhas próximo do switch (botão) e use novos fios, ligados em conformidade com o padrão linha X coluna do BU0836.

No F-15 original o grip não tem "botões vermelhos e LED's" na base, assim é uma boa desculpa para sumir com eles. :)

Outro inconveniente é que estes botões são do tipo aperta e trava (toggle), o que a maioria dos simuladores, a exceção do DCS não foram programados para usar, são para "teclado" ou botão momentâneo.

Na minha opnião, depois, se precisar mais botões faça um painel só de botões, que ficarão mais acessíveis que botões na base do joy ou na frente dos throttles.

A propósito, você tinha perguntado se poderia usar um BU0836 para o joy e o throttle, o que é perfeitamente possível já que os dois somam menos de 8 eixos/32 botões.

Porém, do ponto de vista prático é melhor colocar um em cada um e ficar com dispositivos independente, permitindo por exemplo, vender o stick, manter o throttle e usar formando um HOTAS "standalone" com um VKB Mamba ou Warthog.

A têndencia atual dos HOTAS (Warthog, X-55, X65F..,) é que cada controlador funcione de maneira independente. Só é inconveniente se usar algum jogo antigo, como Red Baron, que foi programado para reconhecer só um joystick.


Sokol1
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Perfeito Sokol... Tive de comprar os diodos e mas algumas coisas nessa semana que vem, eu acho que deve ir chegando dai vou evoluindo na produção até la vou estudando para assimilar tudo que tem me ensinado.

Vou também postando fotos do que to fazendo. Nesse primeiro passo quero entender toda a ligação dos fios o que não tô conseguindo visualizar ainda, depois disso todo o resto se torna mais fácil, acredito eu. O segundo passo eu to querendo ver se sigo o que passou para o Filipe sobre a extensão do grip, achei muito interessante.

No terceiro passo vou para o trothlle vou seguir extaente o o que disse, irei utilizar os pots como esta até eu aprender de como modifica-lo para hall/

No Inicio do tópico pode ver que falei de pôr potenciômetros lineares tipo slider, Rotary Encoders, Dual concentric rotary encoder with pushbutton ELMA E37 e mais algumas coisas. Usarei estes outro componetes em uma caixa de comando.

Dai eu pergunto será terei espaço nas BUs para ligar essa caixa ?
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

=AN=Apache wrote: Dai eu pergunto será terei espaço nas BUs para ligar essa caixa ?
Depende da quantidade de entradas que a caixa requer, se usar um BU só para o joy, terá disponível neste BU:

6 eixos
24 ou 21 botões (depende se usar o mini-botão abaixo do HAT e acrescentar switchs para as posições para frente e para trás do botão no meio do grip, do lado esquerdo).

Neste caso precisará de uma tomada DB-15 (femea) na base do joy, para ligar o cabo vindo da caixa.

Dependendo da caixa poderá ser mais prático considerar o "plano A" - usar um BU só para o joy e o throttle e o outro só para a caixa.

Também neste caso precisara de uma tomada DB-15 (femea) na base do joy, para ligar o cabo vindo do thottle SFS.

http://www.soldafria.com.br/conector-db ... -1971.html

Esse conector até terá sobrando no joy ou throttle, o problema é que esta soldado numa placa e a solda industrial usada é muito difícil de remover sem um soprador térmico. Mais prático comprar um novo.

BTW - Para "incentivar" - acompanhei/incentivei uns 3 ou 4 projetos de conversão de Suncom para USB no SimHQ. Nenhum vingou. :rofl:

Aqui teve um concluído pelo Matos se não me engano.

Sokol1
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Pode crer Sokol, no meu caso pode ter certeza que irei concluir , tenho aqui em mãos tudo e mais um pouco, o que eu gastei daria pra comprar um Warthog (grip e Throttle) então irei fazer a qualquer custo nem que eu demore um ano. O Meu maior desafio e mesmo é em entender realmente o funcionamento e termos usados, surgem muitas dúvidas que não consigo pautar dai tento sanar essa dúvidas com outros amigos no Ts como o Thchê Loko entro outro no TS da CCT

Agradeço demais toda ajuda, vou agora da um pause nas perguntas e vou por mão a obra só esperar chegar umas coisinhas que faltou.

E aproveitando o post : onde eu encontro esses cabos de audio de drive de cd-rom ? andei procurando on line e não encontrei , acho que vou ter que procurar em um ferro velho de PCs aqui onde eu moro.


Vlw e aAbraços
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

Acho que cabo de áudio de drive para CD-ROM já foi "extinto", tente em loja de manutenção de micros mais antiga, talvez tenham na "sucata".

A vantagem é que já vem com conectores de 4 pinos montados nas pontas, é só modificar para 3 pinos. Um cabo da para ligar 2 pot's.

Se não achar use cabo para microfone, é a mesma coisa, dois cabos internos e uma malha externa, neste caso terá que colocar plug num lado, para conectar no BU.
Use os conectores que vem com o BU, ou arrume uma barra PCI (femea) de 40 pinos, que é a mesma coisa e dá para fazer vários, por exemplo um terminal de conectores com ela dentro da base do throttle ajuda a manter os cabos organizados.

http://www.soldafria.com.br/soquete-de- ... -1666.html

Os russos também usam um cabo chamado "pig tail", esse não sei o que é...

Sokol1
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Olá boa Noite a todos ! Saudações

Bem estou dando prosseguimento ao protejo e já estou no processo de ligar o o Senso Hall porém estou tentando achar o cabo de áudio e não estou encontrando, dai eu pergunto precisa o cabo ter a malha ? EU=u tenho aqui cabos iguais a este do link:http://www.ebay.com/itm/360516305347?_t ... EBIDX%3AIT
Será que posso usa-los ou tem de ser o fio com malha ?

Pensei em postar umas fotos mas não se será redundante já que eu to seguindo o tutorial do DocFlyer !

Abraços

Apache
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

Não é esse não. E esse conector não dará certo no BU, é muito grande.

Cabo blindado (para microfone) com malha é esse:

http://www.soldafria.com.br/cabo-blinda ... -2955.html

De CDROM no ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vd-rom-_JM
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Os botões todos tem de ser ligados os esse tipo de cabo ?

Poderia explicar o porque do uso desse cabo ? Porque o cabo com malha ?

Vlw
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

O cabo com malha é só para ligar os eixos (Sensor HALL, potenciometros), a função da malha - que é ligada no GND (-) é miminizar a influência de campos magnéticos externos sobre o fio do sinal (Signal), o que gera "ruídos" no eixos (ou no microfone :) ).

Mas para iniciar/testar pode usar um cabo comum também, se necessário troque depois.

Para ligar botões use um cabo simples, fino, só observe que seja flexível, para evitar que quebre nas soldas ao manusear.

Se tiver à mão, estas fitas para para ligar HD IDE são uma boa fonte de cabos:

http://andymurkin.files.wordpress.com/2 ... sidesm.jpg

Nas lojas de material eletrônico tem uma fita similar, vendida por metro, com cores diferentes para cada cabo.

Se olhar dentro de um destes Joy's de marca (Warthog, X-5x...) verá que usaram o material mais barato possível nestas ligações, mas colocam filtros (capacitores, resistores...) adicionais no circuito.

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

Um exemplo de joystick "rewire":

http://mwomercs.com/forums/topic/26011- ... e__st__100

BTW - Quando for soldar os fios nos terminais dos sensores HALL peça alguém para segurar o sensor com um alicate de ponta fina ou pinça chata, pegando pelo meio dos terminais.

Isso faz com que o alicate/pinça se torne um dissipador de calor, evitando esquentar o sensor, o que pode danifica-lo.

Existe uma pinça de alumínio própria para isso, mas só deve encontrar na Web, então use o alicate mesmo.

http://store.unimaxwest.com/heat-sink-w ... -p118.aspx

É a única solda crítica, que deve ser feita rapidamente.
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Cabo manga serve para o propósito de ligar os sensores ??
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

Parece meio desajeitado - muitos fios internos - mas na falta de outro teste com esse
User avatar
MadMax
Posts: 91
Joined: 21 Apr 2003 21:00

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by MadMax »

Fala apache, tudo <font color="red"><i>beleza</i></font>, eu acho que tenho 2 cabos desse de CD, se achar, te mando sem problemas.
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

MadMax wrote:Fala apache, tudo beleza, eu acho que tenho 2 cabos desse de CD, se achar, te mando sem problemas.
Massa MadMax ... Muito obrigado ;)
Post Reply