Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Vlw -BOLELAS-... é tanto detalhe, eletrônica não é pra todos, rs qnd eu terminar esse projeto vou ter aprendido muita coisa....

Muito bom...

Abraços
Last edited by =AN=Apache on 03 Mar 2014 14:21, edited 3 times in total.
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 44_Santo »

Essas dicas do Aerroc ajudam bastante:
viewtopic.php?f=49&t=19011&hilit=sensor+hall


Tio Sokol, será que o tópico do Aerroc não poderia ser fixo? ;)



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Muito bom tópico ( post ) Santo.... tenho de ver isso na prática para fixar o entendimento...

Abraços e vê e aparece Pow !!!


abraços a todos
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by -BOLELAS- »

O que nos salva é o Sokol! :)

E já agora... queria fazer outra pergunta, tenho a leve sensação que já perguntei isto antes, mas não me recordo: Acerca da posição do imã/sensor, quais as vantagens/desvantagens de ter 2 imãs opostos (aqueles que são colados na caneta BIC, e que rodam à volta do sensor) face àquela montagem em que o imã fica na frente do sensor?
Eu fiz um breve teste e pareceu-me quase a mesma coisa, mas se alguém tiver + informação, agradeço.
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by -BOLELAS- »

Só mais uma curiosidade: quando andei pesquisando acerca dos sensores HALL, sempre fiquei curioso porque, das duas formas de sensor vendido, a comunidade simuleira sempre usava o modelo (que nós conhecemos bem) com as 3 "pernas" compridas [3 pin SIP (suffix UA)] , em vez de também usarem os outros com duas "pernas" de um lado e uma do outro [3 pin SOT23W (suffix LH)].

Ora, como são duas variantes do mesmo sensor, eu, FEITO ESPERTO, decidi encomendar duas unidades da versão menos conhecida, para testar. Qual não foi o meu espanto quando vi o tamanho do sensor...Só faltava o microescópio e a encomenda estaria completa. Minúsculo!! Ainda por cima a disposição do sensor interno face à "embalagem" não correspondeu ao que eu esperava; (porque eu pensava que poderia, com o sensor soldado numa placa, colocar um imã por cima e girar, mas afinal o imã tem de estar de lado, tal como nos outros sensores "UA")
Consegui, com grande desafio soldar o sensor, mas não serve para nada mesmo...

Image

Note-se que o dedo que aparece na imagem é o meu dedo mindinho, e que a minha mão já é bem pequena. :P

Para soldar usei uma placa electrônica de uma tralha qualquer e fiz 2 cortes com uma lâmina de modo a separar os contactos.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

BOLELAS,

Imagino que com dois imãs girando à volta do HALL tem-se um campo magnético mais estável - já que circula de imã para imã - e assim consegue-se aproveitar uma faixa maior da linearidade da curva de resposta. Aquela parte reta no gráfico da resposta é menos inclinada com dois imãs do que com um - segundo os datasheet da Honeywell.

Image

Uma coisa que dizem que ajuda é colocar uma seção de cano metálico em volta dos imãs:

Image

Como essas montagem são muito pequenas (tem que tem uma paciência "de Jó" para fazer), acredito que só com um instrumento de medição para avaliar o real ganho (se houver).

Então a "Rule of the thumb" é, montar do jeito mais fácil.

Se tivesse consultado o datasheet deste sensor no formato SOT23W teria visto que é SMD, coisa para robôs de linha de montagem manipularem. :)

BTW - Ai na Europa voce não consegue fácil o KMZ-41 (sensor de ângulo magnético)?
Acho que a montagem "MagRez": KMZ-41 + MCP 601 simplificaria muito a questão de posicionar imãs - o "calcanhar de Aquiles" do HALL DIY.
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by -BOLELAS- »

Ok, obrigado pelas respostas. Neste throttle que já tenho em curso vai ser mesmo com o imã na frente, depois no próximo logo vejo o que consigo encaixar no pouco espaço, mas vou tentar pelo menos uma das alavancas com os imãs a orbitarem o sensor. Acho que numa montagem dum joystick ou nuns pedais devemos dar + importância a isso ( nesses eu vou usar o sensor de 5,0mV/G, talvez com os imãs orbitais)

Pois, agora quando encomendo material vou sempre comfirmar as medidas do desenho, para não ter surpresas, já me aconteceu por duas vezes! (na outra foi com um "hat switch" usado em telefone celular, que também era muito pequeno.)

Quanto ao sensor de ângulo magnético, procurei na farnell e não achei, mas isso cheirou-me a electrônica demais para o meu caminhão, e por agora fico pelos HALL, senão nem no ano 2020 estou a voar de simulador!
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Agora com tudo em mãos irei iniciar o projeto vamos ver no que da... Ferei primeiro o cobaia.... em breve posto algo e com certeza terei muitas dúvidas

Comprei aogra o senso A1321, porém a chinesa me falou que irei receber A1324... Andei lendo e pelo que entendi e uma versão melhorada dos A1321. Será que isso mesmo ?

Segue o link para verificarem!!!
http://moderndevice.com/product/a1324-h ... ct-sensor/
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

O A1324 tem a maior sensibilidade, como recomenda o Bolelas.
The A1324/... feature factory programmed sensitivities of
5.0 mV/G...
Sokol1
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Olá pessoal voltei;

Comecei agora a execução do projeto e já surgiram as dúvidas. Postei a questão no Tópico do Doctorfly: viewtopic.php?f=49&t=19411&p=164724#p164724

Outro ponto é sobre o throttle que andei estudando e tem um sistema para meu nível de conhecimento (leigo) bem complexo. dai pergunto alguem ja customizou para hall e aplicou a BU0836A 12-Bit Joystick Board tenho aqui duas. andei pesquisando no forum e não achei nada falando sobre o Throttle.

Achei interessante esse Tópico :http://www.microsofttranslator.com/bv.a ... 26page%3D7
mas não fala nada sobre a modificação do throttle
Esse álbum no flickr e bacana também : https://www.flickr.com/photos/11653999@N02/


kkkkkkkkkk galera agora que vi os Tópicos aqui postado e tudo do SoKol, ou seja ele é o Cara!

Aguardo uma ajuda


Vlw
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

Sugiro a você usar o princípio K.I.S.S. :)

No throttle SFS inicialmente não instale o HALL, use os pot's que estão lá, só terá que saldar um fio mais em cada um (vide naquele outro projeto que postei esta semana), provavelmente dura ainda um bom tempo. Assim poderá testar/usar o SFS enquanto prepara o HALL:

O caso é que as alavancas do SFS tem um grande curso, tipo uns 100~120 graus, por isso o potenciometro que é usado é comprido, acredito que o esquema "Doc.Aviator" não se aplique nele - o imã provavelmente ultrapassará o curso do sensor.

Assim terá que montar o HALL como um potenciometro e gira-lo através de uma alavanca - use linkagem para aeromodelos, o que complica um pouco esta solução é que o espaço entre as alavancas e fundo da caixa é mínimo, assim terá que montar as linkagens de lado.

Ou quem sabe fazer uma nova base, o que inclusive ganharia espaço para chaves a la Warthog.

Aqui tem outro exemplo de montagem do HALL como um pot' - meio "heavy dutty" pois usou dois rolamentos em cada um!

http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/t ... ost3674791

Quanto a usar o BU0836A no throttle é o mesmo princípio do joystick, pot's na entradas de eixos do BU e botões/HATS nas columns x rows.

A uns 5 anos atrás fiz este mapa do SFS para uns gringos do SimHQ, com poucas modificações aproveitará a fiação original, agilizando a instalação do BU0836.

Como o Imageshack esta bloqueando as imagens (para quem não pagar) clique em "Download image" e salve o desenho.

http://imageshack.com/f/jlsfs2j

O "change to" indica o que modificar na chave de duas posições 7-8, basicamente remover dois diodos paralelos e colocar só um 1N4148 na entrada do fio azul, assim como deverá colocar um diodo deste na entrada de cada botão para adequar a Matriz do BU.

A chave 20 no SFS original é ligada como se fosse apenas um botão, lique em dois diferentes para ter mais utilidade, será o único fio a acrescentar dos grips para a base.

Este esquema não inclui dos botões/LEDS da base, se quiser usá-lo veja se é possível montar as alavancas invertidas, assim ficam para o lado do "piloto", mais acessíveis.

Sokol1
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Krak to vendo pela frente um desafio enorme, tendo de estudar, aprender e executar e tudo isso com um tempo mínimo.

Sokol andei procurando o seu post que comentou que postou essa semana não o vi ainda , você ta modificando um Throttle ?

Pelo que e entendi posso somente modificar aproveitando a fiação toda, tendo de somente remover 2 diodos e troca por um 1N414 ( isso é uma referencia do diodo ?)
O "change to" indica o que modificar na chave de duas posições 7-8, basicamente remover dois diodos paralelos e colocar só um 1N4148 na entrada do fio azul, assim como deverá colocar um diodo deste na entrada de cada botão para adequar a Matriz do BU.
Pelo que e entendi posso somente modificar aproveitando a fiação toda, tendo de somente remover 2 diodos e troca por um 1N414 ( isso é uma referencia do diodo ?)
A chave 20 no SFS original é ligada como se fosse apenas um botão, lique em dois diferentes para ter mais utilidade, será o único fio a acrescentar dos grips para a base.
Isso quer dizer que poderei ligar o Throttle no Joy e espetar um único usb no PC ?


Obrigado SOkol mais um vez pela ajuda e paciencia
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

Voce pode aproveitar a fiação dos grips do throttle SFS apenas com a modificação naquela placa do botão 7-8 ou ignorando esta placa e substituindo por um micro switch e acrescentando um fio para a segunda posição do botão 20.

O BU0836 usa uma matriz 6x6 que esta indicada na parte de baixo do desenho.

1N4148 é o diodo usado para isolar a matrix, evitando botões fantasma, é usado um diodo em cada um dos terminais de cada botão. Essa é a parte mais trabalhosa (tediosa) do projeto.

Krak to vendo pela frente um desafio enorme, tendo de estudar, aprender e executar e tudo isso com um tempo mínimo.

Sokol andei procurando o seu post que comentou que postou essa semana não o vi ainda , você ta modificando um Throttle ?

Pelo que e entendi posso somente modificar aproveitando a fiação toda, tendo de somente remover 2 diodos e troca por um 1N414 ( isso é uma referencia do diodo ?)

Citação:
O "change to" indica o que modificar na chave de duas posições 7-8, basicamente remover dois diodos paralelos e colocar só um 1N4148 na entrada do fio azul, assim como deverá colocar um diodo deste na entrada de cada botão para adequar a Matriz do BU.


Pelo que e entendi posso somente modificar aproveitando a fiação toda, tendo de somente remover 2 diodos e troca por um 1N414 ( isso é uma referencia do diodo ?)
Isso quer dizer que poderei ligar o Throttle no Joy e espetar um único usb no PC ?
Voce pode fazer isso, transformar o Joy e o throttle numa única unidade, o BU0836 tem entradas suficiente para os dois, mas terá que projetar a fiação da matrix dos dois como se fosse apenas um.

Começe ligando o joy que é mais simples, 2 eixos, HAT e 8 botões.

O projeto "Suncom" a que me referi é de um gringo no forum RSI.

Mantem as fiações originais - com algumas modificações - mas requer a confecção de novos PCB com PIC com a gravação do firmware.

viewtopic.php?f=49&t=23054

Se encomendar a confecção dos PCBs para alguma empresa especializada (O Ecosta deve ter o contato) fica mais fácil, restando fazer a solda dos componentes SMD. :)

Sokol1
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

21_Sokol1 wrote:Voce pode aproveitar a fiação dos grips do throttle SFS apenas com a modificação naquela placa do botão 7-8 ou ignorando esta placa e substituindo por um micro switch e acrescentando um fio para a segunda posição do botão 20.

O BU0836 usa uma matriz 6x6 que esta indicada na parte de baixo do desenho.

1N4148 é o diodo usado para isolar a matrix, evitando botões fantasma, é usado um diodo em cada um dos terminais de cada botão. Essa é a parte mais trabalhosa (tediosa) do projeto.

Krak to vendo pela frente um desafio enorme, tendo de estudar, aprender e executar e tudo isso com um tempo mínimo.

Sokol andei procurando o seu post que comentou que postou essa semana não o vi ainda , você ta modificando um Throttle ?

Pelo que e entendi posso somente modificar aproveitando a fiação toda, tendo de somente remover 2 diodos e troca por um 1N414 ( isso é uma referencia do diodo ?)

Citação:
O "change to" indica o que modificar na chave de duas posições 7-8, basicamente remover dois diodos paralelos e colocar só um 1N4148 na entrada do fio azul, assim como deverá colocar um diodo deste na entrada de cada botão para adequar a Matriz do BU.


Pelo que e entendi posso somente modificar aproveitando a fiação toda, tendo de somente remover 2 diodos e troca por um 1N414 ( isso é uma referencia do diodo ?)
Isso quer dizer que poderei ligar o Throttle no Joy e espetar um único usb no PC ?
Voce pode fazer isso, transformar o Joy e o throttle numa única unidade, o BU0836 tem entradas suficiente para os dois, mas terá que projetar a fiação da matrix dos dois como se fosse apenas um.

Começe ligando o joy que é mais simples, 2 eixos, HAT e 8 botões.

O projeto "Suncom" a que me referi é de um gringo no forum RSI.

Mantem as fiações originais - com algumas modificações - mas requer a confecção de novos PCB com PIC com a gravação do firmware.

viewtopic.php?f=49&t=23054

Se encomendar a confecção dos PCBs para alguma empresa especializada (O Ecosta deve ter o contato) fica mais fácil, restando fazer a solda dos componentes SMD. :)

Sokol1
Fazendo todas essa modificações eu consigo utilizar todos os botões que que existe ? tanto no throttle como no Stick ?

Esses são os diodos ? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estionText
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

Sim, são estes os diodos.

Fazendo duas modificações nos grip's do SFS podera ligar as tomadas dos dois em fios ligados as colunas e linhas (collumns e rows) do Bu0836. Assim, tera 21 botões funcionando (atualmente são 20).

Já no stick é mais pratico usar o metódo 'rustico" descrito no começo de um destes tópicos, ligando dois fios em cada swtich e descendo pelo "pescoço" do joy para ligar no BU.

Modifique o joy, inicialmente mantendo os pots só para ver como funciona e ganhar experiência.
Como o espaço na base do joy é bem restrito, terá que colocar o BU na vertical, pode usar fita dupla face para colar numa das paredes.

Sokol1
Post Reply