Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos
Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos
Depois do DocFlyer dar a ideia, resolvi desenferrujar o hobby. E está aí o resultado inicial.
O primeiro servo é a RPM do motor, o segundo a velocidade, o terceiro é o ângulo resultante da aceleração lateral e o quarto servo (que eu ainda não o tenho para instalar) é o ângulo resultante da aceleração longitudinal.
Com estas informações de aceleração daria para montar um cockpit com movimento... mas é ruim de eu ter dinheiro e espaço pra isso
O mais trabalhoso foi "decifrar" a informação enviada pelo Dirt 2, depois de horas no google percebi que teria de adivinhar o formato e o que significava cada variável, não achei em nenhum lugar da net ou na documentação e a Codemaster não informa por não ser um recurso oficial com suporte.
Como funciona: o jogo disponibiliza as informações via rede para um determinado IP (via protocolo UDP), o software desenvolvido em Delphi captura as informações, faz alguns cálculos e as enviam por USB para o controlador, o controlador PIC18F4550 processa as informações e envia os sinais para os servos no devido formato.
Os motores são micro-servos de modelismo e o controlador é exatamente o mesmo do volante que agora incorporei estas funções.
Se tiver tempo (e paciência) vou colocar novamente o display LCD para mostrar outras informações como tempos, distâncias, volta atual, etc.
Para quem quer ter uma ideia do custo:
PIC18F4550 ~R$23 na Farnell
Servos Modelo TG9 ~R$10 cada no mercado-livre
+alguns poucos componentes ~R$20
Abraços!
O primeiro servo é a RPM do motor, o segundo a velocidade, o terceiro é o ângulo resultante da aceleração lateral e o quarto servo (que eu ainda não o tenho para instalar) é o ângulo resultante da aceleração longitudinal.
Com estas informações de aceleração daria para montar um cockpit com movimento... mas é ruim de eu ter dinheiro e espaço pra isso
O mais trabalhoso foi "decifrar" a informação enviada pelo Dirt 2, depois de horas no google percebi que teria de adivinhar o formato e o que significava cada variável, não achei em nenhum lugar da net ou na documentação e a Codemaster não informa por não ser um recurso oficial com suporte.
Como funciona: o jogo disponibiliza as informações via rede para um determinado IP (via protocolo UDP), o software desenvolvido em Delphi captura as informações, faz alguns cálculos e as enviam por USB para o controlador, o controlador PIC18F4550 processa as informações e envia os sinais para os servos no devido formato.
Os motores são micro-servos de modelismo e o controlador é exatamente o mesmo do volante que agora incorporei estas funções.
Se tiver tempo (e paciência) vou colocar novamente o display LCD para mostrar outras informações como tempos, distâncias, volta atual, etc.
Para quem quer ter uma ideia do custo:
PIC18F4550 ~R$23 na Farnell
Servos Modelo TG9 ~R$10 cada no mercado-livre
+alguns poucos componentes ~R$20
Abraços!
Aerroc
Light as air, hard as rock!
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- Manicaca
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Re: Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos
Show de bola Aerroc.
Pelo que entendi o 3° e o 4° servo seria para controlar o movimento dos 2 eixos do cockpit.
Funciona apenas no Dirt2?
Tchê!
Pelo que entendi o 3° e o 4° servo seria para controlar o movimento dos 2 eixos do cockpit.
Funciona apenas no Dirt2?
Tchê!
'Nao acreditar em si e o principio do fim'
- 07_Phantom
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Re: Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos
Maluco!
santo.
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Senta a Pua!
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
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Re: Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos
Valeu Pessoal!
Tche, exatamente. Estas são as posições/ângulos que o cockpit deveria fazer para simular a aceleração resultante entre a gravidade e a aceleração lateral e longitudinal que é exercida no piloto. Parece um tanto radical, mas na verdade seria mais que isso, pois desta forma o ângulo está correto, mas ainda limitado a 1G.
É totalmente possível para outros jogos, mas depende do jogo disponibilizar as informações.
O sistema é baseado no OutSim e OutGauge, um protocolo desenvolvido para o game Life for Speed (long time ago), que continuou sendo usado para diversos outros jogos de corrida.
No IL-2 tem um similar chamado DeviceLink, mas as informações mais relevantes somente são enviadas quando se joga offline.
Tche, exatamente. Estas são as posições/ângulos que o cockpit deveria fazer para simular a aceleração resultante entre a gravidade e a aceleração lateral e longitudinal que é exercida no piloto. Parece um tanto radical, mas na verdade seria mais que isso, pois desta forma o ângulo está correto, mas ainda limitado a 1G.
É totalmente possível para outros jogos, mas depende do jogo disponibilizar as informações.
O sistema é baseado no OutSim e OutGauge, um protocolo desenvolvido para o game Life for Speed (long time ago), que continuou sendo usado para diversos outros jogos de corrida.
No IL-2 tem um similar chamado DeviceLink, mas as informações mais relevantes somente são enviadas quando se joga offline.
Aerroc
Light as air, hard as rock!
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Re: Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos
Usando mods no IL-2 o devicelink funciona online também.
santo.
santo.
Senta a Pua!
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
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Re: Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos
Já pesquisei isto e o problema é que o server deve estar com este mod instalado, o que é raríssimo. Aí continua limitado o seu uso... Mas valeu pela dica!Santo wrote:Usando mods no IL-2 o devicelink funciona online também.
santo.
Aerroc
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Re: Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos
GrAAAANde Cmte.
Muito bom.
Estive viajando e só agora ví sua MP.
Você embarcou a programação de leitura no PIC?
O ideal serial 2 blocos:
1º Interpretador que pudesse ser embarcado (como a programação do Hotas Cougar)
pois dependeria de como o Game gera estas informações.
2º O controlador dos servos, este sim com uma rotina fixa no PIC, pois os servos dependem de PWM e tem 254 pontos liberdade.
Abraços DOC
Muito bom.
Estive viajando e só agora ví sua MP.
Você embarcou a programação de leitura no PIC?
O ideal serial 2 blocos:
1º Interpretador que pudesse ser embarcado (como a programação do Hotas Cougar)
pois dependeria de como o Game gera estas informações.
2º O controlador dos servos, este sim com uma rotina fixa no PIC, pois os servos dependem de PWM e tem 254 pontos liberdade.
Abraços DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
Re: Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos
Cmte. Aerroc
Estive observando que alguns programadores extraiam informações do FFB (Force Feed Back) de alguns simuladores.
Além dos choques com extruturas ou coices de metralhadoras, também é produzida informações de posição x, y, z.
Alguns como o FS ou LockOn foram aproveitados em plataformas com atuadores e servos de grandes dimensões.
1-Teriam mais informações que poderiam ser extraídas e aplicadas como num painel auxiliar?
2-Onde e como essas interfaces de Joys obtém estes dados de FFB?
Abraços DOC
Estive observando que alguns programadores extraiam informações do FFB (Force Feed Back) de alguns simuladores.
Além dos choques com extruturas ou coices de metralhadoras, também é produzida informações de posição x, y, z.
Alguns como o FS ou LockOn foram aproveitados em plataformas com atuadores e servos de grandes dimensões.
1-Teriam mais informações que poderiam ser extraídas e aplicadas como num painel auxiliar?
2-Onde e como essas interfaces de Joys obtém estes dados de FFB?
Abraços DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19