Thrustmaster T16000-M "inside view"

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by DocFlyer »

Lobo wrote:
LuisF wrote:Lobo, eu gostaria de saber no momento como você fez o protetor da coifa pra ele? Hoje estou usando o saco de fábrica no qual ele veio embalado para fazer a proteção, fica uma coisa muito feia na minha mesa. Gostaria de saber o que você usou e se possível, você poderia tirar uma foto?

Grato desde já.

Luis Felipy
Pior que a sua: pedaço de sacola de supermercado e fita crepe! Hahahaha!

Tenho vergonha de tirar foto, mas meu "cockpit" parece um barraco de uma favela indiana, chei o de fios e gambiarras dependurados, então está compondo o "estilo"!

Mas funciona, ao menos não entra poeira e não atrapalha o movimento! E ajudo a natureza mantendo este pedaço de plástico! :clap:

Abraço!
Comprem coifas de borracha em casas de auto-peças. Pode ser tanto a de câmbios antigos (fusca) quanto de ponta de eixo que também são cilíndricos.

DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
User avatar
38_Soares
Marraio
Marraio
Posts: 1163
Joined: 25 May 2005 21:00
Location: Ponta Grossa PR
Contact:

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by 38_Soares »

S!
Só que coifas de ponta de eixo tem varios parafusos
Image
(ja tive um fuscão) 8)
Senta á Pua! Quem vai Sentar a Pua não tergiversa, arremete de ferro em brasa e verruma o bruto.
Austregésilo de Athayde
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by 40_Griffon »

Show Doc, vou falar com o Tio da minha namorada que é mecânico. Vou ver se consigo uma com ele. :)

Grato.

LuisF
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by 21_Sokol1 »

Eu acho estas coifas de borracha muito duras. O Tm F22PRO e o Cougar vem com este tipo,
da uma boa diferença sem ela. Tem gente que substitui por uma de meia. ;)

Image

Uma alternativa é comprar um pedaço de Courvin (Couro ecologico) e levar num
sapateiro para costurar um "funil" - com fecho de Veltro® ou não
desce pelo "pescoço"do joy. A vantagem é que fica sob medida, e barato.

Ou comprar uma coifa de Courvin pronta numa loja de Xunig, tipo esta de Fiat:

Image
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... m-base-_JM

Sokol1
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by DocFlyer »

Cmtes.
Ná minha "humirde" opinião fica mais original, resistente e protegido o mecanismo com coifas de borracha.
Tem uma infinidade de modelos, no ML, casa de auto peça e desmanches.


ImageImageImageImageOs aneis também são facilmente encontradosImage
ImageImageImage

Sokol, o Cross disse que tem até estes modelos pré-siliconados "básicos" :makeup: se você não quiser usar as "meias soquetis" :lol: :lol:
Image

Att. DocFlyer
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by 21_Sokol1 »

DocFlyer,

Voce esta esquecendo que para colocar uma coifa desta ai (seja siliconada, lubrificada, purpurinada...) é preciso que o joystick seja desmontado, pois o grip (empunhadura) não vai passar pelo buraco previsto para o cano de uma alavanca de cambio. :wasntme:

Não esta se falando do Thrustmaster Cougar (ou Warthog), que basta soltar uma porca na base do grip que o mesmo separa da base, a foto acima foi apenas para ilustrar a opção da meia.

Para remover o grip do Tm T16000.M do cano (eixo) central será preciso separar as duas metades do grip, desconectar os fios da placa do HAT - caso isso seja possivel ??? - ou cortar e depois emendar. :P

Duvido que o LuisF vá fazer isto, e muito menos aparafusar o necessário anel de metal na base do joy - que não prevê lugar para isso.

Por isso sugeri a coifa de Courvin, mais facil de instalar e até mais (IMO) "elegante". :emo:
Para prender a coifa na base use Velcro® com fita dupla face.

A coifa de borracha+anel seria uma boa opção para um joy DIY, ou modado (extensão) como o do Lobo.

Nem sempre a solução mais prática é a "melhor" solução.

BTW - A excessão dos modelos de coifa siliconados :) os outros linkados tem um péssimo acabamento... :P

My 0,02$.

Sokol1
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by 40_Griffon »

Que mané coifa colorida o que :rofl:

Pessoal, agradeço a ajuda de todos, resolvi o problema comprando 1mt de TNT (pano é claro :lol: ) e costurei uma capa para os meus dois equipamentos. Quando eu termino de jogar é só colocar a capa em cima e pronto.

Grande abraço.

LuisF
SK_Griffon
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by 40_Griffon »

PROBLEMA DETECTADO!!!
Fazendo exatamente um mês de uso, o meu T16000m começou a apresentar problemas de centralização leve, porém muito inconveniente no que se refere à luz verde que se ascende e não apaga quando os eixos X e Y são movimentados. Para ela apagar é necessário um leve toque no mache para frente.
Alguém que também o tenha está passando por está experiência?
Abraço
Luis Felipy
SK_Griffon
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by Furias »

Uso o meu há pouco mais de um ano ( 13 meses) e ele apresenta este " problema " . Basta um toque pra centralizar e pronto ;)
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by 21_Sokol1 »

Aproveitando a ida de um parente aos EUA encomendei um T1600-M, por ser relativamente barato lá e usar sensor HALL.
A idéia era ter um parametro para comparar com alguns "Franksticks" que MODei para HALL.

Gostei do joystick, imaginava que por ser "entry level" tivesse um acabamento pior, mas é bem acabado,
os botões embora sejam de membranas respondem bem, o acelerador - através de potênciometro Ching Ling - é macio de usar e responde bem progressivamente, apenas não espere que sua posição física, exemplo 50% do curso corresponda com a aceleração no jogo, mas se não ficar olhado para o slider isso não atrapalha.

Os eixos X e Y também como esperado (HALL) são precisos, o mecanismo de centralização é que não é grande coisa, exige mais força para sair da posição central, comum a joysticks que usam uma mola helicoidal.

Depois de algum uso no IL-2 e no Beta do War Thunder posso dizer que vale a pena o valor investido. Talvez use-o para alguma modificação, como extensão do eixo do grip umas 10" e ligando um Pedal de Leme no eixo do do leme "gay" e eixo do acelerador, bem como os 12 botões da base do T16000M num throttle D.I.Y.

E, comparando com um CH F-16 Combatstick com sensor HALL D.I.Y. nos eixos X e Y, posso dizer que minha gambiarra funciona muito bem, não se nota diferença em termos de resposta/precisão em relação ao T16000-M. :)

E, pelo menos enquantos novos, não vejo diferença entre usar o acelerador com um potenciometro Ching Ling (T16000-M) ou com os "lendários" potênciometros CH Products (F-16 Combatstick)...

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by 21_Sokol1 »

T.16000M por menos de 100U$ - em terras brasilis:

http://www.digitalcompras.com.br/loja/p ... ceiro=5857

Link do Buscapé - loja com bom conceito lá.

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by 21_Sokol1 »

Um defeito - dificil de notar - do Tm.16000M é uma "end course deadzone".

A variação na qualidade da fabricação, faz com que o sensor HALL complete sua leitura antes da alavanca completar seu movimento.

Exemplo no jogo o profundor já esta em 100% (porque o sensor informou) mas voce só moveu o grip 90~95%, ai estola e não sabe porque. :lol:

Isso é um problema de geometria, uma solução (feia) é reduzir a abertura do quadrado de acrílico no topo do joystick limitando o movimento do grip à leitura do sensor.

Por acaso um sujeito descobriu uma solução fácil e elegante.
Ele havia desmontado o josytick dele ("para ver como era"... :P ) e não apertou os parafusos do gimbal completamente, e o joystick não apresentava esta "deadzone". Quando apertou apareceu. :^)

Image

Então a solução e afrouxar uma ou duas voltas os parafusos e testar.
Dependento de quantas voltas for necessário é melhor comprar parafusos maiores por segurança.

Como não tem nada melhor (preciso) nesta faixa de preço, "tune up". ;)

Image

O meu esta desmontado (deve ser o 5 ou 6º joystick desmontado por aqui... :rofl: ) estou mudando os botões do lado direito para o grip.

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by 21_Sokol1 »

User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by 28_Condor »

S!

Sokol,

Pra mim que sou um end-user de hardware, vale a pena esse? Tá barato em razão do sensor, mas seria dinheiro jogado fora se depois eu tiver que fazer "re-engenharias"...

Em relação ao Aviator a precisão é realmente muito maior?



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Veja esse joy como um joy de 2 eixos e 4 botões+HAT, que são o que fica no topo, portando facilmetne acessíveis. E o joy de 2 eixos porque o controle de aileron e profundor, é por sensor HALL.

O leme gay (pot') é ruim e da spykes logo (o meu com uns 10 meses), o acelerador até serve mas tem pouco curso, os botões da base do lado esquerdo são usaveis - do lado direito só para canhoto (o joy é reversível).

Se voce tem Throttle e Rudder Pedal standalone é uma boa pedida.

A mola dele é mais dura que do Saitek Aviator, Cyborg.

Já para quem "esta no mato sem cachorro" vale porque não compra nada com melhor custo benéficio.

Sokol1
Post Reply