Freetrack Tutorial Passo a Passo - de leigo para leigo

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41_Tche-Loko
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Freetrack Tutorial Passo a Passo - de leigo para leigo

Post by 41_Tche-Loko »

Este post foi feito por Ferujo e postado na Adrenaline:
http://www.adrenaline.com.br/forum/pc/2 ... leigo.html

"Freetrack Tutorial Passo a Passo - de leigo para leigo

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O que farei aqui é um passo a passo de como se construir um Trackclip de três lâmpidas e dar algumas diretrizes para configuração do Freetrack.

Aos moderadores: acredito que este tópico deva permanecer na sessão de games para PC ao invés de ser remanejado para qualquer uma das sessões de hardware, pois aqui ele estará muito mais visível, já que o fórum de games para PC é um dos mais visitados.

Existe bastante informação na internet sobre o Freetrack, mas, entretanto, não existe nenhum PASSO A PASSO completo de como se construir a engenhoca (nem no próprio manual ou site dos caras existe um “faça você mesmo” detalhado) – para quem nunca ouviu falar em Freetrack, eis um tópico aqui do Adrenaline onde já há bastante informação reunida:
http://adrenaline.com.br/forum/pc/17016 ... track.html

Muita gente acha legal, mas fica com preguiça de montar porque vê as informações sobre eletrônica e não entende nada. Meu intuito com este tutorial é esclarecer as dúvidas com relação à parte eletrônica (também sou leigo, mas aprendi o suficiente para se montar o TrackClip Caseiro Pro) e outros detalhes importantíssimos para que a montagem não dê dor de cabeça. Assim, não haverá mais uma razão para se não se experimentar e usufruir do Freetrack – esse recurso que é gratuito e que torna os simuladores tão mais imersivos.

Site do Freetrack: http://www.free-track.net/english/



COMEÇANDO

Este tutorial estará dividido nos seguintes passos:
1 – Introdução (para que se entenda melhor o todo)
2 – Materiais e ferramentas
3 – Experimentação (saiba como testar o seu material)
4 – Lapidagem dos LEDs (pra ficar PROfissa)
5 – Montagem (a mais prática possível)

O tutorial será bem detalhado, por isso, se for utilizá-lo, aconselho que o imprima. Garanto que desta forma você conseguirá construir o seu TrackClip Caseiro Pro em no máximo 13 horas e 30 minutos. Brincadeira. Em apenas 1 hora e meia.

Bem, vamos ao primeiro passo:



1. INTRODUÇÃO (para que se entenda melhor o todo)

A correta montagem do TrackClip Caseiro Pro (que a partir de agora denominaremos TCCP) necessita que o engenheiro da NASA (no caso, você) fique atento à algumas VARIÁVEIS. Estas variáveis são extremamente simples, mas parecem ser complicadas, SÓmente porque ninguém tem a paciência de as explicar.

Um usuário aqui do fórum (de alcunha Gravata) teve a boa vontade de responder a umas 282.000 mensagens minhas, o que possibilitou meu entendimento sobre essas variáveis e outros detalhes importantes para a montagem.

Ao longo dos próximos passos eu explicarei essas variáveis, e tudo que você, engenheiro da NASA, precisa fazer, é prestar atenção na explicação.

Sem mais delongas, vamos ao segundo passo:



2. MATERIAIS E FERRAMENTAS

Item I (LEDs):
Você precisará de 3 LEDs infra-vermelho
Ex.:
Image

Preço: em média R$1,50 cada.
Para comprar: É só chegar na loja de eletrônica e explicar que você quer LEDs emissores (transmissores) de infra-vermelho (“aqueeeeles de controle remoto” – explica assim). Pede pro cara testar. Se não acender você diz pra ele que a lâmpida tá queimada. Brincadeira. Já que a luz é infravermelha, não dá pra enxergar a olho nu, mas dá através da câmera do seu celular. Portanto, não deixe de pedir pro cara testar, pois as vezes os LEDs estão misturados e eles podem te vender um que não seja IR, por engano.
VARIÁVEIS: ATENÇÃO!!! Quando comprar, você precisa perguntar a voltagem e a amperagem dos LEDs pro vendedor. Ele provavelmente só vai saber te dizer a voltagem e aí você pede pra ele chutar + ou – quantos miliamperes (mA) ela deve consumir. Anote esses dados, pois eles serão imperiosos para que a sua construção dê certo.

Obs1:O TCCP que eu vou construir funcionará tendo o Wiimote como receptor/leitor dos meus movimentos. Esta é a maneira de se obter o melhor desempenho no Freetrack, pois o Wiimote permite leitura de até 100FPS, enquanto as Webcams permitem no máximo 30FPS. Como o Wiimote tem por base a leitura de luz infravermelha, o meu TCCP necessitará de LEDs infravermelho (em inglês IR – leia-se infra-red).

Obs2: O infeliz que, ao invés de utilizar Wiimote (melhor opção) for utilizar a Webcam, poderá usar outros LEDs que não IR, mas o resto do procedimento para a montagem do TCCP permanecerá o mesmo, logo, ele ainda poderá se basear por este tutorial.

Obs3: O problema de usar Webcam é que, além da resposta mais lenta, você talvez tenha que fazer algumas modificações na mesma. Se for pra comprar uma Webcam que seja alguma das mais apropriada para o Freetrack por R$70,00, é melhor comprar logo o Wiimote por R$130,00, + ou –

Obs4: Lista de Webcams suportadas pelo Freetrack:
http://www.free-track.net/english/hardware/webcam.php


Item II (alimentação/força):
Em primeiro lugar, compre obrigatoriamente um suporte de pilhas pequenas (de 1,5v.), e 2 pilhas alcalinas.
Ex.:
Image

Preço: Suporte R$2,00. E par de pilhas DURACEL R$4,00. Total R$6,00
Obs.: Estas pilhas lhe possibilitarão fazer testes durante o processo de montagem do TCCP.

Existem 3 maneiras mais práticas de se fazer a alimentação do seu TCCP. Escolha a que melhor lhe convir:

1ª opção: através das próprias pilhas (mas um dia você terá que trocar as pilhas).

2ª opção (esta é a opção mais usada): através do recarregador de celular que você tem encostado aí na sua casa. Ou aquele que seu amigão não usa mais.
VARIÁVEIS: Anote qual é a voltagem do recarregador ou fonte que você está usando (este dado vem sempre escrito nela).
Ex.:
Image

3ª opção (exige bastante cautela, para que sua porta USB não queime): através de um Cabo extensor USB AM/AF (aquele com macho e fêmea).
Ex.:
Image

Preço: R$9,00

Obs.: Para se fazer a alimentação com um cabo USB, muitos recomendam que você utilize na sua montagem um Fusível PTC (é um fusível “auto-resetável”, que não queima nunca, cuja a finalidade é proteger sua placa mãe caso você faça alguma besteira na montagem). O único fusível PTC que eu achei é totalmente diferente dos que eu vi nos fóruns gringos, e, por ele ser meio grande, acabei nem testando. Logo, optei por montar meu TCCP com cabo USB sem fazer nenhuma besteira.

Foto do fusível PTC que eu encontrei:
Ex.:
Image

Se você escrever PTC fuse no Google images, vai notar que os que aparecem são totalmente diferentes desse.


Item III (resistores):
Você precisará de 3 resistores (um para cada lâmpida). O valor dos resistores será dado pela calculadora que tem no site do Freetrack. Para utilizar a calculadora, basta que você preencha os campos disponíveis com as anotações que você fez sobre as VARIÁVEIS do seu LED (voltagem e miliamperagem – mA) e da sua fonte (voltagem). Terá que preencher também a quantidade de LEDs que você irá utilizar (que são 3, no nosso caso).

Link para calculadora do freetrack: http://www.free-track.net/english/hardware/calcled/

Há também essa calculadora brazuca – dá os mesmos resultados, mas ta em português:
Link: http://ledcalculator.net/default.aspx?lang=pt-BR

Ex.:
Image

Preço: R$0,15 (no máximo) cada.

Lembre-se: a calculadora dará o valor de cada resistor e a coloração deles. Quando for comprar os resistores, cheque se a coloração é a mesma fornecida pelo site (as vezes o cara te dar o resistor errado por engano).


Item 4 (fio elétrico):
Você irá comprar de 1 metro de fio elétrico fino (+/- para 500mA) preto e mais 1 metro de fio vermelho. (não precisa ser 1 metro de cada, mas é que é o mínimo vendido)

Preço: Total de R$2,00.

Ex.:
Image

Obs: contanto que você não use nenhuma fonte absurda, esse tipo de fio lhe servirá.

Os itens relacionados à eletrônica terminam aqui, agora vamos aos acessórios.


Item 5 (cabide ou fio de cobre rígido):
Pegue do seu armário aquele velho cabide de arame. Se você usa somente cabides de plástico ou madeira, creio que terá que pedir pra vizinha ou então comprar o fio de cobre (ou usar sua imaginação e utilizar outros acessórios no lugar deste).

Se o cabide for de ou alumínio ou arame e estiver desencapado, você terá que encapá-lo com fita isolante (mas só faça isso depois de já tê-lo dobrado, da maneira explicarei no trecho deste tutorial que se destina à montagem).


Item 6 (fita isolante)
Vocês não tão esperando que eu coloque uma foto de uma fita isolante aqui só pra perder o meu tempo, né? Hehe
Preço: R$2,00


Eis agora as ferramentas serão úteis para o seu trabalho:
Alicate, tesoura, estilete (ou desencapador de fios, se você tiver), uma lixa de unha e uma lixa fina (vai numa loja de ferragens qualquer e pede a mais fina q eles tiverem).

SÓ! Vamos ao terceiro passo:



3. Experimentação (saiba como testar o seu material)

Vamos dizer que um dos seus LEDs IR caiu no chão. Como saber se ele queimou ou não? Simples: basta pegar o seu suporte de pilhas e encostar o fio vermelho (positivo) na perna maior do LED (positiva) e, simultaneamente, encostar o fio preto (negativo) na perna menor do LED (negativa). Depois pegue a câmera do seu celular (ou qualquer outra) e veja se o LED está emitindo luminosidade. Para tanto, pode segurar os fio e as pernas do LED no seu dedo, pois não há tensão suficiente pra que você leve choque.

Ex.:
Image

ATENÇÃO: Não terá problema se você, por acidente, colocar os fios nas pernas erradas. Isso não acenderá os LEDs, mas também não os queimarão. O QUE QUEIMARÁ O LED É VOCÊ PROVOCAR UM CURTO CIRCUITO (ENCOSTANDO OS FIOS OU AS PERNAS DO LED ENQUANTO ESTIVER TESTANDO ELES (eu queimei uns 3 LEDs até notar que estava dando esse mole sem perceber e depois queimei mais 2 sem querer). Portanto, tome muito cuidado pra não fazer isso.

Simples, não? Vamos ao quarto passo:



4. Lapidagem dos LEDs (pra ficar PROfissa)

O processo de lapidagem serve para ampliar o campo de leitura que o Wiimote ou Webcam tem dos LEDs. Não é um procedimento obrigatório, nem indispensável, mas acaba tornando o desempenho no Freetrack visivelmente melhor, já que seu LED passa emitir mais luminosidade pelas laterais.

É só pegar a lixa de unha da sua mulher/mãe/irmã/farmácia, colocar em cima da mesa e lixar a parte de cima do LED até que a cabeça oval se torne uma superfície plana. Tem que fazer isso com muito cuidado, sem pressionar demais as pernas do LED, para não danificá-lo.

Bisu: Para que a lapidação fique uniforme, vá girando o LED de 90 graus em 90 graus conforme você vai lixando.

Depois, pegue uma lixa fina e coloque uma de suas extremidades em paralelo com a borda de uma mesa, então vá esfregando a lateral dos LEDs até que todoele se torne fosco. Dê mais uma lixada na cabeça do LED utilizando essa lixa fina também, para tirar os arranhões da lixada bruta que você deu anteriormente.

O resultado final será mais ou menos este:

Antes


Depois
Image

Agora teste os LEDs novamente pra ver se ainda estão funcionando. Se você fez a lapidação com cuidado, eles estarão funcionando, nem que um pouquinho mais fracos.

E, finalmente, quinto passo:



5. Montagem (a mais prática possível)

Para que se possa compreender a simplicidade dessa montagem, eu fiz uma sequência de fotos que falam melhor do que quaisquer palavras:

1 - Pegue uma folha A4 e desenhe as medidas do seu TCCP. No meu eu escolhi as medidas padrões do Freetrack:
Image


2 - Pegue o cabide e parta um pedaço (a maneira mais prática é simplesmente dobrá-lo várias vezes, usando alicate, até que ele parta) com o tamanho necessário para que ele percorra os três pontos em azul (não precisa ser preciso, já que, posteriormente, o próprio Freetrack permitirá que você estipule as medidas que está usando):
Image


3 - Prenda os seus LEDs nas extremidades (usando fita isolante) e no meio do suporte (para prender no meio, basta ir torneando as pernas do LED em volta do suporte), se lembrando de que lado você deixou as pernas positivas e as negativas:
Image


4 – Corte, desencape, trance a parte desencapada, e enrosque nas pernas dos LEDs de maneira que fique firme. Depois passe fita isolante pra segurar bem. ATENÇÃO: Certifique-se de que NUNCA estará deixando algum lado positivo encostar no negativo, ou vice-versa:
Image



PROTÓTIPO 1 – Pilhas
Se a sua alimentação for à pilhas, baixa unir o cabo vermelho do suporte de pilhas aos cabos vermelhos do seu TCCP e idem com os pretos (não deixe nunca o positivo encostar no negativo, senão já era):
Image


PROTÓTIPO 2 – Recarregador de celular
Nesse resultado, você precisará já ter comprado os resistores que atendam as especificações do seu carregador em confrontação com os seus LEDs (assunto explicado no 2º passo desse tutorial). Como todos os nossos exemplos se tratam de circuitos paralelos, os resistores devem entrar no início do circuito (qualquer lugar antes de cada perna positiva de cada LED) ou depois do circuito (qualquer lugar depois de cada perna negativa de cada LED). Nesse exemplo, vocês podem notar que eu utilizei o lado negativo para implantar os meus resistores:
Image

Se você comprou os resistores certo, seu TCCP não vai explodir quando você ligar na tomada. HAHAHAHA. Zueira, o máximo que pode acontecer é queimarem-se os LEDs.

Eis aqui um vídeo pra mostrar que até mesmo na base da gambiarra o negócio funciona:
http://www.youtube.com/watch?v=EuXMARkv ... r_embedded


PROTÓTIPO 3 – Cabo USB (este é o protótipo que requer a maior cautela)
Após desencapar o cabo USB, corte fora os fios responsáveis pela transmissão de dados (o branco e o verde).
Fora isso, a montagem é idêntica ao do recarregador de celular (sempre atentando para o valor dos resistores que você terá que utilizar). O cabo USB é sempre de 5v. Logo, é só colocar esse dado lá na calculadora (2º passo do tutorial), junto com a voltagem e a miliamperagem do seus LEDs para saber qual será o valor dos resistores que você utilizará.

Antes de fazer a minha montagem final, eu fiz um teste utilizando apenas o cabo USB, um resistor e um LED. Primeiro, utilizei aquela porta USB lá de trás do computador (pra caso desse algum problema e queimasse a minha porta), mas como funcionou, tirei uma foto na porta da frente pra exemplificar:
Image


Como já falei anteriormente, basta escolher em qual dos pólos você utilizará seus resistores. Nesta montagem, desta vez eu escolhi o lado positivo (ao contrário de quando montei com o recarregador de celular):
Image

Zoom para que se entenda a gambiarra (soldar é uma boa também):
Image



E pronto, meu querido. Se estiver funcionando, você está apto para entrar pra NASA.

Agora basta passar fita isolante nele todo e amarrá-lo (pode ser também com fita isolante) em um prendedor de roupas que você irá utilizar para prender o TCCP no seu fone de ouvido:
Image


Não se aflija caso o seu TCCP tenha ficado um pouco torto quando você o prendeu no fone. Vai dar pra corrigir este ângulo de dentro do próprio software Freetrack.


Finished. Agora você está pronto pra entrar no Freetrack e configurar o seu TCCP para cada tipo de jogo.



Mas antes, pra quem utilizará Wiimote, precisará instalar um software que leia sinal de Bluetooth do Wiimote, através do hardware de Bluetooth USB que foi comprado.

Um software muito competente e o mais conhecido é o Bluesoleil. Outra opção é o WII Connect, mas este eu não cheguei a testar. Devem haver ainda outras opções. Link para o Bluesoleil: http://www.bluesoleil.com/

Para sincronizar o Wiimote com o computador é só apertar o botão vermelho que tem nele, atrás da tampa da pilha, e depois rastreá-lo pelo Windows.



Agora vamos à configuração do Freetrack. Esta é muito simples. Aqui vai um breve passo a passo:

1 – Mire o seu Wiimote diretamente para o seu TCCP. Para tanto, você pode prendê-lo com um suporte em cima do monitor ou colocá-lo de baixo pra cima também (é como eu uso). Também tente posicionar o seu TCCP no fone de maneira que ele aponte diretamente para o Wiimote.

2 – Na aba “Model”, escolha o seu modelo, que é o de “3 Points Clip”
Nesta aba você tem a possibilidade de precisar as medidas do seu modelo TCCP e também as medidas de distância dele pra sua cabeça. A escolha mais adequada de TODAS estas medidas vai depender de como você montou o seu freetrack, mas também da direção que você posicionou o seu Wiimote. Deixe pra mexer nestas medidas depois do próximo passo.

3 – Na aba “CAM”, posicione a barra de “threshold” em um lugar que faça as três bolinhas (que você visualiza no canto inferior direito da janela) ficarem permanentemente verdes. Aproveite que a leitura agora está clara e encontre a posição ideal para que seu Wiimote evidencie a proporção de distância entre cada foco de luz do seu TCCP na maneira como esta distancia é realmente (isso irá depender de como o seu TCCP está inclinado, das medidas citadas na aba “Model” e da posição do seu Wiimote – não precisa ficar perfeito, somente o suficiente para que você possa movimentar sua cabeça sem que as luzes fiquem se encontrando a todo tempo).

4 – Estando estas configurações razoavelmente fidedignas ao que você projetou, já é hora de entrar na aba “Profile” e dar uma mexida nas sensibilidades. O nosso TCCP é 6DOF (Six degrees of freedom – ou seis graus de liberdade), o que significa que ele responderá a seis tipos de movimento da sua cabeça. Cada barra de sensibilidade é destinada a um destes movimentos e é só você experimentar mexer em uma por uma que logo você identificará a qual movimento elas se referem. A barra “smoothing” serve para designar o grau de suavização que o aplicativo dará aos seus movimentos.

Tendo cutucado até aqui, você já tem conhecimento o suficiente para configurar o seu Freetrack da maneira que melhor atenda às suas expectativas dentro de cada jogo. É só você salvar um Profile com as sensibilidades reguladas para cada um dos jogos (seja este de vôo, direção ou shooter).



CONCLUSÃO:

Preço médio para se construir o TCCP:

3 LEDs IR.......................................R$ 4,50
1 Suporte de pilhas de pequenas........R$ 2,00
2 pilhas alcalinas.............................R$ 4,00
1 Cabo extensor USB (opcional).........R$ 9,00
3 resistores....................................R$ 0,30
1 metro de fio preto e 1 de vermelho...R$ 2,00
1 fita isolante..................................R$ 2,00
Total p/ quem possui Wiimote/Webcam R$ 23,80

Ou, pra quem não possui Webcam nem Wiimote, melhor comprar o Wiimote + Bluetooh USB logo:

Wiimote...........................R$ 130,00
Bluetooh USB (ou placa).....R$ 20,00

Total geral pra quem não tiver nada = R$ 173,80 ... melhor do que pagar R$600,00 num TrackIR original com Trackclip PRO.


Como preparei este tutorial à medida que fui construindo o meu TCCP, ainda não tive tempo de fazer todas as experiências para deixar o tópico mais completo, mas já andei testando o meu TCCP com o Grid e o resultado já me foi muito recompensador... é muito bom poder usar todo o campo de visão, sem falar na alteração da dinâmica sonora... o jogo se transforma. Mas exige costume.

Posteriormente vou colocar uns vídeos aqui com as minhas próprias experiências, mas, por enquanto, eis um muito bom de ser visto:

Freetrack no ArmA:
http://www.youtube.com/watch?v=AvyFirDG ... r_embedded


Espero seus comentários! Peço a contruibuição dos especialistas no assunto para que o tópico fique mais rico também. Quem já construiu seu Freetrack, compartilhe a sua experiência... e que venha o ArmA II."
Last edited by 41_Tche-Loko on 06 May 2013 20:09, edited 1 time in total.
'Nao acreditar em si e o principio do fim'
31_CrossBones
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Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Tchê, que beleza de post, hein? Merecia ser colocado como fixo.

Parabéns :ok

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

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21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

Mais didatico impossivel.

Mas faltou um soldador nesta montagem... :-P

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Makemind

Post by Makemind »

aeeee fiz o meu !!!
ta funcionando bem !!

só que quando chego pra frente e pra traz no freetrack funciona mas dentro do IL2 nao funfa ?

como faço ?
Ernst

Post by Ernst »

Makemind wrote:aeeee fiz o meu !!!
ta funcionando bem !!

só que quando chego pra frente e pra traz no freetrack funciona mas dentro do IL2 nao funfa ?

como faço ?
O IL2 nao suporta 6DOF. Apenas cima/baixo e direita/esquerda. Pra usar os recurso 6DOF precisa instalar mods... Particularmente eu nao gosto! Pra mim atrapalha...
Makemind

Post by Makemind »

funcionou !!! eu tenho os mods !!

mas realmente tbm nao gostei nao.. pq a mira fica zoada... prefiro deixar desabilitado !

obrigado !
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11_Aerroc
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Post by 11_Aerroc »

Eu construi o meu faz pouco tempo, e apesar de voar muito pouco no IL2, digo que ajuda MUITO nas perseguições. Noob que sou, direto perdia meu alvo de vista na perseguição e me ferrava por isso. Agora acontece menos... :roll: :lol:
Pra não atrapalhar na mira é só ajustar o smoothing e sensibilidade.
E insistir pra se habituar.
Mas acho que vale muito a pena.

No FSX, pra não atrapalhar quando for clicar nos comandos tem que deixar o smoothing e sensibilidade para um movimento ainda mais suave.

Fica minha dica :ok
Aerroc
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44_Santo
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Post by 44_Santo »

Minha dica é colocar a sensibilidade do "roll" em zero.
Esse movimento só é útil quando se usa um óculos lcd no lugar do monitor.

;)

santo.
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Makemind

Post by Makemind »

pode crer . a jogabilidade muda muito .. fica muito melhor, e funciona que eh uma beleza a gambiarra caseira...

eu deixei configurada uma tecla do joystick para mexer no fov, mas nao lembro o nome do comando.. assim, quando quero ver mais proximo uma aeronave para reconhece-la eu ativo isso, assim quando chego a cabeça pra frente ele da o zoom depois de ver eu volto ao normal e travo o fov e fico só com os movimentos comuns do head tracking, ficou muito bom gente, recomendo a todos usar o freetrack.

abraços
21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

COTS? :roll:
I purchased TrackIR5 because it was bundled with Arma2 (which I was going to pay 50.00 for anyway)for 159.99 from GoGamer.com. I can now say without reservations; that if it was not for the fact that Arma2 (and a couple of other high end sims) only supports TrackIR for headtracking, TrackIR would NOT be worth the money compared to Freetrack (which I also use). This is such a huge dissapointment, I just played several rounds of Rise of Flight and Il-2, and in both I could see little to no difference (I actually think my Freetrack system is slightly better than TrackIR in Rise of Flight but that might be due to the tweaking that I have done to Freetrack). Freetrack will stay in my simpit unless future games absolutely will not support it, and the TrackIR will be on my desktop for Arma2. What a waste of money.....
Os 0,02$ do cara ai.

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44_Santo
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Post by 44_Santo »

O pessoal até consegue fazer o freetrack funcionar no ARMA 2, porém precisa do nocd que não funciona online. :roll:
O ARMA 2 tem o rabo preso com o trackIR. :P
Mas acredito que logo alguém acaba conseguindo emular o trackIR com freetrack no ARMA 2.

Esse cara tem o ARMA 2 original, mas instalou o nocd pra mostrar o funcionamento do freetrack:
http://www.youtube.com/watch?v=3iWRvDdFHDc

santo.
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Post by 21_Sokol1 »

Santo,

O piti do cara é porque ele acha que gastou dinheiro atoa com o TrackIR, pois a excessão do Arma2, o Freetrack tem funcionado tão bem quanto o COTS.

Sokol1
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44_Santo
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Post by 44_Santo »

Eu tinha entendido. :D
Só comentei porque às vezes o cara se ve obrigado a comprar o trackIR simplesmente pra jogar o ARMA 2, já que o jogo tem o patrocínio do fabricante.
Ou seja, em concordância com a seu comentário, o cara não compra pela qualidade mas pelo monopólio no jogo.
Como sempre tentam te enfiar um produto goela abaixo sem que necessariamente você precise dele. :sad:

santo.
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Ernst

Post by Ernst »

Uma dica para quem quiser substituir o ferro de solda. Usem spagheti termoretratil de 1mm, basta colocar a extremidade de um fio descascado e o terminal do led no interior de um "pedacinho" do spagueti, aproximar 10 cm da chama do fogao e voila... Led e fio presos. Muito util para emendar fios tambem.

Liguem tudo num suporte para duas pilhas palito de 1,5v (total 3v), elimina a necessidade de resistencia.

O spagueti termoretratil mudou minha vida :-D . Trabalho limpo e profissional. :twisted:
Ernst

Post by Ernst »

Pode usar o spagheti para dar o acabamento no lugar das fitas isolantes tambem. Basta comprar um de maior espessura... A vantagem do spaghetti e que prende e ja da o isolamento.
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