Idéias para um RUS (Joystick) D.I.Y. (homemade).

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21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

Não se preocupe com os numeros (seilá o que significam). :-P

Os imãs de CDROm, HD são adequados.
Se precisar coloque dois dos de CDROM juntos, como nas fotos que postei.

No caso do throttle tera mais liberdade para colocar o imã, podendo usar o de HD que sendo maior tem campo magnetico de sobra.

Com relação a sua duvida sobre os varios sensores do mesmo tipo listados na Farnell, é que ela trbalha com vários fornecedores lá fora, por isso preços diferentes para um mesmo produto.

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MaGOid

Post by MaGOid »

Não seria melhor a gente "standartizar" logo no Allegro não? Se ele é mais sensível e geralmente mais barato que o SS495A, então é melhor indicar só ele daqui pra frente, tornando o SS495A apenas uma opção inferior caso não se encontre o Allegro.
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Post by DocFlyer »

Cmtes.

Outra posibilidade que estou propondo para solucionar o F-15 Suncom.

Estou tratando os dados de aproximação pra aproveitar o máximo do hall sensor.
Image

Att DOC
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Post by 21_Sokol1 »

Doc,

Ficou invocado. Mas acredito que para montar isso no espaço disponível precisara de um relojoeiro... :-P

vide: http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... 158#119158

Sokol1.
Last edited by 21_Sokol1 on 14 Apr 2009 22:42, edited 2 times in total.
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Post by DocFlyer »

Grande Cmte. Sokol :roll:
Lá vem :bomb:

O assunto do F-15 Suncom me interessa bastante até porque é um joy único em relação a algumas características.
O que vc acha de mover esse assunto para este tópico? http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... 158#119158
Desta forma lá completaria algumas informações e aqui não perderíamos o propósito do tópico que vc iniciou. :ok
Depois pode até apagar esse palpite meu. hehehe :-D

Att. Doc
Obs* Vou começar uma joysticotomia nos pots do F-15 (Ah se meu paciente ouvir isso :shock:)
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Post by 21_Sokol1 »

Doc,

Movi o que achei básico sobre o F-15 para lá, vamos deixar este tópico para o Joy com cardã do Tche_Loko.

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Post by 41_Tche-Loko »

Trabalhei no gatilho duplo e resolvi colocar o joy na mão esquerda (empunhadura da potência).

Coloquei a chapa de aluminio para dar forma e poder visualizar o button box.

Image

Image

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Last edited by 41_Tche-Loko on 19 Apr 2016 19:46, edited 1 time in total.
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Post by 21_Sokol1 »

Mas, bah Tche, que coisa Loka. :lol:

Tu vai deixar os russos com inveja.

Gatilhos invocados, vão funcionar com de espingarda de caça, né?

Já a alavanca saindo o throttle... boiei:-? :-P

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Post by 41_Tche-Loko »

21_Sokol1 wrote: Já a alavanca saindo o throttle... boiei:-? :-P
Usarei a suas palavras abaixo para explicar a alavanca.
21_Sokol1 wrote: Edit - Uma ideia daquele manual de configuração de joystick do Jay Hall: Incorporar no joy um mini-stick para controle da visão, já que ele trabalha como um mouse, e tem mola para retorno ao centro.
Já vi isso em alguns Joy-MOD russos.
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21_Sokol1 wrote: Gatilhos invocados, vão funcionar com de espingarda de caça, né?
A intenção é essa.
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Post by 41_Tche-Loko »

Tenho 8 eixos para usar.
3 no pedal
2 no grip
1 na manete de potência

Pergunto
Os dois restantes termino o mini-stick no joy esquerdo ou coloco mistura e helice?
Qual a sua opinião?

:-? :-? :-? :-?
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Post by 21_Sokol1 »

Pirou de vez! :lol: :lol:

Quer dizer que voce esta construindo um "mini-stick"?
Canibalizar um gamapede é mais fácil. :D

Quantos aos eixos:
Tenho 8 eixos para usar.
3 no pedal
2 no grip
1 na manete de potência

Pergunto
Os dois restantes termino o mini-stick no joy esquerdo ou coloco mistura e helice?
O IL2 só reconhece um eixos para o freio, embora exista um tweak no conf.ini que cria um segundo eixo virtual, desde que não se acesse a aba Controls depois, ou ele é deletado.
Isso porque o avião real IL2 tem o freio numa alavanca no manche que é usado em conjunto com uma válvula no leme.
O resultado prático é igual ao "toe brake" com dois eixos.

No IL2 a mistura não é controlada por eixo, mas através de botões.
Pode ser colocada numa alavanca que acione um Encoder - fisícamente semelhante a um pot' - assim muda de 10 em 10%.

É possivel usar um eixo com pot' para acionar estes botões (+ e -) da mistura.
Mas precisarausar dois softwares adicionais, o GlovePie e o PPJoy (alguns micros se recusam a deixar este programa instalar, provavelmente devido a algo do rWindows fora do lugar).

Exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=VOVbocQsNEY

IMO - Muita dor de cabeça para um eixo de uso eventual, e com eixos faltando no controlador.

Já o passo da hélice é intessante se ter num eixo, e com uma alavanca própria. Mas verifique se seus aviões preferidos tem este comando manual, pois em vários é automático.
Ou usando encoder para o passo vai variar de 5 em 5%, mas devido ao grande numero de posições (21) fica inviavel de colocar numa alavanca, a não ser que use engrenagens alterando a relação do movimento da alavanca com o encoder.

Minha sugestão:

2 eixos no manche = X e Y
2 no pedal = leme e freio
1 no acelerador
1 passo de hélice
2 trim do profundor e trim do leme - comandos muito importantes no IL2, se possível use com potenciômetros multi-volta, o que permite uma trimagem fina.

Para a mistura - se o seu BU não reconhecer encoder, para isso precisa ter firmware com data de 12/07 ou posterior - idéia para um D.I.Y.:

Image
No caso use uma engrenagem com diametro que permita a alavanca (de acionamento) andar uns 35 graus, pois os aviões que tem mais posições de mistura precisam de 7 cliques (0 a 110 de 10 em 10).

Ou optando pelo mini-stick (que precisara de software como o JoyToKey para emular movimento do mouse com seus eixos) coloque outro circuito USB no pedal.
Possível "doador" de um circuito com 3 eixos, barato:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rantia-_JM

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Post by 41_Tche-Loko »

21_Sokol1 wrote: Minha sugestão:

2 eixos no manche = X e Y
2 no pedal = leme e freio
1 no acelerador
1 passo de hélice
2 trim do profundor e trim do leme - comandos muito importantes no IL2, se possível use com potenciômetros multi-volta, o que permite uma trimagem fina.
Sokol1
Gostei da sugestão, pois sempre viso o custo/benefício.
Pretendo não usar outros software externos para fazer o projeto funcionar.
Quanto aos eixos, todos vão ter sensores hall.

Quais destes 3 (trins, passo hélice) é interessante ter na mão esquerda?
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Post by 21_Sokol1 »

Tche_Loko,

Embora seja interessante usar só sensor HALL, para a trimagem eles complicam, pois vai ter um pequeno curso útil, dificultando trimar:
pouco movimento fisico, muita resposta.
Por isso o recomendavel são os pot's multi-voltas, assim da para trimar milimetricamente.

Todos os trins deve ficar à esquerda. Caso queira colocar algum na manete do acelerador coloque ao alcance do dedo polegar ou indicador, para conseguir um controle preciso.

Se for usar o pot multi-voltas coloque na base, com o knob de maior diametro que achar, ou fizer.

Edit- A ordem de importância os trins é:
Profundor
Leme
Aileron

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Last edited by 21_Sokol1 on 16 Apr 2009 22:23, edited 2 times in total.
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Post by 41_Tche-Loko »

21_Sokol1 wrote:
Se for usar o pot multi-voltas coloque na base, com o knob de maior diametro que achar, ou fizer.

Sokol1
EDIT: Qual capacidade do potenciometro multi-voltas posso usar?
Conhece algum com bom custo/benefício?
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Post by 21_Sokol1 »

O BU0836 trabalha com pots de 1 a 100k:
Any value from 1kOhm to 100kOhm will work fine. If you don't know where to start, get 10kOhm ones
De forma geral tente usar entre 10 e 50 k.
De maior valor fica mais sujeito a inteferência.
De menor valor consome mais amperagem do circuito.

BTW-Potenciômetro linear, não serve logaritímico (para controle de som).

Sokol1
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