F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

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airwolf
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Mensagem por airwolf » 25 Ago 2016 22:03

Opa, Valeu a dica! Vou procurar uma.

Sokol,

Estou cogitando fazer um gimbal.
Dos vários que eu andei vendo, incluindo alguns q vc mencionou, este de baixo me pareceu o mais fácil para ser feito, considerando que parece ser o que menos vai exigir a participação de um serralheiro; parece que basta apenas os cortes e os furos nos tubos de alumínio/ferro. Não precisa fazer dobras. A montagem pode ser feita por mim mesmo, com parafusos e rolamentos. Falta ainda a parte das molas. Eu pensei, inicialmente em fixar as molas no tubo do grip, como o debolestis fez.

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Tem um serralheiro aqui perto de casa que eu acho que também é torneiro. Depois, eu tento desenhar as peças e vou perguntar para ele quanto custaria para fazê-las. Você tem ideia das medidas? Será que cabe dentro da base do Suncom F-15? Se não couber, faço só com a base de metal embaixo para fixar o gimbal.

P.S.: Eu vi o seu tópico a respeito do camster (http://www.gavca.com/phpBB3/viewtopic.p ... 4&start=15). Mas isso fica inviável para o que eu acho que consigo arranjar por aqui.
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Mensagem por 21_Sokol1 » 25 Ago 2016 22:53

Esse gimbal ai foi feito pelo Mega_MOZG (MMjoy2), é bem viavel de se fazer em casa DIY.

A única coisa que requer é uma furadeira de bancada para manter os furos, principalmente dos rolamentos alinhados - se não tiver recorra a um profissional.

O problema com este gimbal do Mega-Moz é que ele não tem um sistema de centralização, tem só uma coifa (tipo alavanca de câmbio) que ajuda a manter mais ou menos no centro.

Essa coifa é eixo de transmissão e se entendi direito precisa de 1 k de força para deformar:

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Esse gimbal é feito para voar helicopteros e se tirar a mão do grip o heli' despenca. :)

Ou tem que colocar um botão "dead man" que apenas quando pressionado deixe os eixos enviarem sinal, mas mesmo com isso se tirar a mão vai dar um tranco quando voltar, pois não conseguira colocar o grip na mesma posição, para isso o ideal seria um sistema de damper que mantenha o manche posição - viável mas complexo, caro e grande.

Hoje "calcei a cara" e pedi para um Russo no Avia-sim - que escreveu uns tutoriais a respeito - para desenhar um perfil de CAM para mim, para um gimbal DIY para a base do Suncom.
Mandei esse desenho para ele.

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Vamos ver o que dá - uma vez, pedi para o Baur, quando do falido projeto de pedal cooperativo aqui - mas ele não pode ajudar, o que entendo por ser seus produtos comerciais.

Se não puder, vou tentar fazer copiando o perfil de uma foto. :P :D

Outros gimbal DIY com sistema de centralização, por pinças, tipo CH e por pinças com CAM:

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Outro gimbal do Mega_MozG, este com molas - inspirado no famoso UberNXT (de 400$) para Cougar:

Imagemforum image hosting

Esse tipo de centralização com molas opostas faz com que elas se cancelem no centro, que apesar de indesejável resulta mais ou menos a idéia do Gladiator com um centro de pouca resistência tipo do MS FFB2.
E também minimiza o "clunck" chato do gimbal pinça tipo CH.

Note que usou rolamento com flange, o que facilita a colocação - baratos na China.

Talvez precise logar no forum para ver (mesma senha do forum em Inglês).
http://forum.il2sturmovik.ru/topic/3690 ... ozg/page-1

O problema é que nestes forums Russos a "Fogueira de Vaidades" é alta - os caras da VKB foram lá atrapalhar o tópico, outros falaram de FFB e o assunto morre ... |(

Também pensei em usar estes rolamentos com eixo de 8mm com suporte (pillow block) - tem fixação horizotal e vertical.

http://www.ebay.com/itm/Zinc-Alloy-Bear ... SwzJ5Xdd5Z
http://www.ebay.com/itm/KP08-KP8-8mm-Bo ... 2191314722

Veja se arruma um perfis de alumínio de 3mm - tem rigidez suficiente, para suporte dos rolamentos coloque duas "camadas" que podem ser unidas com arrebites.
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Mensagem por 21_Sokol1 » 26 Ago 2016 00:30

Veja esse vídeo, de um sistema de CAM DIY compacto.

https://drive.google.com/file/d/0ByGNC3 ... ef=2&pli=1
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Mensagem por 21_Sokol1 » 26 Ago 2016 12:49

Peguei os arquivos do Mega_MOZG para o gimbal com molas (estilo UberNXT)- duas versões.

Foram criados no Solidworks - tem um Solidworks Viewer gratuito, inclusive 3D, mas não estou sabendo ver dimensões nele... Acho que só na versão PRO(de $$$$) :P Ops. Achei uma fita metrica. :lol:

Um é bem compacto - tem 24mm de altura no "balanço interno, cabe no Suncom tranquilo. :)

Vou renomear os arquivos - pois estando em Cirilicos os programas não abrem e faço upload.

Acho que o mais prático será adaptar o desenho para o material que encontrar, por exemplo, o "balaço" interno é feito de um tubo quadrado de 40x30mm com parede de 2mm.

O suporte externo é um perfil em U de 40x26mm - parede de 2mm.

Ex. Perfil L-128 = 50 x 30 x 3mm da Met@lica:

http://wwwo.metalica.com.br/perfil-indu ... antoneiras
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Mensagem por 21_Sokol1 » 26 Ago 2016 16:48

O único problema que estou vendo com este Gimbal "UberMM" nas dimensões propostas é arrumar molas de 1.5cm que expandam até ~2,3cm.

Imagemimg host
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Mensagem por 21_Sokol1 » 26 Ago 2016 20:57

Estou achando essas molas muita curtas, isso ai mal vai fazer o grip parar no centro...

Baseado num tubo retangular de alumínio existente, de 76,2x25,4x2mm, uma versão que permite usar uma mola de ~2,5 cm tornando-a menos crítica. A inclinação do grip é 25 graus para cada lado.

Imagemimage hosting site no sign up

Projeto (Solidworks) do Mega_MOZG do gimbal versão com mola, o outro desenho é da versão sem mola para a qual não vejo utilidade, é mais compacto.

https://www.wetransfer.com/downloads/19 ... 553/8e9252
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Mensagem por airwolf » 26 Ago 2016 21:02

A única coisa que requer é uma furadeira de bancada para manter os furos, principalmente dos rolamentos alinhados - se não tiver recorra a um profissional.
Bem lembrado. E eu acho q não tenho broca para o tamanho do furo do rolamento.
O problema com este gimbal do Mega-Moz é que ele não tem um sistema de centralização, tem só uma coifa (tipo alavanca de câmbio) que ajuda a manter mais ou menos no centro.
Entendi. Esse sistema de coifa é muito mambembe.
Se não puder, vou tentar fazer copiando o perfil de uma foto. :P :D
Boa!
Outros gimbal DIY com sistema de centralização, por pinças, tipo CH e por pinças com CAM:
Cara, estes aí seriam o ideal. Mas ainda não sei qual é a do serralheiro daqui de perto. Vou ver uma solução mais simples primeiro.
Outro gimbal do Mega_MozG, este com molas - inspirado no famoso UberNXT (de 400$) para Cougar:
Eu tinha visto este da UberNXT. Caramba, 400 pila! :worried:

Esse outro aí do Mega_ Mozg parece até mais simples e melhor, salvo duas coisas: 1) esse rolamento tipo flange talvez exigiria um furo mais preciso; no outro modelo, acho que dá para compensar um pouco a diferença do furo para o próprio rolamento, porque o rolamento é preso como um sanduíche; por outro lado, fica mais fácil de prender, pois a própria porca na frente do eixo segura o rolamento; 2) o rasgo em forma de 'sorriso' pode dificultar um pouco mais (ou será que eu consigo fazer com a furadeira e uma morsa?).
Talvez precise logar no forum para ver (mesma senha do forum em Inglês).
Consegui ver. É exatamente o que eu pensei, fazer tudo de um mesmo tubo, salvo o tubo do grip.
Também pensei em usar estes rolamentos com eixo de 8mm com suporte (pillow block) - tem fixação horizotal e vertical.
Cara, essa semana mesmo eu tava pensando em uma solução com mancal e vi esses dois no Ebay.
Veja esse vídeo, de um sistema de CAM DIY compacto.
Simples e funcional. O duro é fazer o serralheiro acertar o desenho do CAM.
Acho que o mais prático será adaptar o desenho para o material que encontrar, por exemplo, o "balaço" interno é feito de um tubo quadrado de 40x30mm com parede de 2mm.

O suporte externo é um perfil em U de 40x26mm - parede de 2mm.
Vou ver se acho um tubo de 40X30; uma seção faz-se o balanço interno; outra, divide-se em dois e faz-se a seção externa.
Nesse site tem até tubo de aço inox. Qual o melhor? O de alumínio vai dar menos interferência no hall?
O único problema que estou vendo com este Gimbal "UberMM" nas dimensões propostas é arrumar molas de 1.5cm que expandam até ~2,3cm.
Então, tem a questão das molas. Tenho q ver o que há disponível por aí.

No caso do primeiro modelo do Mega_Mozg, eu havia pensado em colocar as molas em alguma das seguintes posições :P :

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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Mensagem por 21_Sokol1 » 26 Ago 2016 21:18

airwolf escreveu: Esse outro aí do Mega_ Mozg parece até mais simples e melhor, salvo duas coisas: 1) esse rolamento tipo flange talvez exigiria um furo mais preciso; no outro modelo, acho que dá para compensar um pouco a diferença do furo para o próprio rolamento, porque o rolamento é preso como um sanduíche; por outro lado, fica mais fácil de prender, pois a própria porca na frente do eixo segura o rolamento; 2)
A fixação do rolamento pode substituir pelo médodo "sanduíche", não altera o funcionamento. Eu acho o rolamento com flange mais fácil, da para colar no lugar com Loctite.
o rasgo em forma de 'sorriso' pode dificultar um pouco mais (ou será que eu consigo fazer com a furadeira e uma morsa?).
Isso não precisa ter esta forma, pode fazer um corte eu U (invertido) que permita o parafuso preso na ponta do eixo central balançar. Assim:

Imagemimage upload free

Mas da para fazer o "sorriso" manualmente, é só fazer um furo atras do outro e depois remover os meios com uma lima.
Simples e funcional. O duro é fazer o serralheiro acertar o desenho do CAM.
Duvido que um serralheiro faça uma CAM descente, mesmo com o desenho.
Isso ou voce faz manualmente, ou encomenda em corte laser ou CNC.
A curva da CAM é complexa, tem mais de 50 pontos de pressão de cada lado, por isso é complicada de calcular.
http://wwwo.metalica.com.br/perfil-indu ... antoneiras

Nesse site tem até tubo de aço inox. Qual o melhor? O de alumínio vai dar menos interferência no hall?
Alumínio é mais fácil de trabalhar com ferramentas manuais, tem a resistência necessária e não interfere com imãs.
No caso do primeiro modelo do Mega_Mozg, eu havia pensado em colocar as molas em alguma das seguintes posições :P :
Sim, mas ai não vai caber na caixa do Suncom.

Pode colocar as molas por baixo, na horizonal, tipo estes gimbal MOD do Cougar:

Imagem

De forma geral todos os gimbal MOD para o Cougar usaram 4 molas opostas, mesmo o mais famoso, o UberNXT.

Claro que tudo isso foi superado por CAM. :)

Falando de gimbal MOD para o Cougar (O "Warthog" da epóca, início dos 2000's) - o gimbal era tão sem vergonha que um cara fez seu próprio MOD usando partes de ... madeira. :lol:

Imagemimage uploading site
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Mensagem por 21_Sokol1 » 27 Ago 2016 01:47

Se "serralheiro simuleiro" faz isso - a CAM parece que saiu na marreta - imagine o fazedor de portão e grades do bairro. :P :lol:

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E tem boa change de funcionar melhor que o gimbal original do Cougar. :)
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Mensagem por airwolf » 27 Ago 2016 10:01

Se "serralheiro simuleiro" faz isso - a CAM parece que saiu na marreta - imagine o fazedor de portão e grades do bairro. :P :lol:
Só falta vc me dizer e ele é brasileiro :devil:

Sokol,

Tô com dificuldade em achar as molas. Alguma dica?

Este, talvez?

http://www.ebay.com/itm/1mm-Wire-Diamet ... J_qXXQB8xQ

Ou este?

http://www.ebay.com/itm/0-3-0-5mm-Wire- ... 82DFgMwl1A

E este (daria para encurtá-lo)?

http://www.ebay.com/itm/0-14-OD-x-0-016 ... 2103841270
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Mensagem por 21_Sokol1 » 27 Ago 2016 14:25

Achar a mola ideal vai ser outro imbroglio, sei que lá fora tem fábricas que aceitam encomenda para poucos exemplares conforme especificado, ex. em repouso 2,5 cm extentida 3cm, força 2 kilos...

No Solidworks ou Inventor - para quem sabe usar :P - da para calcular isso tudo fácil.

Esta abaixo me pareceu adequada, mas não tem com 2,5cm (1").

Na versão maior do gimbal que desenhei acima o espaço para a mola encolhida é 31mm então precisa de uma mola um pouco menor ou pode ficar bamba e soltar suporte, e nno outro lado precisa espichar até 47mm.

http://www.ebay.com/itm/1mm-Wire-Diamet ... J_qXXQB8xQ

A questão é estes anúncios no eBay não especificam quando a mola expande, nem a força necessária.

Veja por exemplo:

http://www.casafer.com.br/produto-2097-Mola+de+Tracao

A SPEC30631016 parece adequada.
Encolhida 21mm, extendida 47mm, requer ~1.1 kilo de força.
Com o gimbal no centro ficará extendida ~40mm e para um lado ~47mm.

Se quiser procurar por aqui o nome técnico é mola de tração, talvez em autopeças.

Em freios a tambor de carro tem uma mola bem curta, mas requer trocentos quilos de força. :)

Cortar e modificar molas não é boa idéia, só vai passar raiva, entortar a mola e ainda corre o risco de terminar com a ponta da mola espetada nos dedos. ]:) :lol:

Exemplo de calculador de mola de tração: https://www.varicad.com/userdata/files/ ... ations.htm

http://www.springulator.com/

http://www.acxesspring.com/spring-calculator.html
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Mensagem por 21_Sokol1 » 27 Ago 2016 17:29

Hand made CAM - usando estas "madeiras" sintéticas texo'qualquercoisa (Formica)... tipo usado no MFG Crosswind.

http://avia-sim.ru/forum/viewtopic.php? ... 6&start=30

Esse cara aí é um "Tche_Lokko" :) em trabalhos com madeira, o grip KG-12 like ele esculpiu. :o

http://avia-sim.ru/forum/viewtopic.php?t=845

Low tech CAM - deve centrar mais "duro", mas pelo menos não tem que preocupar com cálculo de perfil.

http://avia-sim.ru/forum/download/file.php?id=5787
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Mensagem por airwolf » 27 Ago 2016 22:16

Esta abaixo me pareceu adequada, mas não tem com 2,5cm (1").

Na versão maior do gimbal que desenhei acima o espaço para a mola encolhida é 31mm então precisa de uma mola um pouco menor ou pode ficar bamba e soltar suporte, e nno outro lado precisa espichar até 47mm.
Os 2,5 cm têm que corresponder à parte comprimida da mola?
A SPEC30631016 parece adequada.
Encolhida 21mm, extendida 47mm, requer ~1.1 kilo de força.
Com o gimbal no centro ficará extendida ~40mm e para um lado ~47mm.
Vou tentar fazer uma cotação na segunda.
Hand made CAM - usando estas "madeiras" sintéticas texo'qualquercoisa (Formica)... tipo usado no MFG Crosswind.

http://avia-sim.ru/forum/viewtopic.php? ... 6&start=30

Esse cara aí é um "Tche_Lokko" :) em trabalhos com madeira, o grip KG-12 like ele esculpiu. :o

http://avia-sim.ru/forum/viewtopic.php?t=845
É, nessas horas dá vontade de ter uma oficina em casa.
Low tech CAM - deve centrar mais "duro", mas pelo menos não tem que preocupar com cálculo de perfil.

http://avia-sim.ru/forum/download/file.php?id=5787
Parece bem acessível. Mas, não tem mesmo mecanismo do outro lado?

Sokol,

Fui falar com o cara que tem a oficina aqui perto de casa. Ele não tem os tubos nas medidas que eu passei (e nem se dispôs a me mostrar outras). Perguntei a ele se eu trouxesse os tubos, quanto cobraria? R$ 50,00. Peguntei se fosse duas peças: R$ 100,00.

Não sei não, mas eu acho que vou tentar comprar os tubos e fazer isso com a furadeira mesmo. Dá para montar uns gabaritos de madeira e também imprimir no papel o desenho da peça com os furos, colando-os em cima da peça. Vou cotejar melhor isso.
Enquanto isso, vou vendo se tem alguém que faça um pouco mais em conta.
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Mensagem por 21_Sokol1 » 27 Ago 2016 23:09

Voce tem que achar uma mola que "encolhida" seja um pouco menor que o espaço entre o suporte da mola e o suporte no eixo,
com o eixo inclinado para aquele lado.
E que possa ser espichada o necessário para chegar do outro lado, quando inclinar o eixo na direção oposta da mola.
Cada mola tem a quantidade máxima de "espichamento" - acima disso vai quebrar.

Olha, pela minha experiência com torneiros, funileiros... aqui, é fria.

Qualquer coisinha os caras cobram "50 conto".
E fazem uma bela "porqueira", além de prometerem para "sexta", mas não dizem de que semana ou mês.
Nos tempos de aeromodelismo tres torneiros aqui me passaram uma raiva danada, além de perder um tempo indo lá e voltando de mãos abanando.

Até um colega do aeromodelismo que trabalha com montagem e tem torno me estragou um eixo de pot' CH que pedi para reduzir para fazer um suporte para HALL. Tirou mais do que devia... |(

Com sorte dará para encomendar uns furos com furadeira de bancada, ou um eixo com torneiro.

O jeito é "DIY". :)

Estes gimbal dos Russos é tudo feito em casa - claro alguns deles trabalham com metal e tem ferramentas apropridadas.
Por lá "simulador de vôo" não é considerado hobby de "Nerd" como aqui. :)
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Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Mensagem por 41_Tche-Loko » 28 Ago 2016 10:14

Alguns aprendizados das minhas experiências com joy DIY:

Usar rolamentos com aba: simplifica o projeto, pois não precisa trabalho extra na fixação do rolamento a estrutura. Ao apertar o parafuso do eixo acaba com a folga normal que existe no próprio rolamento. Quanto a folga do parafuso com o rolamento coloque porca de ambos os lados do rolamento, isso também permite ajuste fino das folgas tão indesejada no uso do sensor hall. Ficou um pouco de folga na furação, não tem problema use alguma massa a base de epóxi e coloque o rolamento e aperte para formar uma "cama" do rolamento.

O principal motivo de ter modificado tantas vezes o meu joy foi o sistema de centralização.

http://www.gavca.com/phpBB3/viewtopic.php?f=49&t=18154

Se você não acha importante que ao largar o joy ele volte ao centro (0,0) use o sistema de molas.
O sistema de CAM considero bem democrático, pois permite adaptar a pressão de movimento conforme o freguês, mais leve/pesado; simétrico/assimétrico. pode fazer uma peça de plástico com a curva desejada e pedir para alguém reproduzir em metal.
Editado pela última vez por 41_Tche-Loko em 28 Ago 2016 14:49, em um total de 1 vez.
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