F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

Esses "Priority Mail Express" para chegar em 5/6 dias, não faz diferença.

O problema não é chegar aqui, é depois que chega. Vai demorar de qualquer jeito. :)

Então se tivesse uma opção "frete barato, leva um mês para chegar" estaria de de bom tamanho.

Para receber realmente mais rápido tem que usar Courier, tipo DHL, FeeDX... que é mais caro e tem "taxas extra".

Até que pelo tamanho da encrenca o frete estimado não esta caro. Uma vez comprei um pedal por ~15$, paguei uns 60$ de frete.

Agora, pagar frete por causa desse caixote de madeira ai só se for comprar o Suncom como objeto original para coleção. :rofl:
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

Sokol, dá uma olha no 'high precision joystick' desse cara:

https://www.youtube.com/watch?v=GdXc4JuBXsQ[/video]
https://www.youtube.com/watch?v=GdXc4JuBXsQ
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

Éééé... ficou preciso para o propósito, piscar a camera.

Mas como josytick não tem nem sistema de retorno ao centro. :)
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

Esse gimbal esta mais convicente:

https://www.youtube.com/watch?v=MPsOPxg40Cg[/video]

Usou o sistema "pinça".

Hoje perguntei os preços para o BAUR mais uma vez...
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

Neste F-15 o cara manteve os LED da base, mas usando toggle swtich (latch) ao invés dos momentâneos originais.

http://farm2.static.flickr.com/1270/139 ... 8a51af.jpg

Circuito para ligar/desligar o LED:

http://farm2.static.flickr.com/1350/139 ... 0265f2.jpg
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

Um gimbal interessante... é vendido por 350$.

http://hotas.su/gallery/
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

Muito interessante. O preço nem é injusto. Mas, tá fora da pretensão... ;(
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

Video do "stress test" do mecanismo - simulando estar jogando War Thunder. :rofl:

https://www.youtube.com/watch?v=OO_g-aSi91o[/video]


BTW - Tentei "vender" a idéia do Doc.Flyer lá no tópico do Suncom - quem sabe alguém testasse e melhorasse - ex. com TLE5011... mas os caras já de cara descartaram o uso do gimbal da Suncom, que o bom é estes ai. Oras, isso eu sei... o problema é comprar com esse preço e lá. :P

Em termo de cinemática ("kinematic) o sistema do Suncom é melhor que do Warthog/X-5x's, pois não mistura das forças de movimentos combinados X>Y 100%, mistura porém em menor grau.

Pior que para tentar alguma coisa por aqui aqui tem que saber como calcular estas "benditas" CAM, pelo que já vi de teoria é complicado, cheio de fórmulas. Os caras que sabem - mesmo tendo feito só um para uso próprio, fazem segredo.
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

Video do "stress test" do mecanismo - simulando estar jogando War Thunder. :rofl:
Boa! Pior q tá parecendo outra coisa, :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:
BTW - Tentei "vender" a idéia do Doc.Flyer lá no tópico do Suncom - quem sabe alguém testasse e melhorasse - ex. com TLE5011... mas os caras já de cara descartaram o uso do gimbal da Suncom, que o bom é estes ai. Oras, isso eu sei... o problema é comprar com esse preço e lá. :P
Quando eu falhar na minha tentativa de colocar o hall no suncom :D , eu acho q eu vou tentar montar uma pcb de TLE5011 :sweat:

Sokol,

Eu tô tentado compreender melhor o funcionamento do hall.

Cada sensor tem uma capacidade de conversão do campo magnético em mv (mV/G).

Essa capacidade traduz a sensibilidade do sensor.

Pelo que eu entendi até agora, quanto maior a sensibilidade, menos variação de campo/movimento do magneto, tem que ser feita para se percorrer toda a amplitude do sinal (0 - 5v).

Mas, em qualquer caso (independentemente da sensibilidade do sensor), a variação indicará no software do joy uma amplitude de 1023 bits para cada sensor, é isso?

Se eu adicionar o trimpot para regular a tensão no sensor, isso afetará a sensibilidade dele? Exemplo hipotético: reduz o limite da tensão para 3v, reduz a sensibilidade para 1 mV/G e, consequentemente, aumenta a distância a ser percorrida pelo magneto para atingir a amplitude máxima. É isso?

E se eu reduzir a tensão por meio do trimpot, haverá alguma alteração na amplitude do software, ou seja, poderá reduzir os 1023 bits?

Outra situação: naquele quadradinho que aparece na janela do software, em que vemos o cursor do stick se mover, a redução dos 1023 bits diminui o alcance do cursor no quadradinho até as bordas, ou diminui apenas a fidelidade do movimento (por fidelidade eu digo: uma maior quantidade de bits no quadradinho representa de modo mais realista o movimento do stick), de modo que o cursor irá alcançar todo o campo do quadradinho, seja em 256, 512, 1024, 2048, etc.?
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

airwolf wrote: Pelo que eu entendi até agora, quanto maior a sensibilidade, menos variação de campo/movimento do magneto, tem que ser feita para se percorrer toda a amplitude do sinal (0 - 5v).
Na prática é mais ou menos isso, um sensor com baixa sensibiilidade, ex. A1302 (que devido ao "efeito manada" o povo invocou com ele, um usou ai todo mundo acho que é "o bom") usado no BiC HALL do F-15Sim precisa de 180 graus de giro do imã para variar de 0~5v.

Já com o SS495A1 ou A1324 consegue a variação em menor ângulo, usando o mesmo imã.
Mas, em qualquer caso (independentemente da sensibilidade do sensor), a variação indicará no software do joy uma amplitude de 1023 bits para cada sensor, é isso?
O sensor não determina a resolução (bits) - embora possa limita-la se for usado o ADC interno, ex. 14 bits no TLE 5010/11.
Se não a resolução depende do ADC interno no controlador USB, no caso do MMjoy2 10 bits (1024), ou 12 com os MPC3201/8 externo.

Esta resolução numa ligação análogica (variação de voltagem igual num pot') precisa de uma variação 0 -5v na leitura do pot/HALL.
Se eu adicionar o trimpot para regular a tensão no sensor, isso afetará a sensibilidade dele? Exemplo hipotético: reduz o limite da tensão para 3v, reduz a sensibilidade para 1 mV/G e, consequentemente, aumenta a distância a ser percorrida pelo magneto para atingir a amplitude máxima. É isso?
O trim pot é usado para afinar o ajuste da posição central, não para alterar a leitura de voltagem no total, é usado para diminuir ou aumentar em relação a posição central quando a leitura dever ser 2,5V.

Acho uma complicação desnecessária.

E se eu reduzir a tensão por meio do trimpot, haverá alguma alteração na amplitude do software, ou seja, poderá reduzir os 1023 bits?
Se reduzir a tensão enviada para o controlador, sim, a resolução será menor.
Outra situação: naquele quadradinho que aparece na janela do software, em que vemos o cursor do stick se mover, a redução dos 1023 bits diminui o alcance do cursor no quadradinho até as bordas, ou diminui apenas a fidelidade do movimento (por fidelidade eu digo: uma maior quantidade de bits no quadradinho representa de modo mais realista o movimento do stick), de modo que o cursor irá alcançar todo o campo do quadradinho, seja em 256, 512, 1024, 2048, etc.?
Não dimimui o alcaçe, esta redução da leitura significa que o cursor vair usar "passos" maiores para ir do centro ao final.

Ex. Num simulador de combate voce precisa mover o joystick 1mm para corrigir a deflexão do tiro, se o controlador tiver baixa resolução o movimento no Windows/jogos será maior e pode passar do que precisa.

Agora, por causa do marketing da Thrustmaster, que faz os 12/14 bits do Melexis 90333 virar 16 no Warthog, tem muito hype em resolução. Quanto maior não é melhor, é inútil: :)

Suponha um joystick que:

Mova da esquerda para direita 45 graus;
Tenha os anunciados 16 bits de precisão.
Tenha uma altura do eixo central ao topo de grip de 300 mm (o que significa um joy com extensão).
A menor medida (passo) com um controlador de 16 bits será registrada com um movimento de 0,003mm!!!

Só se for ET para conseguir comandar esse movimento com as mãos ou pés. :D

Os Russos viciados em dogfight online dizem notar diferença entre 10 e 12 bits (que é 4x mais do que 10, aumenta exponencialmente).
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

Os Russos atrás de uma solução complicada para o Shift Register do Suncom F-15.

Image

Um novo PCB dupla face para CD4021 e ALPS 5 way switches no lugar dos HAT originais.

Prático, mas além do custo de mandar fazer o PCB tem o trabalho de soldagem de componentes SMD.
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

Os Russos atrás de uma solução complicada para o Shift Register do Suncom F-15.
Caramba. Isso tá até parecendo o mapa do Brasil... :D
O trim pot é usado para afinar o ajuste da posição central, não para alterar a leitura de voltagem no total, é usado para diminuir ou aumentar em relação a posição central quando a leitura dever ser 2,5V.

Se reduzir a tensão enviada para o controlador, sim, a resolução será menor.

Hum... E se eu colocar um resistor fixo na entrada do sensor, em série, isso irá reduzir a tensão no sensor? E isso irá afetar a sensibilidade, ou só a posição central?

E se eu utilizar o trimpot na configuração simples de resistor variável, em série, não teria o mesmo efeito do resistor fixo?
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

É, o resistor vai reduzir a tensão, então diminui a resolução no controlador ADC.

Neste caso o trimpot vai reduzir proprocional ao ajuste.

Nos caso que sei de uso de trimpot, por exemplo no MagRez analógico do GVL 224 o trimpot é para acertar o centro.

Image

Image

Tenho uma foto de um pot transformado para HALL que o cara colocou um trimpot, mas não sei como é a ligação.

Imagescreen shot

Sugiro a não esquentar com isso, arruma um pot velho para servir de base, montar um HALL "Bic" e testar para ver como é. :)
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by 21_Sokol1 »

Arrumei uma solução para enfiar o gimbal Baur na caixa do Suncom, um "anexo" de 1 cm, na parte do fundo, onde saem os cabos.

Imagescreen capture software

Mas do gimbal não consegui nada, só mais duas mensagens tipo "WhatsApp" saindo pela tangente... |(
User avatar
airwolf
Posts: 341
Joined: 22 Jul 2016 09:56

Re: F-15 + Throttle + BU0836 = HOTAS 2.0

Post by airwolf »

Isso havia me passado pela cabeça. Qual o programa que vc usa para fazer esses desenhos?
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!
Post Reply