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Enviado: 07 Fev 2007 13:12
por 07_Phantom
21_Sokol1 escreveu:Aos usuários do Forum:
Eu poderia estar enviando este texto diretamente ao Luiziana, mas penso que possa vir servir para alguem que queira modernizar um velho (e bom) joystick, uma vez que comprar bons joysticks no Brasil é difícil - quase impossível, e muito caro.
Eventualmente podera ser útil para alguem pesquisando a respeito na Web.
Sokol, utilidade pública, movendo para fixo. Seria legal depois vcs organizarem esse material para colocarmos para down (ou algo assim).

Enviado: 07 Fev 2007 16:30
por Luiziana
S!

Já que a coisa tá ganhando proporção, vou ver se consigo ir fotografando as etapas e se desenho um diagrama pra futuros downloads. Mesmo para os que tem outros manches já dá uma grande ajuda pra quem for fazer um "upgrade" no manche.

Enviado: 08 Fev 2007 09:27
por 21_Sokol1
Luiziana
Só pra constar: Não vieram os conectores não, mas consegui comprar onde moro, isso facilita muiiito;
Se possível informe o telefone desta loja onde comprou os conectores, por aqui nem sabem o que é isso. ;)
- O +5V e o GND vão para as extremidades do BU e i signal para o meio, Correto?? Mas tanto faz o lado??? +5v ao GND na extremidade esquerda ou direita tanto faz???
Imagem

O lado que for ligado o +5V e o GND vão determinar a direção de leitura do potenciômetro, veja que no desenho do BU0836 visto de cima, a fila de cima é o GND, a do meio o SIGNAL e a de baixo o +5V.
Dependendo de como for ligado os fios no pot, se ele estiver girando ao contrario do desejado - ex. voce empurra o mache para a frente e o avião sobe - será necessário inverter no pot a posição do GND com a do +5V.

Os dois +5V que tem entre as posições dos eixos (1 a 8 ) e as entradas
da MATRIX são auxiliares, tipo voce colocar um LED indicando que o cirtuito esta ligado.

Veja neste exemplo, como ligar o LED: http://i61.photobucket.com/albums/h71/P ... -Model.jpg
- Há algum problema em puxar todos os fios até a base do manche, inclusive os que vem do TQS (via cabo DB15) e lá ligar todos os DIODOS antes de entrar na placa???
O problema de fazer isto é que você perdera o benefício da MATRIX que é permitir ligar os 14 botões do TQS com 9 fios.

Como estes 14 botões tem 28 terminais, você precisara puchar 28 fios, o que significa usar dois cabos de 15 fios (não conheço cabo com mais fios internos) e veja que ainda faltam os 5 fios necessarios para ligar os 3 potenciômetros que tem dentro do TQS, o que significa um terceiro fio.

Veja o que acontece quando voce usa uma matrix fixa - numa placa, os fios se multiplicam (na foto o controlador é uma X-Keys).

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Usando a MATRIX como descrevi no post anterior, você fara isto com apenas 1 cabo.

Outro detalhe importante: a fiação dentro da manopla do TQS tera que ser refeita, pois ela segue um padrão diferente, inclusive um dos pots é ligado como se fosse um botão.
obs: A LIGAÇÃO DE 3 VIAS P/ OS POTENCIÔMETROS SE APLICA A TODOS, F22 + TQS + PEDAIS, CORRETO?
Isto mesmo, aplica a todos os pots.
Para ligar os pots dentro do TQS usando apenas UM cabo DB15 vamos usar um +5V e um GND comum para os pots do TQS. Com isso estaremos usando 4 fios a menos.
Mas se voce quiser ligar um segundo cabo, só para os POTs do TQS use os 3 fios para cada POT.

Para os pots dentro do F22 e do pedal, use os 3 cabos para cada um, pois facilitam remover um dos pots para limpesa/troca.

Sokol1

Enviado: 08 Fev 2007 12:28
por Luiziana
S!

Sokol, to desenhando um esquema colorido assim que ficar pronto posto aqui, daí vc já dá uma olhada pra ver se tá correto. Quanto aos conectores se não me engano custaram R$ 0,50 cada, vou descobrir o fone da loja....mas fico a disposição pra comprar e por no correio pro pessoal é só me avisar. São compridos, dá pra cortar facil e fazer no tamanho que necessitar.

Em seguida vou postando o andamento do trabalho! Abraço

Enviado: 09 Fev 2007 14:25
por Luiziana
S!

Se eu entendi corretamente o esquema é esse, se alguém notar algo errado por favor avisa, vou começar a montar no sábado demanhã.

Qualquer correção me avisem pra eu arrumar.

Obs:
Os B's são botões, o H1 é hat principal, o extras são os eixos que sobram e os quatro botões de IBM mouse que serão montados em uma caixa separada. As cores são somente ilustrativas(não são reais)

Os fios do conjunto EXTRAS apesar de visualmente passarem pelo TQS, não entram na contagem das vias. Assim poderei usar o db 15 original.

eis o esquema: http://ikeavila.multiply.com/photos/hi- ... %2F13%2F36

ATUALIZADO O ESQUEMA!!!

Enviado: 09 Fev 2007 14:50
por 36_Killer-Ants
S!

O diagrama tá excelente Luiziana :ok

Agora, estamos sentindo falta daqueles seus kits! Algum em andamento?

:drink:
K-A

Enviado: 09 Fev 2007 15:08
por Luiziana
S!

Opa...Killer, parece mentira, mas estou com um Corsair e um Su-27 prontinhos e fotografados, mas não deu tempo de postar as fotos... :sad:

Agora minha prioridade são meus controles....não vejo a hora!!!!

Sem querer abusar da boa vontade, to só esperando o OK do Sokol em relação ao esquema!!!! Tomara esteja ok...

Enviado: 09 Fev 2007 19:52
por 21_Sokol1
Luiziana,

Voce desenha bem. :) É Corel?

O esquema de ligações dos potenciômetros esta correto.
O RCS só usa um pot? Pensava que ele tivesse freios proporcionais (+2 canais).

Quando a ligação do HAT e botões, o principio de cada pino do ROW
ir para 6 posições esta certo.
E de cada COLUMN sair um fio para o HAT ou botão sem se repetir tambem esta.
Mas dos fios saindo do ROW 6 tem um erro:

Eles estão indo para 4 posições do HAT1 = OK
O fio de cima indo para os botões B27 e B28 = OK
Mas os fios que saem do botão B28 e vão B29, B30, B31 e B32, portando saem do ROW 6 estão errados, assim ficam ligados 10 posições ao invés de 6.

O que ocorre é que voce repetiu 4 botões, veja que em baixo você passa do botão B18 para B15 em cima, ou seja repete B15, B16, B17 e B18.
;)

Lembre-se que a MATRIX é 6X6 = 36 - 4(HAT1) = 32 botões, do jeito que esta esta com 36 botões mais os 4 do HAT. :-P

Os 4 botões EXTRAS devem sair da ROW5 por exemplo e não da ROW6, que já supriu as 4 posições do HAT e 2 botões (6 posições).

O que voce pretende colocar no lugar do "mouse IBM"?
Já que seus botões vão para o TRIM BOX.
Uma ideia é ligar só um botão grande que ficaria no lugar daquele botão branco minúsculo - este botão momentâneo se acha fácil no comércio, fica ótimo para PTT por exemplo.

O resto esta OK, só cuide de puchar os fios para os botões do TRIM BOX do F22 e não do TQS, eles podem ir junto com os fios dos pots dos TRIMs, com isto você tera só dois fios saindo do F22, um para o TQS e um para o TRIM BOX.

Agora é só ligar tudo, e testar antes de fechar o F22/TQS.

Bom divertimento. ;)

Sokol1

Enviado: 12 Fev 2007 09:26
por Luiziana
S!


Realmente Sokol, desenhei botões a mais. No lugar do IBM coloquei um botão único que comprei, fiz uma tampa e adaptei, depois ponho as fotos...de resto acho que está ficando tudo ok, fiz pontes de diodos ligando um no outro semelhante a uma coroa em torno dos hat's fico bom.

Trabalhei todo o final de semana, mas não deu pra terminar ainda...vou seguir durante a semana. Tive que abrir janelas no f22 e TQS e fechar as antigas. Vou ligar os pedais no f22 com um Plug (não sei o nome) de fone de ouvido estério, o TQS com um cabo Sub DB15 e o Extra com um DB9
, logo posto as fotos.

Enviado: 14 Fev 2007 20:41
por 21_Sokol1
Luiziana,

Voce tem uma versão corrigida da figura do seu desenho de ligação do BU0836? Tem uns gringos precisando. :)

Sokol1

Enviado: 16 Fev 2007 11:16
por Luiziana
S!

Ainda não atualizei, assim que estiver ok mando o link...

Enviado: 27 Fev 2007 16:24
por Luiziana
S!

Acho que agora está OK....corrigi os erros, qualquer problema detectado me avisem...

http://ikeavila.multiply.com/photos/hi- ... %2F15%2F18

Enviado: 04 Set 2007 10:53
por 21_Sokol1
Como o assunto é relativo, abaixo um exemplo de modernização de HOTAS gameporte para USB com o BU0836, made by me.

Um joystick CH F-16 Combatstick e um acelerador CH PRO Throttle - comprados separadametne no Mercado Livre por cerca de R$ 100,00 - ambos gameporte foram modernizados com um circuito USB BU0836.

Vale ressaltar que mesmo usados, os controles da CH estavam em bom estado, haja visto terem uma construção muito bem feita, em plástico reforçado com nylon, bem como usam ótimos potenciomentros, que foram reaproveitados.

Primeiramente os controles foram desmontados - o que é bem fácil - e removida a velha eletrônica para gameporte.

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Depois de alguns ensaios descobriu-se que o BU0836 encaixava como numa luva na frente da caixa do joy, sendo necessário apenas abrir um furo quadrado para a passagem do cabo USB A/B. A fixação se faz com um dos parafusos originais do joy.

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A seguir as trilhas dos PCBs dos HATs do joy e do Throttle foram removidas. Vide (1)

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Fixado o BU0836 o próximo passo foi fazer a fiação para HATS e botões, antes colocando em um dos pinos de cada botões e HAT - 34 ao todo, um diodo 1N4148 para a formação da matrix de 6 x 6. A matrix, que significa que cada coluna (column) que sai do BU0836 vai o pino de 6 diferentes botões, bem como cada linha (row) vai para o pino que contem o diodo de 6 diferentes botões. Esta combinação permite, por exemplo que para ligar os 17 botões do throttle se use apenas 9 fios (6 colunas + 3 linhas) ao invez de 34 fios - dois para cada botão.

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Como parte dos botões ficariam no joy e parte no acelerador, foi preciso fazer um cabo de ingerligação entre os dois, para isto foi usado parte do cabo original de gameporte do joy, que contem internamente 10 fios, dos quais foram usados 9.
Na frente do joy, onde saia o cabo original para a gameporte foi colocado uma tomada femea DB-15 para monitor, que contem os 5 pinos distribuidos em 3 linhas ao invez de 2 linhas da DB-15 de gameporte. Alem deste conector ser mais compacto, seu uso impossibilita uma conexão desavisada do acelerador em alguma gameporte, já que agora são incompativéis.

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Paralelo ao cabo dos botões corre um segundo cabo, para ligação do potenciômetro do acelerador ao circuito. Este cabo é do tipo de cabo blindado para microfone tendo internamente duas vias envoltas numa malha, que no caso foi usada como fio para o sinal do terra. O uso de dois cabos se tornou necessário por ser virtualmente impossível encontrar, no comércio tupiniquim, um cabo com mais de 10 vias internas. Já vi um de 15 vias, mas era de um joystick Thrustmaster gameporte.

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Para ligação dos potenciômetros dentro do joy usou-se cabo de som de CDROM, que é feito no mesmo princípio acima, alem disto tem uma tomada quadrada de 4 pinos que foi modificada para 3, encaixando perfeitamente nas posições de eixo do BU0836. Um cabo de CDROM da para ligar 2 pots. Como opção poderia ser usado o mesmo cabo de microfone usado no acelerador.

O HAT principal do joy era limitado mecânicamente a 4 angulos - pois este joy, com seus 2 HATs e 14 botões usava uma matriz 7x2 (14 posições) não podendo usar 2 botões simultaneamente, dai a limitação de angulos no HAT. Esta limitação era feita pela forma do furo do pino do HAT, meio quadrado, impedindo que este pino apertasse dois botões ao mesmo tempo, condição para se acionar os angulos intermediários (45, 135, 225, 215) do HAT. Bastou arredondar os furos que o HAT funcionou com 8 angulos.

Como a CH Products mantem uniformidade de peças em sua linha, os HATS e alguns botões do joy e do acelerador são modulares e intercambiáveis, com isso um botão acionado pelo polegar do joy trocou de lugar com um dos 4 HAT do acelerador, que devido a grande dimensão do manete (para mão de americano) era de difícil acesso. Alem disto esta troca melhorou os aspecto geral do joy, cujo design é estilizado no grip do caça F-16.

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Este tipo de conversão é relativamente fácil podendo ser executado em um fim de semana, a parte mais "chata" é soldar a fiação da matrix de didos, pois depois de colocados meia dúzia de fios fica uma bela confusão. :-?

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(1) Depois de soldada a fiação do joy, foi efetuado um teste e verificou-se a matrix estava com algum bug, pois ao ser acionados os botões 10 e 13 do HAT 3 apareciam os botões fantasma 7 e 16. Depois de uma semana de quebra-cabeça, desenhos e desenhos do esquema da matrix, tediosa checagem das ligações com um multimetro, descobriu-se o gremlin.

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No HAT "importado" do acelerador havia uma minuscula trilha oculta sobre o grosso verniz do PCB passando pelo meio do HAT, ligando dois botões. Pela lei de Murphy, como este HAT tinha 3 botões interligados entre si numa linha, o botão isolado em outra linha tinha que ser ligado pela trilha oculta... unsure.gif Isso foi descoberto meio por acaso, como este botão - 13 - só era ligado numa linha, esta foi cortada, e apertando o botão 13 agora inativo, o botão 7 continuva a acender!!! Tinha que haver algum contato no PCB, riscando o verniz com um estilete o cobre da bendita trilha apareceu.

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Fica ai lição para se testar com um multímetro possíveis ligações secretas entre botões antes de começar, pois procurar depois é uma bela dor de cabeça.

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Resolvido este "pequeno!" problema, bastou plucar o novo HOTAS via cabo USB que é reconhecido automaticamente pelo ®Windows, como BU0836 interface, com HAT, 8 eixos - dos quais se usaram 4 - os restantes são automaticamente desabilitados pelo circuito, não aparecendo no P.de Controle>C. de Jogos - e 32 botões, destes ligados 30. Poderiam ter sido aproveitos os outros 2 botões e 4 eixos, mas o dono do Hotas é do tipo que quando compra carro novo não tira o plástico de proteção dos bancos... :roll:

O "novo" HOTAS Fenix USB:

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Sokol1