SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
EAKMotorsports
Posts: 4
Joined: 24 Oct 2005 21:00
Location: Curitiba/Paraná
Contact:

Post by EAKMotorsports »

eu espero q a saitek faça uma versao nao force sensing. ai com certeza eu compro.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Um gringo la do Eagle Forum já esta com um X-65.

Os gráficos do Precision Test estão muito bons.

http://forums.eagle.ru/showthread.php?t=49737

Sobre o X-65F e o IL-2 disse:

"the x65f is not fit for il2.Very difficult."

Sokol1
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Sem sombra de dúvida. Prefiro este Saitek ao "Logitreco".

O mecanismo de FFB deste quebram com facilidade e perdem logo a
centralização. Aumentando as "deadzones" e o manche vira uma gelatina
com mal de Parkinson. :sad:

Aliás Sokol estou com um manche "TM Afterburner FFB" que quebrou esta porcaria de mecanismo acrílico com menos de 6 meses de uso. Se realmente contar não dá 2 meses de uso realmente. Vou mandar as fotos.

Estava pensando em usar a Saida do FFB dos motores e e amplifica-las para montar uma "motion plataform". Mas como ainda estou gastando no cockpit, quero vende-lo.

DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Your dream:

Image

Mas:

For LO or DCS,it might a good joystick
But for IL2, it is not a good choose.


Doc,

Sinto lhe dizer, mas esta "idéia de jiriko" de usar a saida dos motores do FFB do Tm não vai funcionar: O TH69 tentou usar de um M$ FF2 para um simples pedal de leme - com engrenagens reforçadas - e não deu.
O objetivo dele era apenas de usar o FF para trimar o pedal do BS na posição certa. Nada de plataforma pinoteando/sacolejando...
Tem que projetar e construir um circuito amplificador, coisa que ele tentou e antes de ser considerado MIA não havia dado resultado (só circuitos e circuitos queimados).

E se for fazer isto, melhor pegar os projetos prontos (PCB, firware...) do www.x-flighsimulator.de e montar.

Sokol1
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Sokol :shock: :shock: :shock: It´s magic in my hands... :cry: :cry: :cry: Só de olhar a caixa já dá vontade dar uns agrados na patroa. :lol:
Como Jirico é um bicho persistente ;) já lí muita coisa sobre FFB e plataformas desde 2005, tenho inclusive vários teus e 2 mitos eu já testei:
1-Como já trabalhei num projeto com atuador linear da Kalatec, testei um par com o 3º apoio na parte frontal. :ok mito descartado
2-Os amplificadores de sinal (drivers) são duas "H Bridges" fáceis de confeccionar. :ok mito descartado
O 3º mito é o hardware de comunicação pois as "FFB routines" são válidas para todos os jogos que as tem. No entanto a interpretação depende de software embarcado.

Este é um projeto que desenvolví onde foi necessario mecanismos de alta precisão e 4 graus de liberdade (eixos).

VIDEO
http://img199.imageshack.us/img199/792/ ... ottipo.mp4

Image
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Sokol,
Já fez uma cotação do Preço no PY? Posso tentar aqui no porto mas tá bem difícil :-D
Ultima... pra não não sairmos do assunto principal do tópico.
Estas placas em pé na caixa preta são "H Bridges digitais" mas que simulam PWM para controlar a velocidade.
Image

DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Se mal acha X-52 vanila no Paraguay, é ilusão pensar que lá tem este X-65F.

E para mim não interessa, pois o FS não é adequado para Warbirds.

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Post by DocFlyer »

Obrigado Cmte.

Mandei um e-mail pedindo um cálculo total, e a possibilidade de enviar por "outras formas" e diminuir o "IT".

Vou aguardar....

Doc
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940

Post by 21_Sokol1 »

Um review do X-65F

http://blog.gaingame.com/2010/03/03/sai ... #more-2010

Note que o "Castle HAT"e o "Reverse HAT" podem ser intercambiados:

Image

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940

Post by 21_Sokol1 »

Opnião de um usuário:
Got the X65F the other day, works great with BS. Set trim and let it fly itself with finger tip corrections No spiking issues with this stick, all axis work just fine, including the mini stick. Full metal construction etc. As opposed to the G940 I had prior, where the rudder pedals and dials had spiking issues, and putting the stick to the left forward and none of the buttons on the stick worked.
Sokol1
User avatar
DocFlyer
Posts: 387
Joined: 30 Oct 2006 21:00
Location: São Paulo e Santa Catarina

Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940

Post by DocFlyer »

Sokol

Vamos apenas supor, "vou falar baixinho que a patroa lê até pensamento"
Que eu pretenda comprar, qual seria a melhor forma eu tenho um primo em NY ele poderia enviar, mas o bicho é grande. Ou seria melhor outra forma. E qual empresa.

Para um pobre e velho piloto :angel:

Agradeço de coração

DOC
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940

Post by 21_Sokol1 »

Bom, até onde eu sei o jeito mais "pratico" é arrumar alquem que traga na bagagem.

JoyTester do X-65F:

Image

Muito bom o gráfico, indicando boa linearidade da resposta. Deixa os "X-qualquer coisa" no chinelo.

Outros:

http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1269451651
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1269451651
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1269452109

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940

Post by 21_Sokol1 »

Não chega a ser um review - já que o usuário diz ter voado pouco, no FC2 - mais um detalhado preview do X-65:

http://www.ecv56condor.com.ar/Foro/view ... icID=37462

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: SAITEK-X65F (Efeito do Logitech G-940?)

Post by 21_Sokol1 »

Review do X-65F pelo SimHQ - O "testador" disse que por se tratar de um josytick diferente dos existentes no mercado, testou por um periodo muito maior do que o normal, para se adaptar antes de emitir opnião. Que afinal de contas pode diferir da de outros usuários.

http://www.simhq.com/_technology2/technology_088a.html
Pros

* Sensor de força nos eixos do aileron, profundor e leme (se você gostar deles).
* Muitos botões.
* Aparência e sensação de alta qualidade.
* Construido em metal.
* O sensor de força pode ser ajustado durante o vôo (por ex. menos sensível para pousar).

Contras

* Sensor de força nos eixos do aileron, profundor e leme (se você NÃO gostar deles).
* A sensação de uso do throttle é ruim, a fricção é alta, o throttle precisa ser fixado (velcro, parafuso...) na mesa para uso efetivo.
* Leme com sensor de força é impraticável, para um controle preciso é necessário usar pedais de leme.
* O software de programação não é igual aos dos outros HOTAS de alta qualidade (leia-se, CH Products e Thrustmaster).
* Os diais (rotaries) do throttle são duros de rodar de um extremo ao outro sem reposicionar a mão.
* Caro (comparado com o custo dos outros HOTAS disponíveis no mercado).
Principais problemas - do ponto de vista do "testador":

Curso do throttle muito duro - o primeiro recebido era mais duro e foi trocado pela Saitek (que alega ser problema do lubrificante usado, que aumenta a viscosidade em baixas temperaturas).



Os eixos X e Y afetam o eixo do leme e vice versa (O leme g@y pode ser travado, caso deseje usar um Pedal de Leme).



FYI- Esse efeito é caracteristico dos joy's com leme g@y (é só fazer o teste), porém parece mais acentuado no X-65F.

No iL-2- Diz não ter sido ruim como se comentava (baseado nas experiência de jogadores com os MODS "force" do Cougar no iL-2), embora a tendencia para estolar a aeronave tenha aumentado (assim como no Lock On).
"Lancei um Quick Mission dogfight no IL-2 1946. A indesejável mistura dos eixos X-Y (com o eixo do leme) dominou a experiência, mas alem disso não notei outra razão para o X-65F ser menos agradável do que um HOTAS tradicional. A uma tendência de estolar a aeronave mais do que o normal por causa da dificuldade de saber o quanto esta "puxando" nas curvas."
E sobre o uso em jatos - ex. Falcon 4.0 já que o side-stick do F-16 é com sensor de força:
"Não é nenhum Nirvana usar um joystick com sensor de força num simulador que modela uma aeronave com manche com sensor de força.
:?:

Resumo da Ópera: Tem potencial - do jeito que esta é bom mesmo para "pilotar Boeing" no FS/X, ou melhor Airbus, pois parece que o side-stick destes é por sensor de força. :P

Sokol1
Post Reply